Bem, responder a esta pergunta é fácil. Os psicólogos não podem curar gays ou lésbicas porque a homossexualidade não é uma doença. Simples assim: se o psicólogo oferecesse este tipo de serviço, estaria sendo não só preconceituoso como criando uma doença aonde não existe uma doença.

curar-gays

Se você não conhece ou nunca teve contato com o nosso Código de Ética Profissional, clique no link abaixo:

Código Ética Psicologia Atualizado em PDF

Um dos itens do Código diz o seguinte:

Artigo número 2 – É vedado ao psicólogo: b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

Ou seja, não podemos em nossa profissão – e isto é óbvio porém deve ser repetido – induzir a qualquer tipo de preconceito.  E repetindo, só podemos curar o que está doente, se estamos saudáveis não precisamos curar nada, certo?

A questão é que muitas pessoas ainda são preconceituosas, por diversos motivos, e o que notamos na atualidade é que o preconceito nasce de determinados grupos religiosos que subvertem os próprios princípios das religiões as quais defendem. O preconceito só gera ódio e afastamento dos demais e que fim bom ou ético ou religioso pode ter?

Recentemente, vi uma brincadeira no facebook na qual um grupo de homossexuais tentava aprovar uma Lei para que os evangélicos não pudessem casar. Invertendo os pontos de vista, vemos como é ridículo qualquer tipo de discriminação.

Podemos fazer o mesmo com a questão da cura de gays, dizendo que devemos criar uma Lei para curar evangélicos. Ora, os evangélicos precisam ser curados? Os gays precisam ser curados?

De acordo com o Código de Ética – e também com a Organização Mundial de Saúde – a homossexualidade não é doença. Portanto, não tem como ser curada. Simples assim. Ponto final. O que você acha?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Problemas de Relacionamentos ou Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913