Olá amigos!

Eu conheci o trabalho da Coach Ana Paula Rocha através do grupo do facebook – Como atrair clientes para o consultório. A Ana Paula tem realizado um trabalho excelente com profissionais da psicologia e da área da saúde com o intuito de fazê-los melhorar a promoção do próprio trabalho.

Neste mesmo grupo, ela está dando dicas específicas e fundamentais, através de vídeos e textos. Nos últimos dias, ela está selecionando 30 dicas e neste texto eu vou repostar as 8 primeiras dicas!

Segue abaixo as dicas da Coach:

Dica número 1: Defina seu público alvo

Bato na tecla que definir o público alvo é o principal caminho para atrair mais clientes. Quando queremos agradar todo mundo, corremos o grande risco de desagradar a maioria. No momento em que decidimos quem é o nosso público alvo, focamos nossa atenção para ajudar este seleto grupo de pessoas e temos a grande chance de atingi-lo mais rápido e de forma certeira. A maneira mais inteligente de atrair uma clientela é agir de forma diferente que a maioria dos outros profissionais fazem, principalmente quando tentam “atirar” para todos os lados e acabam acertando clientes aleatórios. Quando definimos quem queremos atender, nos tornamos especialistas no assunto e passamos mais credibilidade nos atendimentos. Desapegue da ideia que atender tudo é que te trará resultados. Eu te desafio a seguir estas 30 dicas e depois analisar os resultados!

Dica número 2: Descubra a dor do seu cliente

Pode parecer repetitivo, mas se colocar no lugar do seu cliente faz toda diferença, e enquanto isso não tiver bem definido, não haverá resultado. Mas como descobrir a dor do seu cliente? Pense no que o faz sofrer, seja uma dor física, emocional, depende da sua área. Visualize o que o faz perder o sono e/ ou o que ele gostaria de resolver. O maior erro é imaginar o que você como profissional acha que o seu cliente quer resolver, para isso você deve fazer pesquisas, entender o que o incomoda, ser empático e listar as maiores dores do seu cliente. Eu te desafio a seguir esta dica que com certeza te preparará para a próxima ; )

Dica número 3: Dê soluções

Esta é uma das dicas mais importantes na atração de clientes. Ela significa falar direto com a necessidade do seu cliente, é poder mostrar à ele que você sabe o que ele está passando e também sabe como resolver o problema. Não é garantir o sucesso, mas mostrar que existe um tratamento. O cliente não quer contratar a sua profissão, ele quer contratar solução para a dor dele, e é aí que você precisa entender o que se passa com o seu público alvo, qual a sua dor e mostrar soluções para esta dor. Com certeza seus potenciais clientes prestarão muito mais atenção ao que você diz. Experimente!

Dica número 4: Encontre seus clientes

Depois que você definiu o seu público alvo, pense de forma estratégica. Quais lugares seus potenciais clientes frequentam? Qual melhor horário para eles saberem sobre o seu trabalho? Pode ser através de um anúncio de rádio, de TV, pela internet ou quem sabe pelo jornal. Pode ser que ele frequente cafés ou restaurantes, consultórios médicos, academias, clinicas, enfim,. deixar cartões ou propaganda de forma aleatória, possivelmente não te trará resultados.

Dica número 5: Se posicione com autoridade

Se posicionar como autoridade, ou seja, como um especialista em um assunto. Este comportamento gera maior credibilidade na pessoas, além de transmitir segurança. Quando um profissional se posiciona com autoridade as pessoas tendem a prestar atenção nele e até seguir o que ele diz. Pense em você, quando um padre, policial ou médico pediu pra você fazer algo, com certeza você prestou mais atenção no que ele disse, e até em muitas vezes seguiu suas recomendações. Pois estas figuras já são vistas como autoridade em nossa sociedade e cientificamente tendemos a dar credibilidade para uma autoridade. Mas como se tornar uma autoridade? Você tem que ser especialista em um tema, falar sobre ele em vários veículos de comunicação e assim você já estará se posicionando como uma autoridade neste assunto. Quando você age como um especialista você atrai a atenção dos seus potenciais clientes.

Dica número 6: Seja visto

Quem não é visto não é lembrado, portanto, apareça, mostre seu trabalho, esteja em evidência e saia do anonimato, da invisibilidade. Não adianta só montar consultório, fazer cartão de visitas, entregar em alguns lugares. Você precisa ser notado, fazer a diferença, ser lembrado. O que você tem feito para ser visto?

Dica número 7: Confie em você

Quem não confia em si, não passa credibilidade e confiança. O que te falta para confiar em si? Mais estudos? Mais prática? Menos crenças limitantes? Perceba quais obstáculos impedem que sua confiança seja evidente e acabe com eles. A confiança é o combustível de um empreendedor de sucesso. Por mais que você se veja como um “gatinho”, posicione-se como um “leão”, assim você cria marcas mentais favoráveis, corre atrás de corresponder as expectativas dos clientes, torna-se cada vez mais confiante e consequentemente atrai mais clientes. Que tal?

Dica número 8: Networking

Construa sua rede de contatos e cultive-os. Não procure outros profissionais somente quando precisar, interaja constantemente com pessoas que agreguem valor ao seu trabalho e que você também possa contribuir de alguma forma. Relacione-se com as pessoas, fale o que você faz, coloque-se a disposição e amplie cada vez mais seu network. Indique os serviços dos seus colegas e peça indicações. “Sozinho vamos rápido , mas juntos vamos mais longe”.

Continue acompanhando –

Como atrair clientes para o consultório

Ana Paula Rocha

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913