Você sabe a diferença entre buscar um emprego e buscar várias oportunidades?

Em princípio pode não ficar clara a diferença entre os dois tipos de objetivo quando estamos em busca de recolocação profissional. Mas a diferença nesta forma de encarar (mindset) muda muito a maneira desde como elaboramos o nosso currículo até o modo como nos comportamos em uma entrevista de emprego. Mudar a forma de ver pode trazer melhores resultados para a carreira.

Buscando apenas um emprego

Se o objetivo é procurar por um emprego, temos uma visão muito fechada em um único tipo de oportunidade. Teremos, por exemplo, apenas um currículo e iremos em busca apenas de um tipo de vaga. O pensamento neste caso fica fechado a um único tipo de meta. Se houver experiência prévia,  a tendência será buscar somente por vagas semelhantes àquelas que trabalhamos anteriormente.

Na entrevista de emprego, esse objetivo aparece como a tentativa de convencer que somos a melhor pessoa para a vaga (e muitas vezes nem temos todos os detalhes de como é a vaga). Isso pode gerar nervosismo, ansiedade, insegurança que, por sua vez, pode talvez impactar a avaliação do entrevistador.

Claro que temos que “vender o nosso peixe”, ou seja, é importante valorizar a si mesmo e o caminho percorrido. Porém, se ficarmos pensando que temos que conseguir essa vaga porque é a única vaga, teremos um pensamento fixo demais. Se não passarmos na entrevista, nos sentiremos mal, como se a nossa pessoa não fosse boa o suficiente.

Buscando várias oportunidades

Por outro lado, com relação ao currículo, se o nosso objetivo é de procurar por várias oportunidades, podemos criar dois ou mais currículos (se for o caso de termos várias habilidades, formações ou experiências anteriores). Até mesmo se não tivermos muitas experiências, poderemos criar mais de um currículo, direcionando cada um para um tipo de trabalho específico.

Por exemplo, posso destacar que tenho a experiência A, o curso B para uma vaga 1.  No outro currículo, posso salientar que tenho a experiência Z, o curso Y para a 2.

Se pensarmos em várias possibilidades, vamos procurar por muito mais possibilidades de emprego (ou negócios se tivermos vontade de empreender ou tentar soluções mais autônomas). Isso também pode ajudar a pensar em estratégias para fazer cursos ou ganhar experiência para vagas que ainda não temos nenhuma experiência.

Na entrevista vamos tentar convencer menos e vamos estar mais focados e abertos para também perguntar os detalhes da vaga. Será uma entrevista provavelmente mais autêntica, pois não vamos querer vender a ideia de que somos perfeitos para a vaga. E provavelmente com mais segurança porque saberemos que se não der certo essa entrevista, estamos procurando por várias oportunidades.

Conclusão

Uma reformulação de perspectiva simples como esta, de buscar UM emprego para buscar VÁRIAS oportunidades tem um efeito significado na nossa maneira de ver o mercado de trabalho, de elaborar currículo e até da nossa atitude na hora da entrevista.

Em momentos difíceis como uma crise econômica é frequente ter pensamentos negativos sobre as possibilidades. Entretanto, é sempre bom lembrar que ninguém sabe o futuro. Então, é melhor ter e manter o otimismo do que o pessimismo porque o pessimismo nos paralisa e tende a ter consequências péssimas para a vida.

Sabemos também que a perseverança é a característica que mais traz resultados positivos na vida profissional. Como se diz, as pessoas não falham, elas desistem. Persistir e ter perseverança é a chave para encontrar uma vaga, um negócio, uma oportunidade de continuar crescendo profissionalmente.

E outra questão importante de lembrar é que mesmo no meio de uma crise econômica, as pessoas continuam tendo necessidades e demandam do mercado o que precisam (ainda que em menor escala). Oferecer para as pessoas os nossos talentos e capacidades pode também ser uma maneira de encontrar novas oportunidades.