Bem, acho que não é necessário dizer que somos egoístas. A Pergunta que você leu acima: Porque somos egoístas já diz que nós somos assim. Mas porque?


O primeiro fator, que será apontado por biólogos, médicos, antropólogos é: somos egoístas para sobreviver. Para manter o corpo vivo, teríamos uma tendência “natural” ao egoísmo. 


A nossa linguagem é muito interessante. Veja bem: dizemos “tenho um corpo” e “o meu corpo”. A filosofia faz uma distinção muito interessante entre corpo e carne. 


O filósofo Husserl diz que todos possuem carne (leib) mas somente eu mesmo sinto a minha carne (korp) , e por isto, esta carne é o meu corpo. 


Em outras palavras, eu sinto o meu corpo. O mesmo que: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Posso ver o outro sentindo dor, mas não sinto a dor que ele sente. 


Deste modo, teríamos uma tendência para o egoísmo porque queremos proteger a carne que é nossa, ou seja, o corpo que temos. 


Apesar disso, teríamos também uma tendência inversa. Quando reproduzimos, quando temos filhos, apresentamos a tendência de proteger os descendentes. E aí aparecem os sentimentos altruístas: – a mãe que dá a comida para o filho, mesmo que não sobre mais comida para ela. 


Tudo bem. Biólogos, médicos, antropólogos poderiam dar esta explicação. Mas, evidentemente, não somos apenas um corpo, temos alma, espírito, cultura…


E é justamente aí que eu gostaria de fazer uma outra pergunta: – você já reparou como a religião insiste para que sejamos altruístas, para que cada um ame ao próximo, seja generoso, caridoso?


A forte insistência neste ponto, no altruísmo, parece também apontar que somos muito egoístas. 


A palavra egoísta, evidentemente, vem de ego (do latim e do grego) que querem dizer eu. Então, os religiosos parecem dizer que somos como crianças, que só dizem o tempo todo “eu, eu, eu, eu!”; “me dá, me dá, me dá!”


E foi pensando nesta questão (Porque somos tão egoístas) que escolhi alguns textos para que possamos pensar nisso. 


Só para vocês notarem como o altruísmo está presente nas religiões mundiais, selecionei dois textos:


1) Sutra do Diamante (o mais importante texto de Gautama, o Buda); 


2) Oração da Paz de São Francisco de Assis