Como manter as promessas de ano novo

O começo de um ano novo é um tempo perfeito para virar a página, o que é provavelmente a razão de tantas pessoas criarem Resoluções de Ano Novo.

É, portanto, uma grande oportunidade para eliminar hábitos ruins e estabelecer novas rotinas que irão nos ajudar a crescer psicologicamente, emocionalmente, socialmente, fisicamente ou intelectualmente. É claro que é mais fácil criar as Resoluções do que realizá-las e por isso, no fim de janeiro muitos já terão voltado aos velhos hábitos.

A questão então é: como cumprir estas promessas e resoluções? Nós traduzimos um texto excelente, de Kendra Kerry, psicóloga americana, com as principais dicas para fazer da resolução não apenas uma resolução, mas sim uma realização!

1) Escolha um Objetivo específico e realista

A cada ano, milhões de pessoas resolvem “perder peso” ou “entrar em forma” durante o próximo ano. Ao invés de selecionar um objetivo ambicioso, tenha em mente algo mais concreto que você possa realizar. Por exemplo, você pode dizer que você perderá 2 quilos por mês até atingir o que você considera ideal. Escolhendo um objetivo concreto, e realizável, você saberá como você poderá atingir o seu objetivo no ano que começa.

2) Escolha apenas uma resolução

Richard Wiseman, professor de Psicologia na Universidade de Hertfordshire, sugere que cada um de nós escolha apenas uma resolução ao invés de perder o foco em várias resoluções e não realizar nenhuma.

3) Planeje

Planejar é uma parte essencial para se atingir um objetivo. Especialistas sugerem que você “perca algum tempo” planejando como você vai realizar seu objetivo. Você pode começar escrevendo-o, fazendo uma lista das coisas que você pode fazer para atingir o que quer e, no processo, notando os obstáculos que poderão estar no caminho.

4) Comece com pequenos passos

Muitas Resoluções de fim de ano fracassam, por se pensar grande demais. Cortar calorias de forma drámatica, malhar mais do que se aguenta ou mudar radicalmente comportamentos são formas certas para fracassar na realização dos objetivos. Ao invés disso, tenha por foco pequenos passos que irão te ajudar a atingir aquele objetivo maior.

Embora possa parecer um começo muito lento, começar com pequenos passos ajuda a criar novos hábitos.

5)Evite repetir erros anteriores

“Se as pessoas pensam que podem, elas provavelmente podem, mas se elas já tentaram e falharam, elas provavelmente não acreditarão em si mesmas como antes”, explica Wiseman em uma entrevista de 2006 ao Jornal The Guardian.

Se você escolheu atingir um objetivo para o qual já falhou em realizar anteriormente, passe algum tempo avaliando o que você fez no passado. Quais estratégias foram as mais efetivas? Quais foram as menos efetivas? O que te impediu de manter a resolução de anos passados? Ao mudar a forma de ver, você provavelmente terá mais chances de atingir seus objetivos este ano.

6) Lembre-se que mudança é um processo

Aqueles hábitos pouco saudáveis que você está tentando mudar provavelmente levaram anos para se desenvolver, então como você pode esperar mudá-los em dias, semanas ou mesmo meses? Pode tomar mais tempo que isso, mas lembre-se que não estamos correndo contra o tempo. Na medida em que você fez o compromisso com você mesmo de mudar seu comportamento, você terá que manter este compromisso com você mesmo durante a sua vida como um todo.

7) Não deixe pequenas dificuldades te atrapalharem

Encontrar dificuldades é uma das principais razões para as pessoas abandonarem suas resoluções. Se você de repente repetir um hábito antigo, não veja isto como um fracasso. O caminho em direção à realização de seus objetivos não é um caminho fácil, pois sempre existirão desafios. Ao invés disso, veja as dificuldades como oportunidades para você se superar.

8) Procure apoio na sua família e com seus amigos

Sim, você provavelmente já ouviu este conselho um milhão de vezes, mas isto é porque isto funciona de verdade. Ter um sistema de apoio sólido pode te ajudar a ter motivação. Explique quais são seus objetivos para seus amigos e famliares mais próximos e peça ajuda a eles para te ajudarem. Você também pode entrar em um grupo que tenha os mesmos objetivos que você.

9)Renove sua motivação

Nos primeiros dias do Ano Novo, você provavelmente se sentirá muito motivado e confiante para atingir seus objetivos. Mas depois de lidar com a realidade, a motivação pode começar a diminuir. Quando você enfrentar tais momentos, lembre-se porque exatamente você quer atingir seus objetivos. O que você tem a ganhar se você conseguir realizar?

10) Continue se esforçando por seus objetivos

Com o passar dos meses, muitas pessoas perderão aquela motivação inicial, mas mantenha a ispiração viva mesmo se tiver dificuldades. Se suas estratégias não estiverem funcionando, procure reavaliá-las.

Você pode manter um diário, aonde você poderá escrever sobre os seus sucessos e dificuldades. Escrevas as razões pelas quais você está buscando atingir tais objetivos. Ao mantê-los ao longo do ano e procurar realizá-los, você será uma das poucas pessoas capazes de dizer que realizou suas Resoluções de Ano Novo. 

Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913