Esta é a 7 Lição do Curso de Psicologia Online Grátis.

Existem 6 bilhões de pessoas no mundo. Como a psicologia pode entender cada um de nós, se somos únicos?

Como um psicólogo pode atender bem uma pessoa no consultório se são milhões e milhões de pessoas diferentes umas das outras?

Realmente, esta é uma pergunta interessante que poucas pessoas fazem. A solução é dada por cada abordagem da psicologia, cada linha de pesquisa com uma teoria da personalidade.

“O que é teoria da personalidade?”

Apesar das enormes diferenças que temos com relação aos outros ao nosso redor, compartilhamos características, traços de personalidade, formas de pensar e sentir que são semelhantes.

Em outras palavras, você pode pensar agora em duas pessoas – que mesmo tendo sido criadas em ambientes diferentes – são muito parecidas em algumas coisas, não é mesmo?

Colocar as pessoas em determinados grupos é criar uma teoria da personalidade.

Na faculdade de psicologia, e nos livros dos teóricos da área, encontramos diversas formas de ver o ser humano, cada qual fazendo uma determinada classificação de certos tipos ou traços.

Nas próximas postagens falaremos sobre as diferentes teorias da personalidade.

Teoria da Personalidade: Freud,
Teoria da Personalidade: Jung,
Teoria da Personalidade: Erich From

Logo mais, falaremos sobre como Reich, a psicologia comportamental e a psicologia cognitiva desenvolveram uma forma de pensar o ser humano.

Incluiremos também textos sobre como outras culturas pensam a personalidade: entre elas o budismo, o hinduísmo e a antiga classificação médica de Hipócrates dos 4 temperamentos. Clique aqui e saiba mais da Personalidade antes da Psicologia.

Espero que gostem, comentem e acompanhem!

Atenciosamente,

Felipe de Souza