Olá amigos!

É com grande felicidade que chegamos a 2.000.000 de visitas! (Abril de 2014)! Para nós, este número não é apenas um número. É o resultado de muito trabalho e dedicação e nos traz a certeza de que estamos oferecendo o melhor conteúdo sobre psicologia – e de forma gratuita!

A história do blog que virou site

Em 2010, voltei a morar em minha cidade natal, São Lourenço. Lembro como se fosse hoje quando tive a ideia de montar um blog sobre psicologia para divulgar em minha cidade o meu novo consultório. Conversei com a minha esposa sobre a ideia e, ela, sempre atenta (e crítica) sobre as minhas muitas ideias, concordou comigo que seria um bom caminho a seguir e que eu seria bem sucedido.

No começo, não sabia muito bem sobre como funcionava a criação de um site. Primeiro, tentei no uol. Achei que o blog tinha ficado um pouco feio. Pesquisando um pouco mais, vi que o google oferecia um serviço simples e rápido e bonito para a criação – o blogger.

1° Fase: Um blog no blogger

Desde o começo que o meu sonho era atingir 1.000.000 de visitas. Dentro do blogger, no painel de controle, é fácil ver as estatísticas simples de acesso: quantas pessoas acessaram e da onde acessaram. Como gosto de escrever, escrevia praticamente todos os dias, textos menores, com dicas da psicologia e da PNL. Aos poucos, vi que muitos perguntavam sobre conceitos da psicologia e decidi criar o Curso Grátis de Psicologia (que até hoje é uma das páginas mais acessadas).

Bem, errando e aprendendo, passados 12 meses o meu objetivo de 1 milhão de visitas estava muito longe de ser realizado. Com 12 meses, tinha conseguido apenas 10.000 visitas. Pesquisando como conseguir mais visitantes, percebi que o google era responsável pela maior parte das visitas. Mais ainda do que nas redes sociais ou divulgação por email.

Descobri o que era SEO, que é, em síntese, melhorar o blog para que ele seja melhor encontrado pelo google e outros mecanismos de busca. E foi aí que passamos para a segunda fase.

2° Fase: Um blog com domínio – quase um site

O google trata um blog como blog e um site como um site. O blog que tinha era um subdomínio do google, tinha o final .blogspot.com. Quer dizer, ele não tinha um domínio (um endereço próprio). Caso queira ver, ele ainda está online aqui: www.felipedesouza-psicologo.blogspot.com.br

Um simples mudança fez o blog ser encontrado pelo google como site. O que dá mais relevância ao conteúdo. Comprei o dominio que usamos até hoje – www.psicologiamsn.com

De 10.000 visitas em 12 meses, passamos instantaneamente a ter 10.000 visitas por mês. E só foi crescendo, 30 mil, 40 mil, 50 mil! E, quando chegamos a 500.000 visitas, decidimos mudar e fazer um site completo!

3° Fase: Um site no WordPress.org

500.000 acessos em 2 anos! Em junho de 2012, chegamos à metade do objetivo. Com um pouco de receio, afinal já estava acostumado ao blogger, decidi mudar totalmente para uma outra plataforma – muito mais completa, que é o WordPress.

Bem, eu sou fascinado com tecnologia e gosto de falar sobre também. Mas para resumir, o blog quase site pode ser assim definido porque ainda que tivesse um domínio ele estava dentro dos servidores do google. A qualquer momento o google poderia deletá-lo, caso eu infringisse uma regra ou eles achassem que eu tinha infringido. Claro que isto é muito pouco provável.

Mas foi este um dos motivos, junto de outro. Pesquisando mais descobri que no WordPress teria ferramentas melhores para divulgar o site. E fazê-lo crescer ainda mais!

E foi fato. E mais um ano, (e um pouquinho) atingimos mais 500.000 visitas!

Em resumo, a história do nosso site, em termos de visitas foi:

1) Fase – blog sem domínio: 10.000 vistas

2) Fase – blog com domínio: 500.000 visitas

3) Fase – site no WordPress: 500.000 visitas em menos tempo

O futuro do site

Atingir um objetivo nos dá um profundo sentimento de realização. É engraçado como, olhando para trás, tudo parece mais simples. Ao contar uma história – de sucesso – ficamos tentados a não contar os erros e falhas, as oscilações e incertezas, a desmotivação e receio que aparecem de vez em quando.

Porém, se formos resumir o passo-a-passo, temos:

Primeiro, definição dos objetivos. (Veja o texto – Descubra seus objetivos)

Segundo, calibrar o caminho. Ou seja, tendo o objetivo sempre em vista, ver o que está sendo obtido e como mudar para atingir o objetivo final. Tomando o exemplo do site. Eu tinha um grande objetivo (1.000.000 de acessos). No primeiro ano, consegui 1%. Pensei de desistir, mas não. Sabia que era possível. O jeito era ver como melhorar, como aperfeiçoar, o que eu estava fazendo que poderia ser corrigido?

Terceiro, manter a motivação. Em muitos momentos pensei de desistir. E, no caso, por vários supostos motivos ou desculpas. Falta de tempo, falta de retorno, cansaço, falta de reconhecimento, etc, etc. Gosto da frase: “As pessoas dizem freqüentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente.” (Zig Ziglar)

Na questão da motivação, também é importante analisar quais são os reais motivos do objetivo. Claro que ter retorno financeiro ou reconhecimento dos outros de que seu trabalho é bem feito é ótimo! Mas, em minha opinião, temos que ter um objetivo maior, mais significativo.

O meu sempre foi o de ajudar. Ajudar divulgando as teorias da psicologia (que nos fazem entender melhor quem somos, porquê fazemos isto e não aquilo) e as dicas também que podem ser utilizadas em nosso dia-a-dia. Com isto, criei o Pergunte ao Psicólogo e até hoje responde às dúvidas dos leitores, e também criei outros Cursos Grátis – o de Psicanálise e de PNL.

Sobre o futuro, espero continuar fazendo o site crescer e ser mais acessível. Com o WordPress consegui definir um layout que se ajusta a qualquer tipo de tela. Ou seja, você pode ler os textos do site em seu computador, notebook, tablet ou celular.

Hoje estamos com mais de 120.000 visitas por mês. Um objetivo que temos agora é ter ainda mais visitas por mês e aumentar o número de assinantes do site. Quem assina o site recebe gratuitamente os novos textos por email. No momento, contando o feedburner (que é o contador antigo do blogger, mas ainda ativo) temos mais de 10.000 assinantes. Será ótimo chegar a 100.000!

Outros projetos

Do psicologiamsn saíram outros projetos que não cabiam muito bem por aqui.

O primeiro foi o site Psicólogos Brasil. Ele veio da demanda dos leitores, em busca de profissionais em suas cidades, e de profissionais que queriam divulgar seu trabalho.

O segundo foi o de site de frases. Frases de Psicologia. Aos poucos eu fui inserindo frases, pensamentos e provérbios que eu gosto. No momento está um pouco parado, mas deve ser retomado em breve.

O terceiro projeto foi o Curso Jung. Desde o começo da faculdade que estudo a obra deste importante autor. O objetivo é estudar as Obras Completas, em detalhes. Estamos no início, mas já com dezenas de participantes.

O quarto projeto que não coube por aqui foi o nosso site de Vídeos – Videos Blog. Neste site eu coloco os vídeos mais interessantes que eu encontro. Às vezes precisava mandar para um paciente ou amigo um vídeo específico e perdia muito tempo procurando. Então, neste projeto, consigo reunir os melhores vídeos que eu já vi e fica tudo em um mesmo lugar.

Agradecimentos

Agradecer quando atingimos um objetivo é fundamental. O problema é conseguir agradecer todo mundo que me ajudou. Sempre corremos o risco de esquecer de alguém. Mas vamos lá:

Gostaria de agradecer à minha esposa maravilhosa por ter acreditado no projeto desde o início. À minha mãe por ter me incentivado a continuar. Ao meu pai por ter me dado o suporte intelectual com sua fantástica biblioteca. Ao meu querido irmão pelas trocas de ideias sobre tecnologia. Ao querido amigo Rafael Senra por ter feito o logo do site. Brilhante, por sinal! E, por estar sempre presente, mesmo longe fisicamente…

Agradeço ao Bruno Ricardo Pereira Almeida que escreve aqui e também me incentivou muito, praticamente desde o início! Legal Bruno que você já está se formando, não é? Há 3 anos, terminar a faculdade de psicologia parecia muito distante…

Agradeço ao Bruno Portela, grande amigo do PPCIR-UFJF, sempre disposto a ajudar.

Ao meu amigo Victor Neves, psicólogo aqui em São Lourenço, que compartilhou conosco diversas reflexões de seu blog “Nunca tarde para mudar”.

À Kattlyn Pereira, pelos textos sensíveis. Aos colunistas do site Jacqueline Trinette, Prof. Ricardo Fera e Lázaro Castro, pelos excelentes textos sobre diversos assuntos.

E, finalmente, agradeço à você que nos lê, compartilha e comenta!!!! Muito obrigado pelo seu carinho e atenção!

Esperamos continuar oferecendo sempre a mesma qualidade!

Atenciosamente,

Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913