Olá queridos leitores,

Abaixo um texto muito especial, sobre a relação entre paciência e excelência!!!

A paciência gera excelênciaTexto de M. J. Ryan – Livro: O poder da paciência. Editora Sextante

“Talento significa uma enorme paciência”. (Gustave Flaubert).

Entre as muitas coisas que Thomas Edison inventou, talvez a mais conhecida e a mais importante seja a lâmpada.

Enquanto lutava para conseguir chegar a um resultado, ele dizia: “Eu não fracassei setecentas vezes. Eu não fracassei nem uma única vez. Eu consegui provar que estas setecentas maneiras não funcionam. Quando tiver eliminado todas as maneiras que não funcionam, descobrirei a que funcionará”.

Há anos eu reflito sobre a paciência, mas foi só nos últimos meses que comecei a perceber a relação entre paciência e o cultivo da excelência. É assim que Eric Hoffer a define: “Na essência de cada verdadeiro talento há uma consciência das dificuldades inerentes a qualquer realização e uma certeza de que com persistência e paciência algo importante será realizado. Portanto, o talento é uma espécie de tenacidade”. George Louis Leclerc de Buffon estava se referindo à mesma coisa quando escreveu: “A genialidade nada mais é do que uma aptidão maior para a paciência”.

Esses pensadores nos lembram que a genialidade precisa ser cultivada. Devemos aperfeiçoar um dom repetidamente: pintar, escrever, entender o fundionamento de um computador, jogar futebol, amar, criar os filhos. Somente com muita dedicação conseguiremos a realização de nosso potencial. E isso só é possível quando temos paciência com nosso progresso, por mais lento que ele seja.

Um estudo recente confirma isso. Um pesquisador da Universidade da Flórida descobriu que, em média, são necessários dez anos de prática para adquirir a perícia de um especialista. Isso requer muita paciência!

Há dois anos, o Instituto Gallup apresentou um estudo pioneiro sobre excelência. Numa pesquisa com cerca de dois milhões de entrevistados, o Instituto chegou à conclusão de que as pessoas que se sobressaem conhecem seus pontos fortes e investem neles. Elas não se preocupam em desenvolver seus pontos mais fracos, concentrando esforços em suas aptidões especiais até as terem maximizado.

Assim como o vinho, que vai ficando cada vez melhor à medida que envelhece, também a paciência, com o tempo, vai atingindo todo o seu potencial. Praticando-a, podemos oferecer nossa contribuição especial ao mundo. E é recebendo o que cada um tem de melhor que o planeta progride.