Um tique é um movimento ou vocalização que é realizado sem a intenção da pessoa, de forma recorrente. O tique é sentido como algo que não é controlável, algo incoercível – mas que, em alguns momentos, desaparece para retornar posteriormente. 

Neste texto, você conhecerá mais sobre o que são os Tiques e o Transtorno do Tique e o Transtorno de Tourette – uma forma mais grave de tique. 

Os tiques são classificados como vocais ou motores. O tique motor, quando só há um movimento involuntário, rápido, recorrente e não rítmico. O tique vocal, quando apresenta sons sem propósito aparente. Ambos podem ser simples ou em complexos. Veja os exemplos mais comuns abaixo, junto da classificação em simples ou complexo:

Motores simples – piscar olhos, sacudir os ombros e caretas faciais
Motores complexos – bater em si mesmo, saltar e pular
Vocais simples – pigarros, fungadas, gestos
Vocais complexos – repetições de determinadas palavras, às vezes, obscenas.

Para o diagnóstico de Transtorno de Tique ou Transtorno de Tourette, os profissionais da saúde (psicólogos, psiquiatras, neurologistas ou médicos), utilizam os critérios estabelecidos no DSM-IV. Confira abaixo, um resumo do que encontramos neste Manual de referência para o diagnóstico e tratamento das Doenças Mentais. 

Os Transtornos do Tique podem ser diferenciados entre si com base na duração e varidade dos tiques e idade do início. O Transtorno do Tique Transitório inclui tiques motores e ou vocais que duram pelo menos 4 semanas, mas não mais de 12 meses consecutivos.

O Transtorno de Tourette e o Transtorno do Tique Motor ou Vocal Crônico tem, cada um, uma duração de mais de 12 meses, mas são diferenciados pela exigência, para o Transtorno de Tourette, da existência de múltiplos tiques motores e pleo menos um tique vocal. 

O Transtorno do Tique sem outra especificação aplica-se a apresentações clinicamente significativas com duração inferior a 4 semanas, apresentações com uma idade de início acima dos 18 anos e para o caso incomum de um indviduo com apenas um tique motor ou vocal.

O Transtorno de Tourette ou síndrome de Gilles de Tourette é um transtorno que apresenta uma combinação de tiques vocais e motores múltiplos, com tiques curtos e rápidos e presença de movimentos esterotipados e sons, sendo uma disfunção normalmente autolimitada, podendo persistir por toda a vida.

Esses podem aparecer simultaneamente ou em diferentes períodos, durante a doença. Os tiques ocorrem muitas vezes ao dia, de forma recorrente, ao longe de um período superior a um ano. Durante este período, jamais houve uma fase livre de tiques superior a 3 meses consecutivos.

A perturbação causa acentuado sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo. O início do transtorno ocorre antes dos 18 anos de idade. Os tiques não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou a uma condição médica geral.

Uma etiologia genética é levantada para o transtorno de Gilles de la Tourette, contudo, não há ainda confirmação. A possibilidade de uma disfunção de gânglios da base como causa também é discutida.

O Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico tem como característica essencial a presença de tiques motores ou vocais, mas não de ambos, o que distingue do Transtorno de Tourette. Os outros aspectos essenciais são os mesmos do Transtorno de Tourette.

Um diagnóstico de Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico não pode ser feito se alguma vez foram preenchidos os critérios para Transtorno de Tourette. É possível que o Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico e o Transtorno de Tourette estejam geneticamente relacionados, uma vez que com frequência ocorrem nas mesmas famílias.

O Transtorno de Tique Transitório tem como característica essencial a presença de tiques motores e/ou vocais, isolados ou múltiplos. Os tiques ocorrem muitas vezes ao dia, quase todos os dias, por pelo menos 4 semanas, mas não mais do que 12 meses consecutivos.

Ele não pode ser diagnosticado se em algum momento foram satisfeitos os critérios ara Transtorno de Tourette ou Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico. Os outros aspectos essenciais são os mesmos do Transtorno de Tourette. A gravidade dos sintomas e o prejuízo funcional deste transtorno são habitualmente muito mais tênues do que os dos transtornos de tique anteriormente descritos.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913