Olá amigos!

Há um tempo atrás eu havia publicado o texto – Ganhar dinheiro ou fazer o que se gosta aqui no site – e este texto está entre os primeiros lugares no google para a pesquisa relacionada. A equipe do Programa Antenados, da TV São Judas Tadeu, leu o texto e me chamou para participar do Programa. Como diz o site, “O ambiente do programa é totalmente descontraído: alunos universitários e professores convidados debatem diversos temas atuais e até polêmicos como, comportamento, política, comunicação, saúde, entre outros”.

Foi minha primeira participação em um Programa de TV. Achei que ficou bem legal e gostaria de compartilhar com vocês:

Programa Antenados – Fazer o que gosta ou o que dá dinheiro

Vendo novamente o vídeo, podemos dizer que a Orientação Profissional, a área da psicologia que lida com a escolha profissional, não deve ser pensada apenas entre os 18 aos 22 anos. Muitas pessoas tem dúvidas com relação à carreira aos 30, 40 anos, quando querem mudar de profissão ou quando sentem falta de um caminho que foi deixado para trás e nem hobby virou.

Penso que a escolha profissional pode ser complicada e confusa, mas podemos simplificar a partir dos seguintes pontos:

1) A escolha não é necessariamente definitiva, nem é necessariamente para a vida toda;

2) Uma única profissão pode reunir – ou não – o nosso sonho (a nossa “missão de vida”), a nossa fonte de renda e um cotidiano agradável. Ou seja, podemos encontrar uma carreira perfeita, que reúna estas três possibilidades. Mas pode ser que não e isto não é algo de outro mundo. Assim, podemos ter uma fonte de renda diferente do nosso sonho. Por isso, também pensamos, na Orientação Profissional, na manutenção dos hobbies.

3) Atualmente, para quem não tem condições financeiras de fazer uma faculdade, existem alternativas:

Veja nosso texto – Online e gratuito: cursos e faculdades de graça pela internet

E o vídeo – Como fazer uma faculdade sem pagar nada – Prouni e Fies

4) Escolher uma profissão apenas porque existem muitas vagas disponíveis geralmente não é um bom critério. Em 4, 5 anos o mercado de trabalho muda muito e uma área antes fácil de trabalhar e lucrativa, pode estar saturada e com baixa remuneração.

Alguns textos aqui do site  também complementam o vídeo:

– A importância de ter um hobby

– Esperando pelo final de semana, pelo feriado, por férias

– Como avaliar um mercado de trabalho

– Dinheiro, rotina e missão de vida

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913