1) O mapa não é o território

Esta é uma metáfora da PNL para dizer que o que pensamos ou sentimos da realidade, não é a realidade mesmo. Assim como temos uma mapa (mesmo que ele seja de última geração) ele não será o território. Em outras palavras, ver o mapa não é ver o território. 

2) Cada experiência possui um estrutura

Cada pensamento, sentimento, sensação possui uma estrutura interna. Conhecendo esta estrutura, poderemos alterá-la. 

3) Se alguém pode fazer algo, outra pessoa também pode fazê-lo

Na medida em que a nossa neurologia é semelhante enquanto seres da mesma espécie, se uma pessoa consegue realizar um determinado comportamento, também conseguiremos. A questão é: conhecer como a pessoa faz o que faz – qual é a estrutura comportamental e mental utilizada. 

4) O corpo, a mente e as emoções são partes de um todo

Um pensamento interfere na nossa neurologia, alterando o ritmo de batimentos cardíacos, a frequência e velocidade da respiração, entre outras alterações. Do mesmo modo, a alteração sensória (através da alimentação, ingestão de substâncias, atividades físicas) altera o estado mental e emocional. 

Dividimos o ser humano em corpo, alma, espírito apenas para melhor compreender a estrutura, mas, em verdade, o ser humano é um todo. 

5) A todo momento estamos nos comunicando

Ainda que não falemos uma única palavra, estaremos comunicando através do silêncio, dos gestos e da postura corporal. O tom de voz quando falamos e o gestos representam 93% do que é comunicado (ficando o sentido das frases com apenas 7% da importância do que é comunicado). 

6) Todo comportamento tem uma intenção positiva

Este é o pressuposto da PNL mais controverso. Para entendê-lo temos que distinguir entre intenção e ação. A ação pode ser negativa, destrutiva, perversa mas a intenção terá sido positiva. Como? Na perspectiva de quem fez a ação, a intenção era positiva. 

Por exemplo, os EUA atacam preventivamente um outro país. A ação é negativa, mas a intenção (que é justificada pelo governo americano) é positiva: defender o país. 

7) O significado da comunicação é a resposta que ela produz

Muitas dificuldades de relacionamento surgem por problemas na comunicação entre as pessoas. Se 93% da comunicação é não-verbal, temos que prestar atenção no resultado do que estamos comunicando: como o outro está reagindo ao que estou comunicando? A resposta que o outro me dá não é a que eu quero? Como posso alterar a minha comunicação para ter uma resposta melhor?

8- Não existem fracassos, apenas resultados

Este pressuposto da PNL é muito importante, pois auxilia na mudança de nossos comportamentos. Não fracassamos: apenas não estamos conseguindo o que queremos. 

9) Cada pessoa faz a melhor escolha para ela em cada momento

Temos que passar a entender cada pessoa de acordo com sua história de vida e perspectiva. Só assim poderemos entender os outros verdadeiramente.