Olá amigos!

Tenho recebido muitas perguntas a respeito dos Melhores Cursos de Psicologia. Perguntas como:

“Qual é a melhor faculdade de psicologia aqui em São Paulo?”

“Vale a pena fazer a faculdade X?”

“Entre a faculdade X e a faculdade Y, qual é a melhor?”

“As faculdades federais são realmente melhores do que as particulares?

Bem, para responder a todas estas perguntas temos que questionar, principalmente, dois aspectos: 1) O que significa melhor; 2) Como podemos avaliar uma faculdade?

A ideia da melhor faculdade

Através da própria psicologia, podemos analisar a ideia sobre o melhor. Dizer que algo é melhor é fazer uma comparação entre, pelo menos, dois elementos. Ou seja, estamos fazendo uso da nossa função sentimento (segundo Carl Gustav Jung). Para saber mais, veja o nosso Curso Tipos Psicológicos

A função sentimento é uma função psíquicas que nos ajuda a escolher, a tomas decisões, a avaliar através de critérios o que é melhor e o que é pior, o que mais belo e o que é mais feio, o que é mais adequado e o que menos adequado e assim por diante.

Ora, mas o que significa ser a melhor faculdade?

Segundo o MEC (Ministério da Educação), para avaliar uma instituição acadêmica leva-se em conta a infraestrutura (prédios, laboratórios, bibliotecas), recursos didáticos (por exemplo, datashow), qualificação dos professores (especialização, mestrado, doutorado) e, igualmente, a avaliação dos alunos com provas nacionais como o antigo Provão e o atual Enade.

Quer dizer, existem critérios objetivos que podem ser avaliados para sabermos a qualidade de uma instituição de ensino. Entretanto, também é necessário ter atenção para o fato de que as universidades podem encontrar jeitos de burlar este sistema de avaliação.

Por exemplo, algumas universidades particulares colocam matérias específicas para os alunos estudarem para o Enade, ou seja, ao invés de colocarem mais matérias optativas ou aprofundar nas disciplinas base, o aluno tem que estudar para uma prova que será útil apenas para que a própria instituição vá bem na avaliação, sem nenhuma vantagem para o aluno.

No caso específico da psicologia, também temos que entender que a psicologia é um campo de estudos plural. Como sempre digo aqui, são psicologias e não a psicologia. Tanto no sentido de que temos que estudar diversas teorias (psicanálise, behaviorismo, gestalt, psicologia analítica, humanismo, existencialismo, fenomenologia, etc) mas também temos que estudar a prática (psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia hospitalar, psicologia social, comunitária, etc).

Com isso, como avaliar uma faculdade de psicologia como sendo a melhor?

Talvez, se você tem mais interesse pela psicologia comportamental e estudar em uma faculdade aonde a maioria dos professores prefere psicanálise, você acabará saindo um especialista em psicanálise, mas não em comportamental. Porque mesmo em uma disciplina específica de comportamental, você pode encontrar um professor que está ali apenas para cumprir horas e que vai querer mais criticar a linha do que ensiná-la.

Desta forma, acabamos tendo um problema grande para avaliar qual seria a melhor faculdade de psicologia. Até porque antes de entrar na faculdade, o aluno em geral não sabe que existem tantas linhas e abordagens, tantas possibilidades de atuação e, ainda que saiba, não terá como saber de antemão qual será a sua linha de atuação daqui a 4, 5 anos.

Porém, é possível sair desta dificuldade, deste problema encontrando uma instituição que tenha professores em todas as linhas, ou, pelo menos, nas mais importantes.

Quando eu estudei na Universidade Federal de São João del-rei (entre os anos de 2002 e 2006) eu tive justamente esta amplitude de perspectiva, com excelentes professores psicanalistas, behavioristas, fenomenólogos, psicólogos sociais.

Nesse sentido, uma excelente faculdade de psicologia será aquela que oferecer professores capacitados para ensinar – com profundidade e ética – as disciplinas que são obrigatórias para o curso, na definição nacional do que deve conter a grade curricular.

Pois esta também é uma grande dúvida de quem está pesquisando pela melhor faculdade de psicologia. De um modo geral, todas as faculdades terão a mesma grade curricular porque esta é uma exigência do governo federal, do Ministério da Educação.

Entretanto, como disse acima, ter uma grade idêntica aqui e a ali não significará que o aluno terá o melhor professor para ensinar todas as disciplinas. Não é raro que um psicanalista dê aulas de humanismo e nada impede que ele dê, desde que seja ético o suficiente para ensinar sem querer puxar para o seu ponto de vista, da psicanálise.

Enfim, o que quero mostrar é que a melhor faculdade de psicologia não será, necessariamente, a que vai aparecer nas estatísticas do governo (veja abaixo). E não só pelo que disse até aqui.

Temos que considerar que também entram em jogo situações subjetivas, pessoais, internas para a avaliação do que é a melhor faculdade.

Por exemplo, a melhor faculdade será aquela mais cara? A que vai exigir grande esforço do estudante e de sua família para pagar? Evidente que não. Podemos encontrar excelentes instituições que são mais baratas mas igualmente boas.

E aqui, também, entramos em uma outra dúvida – “As faculdades federais são realmente melhores do que as particulares?

Bem, já respondi esta questão neste texto – Faculdade Particular ou Pública – qual devo escolher

Conclusão

Antes de listar as melhores faculdades de psicologia, de acordo com as avaliações do governo federal, eu gostaria de comentar um pouco mais a questão das faculdades federais versus faculdades particulares.

Em princípio, as faculdades federais são melhores (pelos motivos que eu cito no outro texto), mas também por serem gratuitas. No caso, o gratuito não significa falta de qualidade – pelo contrário. E é preciso lembrar também que todos pagamos, indiretamente, através dos impostos.

Digo que é melhor porque o dinheiro investido em uma faculdade particular poderia ser utilizado em outros cursos, livros, congressos, etc – complementando a formação.

Mas como, infelizmente, a faculdade federal ou estadual nem sempre está disponível (seja pela dificuldade de entrar no vestibular ou Enem, seja por não ter em um região), temos que levar em conta alguns critérios para avaliar as faculdades particulares.

Os principais, em minha opinião, são:

– Avaliação de alunos e ex-alunos (podemos entrar em contato com eles indo até a faculdade nos horários de intervalo ou encontrando grupos e fóruns na internet);

– Avaliação dos professores (é possível avaliar os professores pelo seu currículo Lattes);

– Avaliação da biblioteca e de laboratórios de pesquisa (é possível ir até a instituição e conhecer a infraestrutura);

Além disso, temos que considerar os valores. Como disse, não é porque uma instituição cobra o dobro do preço que será muito melhor. Como é um investimento de longo prazo é preciso considerar a realidade financeira de cada um. Pois é muito melhor realizar o sonho de se formar do que ficar parado no tempo.

Avaliação do Governo

Enade 2013 com todas as instituições de Ensino

Em 2012 – Ranking de Faculdades de Psicologia

PSICOLOGIA UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) Privada PR CURITIBA 4,21 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Privada SP LIMEIRA 4,18 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) Pública RN NATAL 4,17 5
PSICOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES) Privada RS LAJEADO 4,14 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Privada SP JUNDIAI 4,10 5
PSICOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA (UNIFEV) Privada SP VOTUPORANGA 4,10 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM) Pública MG UBERABA 4,00 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Privada SP RIBEIRAO PRETO 3,97 5
PSICOLOGIA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC / PITÁGORAS) Privada MT CUIABA 3,96 5

A primeira nota significa o IGC e a segunda nota o CPC, ou seja, a nota apenas do Curso. No caso, todas as que foram listadas tiveram nota máxima para o Curso de Psicologia

O que é IGC?
O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma indicador que avalia a qualidade do ensino de uma universidade, centro universitário ou faculdade. Ele varia de 1 a 5. Para o cálculo, é levado em conta a qualidade de todos os cursos da instituição
O que é CPC?
O CPC (Conceito Preliminar do Curso) é a “nota” do curso e leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura. Assim como o IGC, ele varia de 1 a 5

 

Veja também ao nosso Vídeo –

Qual a melhor faculdade de psicologia?

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Problemas de Relacionamentos ou Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913