Há um bom tempo venho pensando de escrever um novo tipo de texto no site, que até hoje tem se dividido entre duas formas básicas: textos teóricos e textos de técnicas práticas (ou dicas).

Esta nova forma de texto poderia ser mais subjetiva, uma espécie de blog, ou melhor, um diário com relatos pessoais de experiências cotidianas da profissão, reflexões gerais sobre temas de meu interesse particular, mas que também sirvam para todos vocês que me leem. De certa forma alguns colunistas do site já desenvolvem este estilo por aqui, como Kattlyn Pereira e Victor Neves. Os dois possuem maravilhosos blogs que vocês podem acessar, clicando em Colunistas.

Então hoje cheguei a um bom termo comigo mesmo e vou começar. Se não for pra frente, terá sido uma experiência a mais…acho que temos, em alguns momentos, de deixar de lado o medo de errar. A decisão final veio com a frase: “Como posso oferecer mais valor para meus clientes ou para minha empresa?”

Considerando o site como uma “empresa”, no sentido de que empreendemos aqui uma iniciativa particular, e, considerando o valor como um aumento na qualidade, pensei que o diferencial poderia ser a inserção de mais textos criativos.

Analisando o meu próprio comportamento como um psicólogo, posso entender que este desejo inconsciente de uma nova forma de escrita surge de mais de 10 anos escrevendo com jargão acadêmico, em um estilo dominado por regras e limites. Uma nova forma de escrever, mais livre, mais fluida, sem necessitar de justificativas teóricas me agrada muito neste momento.

Vejo sempre que existem muitas pessoas que tem pavor de escrever e, desconhecendo técnicas simples, escrevem mal, não só porque escrevem pouco (“a prática leva à perfeição”), mas porque fazem movimentos contrários ao próprio movimento inicial do pensamento, que é a liberdade.

Para escrever, temos que deixar os erros entrarem, os pensamentos confusos se misturarem, escrever como quem pensa alto, sem que um pensamento ou outro prevaleça. Depois, lendo tudo o que escrevemos, podemos corrigir os erros de ortografia, gramática, concordância, ajustar ideias contrárias, colocando as conjunções em ordem, tecendo uma lógica que seja estruturada também na coerência ao longo do discurso.

Quem quiser saber mais sobre esta técnica, de uma forma mais simples ainda, pode ler aqui – Criar Mais?

Desde 1999 escrevo muito. Antes em cadernos, folhas soltas, blocos de notas e mais recentemente no computador. Minha letra cursiva é irreconhecível agora, segundo minha esposa parecem “batimentos cardíacos em um cardiograma”. Há muito parei de escrever poesias, contos e esboços de romances. Com a faculdade, o mestrado e agora o doutorado a linguagem foi aos poucos ficando cada vez mais rebuscada em abstrações e fechada em lógicas eruditas.

Pena de escrever

Ter começado a escrever para o site, desde 2010, me forçou a escrever novamente com simplicidade. O objetivo no começo era ter “Mensagens diárias sobre temas da psicologia”. Sinto-me feliz com a quantidade de textos (perto de 500), mas mais ainda por ter compartilhado um pouco do que sei e, em troca, ter aprendido de novo a ser simples. Com o tempo, porém, fui tentado a escrever cada vez mais textos teóricos, com conceitos, problemas, termos da psicologia e, talvez, o espírito inicial tenha ficado um pouco distante. Espero voltar, agora, ao que era antes.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913