Minha filha me contou que participou de um inimigo oculto – uma brincadeira em que você dá e recebe presentes indesejados. 

Neste texto, você poderá saber mais o que fazer quando você recebe, das outras pessoas, um presente indesejado, e também qual é o melhor presente que você pode oferecer. 

Conta a lenda oriental, que, certa vez, Sidarta Gautama recebeu um presente, e o presente não era nada mais nada menos do que uma ofensa. Mas não era uma ofensa qualquer, era uma ofensa das que podiam deixar ele irado, magoado ou triste para o resto da vida. 




Mas, apesar de ser uma ofensa terrível, Sidarta Gautama decidiu não receber a ofensa – e tudo o que ela trazia junto (ira, mágoa, tristeza). 

Ele perguntou à pessoa que queria lhe presentear:

– “Você está me dando um presente. Se eu não receber, com quem vai ficar o presente?”
– “Comigo mesmo”, a pessoa respondeu. 
– “Pois bem. A ofensa que você está me oferecendo, vai ficar com você mesmo. Só você vai sofrer com ela”. 

Moral da história:

Se recebemos um presente que não gostamos, de verdade, e não como na brincadeira do inimigo oculto – se recebemos uma ofensa, um xingamento, uma agressão verbal – podemos simplesmente decidir não aceitar o presente e tudo o que ele traz de sofrimento. 

Dizem que cada um dá o que tem…

No mais, podemos pensar também em como oferecer um presente maravilhoso. 

Nestes muitos anos de prática clínica, considero que o maior presente que se pode oferecer para alguém, é atenção. Se você escuta verdadeiramente, olha verdadeiramente e acolhe, você está oferecendo o melhor presente: permitir que a outra pessoa possa ser quem ela realmente é! 

A vantagem deste presente maravilhoso é que é gratuito. Todos podemos dar de presente a nossa atenção. Ouvir com atenção, olhar com atenção!! Estes são atos muito simples, mas muito profundos e que podem mudar uma vida para melhor!