Olá queridos leitores e leitoras,


Fiz um Novo Twitter: @felipeluiss_msn – com o objetivo de divulgar provérbios e frases de sabedoria de todos os povos.


Utilizo abaixo a apresentação do Dicionário de Provérbios, de Roberto Lacerda, Helena Lacerda e Estela Abreu, para explicar a origem dos provérbios e “o que são os provérbios”:


“A origem dos provérbios perde-se na noite dos tempos. De criação anônima, foram porém registrados por diversos povos da Antiguidade. Há provérbios egípcios anteriores a 2500 a. C. e, na China e na Índia antigas, eles serviam para inculcar preceitos morais e transmitir idéias filosóficas. Coube, contudo, aos hebreus (em seu livro sagrado, a Bíblia) e aos gregos (em suas obras) utilizá-los literariamente, consolidando-lhes a forma.


A Grécia antiga é, portanto, responsável pela divulgação de numerosos provérbios que permeiam os escritos de Hesíodo, Teógnis, Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Platão, Aristóteles, Menandro, Demétrio, Teofrasto e muitos outros autores.


Entre os latinos, discípulos e continuadores gregos, são também vários os escritores que os consignaram e empregaram, como Plauto, Terêncio, Catão, Lucrécio, Cícero, Publílio Siro, Virgílio, Horácio, Fedro, Quintiliano, Sêneca, Quinto Cúrcio, Juvenal, Aulo Gélio, Festo, Macróbio, Isidoro…


O Antigo Testamento (em especial o Livro dos Provérbios, o Eclesiástico e o Eclesiastes, atribuídos a Salomão) e os Evangelhos também constituem um considerável respositário de máximas de cunho moral ou religioso.


A essas três ricas fontes geradoras ou transmissoras de provérbios na Antiguidade, veio somar-se – na Idade Média, no Renascimento e ao longo dos séculos seguintes – o gênio criador de um Chaucer, um Villon, um Dante, um Shakespeare, um Tasso, um Cervantes, um Camões, um Rabelais, um La Fontaine, a dar forma, cada qual em seu idioma, a pensamentos que eram patrimônio comum da cultura ocidental.


E sobre a definição de provérbio, os autores dizem: Tal como se entende hoje, ‘provérbio é uma sentença completa e independente – em geral de criação anônima – que exprime, muitas vezes de modo metafórico, um pensamento, um preceito, uma advertência, um conselho…’


Então, espero que vocês gostem e sigam o meu Novo Twitter: @felipeluiss_msn


Atenciosamente,

Felipe de Souza

PSICOLOGIA ONLINE