Entenda o que é cada faculdade, a duração e o mercado de trabalho.

Olá amigos!

Uma querida leitora me sugeriu este tema a partir do texto – O que é psicopedagogia? Graduação, Pós-Graduação e Profissão. Neste texto, portanto, vamos falar sobre as diferenças (e semelhanças) entre a faculdade de pedagogia, psicologia e a área que reúne as duas faculdades, a psico-pedagogia.

Diferença entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia

1) Pedagogia

Bem, quem por ventura não tiver nenhuma ideia do que é a faculdade de pedagogia começará a entender se visualizarmos o nome do curso fora do país. Na maioria dos países, a faculdade de pedagogia é chamada de faculdade de educação. Aqui no Brasil, as pós-graduações em pedagogia geralmente levam o nome Educação, por exemplo, Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação.

A palavra Pedagogia é grega, paidós (criança) e agogé (condução). O mestre, o professor, o guia, o preceptor era então o παιδαγωγός, Pedagogo, aquele que levava, aquele que conduzia a criança até o paedagogium, a escola.

Portanto, a faculdade de pedagogia é a faculdade que envolve a educação, especialmente a educação infantil. Forma professores para lecionar no Ensino Fundamental, por exemplo, para ensinar as crianças a ler e a escrever. Mas, claro, não se limita à educação infantil (embora a graduação seja bastante voltada a esse fim) e também possibilita a atuação em outros contextos como empresas e hospitais.

Os cursos de pós-graduação, tanto de especialização como de mestrado e doutorado, voltam-se para questões mais amplas e que podem envolver aspectos da educação no Ensino Médio ou Superior.

Em geral, a faculdade de pedagogia tem duração de 4 anos.

2) Psicologia

Psicologia é também uma palavra grega e designa o estudo (logia, de logos) da psique (alma). De forma que se formos ao pé da letra definiremos a psicologia como o estudo da alma. É claro que com a separação da filosofia e ciência e da ciência e religião, houve um salto e a palavra psique perdeu a sua conotação religiosa ou metafísica.

Por isso, é mais próxima da verdade a definição da psicologia como a ciência que estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos do ser humano, individualmente ou em grupo.

Com esta definição, veremos que a psicologia é uma área incrivelmente ampla. Gosto de dizer que aonde estiver um ser humano, a psicologia pode estar presente. E esta presença se faz sentir, também, na educação. Todos os cursos de licenciatura tem pelos menos uma disciplina de Psicologia da Educação. E é nesse ponto que a psicologia se aproxima da pedagogia.

3) Psicopedagogia

A psicopedagogia, portanto, é a área que reúne os estudos da psicologia e da pedagogia. Existe um debate em nosso país se a psicopedagogia deveria ser uma profissão à parte, desvinculada da necessidade de se cursar a faculdade de pedagogia ou a faculdade de psicologia. Não existe consenso. Alguns defendem que sim, outros que não.

Com a criação de cursos de graduação de psicopedagogia (antes só haviam pós-graduações), este debate necessita de uma resposta. Afinal, uma pessoa formada como psicopedagoga, na graduação, terá o registro no Conselho Federal de Psicologia?

Conclusão

De uma maneira ampla, então, podemos definir a faculdade de pedagogia como a faculdade que estuda a educação e a faculdade de psicologia como a faculdade que estuda o comportamento, em geral, inclusive, a educação.

Como são faculdades relativamente próximas, muitas das disciplinas estudadas em uma faculdade também são estudadas na outra. Tanto é que a pessoa formada em pedagogia – o curso de menor duração – poderá fazer a faculdade de psicologia em muito menos tempo do que se fizesse esta faculdade direto. Assim, em vez de cursar 5 anos, pode eliminar matérias e cursar em menos tempo (algo entre 3 anos e 3 anos e meio dependo do que a faculdade vai aceitar como matéria já cursada).

E o inverso também é verdade. Uma pessoa formada em psicologia pode se formar em pedagogia em menos tempo. Imagino algo em torno de 2 a 2 anos e meio.

Enquanto fazia a faculdade de psicologia, era muito comum termos colegas da graduação em pedagogia fazendo matérias eletivas para depois ou entrarem com o pedido de transferência ou fazer a faculdade de psicologia em ainda menos tempo após concluída a graduação em pedagogia.

A psicopedagogia é na maioria das vezes uma pós-graduação, que está aberta tanto para psicólogos como para psicopedagogos ou fonoaudiólogos. Em um resumo bastante resumido, podemos dizer que a psicopedagogia abre novas áreas para estes profissionais, a psicopedagogia clínica ou institucional, e aprofunda os estudos da psicologia clínica voltadas para os problemas de aprendizagem. Importante notar que não se reduz ao trabalho dentro de um consultório, podendo abarcar também a atuação em outros locais como hospitais, instituições, empresas e, é claro, na escola e organizações educacionais.

Recomendamos – Curso Psicopedagogia

Dúvidas, sugestões, comentários e complementações, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913