Neste momento de reflexão, podemos dizer que cada um de nós tem pelo menos um talento, algo em que é capaz, algo em se sobressai, algo em que tem facilidade. Mas não é o talento que trará o sucesso. Não é apenas talento que trará realização. A perseverança é a chave do sucesso.


Muitas pessoas de sucesso, conhecidas internacionalmente, dizem que a principal característica de personalidade para vencer, em qualquer empreendimento, é a perseverança.
Perseverança vem de perseverar, de continuar agindo, de continuar fazendo com constância e dedicação. De acordo com o Dicionário Michaelis, perseverança é “Qualidade de quem persevera; constância, firmeza, pertinácia”.
Até não muito tempo atrás, a maior parte da população mundial trabalhava no campo, plantando. Por isso, herdamos muitas metáforas, muitos provérbios e frases ligados à ideia de plantar, de plantio, de semear e colher. 
Por exemplo, “quem planta ventos colhe tempestades” ou “cada um colhe o que planta”…ou ainda, o lema da Eubiose: “a esperança da colheita reside na semente” (spes messis in semine) 
E o que isso tudo quer dizer?
Quer dizer que teremos o resultado de nossas ações. E a constância no agir é o que permitirá ter resultados maiores, melhores…
Pois pense bem: se você plantar uma semente de feijão, terá um resultado, se plantar dez sementes, terá outro, e se plantar milhares, durante várias e várias estações, terá outro…
O que é interessante, é que isto vale para tudo. Para aprender algum conhecimento, por exemplo. Eu sempre quis aprender música. Aprendi um pouco – mas sempre paro e não continuo. Qual é o resultado? 
Sei alguma coisa, mas não sei tanto quanto gostaria… se me dedicasse mais, com constância, com perseverança por vários anos, (ou se já tivesse feito isso) saberia muito, muito mais!
Como disse Tomas Edison – que inventou não só lâmpada mas foi o primeiro a conseguir gravar um som e a reproduzi-lo (além de milhares de outras invenções): “Genius is one percent inspiration and ninety-nine percent perspiration”. 
Traduzindo: “Genialidade é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”.
Por isso, antes de esperar resultados, tenha paciência. Continue…Persevere! 
Veja também