Acredito que todos nós podemos concordar com uma coisa: buscamos a felicidade.


Mas é tão difícil encontrá-la…Por que tem de ser assim? Ou melhor, tem mesmo de ser assim?


As dificuldades de ser feliz aparecem porque nós buscamos a felicidade nas coisas erradas. Muitas vezes pensamos que o outro é quem vai trazer a felicidade para nossa vida, pensamos que ela está em atos prazerosos (como comer, comprar coisas, fazer sexo, etc); pensamos que ela está no fato de possuirmos objetos; confindimo-as com certas virtudes, como: honestidade, honra.


Porém, sempre esquecemos de nos perguntar: o que é a felicidade? Qual seria o melhor modo de obtê-la? Uso aqui um filósofo da Grécia Antiga – Aristóteles – para definir o que é a felicidade. Ele diz que a felicidade, basicamente, é viver bem e fazer as coisas bem.


Como se pode viver bem quando estamos tão insatisfeitos?


Acredito que buscamos a felicidade de forma tortuosa, não sabemos o que ela significa realmente para nós.Dessa forma, ficamos perdidos. Ora buscamo-a em uma coisa (como, por exemplo, uma outra pessoa) ora buscamo-a em outra coisa (como, por exemplo, em possuir coisas ou em nos realizar profissionalmente).


Sempre a perdemos de vista pois as coisas mudam o tempo todo.


Se buscamos em alguém, a pessoa pode nos deixar; se a buscamos em possuir objetos, ora eles serão destruídos pelo tempo. Nós nos apegamos a ela, tememos que ela vá embora.


Mas encontrá-la pode ser tão simples.


Quando se atinge um “meio termo” para as coisas, ficamos menos insatisfeitos. Ficamos sensatos, lúcidos e maleáveis às mudanças da vida. Não podemos buscar resultados diferentes agindo sempre da mesma forma, certo?


Vemos a felicidade na beleza das coisas; a encontramos em atos simples como caminhar, ver o sorriso de alguém amado, em ajudar alguém.


Temos de transformar a felicidade em algo útil, em algo prático. A noção de que ela é inalcançável não pode tomar conta de nós.


Sei que passamos por momentos muito difíceis na vida, mas se agirmos com Equilíbrio, todos eles passam e a felicidade é encontrada, nossas insatisfações deixam de existir.


Sempre desejamos demais. Queremos isso e aquilo. Nossos desejos nos confundem, pensamos que os caminhos que podem nos levar à felicidade são a própria felicidade.


Estamos errados pois quando se sente a felicidade, ela basta por si só (como disse Aristóteles), não há espaço para insatisfações.


Ela é formada pelo bem, pelo belo, pelas virtudes, pelo prazer, pela justiça. Lembrem-se de que o segredo é o meio-termo.


Ficam aqui as dicas para repensarmos nossos conceitos fixos sobre as coisas!!!