Anorexia é um dos Transtornos Alimentares, junto da Bulimia e dos Transtornos Alimentares na 1° Infância.

Conheça também o Curso Online de Transtornos Alimentares

O anorexia se caracteriza por um padrão de comportamento de recusar a si mesmo o alimento.
De acordo com o DSM-IV:  “As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo”.

 

Existem alguns critérios para o Diagnóstico:

 

(A) O indivíduo mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura

 

(B) Os indivíduos com este transtorno têm muito medo de ganhar peso ou ficar gordos

 

(C) A vivência e a importância do peso e da forma corporal são distorcidas nesses indivíduos

 

Além destas questões é importante observar o que o DSM-IV nos diz a respeito das questões referentes às Culturas em que mais apresentam casos de anorexia,  bem como as Idades e Gênero de maior prevalência (ocorrência de casos):

 

“A Anorexia Nervosa parece ter uma prevalência bem maior em sociedades industrializadas, nas quais existe abundância de alimentos e onde, especialmente no tocante às mulheres, ser atraente está ligado à magreza.

 

A Anorexia Nervosa raramente inicia antes da puberdade, mas existem indícios de que a gravidade das perturbações mentais associadas pode ser maior entre os indivíduos pré-púberes que desenvolvem a doença. Entretanto, também há dados que sugerem que quando a doença inicia durante os primeiros anos da adolescência (entre 13 e 18 anos de idade), ela pode estar associada com um melhor prognóstico. Mais de 90% dos casos de Anorexia Nervosa ocorrem em mulheres”.