No Doutorado, estou estudando um livro novo de C. G. Jung, chamado O livro vermelho [em alemão Das Rote Buch]. Este livro pode ser considerado como um diário do psicólogo criador da Psicologia Analítica, logo depois que ele rompeu com Freud, por volta de 1912.

Mas é um diário longo, que levou mais de 16 anos para terminar e que possui não somente textos como imagens, desenhos, mandalas…

O texto é muito rico e gostaria de comentar com vocês apenas um pequeno trecho, que nos faz pensar em muitas coisas:

“Existe apenas um caminho e este é o seu caminho… Existe apenas uma lei, e esta é a sua lei. Existe apenas uma verdade e esta é a sua verdade”. (Jung, p. 231).

O que isto quer dizer? Entendo que cada um deve encontrar seu próprio caminho na vida. Os exemplos de outros (com caminhos semelhantes) podem ser inspiradores, incentivadores, animadores…mas… cada um só pode seguir apenas o seu próprio caminho.

É isto o que Jung mais tarde vai chamar de individuação. (Para saber mais sobre individuação, clique aqui: Eu, quem?).

Ora, neste sentido um livro de auto-ajuda pode ajudar um pouco. Isto porque para serem realmente verdadeiros, um livro de auto-ajuda teria que ser escrito para você. E o mais importante: por você!

Por isto é tão importante o caminho de autodescoberta e tão recomendável o fato de cada um ter um caderno para que possa anotar seus pensamentos, sentimentos, sonhos…

Afinal, vivemos em uma época única. Uma época capitalista, marcada pelo consumo. O que está disponível para nós são imensas possibilidades… e como poderemos saber o que queremos…o que queremos comprar, ter, viver, saber…? Somente através da autodescoberta.

Nesse sentido – do caminho da autodescoberta – cada um de nós está sozinho ou sozinha. Cada um terá que seguir seu próprio caminho e não o caminho dos demais.

Isto está, é claro, relacionado com as escolhas profissionais (ou vocacionais), mas não só: existem pessoas e mulheres que vieram ao mundo não para ter uma carreira, mas para serem mães, avós… existem pessoas que vieram para ensinar, outras para construir casas, pontes…

Qual é o seu caminho? O caminho para o qual o seu coração aponta?