Olá amigos!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma incrível técnica da PNL, Programação Neurolinguistica, para o planejamento chamada de Planejamento Regressivo. Digo que ela é fantástica porque ela consegue criar o planejamento do passo-a-passo e, ao mesmo tempo, criar motivação para que haja a realização.

O normal, o mais comum e o mais óbvio é fazermos um planejamento progressivo. O passo 1, depois o passo 2, depois o passo 3 até chegar na realização da nossa meta. Mas a técnica, curiosamente, diz o contrário! O melhor é ir do fim, para o meio, para o dia atual.

Técnica da PNL – Planejamento Regressivo

Um grande amigo meu tem uma meta: ser professor universitário em uma universidade federal. Entre o dia de hoje e a realização da meta, do objetivo, ele vai ter que cumprir alguns passos. Porém, como saber o que fazer? Como saber o que planejar?

Pela Técnica da PNL, nós vamos ajudar o nosso amigo da seguinte forma:

Qual é a meta?

Meta: Ser professor universitário em uma Universidade Federal. Este é o último passo. Agora, ao invés de irmos do momento atual (em que ele está fazendo a faculdade) para o futuro, nós vamos do futuro para o presente, por isso a técnica se chama planejamento regressivo.

Imaginando que a meta já se realizou, perguntamos para ele:

Mas o que você teve que fazer para ser um professor. Ele responde: tive que ler atentamente o edital do concurso e me inscrever e participar das etapas. Mas e antes de ler o edital? Tive que publicar artigos em revistas científicas como doutor e tive que criar uma rede de contatos com outros professores. E antes? Tive que concluir o doutorado. E antes de concluir o doutorado? Tive que publicar artigos científicos como mestre e antes tive que concluir o mestrado. E antes de concluir o mestrado? Tive que concluir minha graduação, ir bem nas disciplinas e fazer iniciação científica.

Pronto. Mas você pode estar se perguntando: qual é a vantagem de ir do futuro primeiro e ir regredindo até o presente?

É porque ao fazê-lo, primeiro, nós já criamos a realidade que queremos construir em nossa mente. É como se, mentalmente, nós já passássemos a visualizar que a nossa meta foi atingida. E, segundo, ao fazê-lo nós consideramos passos que provavelmente não teríamos pensado se tivéssemos feito um planejamento normal.

Por exemplo, o meu querido amigo poderia ter dito: para ser professor acadêmico eu vou ter que fazer mestrado e doutorado. Ele teria se esquecido de que teria que ler o edital, fazer contatos com outros professores, publicar artigos científicos, fazer iniciação científica, etc.

Com o planejamento regressivo, conseguimos ser mais detalhistas no passo-a-passo no caminho para o que queremos realizar.

Um outro exemplo mais simples e até cotidiano. Digamos que você esteja para fazer uma viagem de uma semana, você vai tirar férias e vai até uma cidade praiana. O normal é você começar já a fazer a mala, comprar a passagem de avião ou checar os detalhes do carro e ir, não é mesmo?

Mas, com certeza, você já deve ter passado por uma situação na qual você se esqueceu de algo fundamental em uma viagem como o óculos de sol ou o protetor solar! Se você tivesse feito o planejamento regressivo dificilmente você teria se esquecido de algo importante. Explico porque:

Você começa a planejar começando da sua meta (estar na praia tomando sol). Ao se imaginar na praia tomando sol, você já se vê com o óculos de sol, passando o protetor solar! Com isso, você já coloca na mala o protetor solar e o óculos de sol…

Um exemplo da área financeira agora. Digamos que você queira ganhar 1 milhão de reais. Ora, é um sonho para muitos, mas você já pensou que para ganhar 1 milhão tudo o que você precisa fazer é ganhar 1.000 vezes 1.000? Enfim, a sua meta é ter 1 milhão no banco, por exemplo (você pode mudar o valor conforme quiser).

No planejamento regressivo, você vai pensar qual foi o último passo antes de acumular a quantia sonhada. Foi criar uma empresa que vende um produto de mil reais e ter mil clientes? Foi criar um produto de 1 real e vender 1 milhão de vezes?

Bem, de acordo com a sua formação, com a sua área de atuação, você vai pensar em como você fez para ganhar 1 milhão. Digamos que você trabalhe com software e você cria um aplicativo de 2 reais e vende 1 milhão de vezes. Tirando os custos, você fica com 1 milhão de sobra. Mas o que você teve que fazer para criar esta empresa? O que você fez antes disso?

Portanto, é sempre assim. Comece da meta final e venha voltando no tempo, um passo regressivo de cada vez até chegar no momento presente.

Conclusão

Amigos, esta é uma excelente técnica que, conforme vimos através dos exemplos, pode ser utilizada para atividades cotidianas como planejar uma ida à praia ou pode ser utilizada para projetos profissionais, como realizar o sonho de passar em um concurso público ou ganhar uma quantia que é inimaginável agora.

O que a técnica orienta é o pensamento do futuro para o presente e não do presente para o futuro. Para simplificar, podemos resumir a técnica, dizendo que você tem que colocar uma meta no tempo. Vamos falar em uma meta de 10 anos (como seria a do meu amigo, para fazer mestrado e doutorado).

Então teríamos, de ir de hoje mais 10 anos.

Depois, vamos ver o que temos que fazer daqui a 9 anos. Depois, daqui a 8 anos. Depois, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1. Vamos voltando em nossa imaginação e criatividade no tempo e assim conseguimos captar muito mais detalhes do que teremos que fazer para chegar daqui a 10 anos e ter realizado o nosso grande objetivo!

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Leia também – Se tudo der certo, o que você estará fazendo daqui a 10 anos?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913