A Bulimia Nervosa é um Distúrbio Alimentar que deve ser diferenciado da Anorexia Nervosa, bem como dos Transtornos Alimentares da 1° Infância.

Conheça também o Curso Online de Transtornos Alimentares

De acordo com o DSM-IV, manual de diagnóstico de referência para os profissionais da saúde:

 

“As características essenciais da Bulimia Nervosa consistem de compulsões periódicas e métodos compensatórios inadequados para evitar ganho de peso”.

Para diagnosticar este quadro, o Manual segue as seguintes referências:

 

A. Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado por ambos os seguintes aspectos:

 

 

(1) ingestão, em um período limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares

 

(2) um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo)

 

B. Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.

 

C. A compulsão periódica e os comportamentos compensatórios inadequados ocorrem, em média, pelo menos duas vezes por semana, por 3 meses.

 

D. A auto-avaliação é indevidamente influenciada pela forma e peso do corpo.

 

E. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa.

 

Nos EUA, a partir de pesquisas estatísticas, ficou comprovado que 90% dos pacientes com Bulimia Nervosa eram do sexo feminino. Deste modo, presume-se que as mulheres apresentam maior predisposição para este tipo de distúrbio.

 

Segundo o DSM-IV,

 

“A Bulimia Nervosa começa ao final da adolescência ou início da idade adulta. A compulsão periódica freqüentemente começa durante ou após um episódio de dieta. O comportamento alimentar perturbado persiste por pelo menos vários anos, em uma alta porcentagem das amostras clínicas.

 

 

O curso pode ser crônico ou intermitente, com alternância de períodos de remissão e recorrências de ataques de hiperfagia. O resultado da Bulimia Nervosa a longo prazo é desconhecido”.