Então é Natal – O que você fez?

Linda árvore de natal

Bem, fim de ano chegando e esta é uma época para reflexões sobre o ano que passou! O sub-título deste texto “Então é Natal – O que você fez?” é uma tradução da famosa música de John Lennon So this is Christmas (War is over). Apesar de às vezes ser estranho ou mesmo desconfortável olhar para os nossos atos passados, esta é uma excelente forma para podermos mudar e melhorar. No final deste texto, vou dar 5 dicas para você fazer esta reflexão e poder projetar momentos melhores para os dias que estão por vir.

Antes, gostaria de fazer a retrospectiva do que foi este ano para o nosso site – Psicologia MSN.com

No início do ano, em janeiro, tínhamos cerca de 230.000 visitas em nosso site. Em dezembro de 2012 atingimos a marca de 800.000 acessos! No início deste ano, tínhamos pouco mais de 300 fãs em nossa página no facebook – Tudo sobre Psicologia e atualmente estamos com 4.684!

Também foi um ano de grandes mudanças. A principal delas foi a mudança nos bastidores do site: passamos do blogger para wordpress.org, uma forma de escrever e publicar um site na internet que é bem mais profissional e completa. Tivemos ajuda do Belo Site – Sites Profissionais a preços acessíveis para fazer esta mudança e para a criação do layout e hospedagem. Com esta nova estrutura conseguimos organizar melhor os textos e também os arquivos de cada colunista que colabora conosco.

Em outubro de 2012 conseguimos a renovação do Selo de Credenciamento do CFP para a realização da Orientação Psicológica Online via MSN, Skype e Email que estamos realizando desde o início de 2011. E tem sido um prazer poder ajudar pessoas que estão em todas as partes do Brasil e também fora: em Portugal, Itália, EUA, Áustria, etc.

Particularmente, para mim, Felipe de Souza, foi um ano de grandes realizações também na academia, ou seja, em meu Doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Além de ter concluído todas as disciplinas, fui aprovado na qualificação (processo de avaliação dos professores Doutores e PHD) do trabalho realizado até o presente. Fui tão elogiado que estou pensando seriamente de continuar minha carreira acadêmica, como pesquisador e professor, com tanto afinco e paixão quanto faço os Atendimentos Online e o trabalho como psicólogo clínico no consultório.

Recebi diversos convites de jornais e revistas de circulação nacional para escrever ou dar entrevista sobre temas ligados à psicologia. Para citar alguns:

==> Matéria Desapegue – A matéria foi publicado no dia 01/04/2012 em um dos jornais de maior circulação no Brasil atualmente, com mais de 1 milhão e 800 mil tiragens – o Folha Universal.

==> Coleção Guias da Psicanálise sobre C. G. Jung – Texto sobre a Relação teórica e pessoal entre Freud e Jung

==> Entrevista para o Jornal de Opinião, da Rede Catedral sobre a Paciência para a Psicologia

Além de todas estas conquistas, o nosso subdomínio Frases de Psicologia passou da marca de mais de 100.000 acessos!

Bem, e como combinado, vou dar algumas dicas sobre como fazer a reflexão do fim de ano. Pode ser interessante pegar um papel e uma caneta e fazer um primeiro levantamento de tudo o que foi bom e tudo o que não foi bom no ano que está acabando. As dicas abaixo auxiliam também:

1) É importante como sempre saber criticar e se auto-criticar. Ou seja, veja os pontos negativos das coisas que aconteceram e das coisas que você fez – ou deixou de fazer – como aprendizado. Saiba mais – (Se) criticando muito?

2) Veja tudo o que foi positivo como motivador para ações ainda melhores no futuro. Em outras palavras, se você já conseguiu realizar tanto, se já conseguiu obter e fazer muito do que gostaria, o que te impede de ir ainda mais longe?

3) Pode ser que você veja os pontos negativos e analisando o que não foi tão legal você vê que a maior parte das coisas ruins foram responsabilidade de outras pessoas. Dizendo de outro modo, às vezes vivenciamos experiências que não dependem de nossa vontade como quando alguém diz algo para nós ou sobre nós que nos desagrada. Como não podemos controlar os comportamentos das outras pessoas, a melhor forma é aprender a perdoar: Perdão – Técnica para Perdoar

4) Faça uma lista do que você quer e ainda não obteve. Este texto vai te ajudar: Descubra seus objetivos

5) Quer mudar e não sabe como? Faça o nosso Curso Gratuito – Como Mudar

Feliz Natal a todos!

E obrigado por visitar sempre o nosso site!

Atenciosamente,

Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913