Olá amigos!

Uma dúvida muito comum aqui em nosso site é a respeito da qualidade dos cursos de psicanálise que são oferecidos. Neste texto, vamos falar sobre os melhores cursos, além dos cursos de pós-graduação e dos cursos livres (estes últimos com a função de trazer mais conhecimento, porém sem ser um curso de formação).

Veja também – O que é psicanálise?

Bem, se você está buscando por cursos de psicanálise, já tem uma ideia básica a seu respeito. Portanto, não vou me alongar aqui na definição da psicanálise, das técnicas e das teorias. Apenas gostaria de mencionar que, na história da psicanálise, aconteceu algo que deu origem ao Instituto Internacional de Psicanálise.

Por uma série de motivos, a psicanálise não entrou nas Universidades europeias, logo após o seu surgimento no início do século XX. Ou seja, a psicanálise não se transformou em uma faculdade, como aconteceu com a faculdade de psicologia. Embora depois de certo tempo a psicologia tenha incorporado conhecimentos psicanalíticos e tenha criado disciplinas específicas, a psicanálise em si não gerou um curso à parte.

Portanto, para aqueles que desejavam ser psicanalistas, era necessário recorrer ao Instituto Internacional de Psicanálise em Viena, ou às suas subsedes, em outros países. Com a II Guerra Mundial e a mudança de Freud para a Inglaterra, a IPA (International Association of Psychoanalyses) foi transposta para Londres.

No começo, a psicanálise era exercida por médicos. Freud era neurólogo e Jung (um dos pioneiros e depois dissidente) era psiquiatra. No início do século passado, não existiam psicólogos como existe hoje. Com isto, a grande questão para Freud era saber se a psicanálise poderia ser exercida apenas por médicos ou poderia ser exercida por leigos (quer dizer, não-médicos).

Hoje, então, existem duas posições sobre esta questão:

Para a Sociedade Brasileira de Psicanálise, localizada em São Paulo, podem fazer o curso para formação em psicanálise:

– psicólogos

– médicos.

A formação completa para ser um psicanalista filiado à IPA dura em média 5 anos. É como uma faculdade completa – apenas de psicanálise, claro – com estágios e a necessidade de o candidato também fazer análise, a chamada análise didática.

Outra possibilidade de formação são as pós-graduações em psicanálise. Como toda pós-graduação, aqui no Brasil, existem as lato sensu e a stricto sensu.

Veja aqui – Qual pós-graduação devo fazer?

Assim, existem os mestrados e doutorados em teoria psicanalítica (stricto sensu) e as pós-graduações lato sensu que são especializações. Em ambas as modalidades, é possível que profissionais de outras áreas se inscrevam (desde que tenham já um diploma de ensino superior). Assim, para ficar claro, é possível fazer uma especialização em psicanálise desde que a pessoa tenha feito antes uma faculdade. Pode ser a faculdade de filosofia, sociologia, história, enfim, profissionais de todas as áreas que tenham ensino superior.

Além destas duas possibilidades de formação, existem cursos menores que dizem dar a possibilidade de atuação como psicanalista, mas que são geralmente muito fracos, quando não são totalmente focados em apenas receber o dinheiro dos inscritos, sem nenhum critério real. É necessário ficar atento a estes cursos que dizem emitir diplomas para ser psicanalista, especialmente os que são online. Um grande amigo meu perdeu dinheiro se inscrevendo para um curso de psicanálise online que era fajuto. O curso não existia de verdade.

Existem cursos livres, como o de psicanálise online e grátis que oferecemos aqui em nosso site. O objetivo é dar uma visão geral para quem quer saber mais sobre o tema. Mas, primeiro, são cursos gratuitos, livres, que não oferecem diplomas e nem certificados e muito menos prometem dar uma formação para trabalhar como psicanalista.

Conheça também nossos Cursos em Vídeo – Assinatura Cursos de Psicanálise

Quais os melhores cursos de psicanálise?

Com tudo o que explicamos acima, podemos listar os melhores cursos de psicanálise que temos à nossa disposição, aqui no Brasil.

Em primeiro lugar, temos os cursos que são ligados à IPA (Associação Internacional de Psicanálise).

Temos a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Estes dois cursos são apenas para psicólogos ou médicos. É um curso de longa duração, que exige a necessidade de fazer análise didática, estudar a fundo as obras dos principais psicanalistas. Em média, possuem a duração de 5 anos e mensalidades relativamente altas.

Em segundo lugar, temos os cursos de pós-graduação de faculdades públicas e privadas que são de renome. Como dissemos, temos dois tipos de possibilidade de estudos: os cursos de mestrado e doutorado, por um lado, e os curso de especialização, por outro.

Os cursos de mestrado e doutorado são mais voltados para quem deseja lecionar em universidades, enquanto os cursos de especialização são mais voltados para o mercado de trabalho. Porém, para ser psicanalista reconhecido internacionalmente, este não é o melhor caminho. O caminho mais adequado e conforme as normas é fazer a formação completa nas sociedades ligadas à IPA.

Aqui no Brasil, então, acontece algo peculiar. Existem estes cursos de pós-graduação que são abertos a todos quem possuam já um curso de graduação. As pessoas fazem a pós e se dizem psicanalistas. Se afiliam a grupos ou associações de psicanálise sem reconhecimento pela IPA e atuam em seus consultórios. O Conselho Federal de Psicologia ou Medicina não tem poder para intervir e fechar estes consultórios. O grande público não sabe destas questões e pode acabar recorrendo a quem não tem realmente o direito de ser chamado de psicanalista.

Ou seja, estes cursos de pós-graduação seriam apenas para a complementação da formação de psicólogos e médicos, ou outros profissionais que tem interesse de saber mais sobre a psicanálise, sem o desejo de trabalhar como psicanalista.

Há ainda uma outra questão. Existem correntes diferentes dentro da psicanálise. Jacques Lacan, um dos maiores psicanalistas depois de Freud, em certo momento de sua carreira, rompeu com a IPA e criou o seu próprio Instituto. Veja mais informações aqui – Deste modo, é possível ter uma formação reconhecida, dentro da escola lacaniana, sem ter uma formação reconhecida pela IPA.

Portanto, nós temos dois tipos de formação que são excelentes. As formações ligadas aos Institutos Internacionais, que tem duração de 5 anos, e a possibilidade de estudar a psicanálise em universidades públicas e privadas (em nível de pós-graduação).

Para citar algumas, temos:

Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Universidade Estadual do Rio de Janeiro,

Universidade de São Paulo

 Universidade Federal de Minas Gerais

 PUC São Paulo

Em último lugar, temos os cursos que são livres. Recomendo que vocês desconfiem dos cursos que cobram mensalidades (não interessa se altas ou baixas) e que dizem emitir cursos que são de formação, em 18 meses ou 24 meses.

É importante frisar que a psicanálise é um teoria extremamente complexa, que requer anos de estudo para compreendê-la, além de anos de supervisão clínica e prática para conseguir levar a cabo uma análise. Além da responsabilidade do atendimento, é importante pensarmos que o profissional também tem que ter passado pela sua própria análise para ser um excelente psicanalista.

Dúvidas, críticas e comentários serão bem vindos abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913