Autora: Jacqueline Trinette


Rir faz bem pra mim, faz bem pra você, para o corpo e para mente, contagia quem está perto e quem ta longe, é um vírus altamente benéfico. Quem nunca teve uma crise de riso assistindo um filme? Ou simplesmente riu e sentiu-se feliz com o sorriso de uma criança?

Comprovado cientificamente o riso, a gargalhada efeito do humor, traz grandes benefícios momentâneos e em longo prazo, benefícios para a saúde metal e a saúde física, torna as pessoas mais criativas, rindo em grupo ou sozinho.
O riso junto com uma enorme sensação agradável, traz consigo um alívio de sensações desagradáveis, como a ansiedade e nervosismo, reduzindo o estresse. Segundo alguns psicólogos, o riso está relacionado com a cura da depressão e o aumento da auto-estima, tornando a pessoa que ri mais positiva e menos negativista perante os problemas que surgirem durante a vida.

O efeito da risada segundo alguns médicos facilita a digestão, fortalece o sistema imune, prevenindo gripes e resfriados, o riso aumenta a liberação das células, o que não significa que pessoas que riem fiquem menos doentes. Rir produz endorfina, produzindo uma sensação de bem estar, aliviando a dor, além de fazer bem ao coração produzindo aumento da circulação sanguínea.

Ainda há aqueles momentos em que temos um ataque de riso, sabe? Que rimos tanto que a barriga dói e os olhos enchem de lagrimas, esse ataque de riso é uma excelente atividade física, trabalha o abdômen, os braços, pernas, e os músculos das costas, e ainda nos divertimos.

Para os professores uma aula divertida, descontraída facilita a aprendizagem, aumenta o interesse tanto de crianças como de adultos, facilitando para que os alunos se recordem do que foi transmitido durante a aula.

“Se não quiser adoecer, tome decisão. A pessoa indecisa acaba ficando ansiosa, angustiada, acumulando problemas e preocupações. Se não quiser adoecer busque soluções. As pessoas negativas preferem a lamentação, o pessimismo. O pensamento negativo gera energia negativa, que se transforma em doença. Se não quiser adoecer, não viva de aparências. Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de que está bem. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. O destino de pessoas assim é a dor, a farmácia ou o hospital. Se não quiser adoecer, não viva sempre triste. O bom humor, a risada, o lazer a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. O bom humor nos salva das mãos do doutor”. ( DRÁUZIO VARELA e MATILDE TEVAH)