Erich Fromm (1900 – 1980) nasceu em Frankfurt, Alemanha. Formou-se primeiramente em psicologia e sociologia, para então, realizar seu treinamento psicanalítico. Este é um dos fatores que tem levado os críticos a colocarem sua obra muito mais como filosofia social do que uma teoria apenas psicológica. Em 1933 muda-se para os EUA, onde leciona em diversas Universidades e estabelece sua clínica de psicoterapia privada.


Fromm tenta integrar fatores sócio-econômicos à psicanálise como explicação da neurose, não a restringindo a etiologia à problemas de ordem sexual como fazia Freud. Ele foi muito influenciado por Marx e chegou a propor como sociedade ideal: a sociedade comunitária Humanista; na qual os homens poderiam realizar suas potencialidades e desenvolverem um caráter produtivo, sendo sua obra um vigoroso protesto contra as mais diversas formas de totalitarismo, alienação e exclusão social. 


Um dos interesses básicos de Fromm é o efeito de variados aspectos da realidade social sobre os indivíduos. Publicou livros sobre a liberdade humana e o medo que o homem tem da liberdade, sobre religião e psicanálise e muitos outros sobre temas contemporâneos e sociais. 


Veja também:


Teoria da Personalidade – Erich Fromm