O último texto que escrevi aqui no site intitulava-se – Porque fazer a faculdade de psicologia? e nele descrevi algumas razões porque as pessoas fazem o curso e também algumas razões para não fazê-lo. Revendo meus arquivos do Pergunte ao Psicólogo, me deparei com esta pequena entrevista que dei a uma estudante de psicologia do Rio Grande do Sul.

1.      Por que escolheu a psicologia? Onde realizou sua formação?

 

Bem, desde cedo sempre li muitos livros. Na adolescência, a filosofia e a psicologia me encantaram (e as ciências humanas em geral). Então, quando tive que me decidir – no vestibular – fiz Orientação Profissional e optei pela Psicologia. Desde o início, e até desde muito antes, portanto, já estudava Freud e Jung. E quando entrei na faculdade, na UFSJ, Universidade Federal de São João del Rei, dei prosseguimento aos estudos.

2.      O que o fez optar por sua área de atuação? Ex: clínica, escola…

A psicanálise e a psicologia analítica sempre foram do meu interesse e são áreas muito focadas no atendimento clínico. Por isso, e pelo modo como é o ritmo de trabalho, escolhi a clínica.

Mas também já trabalhei em empresas e, atualmente, mantenho a clínica conjuntamente aos meus projetos acadêmicos, no Doutorado.

3.      Com qual abordagem teórica trabalha, e em que consiste essa abordagem?

Trabalho com a Psicologia Analítica de Jung. Esta abordagem possui uma compreensão do ser humano, no qual o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo influenciam no comportamento atual e futuro do paciente. Através de algumas técnicas, é possível perceber esta influência, aumentar a consciência dos problemas e soluções e, assim, provocar mudanças importantes.

4.      Como é sua rotina de trabalho?

Não tenho uma rotina de trabalho. Na verdade, atuo no Douturado, como discente, na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Como psicólogo clínico em meu consultório e com Orientação Psicológica Online em meu site. Assim, cada dia é diferente dos demais, de acordo com o que é necessário ou possível realizar.

5.      Como percebe o mercado de trabalho para os psicólogos?

É um mercado competitivo e, infelizmente, ainda um pouco desvalorizado – em termos de salário e condições de trabalho.

6.      O que é mais importante para que um profissional da psicologia se mantenha na profissão atualmente?

Vontade e interesse na área. Apenas a vontade e o interesse podem fazer com que o profissional se mantenha e continue buscando, pesquisando, estudando – em seu processo interno de autodescoberta – e além disso, procurando ajudar a sociedade como um todo.

7.      Como percebe o papel da psicologia na sociedade?

Sempre digo que em qualquer lugar em que haja um outro ser humano, o psicólogo pode estar lá trabalhando. Com isto, estamos presentes em todas as áreas e segmentos. A importância é fundamental: desde tratar doenças mentais ou emocionais, realizar diagnósticos e avaliações para o trabalho, o trânsito, ajudar nos processos educacionais e psicopedagógicos; enfim, a lista é longa. Entretanto, vejo que o trabalho é ainda incipiente, ou seja, pode ser muito mais profundo e muito mais presente, desde que seja valorizado e entendido pela sociedade leiga.

8.      Gostaria de uma posição sua sobre a ética em psicologia.

O ponto fundamental da ética da psicologia é o sigilo, sem o qual não poderíamos estabelecer uma relação de confiança com o paciente no consultório. Evidentemente, todos os demais quesitos listados no Código de Ética são importantes. A questão é estar sempre informado do Código e se houver dúvidas entrar em contato com o CRP.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913