A depressão é um doença mental que possui tratamento.

Conheça o Curso: A Psicologia da Depressão, mas saiba desde já algumas informações importantes a respeito da Depressão:

A depressão não deve ser confundida com tristeza

Todo ser humano sente-se triste de vez em quando, pois sentir-se triste – por uma circunstância desfavorável, por exemplo – é completamente normal.

A depressão, entretanto, é diferente da tristeza: apresenta um quadro de sintomas específicos.

A depressão nem sempre possui uma causa (ou uma causa específica evidente)

Em alguns casos, a depressão surge a partir de uma grande perda – como o falecimento de um parente ou amigo, ou decorrente de perdas financeiras. Mas não necessariamente a depressão apresentará uma causa claramente identificável.

Somente com o tratamento psicoterápico é que se poderá chegar as causas profundas e escondidas da depressão.

A depressão pode afetar crianças

Há a necessidade de desconstruir a idéia de que a infância é uma época de felicidade. Evidentemente, esperamos que toda criança seja feliz. Mas a depressão também pode estar presente na infância. As causas podem ser as mais variadas como a sepração dos pais ou momentos de stress na escola.

A depressão é uma doença real (e que deve ser tratada)

Uma pessoa com depressão não é uma pessoa louca ou fraca, que não aguenta os sofrimentos ou que é por natureza problemática. A depressão, assim como a dependência química, é uma doença real.

A depressão possui tratamento

Para sabermos o melhor tratamento, deve-se fazer uma análise por profissionais de saúde: psicólogos, psiquiatras, médicos a fim de propor o melhor tratamento para cada paciente.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913