Podemos pensar em três tipos de depressão: o Transtorno Depressivo, Episódio Depressivo e Distimia – segundo o DSM-IV, livro de referência para a psiquiatria e para muitos psicólogos.

Distimia é uma forma de depressão crônica (que se mantém ao longo do tempo). Antigamente tudo o que falamos hoje em dia como Distimia era chamado de a personalidade depressiva ou melancólica.

No Transtorno Depressivo notamos a depressão muito clara. A pessoa para de ir ao trabalho ou à escola, dorme mal, não come… As pessoas ao redor percebem logo que algo está errado.

Na Distimia, as pessoas que estão ao redor, e mesmo a pessoa que tem distimia, não percebe que há algum problema.

Geralmente, a pessoa pensa: “Sempre fui assim” ou “É assim que eu sou”. E com isso, ninguém percebe os sintomas da distimia.

Os sintomas da distimia são:

1) Humor deprimido a maior parte do tempo (por pelos menos 2 anos em adultos e 1 em crianças e adolescentes)

2)  apetite diminuído ou hiperfagia; insônia ou hipersonia; baixa energia ou fadiga; baixa auto-estima; fraca concentração ou dificuldade em tomar decisões;

3) Não há episódio Maníaco;

4) Não há uso e abuso de drogas ou problemas sérios de saúde;

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913