Falar em público é uma habilidade que pode ser conquistada. No nosso Curso Como Falar em Público Grátis, em 10 Lições, você poderá aprender a diferença que faz a diferença e pode transformar qualquer pessoa em um excelente orador.  

Olá amigos!

Recebo frequentemente nos comentários do site e em meu email a solicitação para que eu escreva sobre o tema Como falar em público. A quantidade de pessoas confirma a estatística de que o número de pessoas que não gosta, tem dificuldade ou até tem o que chamamos de fobia social, nos casos mais extremos, é realmente um número muito grande.

Embora a fobia social seja uma forma mais grave deste medo, desta ansiedade em situações em que temos que falar para um grupo de pessoas, estima-se que pelo menos 50% da população sinta um certo desconforto nestas horas.

E, como a escola e as faculdades ensinam muito mas não ensinam nada no que tange ao controle emocional e à mudança comportamental, decidi criar este Curso Completo – em texto – sobre como melhorar a habilidade de falar em público. Pode ser para falar para poucas pessoas, como em um grupo de estudos, pode ser para falar para uma turma ao apresentar um trabalho, pode ser expressar a sua opinião em uma reunião de trabalho ou para dar palestras, seminários, enfim, para melhorar o comportamento verbal em circunstâncias em que se faz necessário se expressar oralmente.

Antes de começarmos, também gostaria de indicar dois Cursos em Vídeo:

Como Superar a Timidez e a Fobia Social

Curso Psicologia Cognitiva da Ansiedade – (A fobia social é um Transtorno de Ansiedade e, neste Curso, temos uma aula específica sobre o tema).

Objetivos do Curso

Bem, antes de falar sobre os objetivos do Curso, gostaria de frisar que será um Curso inteiramente Gratuito, ok?

O objetivo geral é ajudar para que todos possam melhorar as suas habilidades de falar em público que, antigamente, as pessoas chamavam de oratória ou, em outros momentos, de retórica. Mesmo pessoas excelentes já nesta habilidade sempre podem melhorar e aperfeiçoar o seu comportamento.

Objetivos específicos

Como sabemos, a diferença entre uma pessoa que fala super bem em público e uma pessoa que tem dificuldade não é tão grande como poderíamos imaginar a princípio. Além do treino, a pessoa que todos consideram ser um excelente orador faz algumas coisas diferentes e são justamente estas “algumas coisas” que vamos ensinar no nosso curso. Não são técnicas mecânicas ou artificiais para parecer isso ou aquilo. São comportamentos simples que, se modificados e, principalmente, se forem modificados em conjunto darão uma grande diferença no resultado final.

Sobre o autor – Felipe de Souza

Para quem não me conhece, sou formado em Psicologia (2006) e estou concluindo meu doutorado (em 2015). Durante estes últimos 12 anos em que estudo a fundo a psicologia, também estudei de maneira aprofundada tudo o que envolve a habilidade de falar em público. Isto porque eu mesmo tive muitas dificuldades no começo, devido a uma certa história infeliz com falar em público quando era criança na escola.

Por isso, pra mim, foi importante não só estudar o tema como praticar. Hoje todos consideram que eu sou um excelente professor, que sou didático, que falo com clareza, mas tudo teve início com um processo de treinamento e da aplicação do que eu vou falar nestas 10 Lições de nosso Curso, ok?

Outra questão importante é a diferença entre introversão e fobia social. Como muitos no mundo, sou um introvertido. Porém, o fato de ser um introvertido não é sinônimo de alguém que não fala ou não consegue falar em público, pelo contrário. Muitos e muitos oradores de sucesso são introvertidos e isto nunca foi um empecilho para que falassem para centenas, milhares, milhões na audiência.

Para saber mais sobre Introversão e Extroversão 

Sobre as 10 Lições do Curso

As 10 Lições do nosso Curso, então, serão o resumo do melhor que encontrei até hoje para aperfeiçoar a habilidade de falar em público, em livros, seminários, cursos, palestras. Como eu disse, o Curso será útil não só para quem tem medo ou ansiedade, mas também para quem fala continuamente como professores, políticos, radialistas, jornalistas, palestrantes e todas as outras profissões nas quais esta habilidade se faça necessária.

Para quem ainda duvida da sua importância, a habilidade de falar em público pode ser o que vai alavancar uma carreira, enquanto a dificuldade pode ser o que vai impedir a pessoa de crescer em sua profissão. Pois até profissionais liberais conseguem se beneficiar, conseguindo divulgar seu trabalho através de palestras. Neste sentido, é muito verdadeiro o dizer: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Em um dos muitos Cursos que fiz, tive como colegas vereadores. Isto demonstrou para mim que, mesmo quem já está acostumado a falar em público, pode aprender ainda mais e falar ainda melhor, pois a arte de falar em público é uma arte que exige o aperfeiçoamento contínuo. É uma arte, uma técnica (no sentido grego), pois temos que colocar em prática.

Conheça também – Curso como falar em público – Cursos 24 horas

Apesar das dificuldades iniciais, temos que passar do aprendizado teórico – do Curso – para a prática, para o dia-a-dia. A vantagem é que com as 10 Técnicas o progresso é sentido com mais velocidade.

As 10 Lições estão disponíveis abaixo e são divididas de acordo com o Modelo Cognitivo em ordem cronológica inversa, começando com depois do ato de falar em público, com o processamento pós-evento, o “meio” que é exposição situacional e, por fim, o que antecede na fase antecipatória.

ATENÇÃO – Caso queira, você pode também solicitar o Ebook Como Falar em Público – em PDF

Lição 1 – Processamento Pós-Evento 

Lição 2 – Treinamento contínuo

Lição 3 – Exposição situacional – Pausas de 5 segundos 

Lição 4 – Exposição situacional – Olhos nos olhos

Lição 5 – Exposição situacional – Firmeza na fala

Lição 6 – Exposição situacional – Evitar cacoetes

Lição 7 – Exposição situacional – Postura Corporal

Lição 8 – Fase antecipatória – A mensagem em um Tweet

Lição 9 – Fase antecipatória – A exposição em 3 pontos

Lição 10 – Fase antecipatória –  Lidando com a ansiedade

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913