A pergunta abaixo foi feita há alguns meses por uma leitora do site. Gostaria de mostrar, aos que estão interessados na Orientação Profissional:

Pergunta: Olá, já larguei uma faculdade e não consigo decidir o que quero cursar nem pra qual cidade ir. São tantas possibilidades! Cada hora uma coisa parece ser o melhor a se fazer, dependendo do parâmetro que uso para comparar… Estou perdida.



Resposta:


Olá!


Entendo o que você está passando.


Sim, são tantas possibilidades!!! Como escolher?


Existe uma linha de psicologia chamada psicologia existencial que lida com este tema das escolhas. 


A grosso modo, temos que pensar em algumas coisas, quando falamos de escolhas:


1) Não temos todo tempo do mundo. Afinal, a existência é finita pois ninguém é imortal. 


2) Toda escolha exige a renúncia das outras possibilidades. Pois não é possível ir ao mesmo tempo para o norte E para o sul…


3) As escolhas exigem que pensemos bem nelas. Mas, depois de pensar temos que levar esta escolha até o fim. Os existencialistas chamam isto de autenticidade. Temos que fazer escolhas autênticas, que serão levadas até o fim.


4) Não podemos responsabilizar os outros por nossas escolhas. As escolhas cabem a cada um. Nesse sentido, o homem está condenado a ser livre, está condenado a ter que fazer suas próprias escolhas. 


Enfim, pense nisso. Com relação à vida futura profissional, há uma orientação específica da psicologia chamada Orientação Profissional. Ajuda muito na descoberta da melhor carreira para você!! Em outras palavras, ajuda você a se decidir!!!


Espero ter ajudado!