A Análise Transacional é uma das muitas abordagens da psicologia. Teve enorme sucesso nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos e aqui no Brasil durante a década de 1990, e continua sendo divulgada em muitos círculos ao redor do mundo.

Definição de Transação

Eric Berne, o fundador da Análise Transacional, estudou durante muitos anos a psicanálise e, devido ao que considerou ser a sua falha significativa (a dificuldade de explicar para os pacientes o que se passa com eles), criou a sua metodologia de intervenção e tratamento.

E o cerne deste novo modelo consiste na Transação. A Transação é definida como a unidade fundamental das relações sociais. Ele explica que a transação é a unidade no mesmo sentido que o conceito de átomo é trabalhado na química. A psicoterapia e a psicologia também necessitam de uma unidade mínima para que qualquer análise ou intervenção seja levada adiante.

No livro Games People Play, que estudaremos em mais detalhes em textos que publicaremos a seguir, Eric Berne define melhor:

“A unidade da relação social é chamada transação. Se duas ou mais pessoas se encontram… mais cedo ou mais tarde elas irão falar ou dar alguma indicação de que reconheceram a presença do outro(a). Isto é chamado de estímulo transacional. Outra pessoa vai então dizer ou fazer algo relacionado ao estímulo, e isto chamamos resposta transacional“.

O que é a Análise Transacional?

Partindo das definições descritas acima, passamos a compreender que a Análise Transacional busca estudar as relações entre os indivíduos (dois ou mais), bem como o método que procura elucidar o modo como um único indivíduo relaciona-se consigo mesmo. Assim, Berne estabeleceu também 3 estados do ego que são básicos: a criança, o adulto e o pai.

Saiba mais aqui – Pai, Adulto, Criança

Observando o comportamento de seus pacientes, individualmente e em grupo, Berne defendeu o argumento segundo o qual todos nós passamos pelos três estados (e podemos passar de um para outro). Em uma situação social, um homem adulto pode comportar-se como criança enquanto fala com um menino de 6 anos e, este, por sua vez, pode comportar-se como uma adulto (ou seja, racionalmente), embora não tenha a idade de um adulto.

Portanto, entendendo os estados do ego entendemos que é possível analisar as transações entre as pessoas.

Scripts de vida

Os scripts de vida, life scripts, são planos de vida que as pessoas vivem inconscientemente ou apenas relativamente conscientes. Berne diz: “um plano de vida, criado na infância, reforçado pelos pais, justificado por eventos posteriores, culminando em uma escolha”.

Quando passamos da análise de uma única interação entre os indivíduos e passamos a olhar de maneira mais direta um período do tempo, vemos que existem transações padrões. Berne analisa várias como procedimentos, rituais, passa-tempos e jogos (games).

O centro do livro Games People Play são os jogos, que são muito bem estruturados, tem uma direção (um pay off) e uma regularidade que é até impressionante (em certo sentido, poderíamos fazer uma analogia com o conceito de arquétipo para C. G. Jung).

Por exemplo, um alcoólatra – o primeiro jogo analisado neste livro – trava relações com outras pessoas de uma maneira padrão. Há o alcoólatra (1), a pessoa (2) que critica e procura tirá-lo do vício (normalmente alguém do sexo oposto, como uma namorada ou esposa chamada de “perseguidor(a)”), uma pessoa (3) que vivencia o papel de salvador (talvez o médico ou profissional que tem o mesmo problema ou um colega que dá conselhos – Rescuer – aquele que resgata), a pessoa (4) que vende ou dá a bebida (o dono do bar por exemplo, que vende “fiado” ou talvez a mãe que nem persegue nem ajuda e dá dinheiro), e (5), o conector, ou seja, o indivíduo ou grupo que consegue a bebida, quer dizer, os colegas que oferecem mas tem o mesmo problema e, portanto, não conseguem parar.

Com este exemplo – um dos muitos jogos que as pessoas jogam – ou, em outras palavras, uma das muitas peças ou atuações que as pessoas vivenciam, podemos notar que a Análise Transacional procura também investigar as relações existentes tendo em vista um prazo maior.

Evidentemente, um alcoólatra não precisa necessariamente ter contato com estes 4 tipos de pessoas (o script total é de 5 participantes) porque em muitos casos acontece de um indivíduo estar no papel ora de um, ora de outro. No caso, a esposa pode ser a que persegue e, simultaneamente, aquela que resgata e procura ajudar com um bom conselho.

Conclusão

Na medida em que a Análise Transacional é uma abordagem extremamente interessante e, ao mesmo tempo, pouco estudada nas universidades de psicologia, teremos em breve um curso gratuito sobre os diversos jogos que as pessoas jogam ou scripts que nos quais elas atuam.

Dúvidas podem ser enviadas para o nosso email – psicologiamsn@gmail.com

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913