Olá amigos!

A atenção plena ao momento presente – Mindfulness – vem sendo estudada na medicina e na psicologia desde o final da década de 1970. Os benefícios são muitos: maior abertura às experiências, menos ansiedade e depressão, mais curiosidade, menos julgamento, maior habilidade de ver os pensamentos como pensamentos (desfusão cognitiva), maior gentiliza e compaixão e autocompaixão, entre muitas outras consequências positivas.

No texto de hoje gostaria de compartilhar com vocês uma prática informal de Mindfulness que se chama Jejum de Mídias.

Você pode ver mais de 30 práticas informais de mindfulness em nosso canal no Youtube – clique aqui

Jejum de Mídias

Essa técnica pode ser feita por um dia ou por uma semana. Se você achar que faz sentido, talvez você possa continuar com ela por um período mais longo.

Mídias aqui são as diversas mídias que entramos em contato geralmente: redes sociais, TV, jornais, revistas (pode incluir filmes, séries e áudios também).

A ideia desta prática simples e muito eficaz é fazer um jejum destas mídias, ou seja, parar de usá-las por um tempo.

Podemos, por exemplo, começar desinstalando os aplicativos das redes sociais do celular (Facebook, Instagram, Snapchat, etc), sem necessariamente deletar a conta. Podemos parar de assistir ou ler os jornais, as notícias e desligar a TV e o som.

Evidentemente, você pode escolher quais mídias quer parar. Talvez seja impossível parar de ver os emails e o Whatsapp em função de trabalho, estudo e família. Mesmo neste caso, pode ser interessante colocar um tempo máximo de uso por dia ou se comprometer a olhar poucas vezes por dia: de manhã, na hora do almoço e ao final do dia.

A minha experiência com esta prática

É muito comum que usemos as redes sociais com muita frequência. O meu uso semanal do celular apontava cerca de 4 a 5 horas por dia. Agora já baixei para de 1 a 2 horas.

No começo, é normal aparecer uma certa sensação de tédio, de não ter o que fazer, de sentir as mãos querendo pegar o celular de novo, como um comportamento tipo “piloto automático”.

Então, podemos começar a investigar os pensamentos, sentimentos e sensações: afinal, o que é o tédio ? Aqui já estamos trazendo mais a atenção ao momento presente, já estamos ficando mais mindful, mais atentos.

Quanto às redes sociais, existem benefícios que vem de não ter tanta coisa chegando o tempo todo. Isso traz um silêncio interessante. É meio estranho pensar hoje em dia, mas não é verdade que não precisamos saber de tudo o que as outras pessoas estão vivendo a cada momento ?

Em resumo, só retirando as redes sociais por um período, já notamos tédio (e o hábito de fazer alguma coisa toda hora), mais silêncio e mais presença.

Além disso, noto que recebo muitas notícias que não quero saber – ou opiniões políticas que não concordo, junto de uma frequência absurda de propagandas. Percebi que recebia centenas de propagandas de cursos (sim, gosto de estudar e gosto de clicar em propagandas de cursos), mas a consequência de ver tantos anúncios deste tipo era que eu me sentia ansioso, com um certo sentimento de estar deixando de aprender coisas que queria aprender – ou então comprar mais coisas do que ia conseguir dar conta.

Talvez você veja outro tipo de propaganda como a venda de um produto ou serviço. Mas ficar sem as propagandas – gritando na nossa cara com tanta frequência – já traz um enorme alivio (o que geralmente estamos tão acostumados a não ter que nem sabemos que há, o alívio de não ver propagandas a cada X segundos ou minutos).

Tempo e presença

Portanto, se fosse dizer em poucas palavras o que fazer a prática de Jejum de Mídias traz seria “tempo e presença”. O fato é que estas mídias são extremamente viciantes (e usam a psicologia para isso – Por que o facebook faz tanto sucesso ? )

Notar que se transformou em um hábito ou até mesmo em um vício já ajuda a sair desse ciclo vicioso de estar o tempo todo conectado.

Com mais tempo, temos mais presença, mais atenção ao que está de fato ocorrendo ao nosso redor: um passarinho, a temperatura, os próprios pensamentos e sentimentos, o silêncio…

Conclusão

Praticar mindfulness, atençao plena ao momento presente, é simplesmente parar e estar presente. Para tanto, ajuda muito fazer um Jejum de Mídias (sociais e outras) para até mesmo ter mais tempo para ficar aqui e agora.

Depois do tédio (que não dura muito como nenhum sentimento dura), notamos que estávamos nos envolvendo em questões que não nos cabem, acompanhando eventos, imagens, vídeos de coisas que são irrelevantes para a nossa vida. Em poucas palavras, perdendo tempo.

Faça a seguinte reflexão ao final do dia: “O que aprendi ou foi útil de alguma forma para mim em tudo o que vi hoje no celular, na TV, nos jornais, etc ?

É muito provável que seja difícil achar 5 coisas úteis de verdade. E, se você achar, ótimo. Você vai saber que aquela conta ou aquele tipo de tag ou assunto te acrescenta e assim você pode expandir e aprender mais. Porém, se você fizer a conta, verá que talvez 90 ou 99% do conteúdo visto não foi relevante.

Basicamente, é como ficar vendo horas e horas algo que não só muitas vezes é irrelevante como muitas vezes é até prejudicial (traz sentimentos negativos).

Portanto, esta técnica simples de atenção plena abre o espaço para ficarmos mais no aqui e agora, mais presente no que está acontecendo de fato (a verdade é que não temos necessidade de sermos informados todo o o tempo do que está acontecendo em outro lugar).

É isso! Espero que tenham gostado e aproveitem a prática! Para mais práticas informais de mindfulness – gratuitas – clique aqui

Para fazer o Curso Online de 8 semanas de Mindfulness, Individual e Interativo comigo, clique aqui