O vídeo abaixo trata sobre a questão da criatividade e da escola. Gostei muito e por isso decidi compartilhar com vocês aqui! Nele você verá o professor inglês Ken Robinson analisar e criticar o modo como vamos deixando de ser criativos com a escola. Além de muito interessante, o vídeo é muito engraçado!

Além da relação entre Criatividade e Escola, ele cita a questão das inteligências múltiplas (Todos somos inteligentes?) e do TDHA, ou Transtorno do Déficit de Atenção, sobre o qual escrevi em Hiperatividade?

Se a gente parar para pensar, o que ele diz é verdade. Na escola, a nossa criatividade é podada, é criticada, é jogada fora. O processo de criatividade é diferente do modo como aprendemos a estudar e como aprendemos a aprender nas instituições de ensino. 


Eu tive a sorte de ter tido uma excelente professora de redação. Além de todas as outras aulas sobre conteúdos específicos, ela me ensinou uma técnica simples – que vale para escrever – e para criar. 


Escreva muito, muito, muito, sem limites, sem pausa, sem normas e regras de ortografia ou gramática. Depois de escrever tudo o que lhe veio à cabeça, pare. Você terá na sua frente um resumo.
Deste resumo, você tirará o texto final, depois de analisar e criticar o que foi demais, o que foi de menos, o que estava errado (na ortografia ou gramática), o que pode ser complementado…


Esta técnica é a mesma que o grande Walt Disney fazia e você poderá ler no texto Criar Mais Veja aqui: Criar Mais?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913