Olá amigos!

Há alguns anos que venho estudando a fundo os conceitos de persuasão, influência, anuência dentro da psicologia. E, a partir de agora, gostaria de compartilhar com vocês, em um Curso inteiramente Grátis, o que venho aprendendo! Como aprendemos muito ensinando, será ótimo para mim poder sintetizar em um Curso todos estes conhecimentos e para você creio que o Curso será útil para conhecer os mecanismos que nos levam a dizer sim para uma solicitação e, ao mesmo tempo, que levam as outras pessoas a dizer sim e concordar com o seu pedido.

Existe muito material sobre esta temática principalmente quando vamos estudar vendas, marketing, comportamento do consumidor. Muitos desses trabalhos são fracos e não possuem fundamental empírica, ou seja, não foram comprovados através de estudos em laboratórios ou em campo.

Aqui, é claro, utilizaremos os melhores livros e os melhores conteúdos para que você possa aprender de verdade o que é persuasão! Então vamos começar?

O que é persuasão?

Segundo o dicionário Aurélio, persuasão vem do latim persuasione e significa o ato ou efeito de persuadir. Persuadir, por sua vez, tem os seguintes significados:

1) Levar à persuasão ou à convicção

2) Levar ou induzir a fazer, a aceitar ou a crer; aconselhar.

3) Acreditar, convencer-se, cuidar, julgar

4) Admitir como verdadeiro, aceitar como certo: “Se nós os homens entendêssemos esta política natural e nos persuadíssemos a ela” (Padre Antônio Vieira)

Dizendo de uma forma mais sintética, podemos dizer que a psicologia ou a ciência que estuda a persuasão tem o objetivo de entender e explicar quais os motivos que levam uma pessoa a dizer sim, a concordar, a anuir com o pedido, solicitação, venda de outra.

Por exemplo, você acorda domingo pela manhã com a campainha tocando insistentemente e quando você vai abrir a porta é um vendedor de enciclopédias. O objetivo dele é vender uma coleção completa – e cara – de enciclopédias que, você, óbvio, não solicitou. Então, embora seja uma venda forçada, o que leva centenas de pessoas a concordar e a comprar livros que não precisam nem vão usar no futuro?

Responder a esta pergunta é, portanto, o objetivo das pesquisas sobre a persuasão.

No dia-a-dia nós vemos que existem fórmulas bastante comuns de persuadir: colocar um produto em promoção, exagerar nos benefícios, fornecer brindes se a compra for imediata e por aí vai.

Neste curso nós veremos como funcionam todas estas estratégias, todas estas armas de quem trabalha com isso como vendedores e profissionais do marketing, mas, o mais curioso, intrigante e instigante será ver como nós também usamos estas estratégias para conseguir o que queremos, para convencer os nossos amigos, familiares, colegas do nosso ponto de vista.

Isto porque, desde pequenos, vamos aprendendo – inconscientemente – o que dá resultados e o que não dá quando fazemos um pedido. Algumas pessoas parecem ter um dom natural para vender. São aqueles que venderiam “areia no deserto”, mas de uma maneira ou outra nós utilizamos estas estratégias também.

E por isso, é importante notarmos que a persuasão não é algo negativo. Em princípio, poderíamos ficar tentados a considerar esta área como um engodo, como uma enganação, como algo que visa apenas a ludibriar as outras pessoas e fazê-las comprar o que não é necessário (como o vendedor de enciclopédias).

Mas como tudo, a persuasão pode ser utilizada para o bem e o para o mal. Se você participa de uma instituição de caridade e quer conseguir que a instituição arrecade mais recursos para ampliar suas atividades, a persuasão será útil. Se você quer vender mais de seu produto ou serviço e ampliar a sua participação no mercado, a persuasão também será necessária.

Especialmente para profissionais liberais, incluindo psicólogos, advogados, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, o que chamamos de “vender o seu peixe” é fundamental para estabelecer-se na carreira. Enquanto muitos acabam tendo como foco as habilidades técnicas, vemos que quem se destaca não é tanto quem sabe mais, mas quem sabe vender melhor o que sabe. 

E ainda que vender melhor o que se sabe, ou aprender a vender melhor um produto ou serviço, possa parecer um esforço grandioso, veremos ao longo de nosso Curso que não é assim.

Diversas pesquisas apontam que, com a complexidade da vida moderna, nós acabamos tomando a decisão de dizer sim e de comprar ou concordar com uma solicitação em questão de segundos ou minutos. Assim, ao contrário do que poderia parecer, persuadir (para o bem ou para o mal) não é algo difícil, complicado, extenuante.

Usando as técnicas certas para a pessoa certa, fazer alguém concordar conosco é simples e fácil e cai no que chamamos de comportamento automático.

Um exemplo: várias lojas online começaram a utilizar a pressão do tempo, aliado a promoções, para fazer com que os consumidores comprem logo, pois sabem que se a compra não for realizada rápido, ela será perdida. Deste modo, eles colocam relógios de minutos, com o tempo decrescendo de 5 para 4 minutos, de 4 para 3, de 3 para 2 e antes que o tempo se esgote milhares de compradores terão clicado no botão comprar.

Portanto, persuadir é mais simples do que poderia parecer a princípio. Como disse, nós utilizamos todas estas estratégias em nosso dia-a-dia e nem nos damos conta disso, e de igual modo, acabamos caindo frequentemente nas mesmas técnicas, também sem que percebamos.

O fato de que tenhamos que fazer um Curso para entender a psicologia da persuasão demonstra justamente que nem sempre estamos conscientes para todas estas estratégias. Com isso, o nosso curso visa aumentar a consciência de cada do que acontece quando somos persuadidos e ajudar a compreender a utilizar as técnicas da persuasão, esperamos, com objetivos positivos em mente.

Índice do Curso

Lição 1: O que é persuasão (acima)

Lição 2: As principais técnicas de persuasão

Lição 3: O que é Reciprocidade

Lição 4: Compromisso e coerência

Lição 5: Aprovação social

Lição 6: Afeição e relacionamento

Lição 7: Autoridade

Lição 8: Escassez

Lição 9: Influência instantânea

Cadastre seu email para receber os novos textos! A assinatura é totalmente GRATUITA!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913