Neste momento em que você vê estas palavras, muita coisa está acontecendo ao redor de você…você com certeza pode ouvir os sons ao redor (talvez até o silêncio)… sentir seu coração batendo… o ar entrando e saindo dos pulmões…você pode sentir que tudo está em movimento pois o mundo é uma contínua mudança.

Mas as vezes a gente se esquece de que tudo muda…tudo passa…tudo se transforma…

“E tudo passa…tudo passará!”

Você com certeza já ouviu estas duas frases. O mundo está o tempo todo mudando…até mesmo uma pedra ou uma montanha está em movimento! Como? Se a gente pudesse ver os átomos, veríamos que estes estão girando, girando, girando…e com isso, mesmo a pedra está em movimento!

Mas com frequência esquecemos que todas as coisas neste universo estão mudando e achamos que o outro é de um jeito (e sempre vai ser assim), que você é de um jeito e sempre vai ser assim…mas isso não é verdade!

A 17° forma de mudarmos um significado, que encontramos no livro Mind-lines, lines for changing minds (Linhas da Mente, linhas para mudar a mente) trabalha esta questão: a impermanência e a nossa identidade.

Encontramos o seguinte exemplo neste livro de PNL:

“Ela é uma pessoa má por ter dito o que disse”.

Um bom psicólogo poderia replicar: – Se ela dissesse alguma coisa sobre medicina, ela seria médica?

Geralmente esquecemos que tudo está em mudança – e o modo como o outro é, ou o que o outro fez, fica congelado! É como se tudo mudasse, menos a nossa identidade e a identidade dos outros:

“Ele fez isso = Então ele é assim…e sempre será”…

E fazemos isso até com o nosso próprio eu:

– “Eu não fui bem nessa prova de matemática = Eu sou péssimo em matemática!”

Mas e a mudança? No futuro não pode ser diferente?

Se o mundo está em constante mudança, com certeza o futuro será diferente! Com certeza o futuro trará mudanças! Esperamos que para melhor!

Atenciosamente,

Felipe de Souza

Psicologia MSN.com

O melhor da Psicologia ao seu alcance!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913