Olá amigos!

Hoje vamos continuar a nossa série de textos sobre Dinheiro e Profissão. Falamos aqui no site sobre dinheiro e fontes de renda porque é um tema muito importante para a Orientação Profissional. Afinal, escolhemos uma carreira, uma profissão, um trabalho por dezenas de motivos e um deles é a remuneração.

Quando eu me formei na faculdade de psicologia em 2006, eu li um livro sobre psicologia financeira muito interessante. Neste livro, o autor dizia que podia falar, tranquilamente, sobre a situação econômica de uma pessoa ou família apenas descobrindo o modo como ela pensava a respeito do dinheiro. Quer dizer, muito rápido, ele podia dizer se havia crescimento e melhoria nas finanças ou se tudo estava indo por água abaixo, com a criação de dívidas e problemas.

Na verdade, esta fórmula é muito simples e não foi inventada por este autor. Se uma pessoa ganha na loteria dez mil reais, o que ela fará? Ela pode comprar objetos que lhe darão conforto como uma moto ou uma TV imensa ou poderá utilizar o dinheiro para ganhar mais dinheiro e, em um período, fazer os dez mil reais vivarem cem mil reais, quem sabe, 1 milhão.

No final do período, uma pessoa terá uma TV já velha e mais alguns objetos, enquanto a outra terá um negócio ou uma outra fonte de renda. Ou seja, fará mais dinheiro com o dinheiro ganho.

E é justamente este o tema do nosso texto de hoje: “Ganhe mais dinheiro ampliando suas fontes de renda” ou “Porque você não deve confiar em uma única fonte de renda?” Também poderia ser: “Porque você deve criar várias fontes de renda?”

O que é uma fonte de renda?

Trocando em miúdos, uma fonte de renda é uma forma de ganhar dinheiro, como ter um trabalho e receber um salário, ter trabalhado e ganhar aposentadoria, ter um imóvel e ganhar dinheiro com aluguéis, ter um negócio e retirar parte dos lucros. Além disso, podemos pensar em ações, títulos da dívida pública, investimentos como CDI, CDB, poupança.

Como podemos ver, temos muitas opções. E porque é interessante ter mais de uma fonte de renda? (Lembrando aqui que não estamos falando de ter mais de um tipo, mas sim de mais de uma fonte, quer dizer, você pode ter 3 empregos ou 3 aluguéis ou 10 negócios parecidos).

O que é interessante em ter mais de uma fonte de renda é que se uma falhar, você ainda terá renda.

Se você tem um emprego e a empresa para a qual você trabalha vá a falência ou te demita, você terá ainda recursos. Se você tem um negócio e a economia vai mal naquele setor específico, você terá ainda aonde conseguir dinheiro. Se você tem um inquilino e este não te paga, você terá condições de arcar com as despesas.

Existe uma recomendação dos economistas que diz o seguinte: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. E esta recomendação é a mesma que estamos fazendo aqui. Não coloque toda a sua expectativa de ganhar dinheiro em uma única atividade, em um único setor. Diversificar é a melhor estratégia.

Como superar o não e o porém

Bem, até aqui acho que é bastante claro entender que é muito melhor ter várias fontes de renda do que confiar em apenas uma ou, no pior dos casos, estar sem nenhuma. A questão é que temos também que superar os “nãos”, os “mas isto mas aquilo”, os “poréns”…

Pois quando vamos conversar com as pessoas sobre dinheiro (e muitas pessoas tem pavor de conversar sobre dinheiro) vemos que as pessoas tem muitos temores, dúvidas, receios de pensar em arriscar em outras atividades. Se formos olhar de perto, entretanto, veremos que os riscos normalmente não são tão grandes assim.

Eu conheci certa vez uma mulher que tinha um negócio. Ela poderia confiar certamente que o negócio daria certo, porque era uma franquia e, no local aonde ela estava, era praticamente um monopólio, ou seja, só ela tinha aquele tipo de serviço na região. Porém, ela ainda gastava uma hora do seu dia fazendo bombons, tipo trufa, para vender nos restaurantes da cidade. Com uma hora por dia, ela ganhava mais 2 salários por mês. Dizendo assim, pode parecer pouco (talvez), mas imagine que se dedicando um pouquinho por dia, ela ganhava, na época, quase 20.000 reais por ano apenas com as trufas…

O que eu quero mostrar com este exemplo é que esta pessoa conseguiu criar uma outra fonte de renda com risco praticamente zero. Se um dia as trufas parassem de vender ou se aparecesse um concorrente, ela poderia parar de produzir. No máximo ela perderia algumas horas ou uma ou duas remessas.

Hoje em dia, com o crescimento da internet banda larga no Brasil, nós temos visto o surgimento da demanda de ganhar dinheiro online. Existem sim boas oportunidades, veja os nossos textos:

Como ganhar dinheiro com o Google

Como ganhar dinheiro com o Hotmart

Assim como o exemplo acima, ganhar dinheiro com a internet, e fazer da internet uma segunda fonte de renda, é possível e possui um risco pequeno. Porém, temos que ter cuidado com promessas falsas, como são os casos de Marketing Multi-nível, e também com cursos que prometem mundos e fundos e não são de qualidade. (Por isso indico os textos dos links).

Enfim, hoje nós temos ainda uma excelente oportunidade de também gerar renda a partir de casa, tendo apenas um computador e conexão com a internet. É muito fácil ter uma loja virtual, ou um sistema estilo dropshipping, oferecer cursos, serviços, etc.

Veja também – 7 formas de ganhar dinheiro pela internet

Conclusão

Seja pela internet ou não, tenho certeza que você pode pensar em formas de começar a ganhar mais dinheiro. Você pode pensar nas suas qualidades, no que você faz bem, no que você conhece e começar a trabalhar o seu saber, seu talento, sua habilidade em uma outra fonte de renda.

Dúvidas, sugestões, críticas e ideias, por favor, comentem abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913