Olá amigos!

A dependência química é um problema atual e que afeta diversas famílias e a sociedade de uma maneira geral. Por isso, toda e qualquer informação para os familiares de dependentes químicos, para profissionais da saúde e para todos nós deve ser divulgado e compartilhado!

Nesta página, que manteremos sempre atualizada, vamos divulgar todos os textos e informações sobre o tema. Caso você queira ou precise desta atualização, cadastre seu email para receber gratuitamente os novos textos no momento em que forem publicados, ok?

Vamos falar então de todo o campo que lida com as dependências químicas, não só sobre a especificidade de cada transtorno causado por substâncias – como o alcoolismo – mas também os tratamentos disponíveis, a melhor forma de lidar e ajudar quem está passando por este tipo de problema e as pessoas que também estão próximas e estão igualmente sofrendo.

Procuramos responder às duvidas principais como:

– O que é dependência química?

– O que acontece no organismo de que usa esta ou aquela substância? (Por exemplo, nicotina, álcool, maconha, cocaína, crack).

– Quais são os tratamentos disponíveis? Qual é a taxa de sucesso de cada um deles?

– Aonde encontrar uma clínica de recuperação e como saber se é confiável?

– É melhor proibir ou legalizar o uso das várias substâncias químicas?

No momento, vários textos já estão disponíveis (confira abaixo), outros já estão programados e outros ainda poderão ser criados e acrescentados ao projeto inicial. Por isso, caso você tenha alguma dúvida, por favor, comente abaixo e nos ajude a ampliar ainda mais os nossos objetivos!

Lição 1: Dependência química – Entender a palavra dependência

Lição 2: Transtornos Causados por Substâncias

Lição 3: Drogas e Cidadania – Vídeos do Conselho Federal de Psicologia

Lição 4: Alcoolismo: história da doença, definição atual e diagnósticos

Lição 5: Tratamento do Alcoolismo: AA, Terapia Breve e Motivacional

Lição 6: Terapia Cognitivo-Comportamental e Tratamento Dependência Química

Lição 7: Legalização da maconha: contra ou a favor?

Lição 8: Cocaína: breve história, formas de consumo e efeitos

Lição 9: Crack: efeitos no organismo, perfil do usuário e tratamento

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913