Este exercício para treinar a concentração é baseado em antigos ensinamentos orientais, que podem ser resumidos nos seguintes passos:

1) Sente-se confortavelmente em um local que não haja interrupção por 15 minutos

2) Feche os olhos

3) Relaxe os músculos, os ombros, mantendo a coluna ereta.

Se quiser faça antes o Exercício para Relaxar

4) Fixe sua atenção na sua respiração. Mantenha “os olhos da mente” na entrada e saída do ar.

Se desejar, conte a inspiração e a expiração. Ao inspirar, conte 1. Ao expirar, conte 2. Ao inspirar, conte 3. Ao expirar, conte 4. Faça a contagem até 10. E retorne ao 1.

5) Concentrar não significa necessariamente não ter consciência do que está acontecendo ao seu redor. Afinal, você continuará ouvindo os sons, sentindo as sensações corporais, vendo aparecer sentimentos e pensamentos…

Mas volte sempre sua atenção para a respiração, para a inspiração e para a expiração.

Se aparecer um sentimento específico, como raiva, medo, tédio… ou outro… deixe o sentimento ir embora e volte novamente para a respiração.

Se aparecerem pensamentos (sobre o futuro ou sobre o passado), sejam eles quais forem, volte novamente a atenção para a respiração.

Permaneça com a atenção voltada para a inspiração e para a expiração durante os 15 minutos.

Recomendo que este exercício seja feito ao menos duas vezes ao dia. Mas, é claro, pode ser feito mais vezes, em filas de banco, viagens de onibus o qualquer momento em que você esteja esperando e possa manter sua mente concentrada.

Com tempo e com a repetição do exercício você perceberá que sua concentração e atenção crescerá e você terá mais domínio… e ainda, o mais importante, você conseguirá manter distância do seus próprios sentimentos e pensamentos.

Conseguir distanciar-se dos próprios sentimentos e pensamentos é um caminho seguro para a paz e a tranquilidade.

Felipe de Souza

Psicologia MSN