Victor Frankl é o criador da Logoterapia, a terapia do sentido, e o autor do famoso livro “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração”. Neste texto, vamos ver suas concepções sobre como atingir o sucesso. 

Olá amigos!

Há um tempo atrás um querido leitor do site – o André – havia me pedido que escrevesse sobre Victor Frankl, o criador da logoterapia. Como não tinha até então muitos conhecimentos sobre a logoterapia nem sobre a obra de Victor Frankl, comecei a estudar. E, embora os meus estudos ainda estejam no começo, penso que podemos ir dialogando juntos sobre esta forma de terapia. E, hoje, especialmente, sobre o que significa sucesso e como atingi-lo.

Para quem não conhece, a logoterapia é definida pelo seu criador como uma psicoterapia centrada no sentido. “Se comparada à psicanálise, a logoterapia é menos retrospectiva e menos introspectiva. A logoterapia se concentra mais no futuro, ou seja, nos sentidos a serem realizados pelo paciente em seu futuro”.

Em busca de sentido

O livro mais famoso de Victor Frankl é o livro “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração”. Apesar de ser um título bastante chamativo, não creio que o seu estrondoso sucesso se deva apenas a um título. Afinal, um título não resiste ao teste do tempo. Se o conteúdo fosse fraco ou desinteressante, seria apenas um título chamativo, assim como tantos outros que encontramos em livrarias e que não se tornam best-sellers, os mais vendidos.

O que é curioso é o fato de que o este livro, em especial, não foi escrito pelo autor para ser um livro de sucesso. O seu objetivo não era este. Tanto foi que o livro quase foi publicado de forma anônima. Com a insistência de amigos e editores, o autor acabou cedendo e concordou em colocar seu nome na contracapa.

Por este paradoxo, querer publicar um livro anonimamente e ser justamente este o livro de maior sucesso de sua carreira, Frankl refletiu sobre o sucesso. No prefácio do livro, ele explica como atingir o sucesso:

“Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão sofrer. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de um dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser. A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo – estou dizendo: a longo prazo! – o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele.”

Em outras palavras, o sucesso acontece quando não é um fim em si mesmo. O sucesso acontece em decorrência da dedicação a uma causa maior que o sujeito e somente quando o sujeito coloca em prática o que tem que ser feito, da  melhor maneira possível.

O que é sucesso?

Quando eu comecei a escrever aqui no site, em 2010, eu pesquisei bastante sobre como divulgar, estudei SEO e com o tempo até estudei como fazer um site inteiro, ou seja, toda a parte técnica que fica nos bastidores: códigos html, php, css. Além do wordpress, mailchimp, host, vimeo, youtube, etc (a lista é longa).

Entre estes conteúdos que estudei me lembro como se fosse hoje de um texto sobre o que é ser bem sucedido tendo um blog. Eu achei interessantíssimo porque normalmente o que encontramos em sites e cursos online sobre como fazer sucesso com um site é uma receita sobre como fazer sem questionar desde o começo o que é o sucesso. Como saberemos que fomos bem sucedidos se não nos perguntarmos o que é o sucesso para nós?

Para uma pessoa que tem um blog, ter um certo número de acessos, seria ser bem sucedido. Para outro, seria ganhar um valor por mês com anúncios. Para outro, seria acordar e ver todos os dias comentários. Enfim, cada um poderia ter, então, um critério para o sucesso.

Mas o que mais me marcou neste simples texto de um blog sobre como ter sucesso com um blog, foi o fato de que o número total de visitantes, clientes ou comentadores é um número excessivamente relativo. Por exemplo, é provável que um site bem sucedido de moda ou futebol tenha muito mais acessos que um site de psicologia. E é mais provável que um site de psicologia, ao menos no Brasil, tenha mais sucesso que um site de matemática.

Deste modo, comparar o sucesso de um com o outro é impossível, além de ser inviável. A partir disso, eu pensei que o sucesso é quando você atinge uma pessoa só. E para esta pessoa só, você faz uma diferença. Com isto, eu parei de pensar tanto em atingir um milhão de acessos e atingir um milhão de acessos aconteceu de maneira natural, com o tempo, à medida em que eu conseguia ajudar uma pessoa por vez, seja com um texto do que chamo aqui de dicas práticas, com um texto explicando uma teoria ou com uma indicação de filme, livro ou faculdades gratuitas a distância.

E é isto exatamente que Frankl diz. Independente de como você vai medir o seu sucesso, pessoal ou profissional, você deve esquecer o sucesso, de modo a não deixar que o sucesso seja o alvo, seja uma finalidade em si mesma. Independentemente da medida para o sucesso, ele vai acontecer mais cedo ou mais tarde se você se dedicar a algo que acredita de verdade, algo que esteja no fundo do seu coração, e que te moverá e continuará te movendo, com perseverança.

Porque, se você encontrar o sentido dos seus atos, “uma dedicação a uma causa maior”, você terá muito mais força para fazer o que tiver que fazer. E você terá muito mais força para fazer todos os dias.

Para finalizar, gostaria de dar um exemplo. Você pode modificá-lo alterando a área de atuação profissional e a causa maior:

Exemplo: para um advogado, estudar todo o Código Penal pode ser extremamente maçante e cansativo. Mas não será, se a pessoa que o estude tiver uma causa maior, como trazer justiça para todas as pessoas. O sentido, a causa maior, será a motivação que fará a pessoa levantar da cama. E, ao invés de pensar em ser bem sucedido, em passar num concurso estável e de status, o que dará muito mais ânimo é justamente a causa maior (a justiça para todos) e o sucesso aparecerá quando menos se esperar.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Problemas de Relacionamentos ou Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913