Olá amigos!
Continuando a nossa série de textos sobre Orientação Profissional, hoje vamos falar a respeito da pós-graduação. Durante a graduação ou depois de formar, uma dúvida comum de profissionais e estudantes de todas as áreas é qual pós-graduação é melhor fazer. Dada a minha experiência – sou mestre, estou fazendo doutorado e já cursei uma pós-graduação de especialização – creio que posso ajudar quem está em dúvida. As dicas deste texto valem não só para a psicologia como para todos os ramos do conhecimento.
Toda decisão exige que conheçamos as possibilidades. Então vejamos primeiro quais são as possíveis pós-graduações disponíveis:
Tipos de Pós-Graduação
Antes de falarmos dos tipos de pós-graduação é importante frisar que os cursos de pós são para quem já está formado no Ensino Superior. Por este motivo possuem este nome pós-graduação, quer dizer, são cursos para serem feitos após a graduação. Com isso, para qualquer processo seletivo, as faculdades e universidades pedem que o candidato tenha um diploma de graduação.
Porém, aqui as coisas já começam a se complicar, ou melhor, começam a ficar mais interessantes. Veja a pergunta:
É possível ter o diploma de graduação em uma área e fazer pós-graduação em outra?
Sim. Porém, tudo vai depender do que a faculdade ou universidade vai exigir. Por exemplo, é possível fazer pós-graduação em direito sendo formado em engenharia – desde que o curso permita que alguém formado na área de exatas – engenharia – se inscreva. Se um engenheiro vai poder atuar, depois do curso, na área própria dos advogados já é uma outra questão que deve ser pesquisada antes de se fazer a matrícula.
Mas antes de entrarmos no tópico específico com as dicas para se escolher a pós, vamos falar nos tipos que existem atualmente:
Pós-Graduação Latu Sensu
O nome é um pouco estranho mas o que quer dizer Latu Sensu é simples. Quando fazemos uma pós-graduação latu sensu vamos nos especializar em uma determinada área. Por exemplo, sou formado em psicologia e faço a pós-graduação em psicologia clínica. Esta parte da psicologia vai ser objeto do meu estudo, que vai ser geral por toda a psicologia clínica.
Pós-Graduação Stricto Sensu
Em oposição à Pós-Graduação Latu Sensu a pós-graduação stricto sensu vai ser específica, existindo dois tipos: o mestrado e o doutorado (além do pós-doutorado, o Phd). Então, seguindo o exemplo acima, ao invés de eu estudar a psicologia clínica em geral – com os diversos autores ou a obra geral de um único autor – vou estudar especificamente um único livro, um único tema, um único problema dentro daquela vasta área mais geral.
Na maior parte das vezes, o mestrado e o doutorado são feitos por pessoas que tem o intuito de lecionar, de ser professor universitário.
Mestrado
O mestrado é, portanto, uma pós-graduação stricto sensu e tem a duração de 2 anos. O mestrando cursa disciplinas mais gerais também – como nas especializações latu sensu – que duram, em média, um ano. Depois, no segundo ano, dedica-se a escrever a sua dissertação de mestrado. Um trabalho semelhante ao TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, das graduações, porém mais detalhado, completo e maior. Para escrever a dissertação de mestrado, o aluno conta com um orientador ou orientadora que lhe auxiliará a pesquisar o material adequado para responder à pergunta específica do projeto de pesquisa.
Doutorado
O esquema do doutorado é semelhante ao mestrado, variando mais no tempo e amplitude do trabalho final. O doutorado tem uma duração de 4 anos. Em geral, um ano de disciplinas gerais da linha de pesquisa e o restante para a escrita da tese de doutorado. Ao contrário do mestrado – no qual a originalidade não é exigida – no doutorado a pesquisa tem que ser original, ou seja, um trabalho que contribua com o desenvolvimento da ciência ou da área de conhecimento do programa de pós graduação.
Diferenças entre a especialização, mestrado e doutorado
Além da diferença básica entre o nível de profundidade de estudo – a especialização mais geral e o mestrado e doutorado mais específico – uma outra grande diferença é com relação ao pagamento das mensalidades. Geralmente, as especializações são oferecidas por universidades particulares e custam uma média que varia entre meio salário a um salário ou mais. Ou seja, o estudante que visa cursar a pós-graduação para se especializar em um área de conhecimento irá investir um valor para obter o diploma.
Em média, as pós-graduações duram 2 anos ou 24 mensalidades.
Já o mestrado e o doutorado, embora sejam oferecidos por universidades particulares, são tradicionalmente ofertados por universidades públicas. Aqui, ao invés de pagar para estudar, o estudante pode receber bolsas de mestrado (atualmente 1350 reais por mês) e bolsa de doutorado (atualmente 2200 reais por mês) até concluir sua pesquisa. Ainda que a bolsa não seja oferecida talvez para todos os alunos ou durante toda a pesquisa – às vezes consegue-se a bolsa depois de uns meses – a oferta de bolsas de estudo pode ser um diferencial.
Quer receber para estudar? Saiba mais sobre bolsas de estudo
Muitos estudantes utilizam o mestrado e o doutorado como primeiro emprego, como primeiro salário após a faculdade. Entretanto, é importante salientar que o mestrado e o doutorado visam a carreira acadêmica, tornar-se um professor universitário, mais do que a aplicação especifica ao mercado de trabalho em geral como as pós-graduações.
Além disso, o estudante que fizer mestrado ou doutorado em universidade particular, pode vir não só a não pagar as mensalidades como receber do governo também a bolsa de estudos. O procedimento é normalmente feito pela própria universidade ou o aluno pode obter bolsa diretamente da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Que pós-graduação devo escolher?
Depois que já conhecemos os tipos de pós-graduação podemos passar para a dúvida sobre qual pós escolher. Vou dizer um pouco da minha experiência e do modo como eu escolhi, pois creio que podemos simplificar o processo de escolha, desta forma.
Entre pós latu sensu ou stricto sensu, a pergunta que deve ser feita é: “Quero ser um professor a dar aulas em cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado?”
Se a resposta for positiva, é certo escolher o mestrado e o doutorado. Serão mais 6 anos de estudos detalhados e específicos para obter o grau de Doutor. Após o doutorado, ainda é possível realizar o Pós-Doutorado – que dura entre alguns meses a 2 anos – e ser Phd. Eu digo que é certo escolher o mestrado e o doutorado pois estes cursos estão diretamente voltados para o ensino superior. Como estamos falando de uma decisão profissional, o objetivo, é claro, é obter um diploma que possa ser útil no mercado de trabalho. E o diploma de mestre e doutor é útil justamente para lecionar em faculdades e universidades.
Porém, é possível fazer o mestrado e o doutorado por outros motivos, como para obter mais conhecimentos ou até para receber as bolsas de incentivo que, na verdade, não são tão baixas. A bolsa de pós-doutorado, por exemplo, paga hoje cerca de 3700 reais por mês.
Nas áreas de exatas, o mestrado também pode ser útil para a especialização mais aprofundada em um determinado conhecimento útil para uma especialidade de trabalho. Eu conheci, certa vez, um engenheiro que fez mestrado em resistência de materiais e trabalhava em uma grande fábrica de aviões. Mas este tipo de formação é um pouco mais rara.Geralmente, as empresas ficam mais satisfeitas de ter um funcionário com pós-graduação (especialista latu sensu) do que um funcionário mestre ou doutor.
Com isto que eu disse acima, a pessoa que não quer ser professor, que não quer lecionar pode escolher uma pós-graduação latu sensu e se especializar em um dos ramos do conhecimento de sua graduação ou de graduações afins. Aqui pode parecer ainda mais difícil escolher com esta ideia de que é possível fazer uma pós-graduação em uma área que não foi exatamente a área da graduação.
Por exemplo, eu posso ter graduação em psicologia e fazer uma pós-graduação em tradução ou história ou filosofia ou economia. Enfim, a lista seria longa demais. O que é necessário, de novo, é saber de antemão os objetivos e se os objetivos podem ser atingidos com o diploma depois do curso ser concluído.
Então vamos lá: se o seu objetivo é apenas obter novos conhecimentos, qualquer pós-graduação que seja do seu interesse será útil. Agora, se o seu objetivo é ter um diploma a mais para lhe diferenciar no mercado de trabalho, tudo vai depender de qual área do mercado de trabalho você quer atuar.
Imagine que eu sou psicólogo e quero trabalhar com psicologia escolar. Com este objetivo em vista, eu posso pesquisar por pós-graduações específicas que juntem as duas áreas psicologia + educação. E, pesquisando a fundo a área, posso passar a ver que melhor do que uma pós em psicologia escolar seria uma pós em psicopedagogia. De forma que a dica é você já ter em mente qual área você quer se especializar para o mercado e, com este objetivo, pesquisar por áreas próximas.
Talvez seja bom primeiro ampliar os horizontes. Ao invés de fechar em psicologia escolar eu posso ampliar e pensar em psicologia + educação, portanto. Com isso, posso pesquisar pós que sejam em educação, pós da área de pedagogia ou até pós que sejam na filosofia da educação. Com isto, eu abro o meu leque de opções e (já tendo limitado pela área), posso ver o que exatamente eu desejo conseguir.
Conclusão
Escolher uma pós-graduação pode ser tão difícil quanto escolher uma graduação, uma faculdade. Isto porque a pós-graduação pode ser em uma área próxima da faculdade, não necessariamente precisa ser na mesma faculdade, pode ser em áreas afins. Além disso, existem alguns tipos de pós-graduação que também podem ajudar a confundir quem está pensando de continuar seus estudos. No texto eu mostro os tipos de pós-graduações (latu sensu ou stricto sensu) e dou dicas de como decidir por uma ou outra forma de pós, além de mostrar o que deve ser pensando antes de tomar a decisão final.
Olá,
fiz faculdade de administração e atualmente trabalho em uma multinacional, na área de marketing. sempre tive interesse em fazer um curso de psicologia.
Existe algum tipo de curso de psicologia com aplicação no mercado em que atuo? Pensei em uma pós/ especialização. Tem algum para recomendar?
obrigada,
Olá Priscila,
Bem, sua pergunta na verdade precisa ser respondida com um texto mais detalhado sobre Pós-Graduação em Marketing, em Psicologia da Comunicação e – também – relaciona-se com a Pós em Psicologia Organizacional em suas várias ramificações.
Escreveremos em breve textos sobre estas Pós-Graduações.
Mas você pediu uma indicação exata. Eu faria o MBA em Marketing da FGV
Como já trabalhei em Recursos Humanos sei o “peso” positivo que a FGV tem no Currículo!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá meu nome é Cida e fiz Psicologia e agora pretendo fazer uma pós em Psicologia social, pois gosto muito desta área, e acredito que também esta em expansão. O que você acha?
Olá Cida, tudo bem?
De uma maneira geral, fazer uma pós-graduação é sempre lucrativo. Não só pelo aspecto de gerar mais oportunidades de trabalho no futuro, como também se pensarmos no nosso nível de conhecimento que aumenta. Com isso, podemos, por exemplo, dar aulas dentro daquela área!
Cida, veja aqui – Pós-Graduação em Psicologia Social – Definição, tipos e atuação
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite! Sou formada em Sistemas de Informação, mas nunca trabalhei na área. Gostaria de fazer a pós em outra área… tem alguma que voçê poderia me indicar para que eu possa pesquisar. Obrigada
Olá Daniela!
Mas que área dentro de Sistemas de Informação ou ligadas à Informática e Computação você tem interesse?
Ou ainda, você tem interesse em outro ramo de conhecimentos, como ciências humanas?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Noite, sou formada em Psicologia e tenho interesse em fazer um MBA, me interessei por Gestão de Pessoas da FGV e também pelo MBA em Administração da Fundace/USP. Estou em dúvida, pois me agradou muito a grade do curso de Gestão de pessoas da FGV, são disciplinas que eu me identifico e trabalho com isso na atual empresa, e me interessa um aperfeiçoamento nessa área, entretanto sinto também a necessidade de me adquirir novos conhecimento em relação a Sistemas da Qualidade, Orçamento, Análise Financeira, Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão por processo (disciplinas MBA Administração). Falo isso pois vejo que na empresa onde trabalho somente um profissional que conhece de Gestão de Pessoas não vai muito longe o diferencial são esses conhecimentos citados acima, a empresa trabalha com meritocracia, uma empresa com perfil agressivo, que trabalha com orçamento rígido, processos. Quero um MBA que me ajude a me destacar nessa ou em outra empresa de porte grande. Quero saber se vale a pena fazer um MBA que eu me identifico e que com certeza vai ser mais fácil ou um MBA que vai fazer um diferencial no meu currículo, com disciplinas que eu não me identifico mas que eu julgo essenciais nos dias de hoje?
Olá Naiara,
Bem, a sua dúvida já é um pouco mais complexa.
Mas se simplificarmos teríamos como opções:
1) Fazer uma pós visando o mercado (demandas, exigências, competências);
2) Fazer uma pós visando conhecer mais uma área já conhecida, também por “prazer” ou interesse real e próprio.
Creio que para decidir seria interessante ver se você deseja, tem vontade, tem disposição para trabalhar na área 1. Se não tem, provavelmente não seria uma boa, pois você faria apenas visando o mercado e, no final, não gostaria de trabalhar na área.
Mas se você tem disposição na área 1, creio que seria a melhor opção fazer na área 1.
Antes o mercado exigia muito a especialidade. Cada um especialista em um ponto. Hoje, até para cortar custos, o que se exige é um profissional mais completo. Pensando por este lado, também penso que é melhor ampliar as competências profissionais do que restrigi-las.
Concluindo, uma boa ideia é pensar que as opções não são excludentes.
Em 4 anos, você pode se formar em ambas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Escolhi Psicologia fundamentalmente para ajudar os outros com seus problemas. Meu passatempo preferido sempre foi uma boa conversa – aquelas que instigam a alma, sabe? Por ter um amor incondicional por crianças e uma vontade impossível de colocar todas elas debaixo das minhas asas, estou pensando, como curso de especialização, em Psico-oncologia. Sou simplesmente fascinada pelo jeito como as crianças nos ensinam a enxergar a doença de modo diferente. Desisti da minha tão sonhada Engenharia Metalúrgica por justamente não me adequar ao perfil profissional do engenheiro, seja ele qual for. Adoro metalurgia, de verdade, mas não consigo me ver trabalhando em algo que não seja gratificante espiritualmente. Entende? Não procuro por status nem dinheiro, afinal, o “poder” de ajudar alguém (ainda mais quando esse alguém é indefeso, está doente e precisa de muito carinho) é realmente impagável. Mas, por gostar muito de crianças, qualquer coisa relacionada a elas me afeta de uma forma brutal e por isso fico apreensiva quanto a essa especialização e quanto à própria Medicina, que já me indicaram tantas vezes. Pessoalmente, prefiro o curso de Psicologia, porém ambos me submetem ao mesmo turbilhão de sentimentos que escolhi sentir e isso me dá a maior dúvida! Já li seu texto em resposta às duas moças que escreveram sobre isso e vou procurar por terapia ano que vem. A Psico-oncologia é uma especialização difícil de encontrar, você saberia me indicar qual universidade a oferta? E o que você pensa sobre esse específico mercado de trabalho e minha situação?
Desculpe por ter me estendido tanto!
Abraços e parabéns pelo site.
Olá Mariana,
Bem, eu penso que a decisão maior que você deve ter no momento é a respeito da graduação em psicologia.
Durante o curso, aprendemos a lidar com as nossas emoções para poder melhor atender os nossos pacientes. A terapia para o próprio profissional (junto ou separado da supervisão é sempre recomendada).
Sobre a sua questão da psico-oncologia: bem, é uma área bastante específica não é mesmo? Outra ideia seria a especialização em psicologia hospitalar – que lhe permitiria obter mais conhecimentos para trabalhar em qualquer hospital ou instituição grande de saúde.
Sobre a psico-oncologia realmente não conheço a fundo. Como te disse, pense agora no que está mais próximo (que é a graduação).
A pós-graduação poderá ser feita em outra cidade ou estado até. Existem muitas pós que oferecem aulas apenas em 1 final de semana por mês (durante 24 meses) e outras ainda são praticamente pela internet. Ou seja, não é algo para se preocupar no momento, certo?
Se algo não tiver ficado claro em minha resposta, por favor, comente de novo Mariana!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Caro Felipe de Souza,
Estou cursando Marketing, já quase concluindo o curso. Gostaria de saber se posso fazer uma pós graduação em alguma área da psicologia, pois me identifiquei com a área de psicologia organizacional.
Grata,
Alessandra.
Olá Alessandra,
O marketing é fantástico não é mesmo?
Deveria ser ensinado nas escolas…
Bem, creio que é possível você fazer uma pós-graduação em psicologia organizacional sim. As faculdades não irão (muito provavelmente) limitar a entrada de alunos advindos de outras áreas que não a psicologia. É só pensarmos que estudantes não só do marketing, mas também da ADM, Recursos Humanos tem interesse.
Sei que na pós-graduação em psicologia clínica as faculdades tendem a limitar para psicólogos e médicos apenas. Por isso, embora na área de organizacional eu ache que será mais aberto, recomendo que você procure pelas pós-graduações e pergunte diretamente na secretaria delas, ok? Assim você terá certeza quando será permitido e quando não.
Um fato interessante é que os psicólogos possuem uma reserva de mercado na aplicação de testes psicológicos. Formandos de outras áreas não podem aplicar ou fazer laudos baseados neles. (E este é um detalhe que pode fazer diferença no mercado para você). Mas, em geral, vemos muitos administradores realizando dinâmicas e entrevistas de emprego – o que é permitido.
Uma ideia que gostaria de te dar é a de você pensar em fazer a graduação em Administração. Eu já trabalhei com RH há alguns anos. Depois do mestrado, pensei de retornar para a área e, por este motivo, comecei a faculdade de Administração Pública (a diferença não é tão grande no que diz respeito à grade). E vi que se eu tivesse tido os conhecimentos da ADM quando estava no RH teria tido muito mais facilidade.
Dependendo de onde você estiver, você poderá fazer a graduação em ADM ou ADM pública a distância em uma Universidade Federal.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola boa tarde,
Meu nome é Marina e sou formada em Sistemas de Informação, trabalho numa área de administraçaço de informação, meus pais sempre me diziam na adolescência que Tecnologia seria o futuro, concordo com eles, mas não me dei bem na área,não sinto prazer, sou falante, carismática e adoro dar conselhos,mas não gosto mais de computador, sistemas.. gosto muito de trabahar na empresa mas não trabalhando com projetos e nem com tecnologia, eu gostaria de fazer uma pós graduação e tentar trabalhar em outro ramo, ou em um empresa do mesmo ramo mas com ofertas diferentes de carreira. Felipe, visando algumas características que lhe descrevi, você recomendaria que tipo de pós – graduação?, eu pesquisei por psicologia organizacional, mas naõ conheço a tendência dele no mercado, você tem algo a dizer a respeito ou similar?
Obrigada.
Boa tarde Marina,
Então, o interessante é você escolher uma pós-graduação que contemple (se possível) os conhecimentos da sua graduação e que também amplie os seus horizontes, tanto pessoais como profissionais.
Se você é uma pessoa falante e carismática, uma boa ideia pode ser uma pós-graduação na área da educação.
Já imaginou que sempre existirão cursos, faculdades e instituições demandando professores?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, muito Obrigada pela resposta,
Ire ipensar com Carinho . Obrigada
Fala felipe. me chamo andre e gosto da area de humanas especialmente psicologia.mas infezlimente e um curso caro e diante disso estou querendo fazer serviço social.minha duvida se eu fizer uma pos na area de psicologia vou poder atuar depois na area???que pos na area da psicologia vc recomenda para serviço social??
Olá André, tudo bem?
Bem, se você tem interesse em um Curso, seja psicologia ou outro, penso que você pode considerar formas de financiamento para te ajudar no pagamento das mensalidade. Procure pelo Fies e Prouni para saber como funciona e também pesquisa na própria faculdade por bolsas de estudo, ok?
A maior parte das faculdades particulares começa com uma turma imensa e termina com uma turma pequena. Ou seja, é vantagem para a empresa ter um aluno bolsista que complete o curso, ainda que tenha bolsa, entende.
Com relação à serviço social e a pós-graduação em psicologia, vai depender muito da Instituição de Pós-Graduação. Algumas permitem que você faça mestrado ou especialização, mesmo sendo oriundo de outra área. Enquanto outras pós não. Por exemplo, a pós-graduação em psicologia clínica geralmente aceita apenas psicólogos e médicos.
Qualquer dúvida, comente.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Fala Felipe,
Sou o Eduardo, formado (licenciado) em química. Me decepcionei um pouco pela questão de emprego. Faço até outra graduação ( eng. civil) mas até me formar gostaria de fazer uma pós pra aumentar as minhas chances no mercado. Queria uma que me desse maiores oportunidades no mercado, e gosto um pouco de ti e meio ambiente. Pensei em fazer gestão de ti ou engenharia ambiental. Será que conseguiria atuar em uma dessas áreas?
obrigado e abraços
Olá Eduardo,
Bem, gestão de ti e engenharia ambiental são áreas bem diferentes não é mesmo?
Penso que a melhor forma de você se decidir é pensar no trabalho em cada uma destas duas áreas.
Você se vê trabalhando todo dia com TI? Você se vê trabalhando todo dia com engenharia ambiental?
Depois, sugiro que você converse com o pessoal das duas áreas para saber se as oportunidades profissionais exigem que a graduação seja na mesma área ou não. Como você tem a graduação em química isto pode ser um empecilho (ou não).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, termino minha Graduação em Administração neste ano, hoje sou Aux.Adm em um Colégio,e o colégio está em expansão,tenho oportunidade de fazer pós ou outra graduação, estou em dúvida, como estou na área pedagogia penso em fazer pedagogia curso indicado pela supervisão do departamento ou Psicologia Organizacional me identifique com tempo e acredito na evolução do conhecimento com o curso de pós.
Desde já agradeço atenção!
Olá Neto!
Bem, então em resumo você está pensando em;
– Ou fazer uma pós em Administração;
– Ou fazer uma graduação em Pedagogia.
Creio que seria interessante você – ao invés de fazer a graduação em pedagogia (digamos, 4 anos), fazer 2 pós-graduações. Me parece que deste modo você conseguirá valorizar mais o seu currículo.
Por exemplo, Graduação em Administração, Pós-Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Gestão de Negócio ou MBA em Administração ou em RH me parece ser mais interessante do que Graduação em Administração e Pedagogia.
O que você acha?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!!! Sou formado em Administração de Empresas pela FEI. Nunca trabalhei e nem fiz estágio durante a faculdade. Atualmente busco o 1º emprego. Me formei em julho de 2012. Tenho 23 anos. Gosto de cálculos. Estou em dúvida se devo fazer uma segunda graduação só que no curso de ciências contábeis, ou fazer uma pós-graduação em finanças ou controladoria.
Desde já agradeço pela atenção
Olá Renato,
Fico feliz de ler seu comentário por aqui!
Eu gosto sempre de separar o conhecimento das oportunidades profissionais. Com isso, tente pensar o seguinte:
– O que uma nova graduação em ciências contábeis vai me permitir fazer profissionalmente?
– O que uma pós-graduação em finanças vai me permitir fazer profissionalmente?
– O que uma pós-graduação em controladoria vai me permitir fazer profissionalmente?
Vou te dar um exemplo pessoal. Adoro informática, programação, e essa área toda. Porém, para fins práticos, preciso saber pouco do que um cientista da computação sabe para fazer um site (nos dias de hoje ferramentas como o wordpress.org facilitam em muito a vida). Até que ponto, portanto, eu estou disposto a investir meu tempo para obter conhecimento para ter um certo resultado? Havia pensado de fazer uma graduação em informática a distância. Analisando bem, vejo que seria dar um tiro de canhão para matar uma mosca. Resultado: fiz pequenos cursos, de 4 a 6 horas sobre wordpress, hoje domino a ferramenta (o lado profissional e prático) com pouco gasto de dinheiro e de tempo.
Em resumo, o que você quer fazer profissional exige uma outra graduação ou uma outra pós-graduação?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, me formei em Adm com RH, mas pra mim o mercado esta ingrato em termos de salário. Quero fazer uma pós mais promissora. Qual devo fazer? Me ajude..
Olá Fabiana,
Infelizmente não posso te ajudar a partir das informações que você escreveu.
Na verdade, todas as áreas podem ser lucrativas (e muito lucrativas), vai depender muito do lugar em que você está (cidade), das pessoas que você conhece (networking) e também do seu interesse (paixão) pelo trabalho.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe! Eu pretendo iniciar o curso de psicologia em breve, gostaria de ler a sua opinião a respeito. Após graduada, quero fazer uma pós em psicologia organizacional e tenho muito interesse em trabalhar na indústria de petróleo/mineração. Quais são os requisitos para se obter um currículo atraente para conseguir uma vaga nesse campo de trabalho? Obrigada Luana.
Oi Felipe! Faço graduação em serviço social, posso fazer minha pós em psicologia clinica?
Olá Cynthya,
Bem, pelo que sei, não poderá. Mas sugiro que você pesquise faculdades que ofereçam a pós-graduação em psicologia clínica para confirmar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Fala Felipe! To terminando o curso de serviço social, e logo em seguida quero fazer uma especialização que sirva para atuar na área da saúde,você pode me indicar algumas.
Oi Felipe
Sou formada em turismo , estou interessada em alguns cursos de pós graduação em hotelaria, alimentos e bebidas ou eventos.
mas fico insegura em escolher um dos curso e não me identificar , gostou de atender os cliente , gosto de adquirir informação sobre o produto ou serviço para apresentar o cliente, ,atualmente trabalho em um hotel , na área de AB,sou simpatica
Olá Felipe!
Bem, naturalmente será uma pós-graduação latu sensu, já que visa o mercado de trabalho.
Você pode restringir as possibilidades pensando em qual área específica da saúde gostaria de trabalhar (em que local por exemplo, em um hospital?) e analisar as opções disponível em geral, e, depois, as possibilidades de cursos perto de você, pois as pós latu sensu exigem presença a cada semana, a cada duas semanas ou a cada mês.
Também devem ser levadas em consideração o preço, claro, e a necessidade. Em muitos casos é possível conseguir ótimas colocações sem a pós e, somente depois, cursá-las.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Francinte,
Não sou especialista na área de turismo, mas sugiro que você faça um Curso mais amplo.
Eu fiz um mestrado que eles chamavam de “guarda-chuva” pois cabiam projetos de pesquisa muito diversificados como das áreas de psicologia, letras, jornalismo, cinema, etc. Se você encontrar uma pós-graduação latu sensu como, por exemplo, Gestão de Pessoas estará ampliando o seu leque de possibilidades de atuação.
Evidentemente, ter a habilidade de falar um, dois, três ou mais idiomas será sempre um diferencial fortíssimo na área de turismo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe sou formada em serviço social e gostaria de fazer uma pós para trabalhar em prefeituras, petrobras e outros. Me orienta por favor. Obrigada.
sou formado com licenciatura em matematica e pretendo fazer pos graduação em matematica, mas a faculdade que tem o curso na area de pos graduação em matematica, ela é uma faculdade de administração..ai queria saber se é confiavel e se posso sim fazer a pos nessa faculdade?
Olá David, tudo bem?
Não entendi muito bem como pode uma pós-graduação estar em matemática ter relação com a administração.
Você poderia me explicar melhor ou mandar o link de onde você quer cursar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe
muito obrigado , pelo sua observação, e verdade tenho também me interessado na área de educação para dar aulas, e em outras campos ,vou pesquisar, muito agradecida.
Francinte,
A área de treinamentos e cursos é muito bom também!
É o que chamamos de monetizar o próprio conhecimento. Se você saber alguma coisa (teórica ou prática), certamente há pessoas que gostaria de aprender e pagariam para aprender.
De forma que a educação é sempre uma área excelente!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá,vou fazer em breve a graduação em psicologia,e gostaria de saber o seguinte,eu tenho que escolher entre pós-
graduação ou mestrado? Achei que fazia pós e depois mestrado.
Olá Daniele,
Você, escolhendo psicologia, claro, vai fazer uma graduação.
Você pode fazer a graduação e nunca mais fazer nenhum curso. Isto é importante dizer. Não é obrigatório fazer pós ou mestrado.
Agora, quanto às diferenças.
Pós-graduação como especialização é diferente de pós-graduação como mestrado e doutorado.
Para fazer uma pós-graduação como especialização, obviamente, você precisa ter uma graduação (Algumas pós aceitam que o aluno comece no último ano de faculdade, pois, na medida em que a pós dura dois anos, dará tempo para obter o diploma antes).
Para fazer doutorado você precisa fazer mestrado, veja bem, na grande maioria dos casos. Porém, existem processos seletivos para o chamado doutorado direto, quando o aluno sai da graduação e por ser um aluno excepcional vai direto para o doutorado. E sim, para fazer mestrado, basta o diploma de graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Tenho 21 anos, e só agora, após 2 anos concluído o Ensino Médio, eu decidi que quero ser Psicóloga. Entrei na faculdade, no início deste ano, na área de TI, cursando Sistemas de Informação, mas decidi parar o curso no meio do primeiro semestre, ao me deparar com uma realidade diferente do que eu imagina, no quesito prático da área de atuação, já que na Teoria, o curso não deixa de ser interessante.
Sempre fiz testes vocacionais para tentar me encontrar em alguma profissão, ou às vezes, somente por curiosidade em comprovar se batiam com as minhas possibilidades de interesse. E sempre os resultados foram bem coerentes, com as possibilidades por mim visadas – Direito, Psicologia, Professora, dentre outros – e então, quando tranquei a faculdade no Curso de SI, a cobrança caiu ainda mais sobre mim, quanto ao que devo ser, e em que perfil me enquadro. E o resultado foi: dúvida, dúvida entre Direito ou Psicologia, visto que são as duas áreas que mais me chamam atenção, quando se refere a matriz curricular, área de atuação, profissionais da área, e outros. E agora, já próximo à 2014, eu escolhi por Psicologia, confesso que sou indecisa, e fico pesando todas as consequências de ambas as áreas, principalmente quanto ao Salário. Se eu fosse Advogada, com certeza me especializaria na área criminal, da mesma forma em Psicologia , na área Forense (se é assim que se denomina), mas visando a possibilidade de eu ser uma advogada ou uma psicóloga especialista na área, prefiro ser psicóloga, lidar diretamente com a forma de pensar das pessoas, seus traumas, e etc.
Minha dúvida é: quanto ao salário, e Pós-Graduação Latu Sensu – O que tenho disponível para entrar na Área? Encontro diferenças nas matrizes curriculares de diferentes faculdades – Unip, Metodista e Anhanguera (UniABC) – isso influencia na área em que quero me especializar (já que Psicologia Jurídica aparece somente na Unip)? E qual das faculdades você me indicaria, entre as três? Seria melhor eu fazer Direito e me especializar em Psicologia ou Gestão em Pessoas? Ou continuo na minha linha de raciocínio e prossigo em Psicologia? Meu irmão fez FGV, e ficou muito contente com o resultado que sua Pós concedeu na sua área profissional, está disponível na FGV, Pós-graduação voltada para área de Psicologia? Quem sabe mais à frente, não poderei dar início a uma Pós em Mestrado ou Doutorado, e ser professora, depois de especializada na área referida, é claro (rs), isso me interessa também.
Me desculpe pelas perguntas em demasia, te agradeço desde já, e confesso que foi excelente ler sua página, e principalmente sua atenção voltada aos comentários referente à mesma.
Atenciosamente,
Michelle
Olá Michelle,
Eu recomendo que você faça Orientação Profissional, presencial ou online.
Caso queira agendar comigo, veja os detalhes aqui
Mas dizendo de uma forma geral, penso que você tem que escolher primeiro qual graduação quer fazer. Saber qual pós-graduação não vai adiantar muito por agora já que você ainda não tem a graduação.
Em princípio, as duas áreas Psicologia e Direito são próximas, o que indica que você já está chegando a uma conclusão.
Salário é uma questão complicada também, pois não há área que seja perfeita ou fácil no começo.
Você que estava fazendo uma faculdade em TI deve ter ouvido sobre os altos salários. Se pegarmos a faixa superior de salário de qualquer profissão, será alta, claro. Seja uma cabeleireira, um engenheiro, um psicólogo, um professor… se procurarmos quem ganha mais, veremos que o salário será alto, 15.000, 20.000 reais…
Agora se olharmos quem ganha menos, vamos nos decepcionar também. Veremos quem não ganha nada ou ganha salário mínimo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
ola estou estou cursando direito mas gosto mesmo da área de cinema e fotografia queria saber se tenho como me especializar nessas áreas depois que me formar? pois não quero trancar agora.valeu abraço
Olá Lucas,
Sim, é possível. Tudo vai depender da exigência da pós-graduação ou mestrado no qual você for tentar entrar (em cinema ou fotografia). Pesquise a exigência nestes cursos, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Fala Felipe, tudo bem?
Estou terminando minha graduação em Administração, estou no ultimo semestre, somente após o 5 semestre tive a certeza que não gostava do curso, más decidi terminar, pois não queria perder o tempo e dinheiro gastos. Agora estou com uma dúvida imensa sobre qual pós-graduação fazer.
Algumas áreas me chamam bastante atenção, são elas: Psicologia, Filosofia, Geografia humana e Ciências Sociais.
Queria muito voltar ao tempo e ter feito uma graduação em uma dessas áreas, como já tenho 28 anos, já estou um pouco velho para começar uma nova graduação, então, na sua opinião, qual seria a melhor opção no meu caso, pois não pretendo seguir carreira como Administrador.
Agradeço a atenção.
Olá Elison,
Bem, eu sugiro que – neste caso – você considere cada uma das áreas que lhe chamam atenção no aspecto de trabalho cotidiano. Qual delas oferecem oportunidades interessantes para o que você quer fazer? Também é importante observar que, por exemplo, você não pode fazer algumas especializações em psicologia – como a psicologia clínica e abrir um consultório, mas você pode fazer um Curso de Coaching e trabalhar em uma área próxima.
Recomendo que você seja mais objetivo e olhe primeiro para as oportunidades que são oferecidas, se você se formar na pós A, B, ou C. E, também, se você gostará de trabalhar nas áreas possíveis.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde! Me chamo Tatiana, tenho 34 anos.me formei em Tecnologo de Gestão de Rh, e nunca atuei nesta area. Quero dar aula para esnino fundamental, o que devo fazer.?
Obrigada
Olá Tatiana,
Neste caso, você deve buscar graduações que sejam voltadas para o Ensino Fundamental. A mais indicada é a graduação em pedagogia.
Mas você também pode se informar em escolas, públicas e particulares, sobre como funciona o processo de seleção. De repente, se você fizer uma especialização na área de pedagogia (ou mesmo por indicação) poderá conseguir uma vaga.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Tarde.Sou graduado em gestão financeira e pretendo fazer uma pós-graduação nessa mesma área.As minhas escolhas são MBA em finanças e MBA em Planejamento Tributário.No entanto, surgiu a oportunidade de fazer uma pós-graduação em gestão financeira numa faculdade particular de renome.Não acha que seja contraproducente realizar uma pós com o mesmo nome da graduação?
Obrigado
Olá André,
Não há problema algum em ter a pós-graduação com o mesmo nome da graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
ola boa tarde, estou fazendo curso em administração publica, gostava de saber se posso fazer o mestrado assim que adquirir a licenciatura ano que vem tendo em conta que estou com 20 anos, sem trabalhar ou mesmo estagiar? já tenho bolsa pra fazer o mestrado fora do meu pais,e viver fora, não sei se seria precipitado optar por essa via, mas não gostava de parar na licenciatura..
Olá Erika,
Sim, você pode fazer o mestrado sem ter trabalhado ou estagiado. Não há problema com relação a este fator.
Se você já tem bolsa, melhor ainda.
Sucesso na sua carreira!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe Boa noite, parabéns pelo blog (Adoro seus textos), acredito que são de grande valia para duvidas que vão surgindo ao longo de nossos estudos e carreira. Tenho graduação em Letras-licenciatura (Português/Espanhol), mas quero mudar de área e pretendo fazer minha pós-graduação em Psicologia Organizacional e do trabalho. E aí Felipe tenho chances de conseguir emprego em alguma empresa mesmo não tendo graduação em (administração, psicologia, RH, gestão)??? sendo minha graduação na área de licenciatura você acha que esta pós poderia me inserir no mercado de trabalho na área organizacional/empresarial???please… :)
Obrigada!
Olá Darana,
Bem, é possível que você consiga. Mas eu lhe sugeriria um outro caminho.
Se você quer seguir pela área organizacional, penso que o ideal seria você ter a graduação em RH ou, melhor ainda, a graduação em administração. Em princípio, os conhecimentos da atuação em RH são relativamente simples, porém, quanto maior e mais ampla for a sua visão da empresa e da economia na qual ela está inserida, melhor será o seu trabalho.
Por isso, quem faz psicologia e gosta da área organizacional, para cargos superiores faz pós em Administração, geralmente MBA.
Eu posso dizer isto porque fiz psicologia, já trabalhei com RH e fiz um ano de administração pública. Com um ano de administração aprendi da área (como era de se esperar) do que 5 de psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Conclui a graduação em Gestão de Recursos Humanos e agora pretendo fazer a pós mais ainda não sei se faço psicologia organizacional ou recursos humanos qual a mais recomendada?
Olá Felipe, boa tarde. Obrigada pela resposta de meu último comentário :) mas com ele surgiu outra dúvida… você acha que o nome da faculdade pode impactar na hora de uma seleção de emprego?? tenho essa duvida porque fiz minha graduação em uma Universidade Federal com um bom conceito e sempre ouço as pessoas dizerem que na hora da escolha em uma seleção de trabalho se você fez seu curso em uma faculdade que não tem nome de peso, você ficará em desvantagem em relação a outros candidatos. O problema é que faculdades particulares que tem seu nome muito conhecido também tem mensalidades bem mais caras. Em resumo, consegui uma bolsa de 50% pelo “Educa mais Brasil” em uma faculdade particular para o curso tecnólogo de Gestão em recursos humanos, mas a faculdade não tem um grande nome…,mas é reconhecida pelo MEC, o meu medo é que depois de concluído o curso eu tenha dificuldade de conseguir trabalho pela faculdade não ter um grande nome (ser muito conhecida). Como estou mudadando de área profissional tenho receio de errar na escolha novamente,O que você acha a respeito??
Desde já agradeço-lhe pela atenção.
Olá Darana!
Bem, sobre esta questão eu falo neste texto – Faculdade pública ou particular – Qual devo escolher?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Karen,
As duas pós-graduações – psicologia organizacional e recursos humanos – tem mais semelhanças do que tem diferenças. Cabe à você analisar as diferenças e e escolher qual será melhor para a sua carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe, sou formada em Gestão de Recursos Humanos.Não trabalho nesta área. Entretanto gostaria muito de fazer uma pós ligada a Pedagogia ou Serviço Social. Você acha possível?
Olá Marci,
Bem, realmente não sei te responder com exatidão. Indico a você procurar conversar com calma com profissionais das duas áreas, da pedagogia e do serviço social. Talvez seja indicado fazer a graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá …
Curso administração e quero trabalhar na área de rh mas estou em dúvidas se faço pos em gestão de pessoas ou psicologia organizacional aliás amo Psicologia … rsrs qual você me indica ?!
Olá Camila,
Bem, isto vai depender muito da área do RH que você vai querer cursar.
Eu recomendo apenas que você faça a sua pós em uma faculdade de renome, como a FGV. Isto pode ser decisivo depois no seu currículo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá!
Tenho várias dúvidas…você poderia me ajudar!
Sou graduada em Tecnologia em Gestão de RH. Estudei na Anhanguera Educacional. Quero fazer mba ou pos-graduação, mas não sei qual a melhor opção:
1) Pós em Administração de empresas na FGV
2)Pós em Recursos Humanos na IBMEC
3) MBA em Gestão de pessoas na FGV
Me ajuda por favor.
Agradeço
Elisângela
Olá Elisângela,
Eu não conheço a IBMEC, então não posso avaliar. Porém a FGV é reconhecida no mercado há anos e dá com certeza uma diferença para melhor no currículo.
Com relação às diferenças, bem, depende muito do que você está pensando de atuar.
A pós em Administração será mais geral, a de RH um pouco menos e a de Gestão de Pessoas é a mais específica. Tudo vai depender realmente do que você quer atuar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia, sou graduada em Direito, mas amo o turismo e gostaria de fazer uma pós nesta área. Moro no interior do RJ, gostaria de uma boa indicação de MBA, Pós (lato ou strictu sensu) em Turismo, notadamente marketing turístico. Obrigada
Olá Janaína,
Infelizmente não sou desta área. Portanto, não posso indicar com total certeza.
O que indico é, caso você queira fazer uma pós strictu sensu, que você faça em uma faculdade federal ou estadual. Deste modo, você poderá conseguir bolsas de estudo. Ao invés de pagar para estudar, você receberá para estudar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada em RH pela Uniderp, mas acho meu campo em minha cidade bem restrito,as empresas procuram pessoas que
saibam de departamento pessoal,quero fazer um Pós Diferente ou um Mestrado,sou comunicativa, gosto de pessoas,e atender e resolver dar soluções as suas necessidades, o que vc me aconselha?
Olá Celenir,
Bem, pela sua autoavaliação a área de Departamento Pessoal pode não ser a mais indicada.
Procure trabalhos na própria área de RH, mas que tenham mais contato com as pessoas. Áreas especialmente interessante, para o trabalho e para pós, seriam Gestão de Pessoas, Treinamentos, Gestão de Competências, Dinâmicas e Entrevistas para Recrutamento e Seleção. Cabe a você decidir
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite,
Estou terminando faculdade de adm e agora pretendo fazer faculdade de psicologia. Infelizmente fiz adm pois estava perdida, busquei várias opções de cursos (quero um que possa ajudar pessoas) e encontrei a psicologia. Gosto de aprender, amo aprender. Quero saber se posso fazer os dois tipos/ quero fazer pós Latu Sensu e depois fazer mestrado e doutorado? Tenho 27 anos, ainda dá tempo???
Olá Grazielle,
Bem, sua pergunta é muito ampla, na verdade.
O grande porém de você fazer uma pós ou mestrado/doutorado em psicologia (ou outra área além da psicologia) é se o mercado de trabalho vai aceitar a transição. Para mestrados e doutorados, o que geralmente é pedido (em concursos públicos) é o doutorado e graduação na mesma área. Em faculdades particulares, esta questão é mais livre.
Com relação à pós, para o mercado de trabalho, a questão é semelhante. Como administradora, de que te servirá a pós em psicologia? Pense nisso e avalie as possibilidades em termos de vagas e salários.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Desculpa Felipe não expliquei direito, eu pretendo cursar graduação em psicologia. Mesmo com a graduação em adm. Quero fazer graduação em psicologia e depois fazer pós e Mestrado. Estou com 27 anos sei que perdi muito tempo mas acho que ainda dá para ter a 2ª graduação. Eu posso fazer pós e depois Mestrado e Doutorado?
Então Grazielle, claro que você poderá fazer mestrado e doutorado. Isto é totalmente independente da idade.
Eu escrevi um texto sobre este tema. Veja aqui – A idade influencia a entrar no mercado de trabalho?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Felipe, gostaria de uma opnião, pois estou afastado dos estudos a 2 anos e preciso voltar o quanto antes, sou formado em Publicidade, propaganda e mkt, e sinceramente não sei qual área seguir, fiz faculdade e nunca trabalhei na área, quando não vivenciamos é complicado, poderia me ajudar?? rsrs
Olá Rodrigo,
Bem, uma ideia que pode te ajudar é fazer Orientação Profissional.
Veja o nosso texto – Porque fazer Orientação Profissional?
Além disso, daqui a dois vou publicar um texto que pode te ajudar. Aguarde
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Adorei o seu blog! Bem, sou graduada em Marketing e sempre trabalhei na área em empresas de pequeno e grande porte. Em julho do ano passado tive que me mudar para Macaé, uma cidade que possui muitas oportunidades para a área técnica e administrativa, já para mkt, somente voltada para o varejo. Sempre tive o interesse de fazer uma pós na área administrativa, mas estou receosa se vou conquistar uma oportunidade somente com a pós. Diante deste cenário, não sei se devo fazer uma pós ou se devo fazer a graduação de administração.
Olá Poliana,
Esta é uma excelente pergunta.
Talvez fique mais fácil imaginar as oportunidades se pensarmos que as graduações são gerais (vemos de tudo um pouco) e as especializações são específicas (vemos muito de um pouco). Por exemplo, existem diversas especializações em administração. Se escolher “Gestão de Pessoas”, as oportunidades ficaram no RH, enquanto se escolher Finanças, ficará na parte contábil.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe.. Me interesso bastante na área da psicologia, so que no momento o que esta ao meu alcance é serviço social, a minha pergunta é: _Tem alguma especialização na área da psicologia para o graduado em serviço social?
Olá Felipe! Eu tenho 19 anos e estou cursando o Ensino Médio. Eu gostaria de saber, se existe a possibilidade ou se há algum problema em fazer uma pós-graduação e depois um mestrado e doutorado.
Olá Tais,
Muito interessante sua pergunta. Algumas pessoas também tem a sua dúvida e, eu, sinceramente, não sei responder de uma forma profunda.
Prometo pesquisar mais sobre esta questão (serviço social e pós em psicologia) e ver se consigo lhe ajudar, ok?
O que eu posso te adiantar é que algumas pós-graduações em psicologia – como a psicologia clínica – geralmente são apenas para estudantes do último ano da psicologia, psicólogos ou médicos.
Mas em breve publicarei aqui no site um texto sobre esta dúvida.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Samantha,
Não existe nenhum problema.
A única questão é que existe uma ordem:
Algumas opções:
1) Graduação – Pós-Graduação (Especialização) – Mestrado – Doutorado
2) Graduação – Mestrado – Doutorado
(Ou seja, você não pode fazer uma especialização ou mestrado sem ter graduação).
Embora seja raro, existe a possibilidade de fazer doutorado direto, sem ter que passar pelo mestrado. É raro porque você precisa ter um projeto excelente e, claro, estar vinculado à instituição que permita este pulo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, boa tarde. Vou me formar em pedagogia. E amo psicologia, quero muito me especializar. Pretendo fazer pós em psicopedagogia, e mestrado e doutorado em psicologia. Tem necessidade de fazer a pós em psicopedagogia primeiro ou posso ir direto pro mestrado?
Parabéns !!Texto ótimo, aprendi muito !!
Olá Francielli,
Bem, não é necessário fazer uma especialização antes do mestrado. Se você tem uma graduação, já poderá entrar no mestrado.
A vantagem de fazer uma especialização é se acostumar com o que chamamos de linguagem acadêmica. Muitas pessoas já a adquirem fazendo iniciação científica durante a graduação.
Outra possibilidade é, não fazer a especialização, mas sim uma disciplina isolada no mestrado que você quer entrar. Assim, você faz apenas uma disciplina, mas já conhece os professores e alunos. Fica mais fácil saber o que é exigido no projeto, na entrevista, nas provas do processo seletivo, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Cláudia!
Obrigado!
Fico muito feliz que tenha gostado do texto!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, a minha dúvida é a mesma da Tais, pois estou na mesma situação que ela optando por Serviço Social mas, desejando fazer pós em Psicologia. A minha vontade futuramente era trabalhar na área clínica, porém como você informou que não é possível, já que a minha graduação será em serviço social, será que há alguma outra área em psicologia que chegaria próximo para que eu realize a pós dentro da área da saúde?
Olá Keila,
Esta dúvida sobre a atuação entre serviço social e psicologia tem sido muito comum por aqui. Tanto é que estou planejando um novo texto sobre esta temática.
Bem, o serviço social, em si, já tem uma atuação muito interessante. Talvez você não saiba, mas a psicologia social (que trabalha com grupos e comunidades) é muito próxima da ideia de cura e ajuda do serviço social. A ideia da psicologia clínica, em consultório, é apenas uma das possibilidades de ajuda, não é mesmo?
Enfim, não vou me alongar muito aqui, pois vou escrever logo mais sobre. Peço um pouquinho de paciência.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, terminei em 2013 o curso de Licenciatura em Filosofia, a principio o meu objetivo era a pós em Filosofia Clinica, porém, devido ao tempo e o não reconhecimento do curso desisti, estou inclinada a fazer uma pós de Psicologia Junguiana. Gostaria de saber a sua opinião. Grata
Abraço
Olá Margarete,
Toda pós pode ser interessante pelo conhecimento.
Porém, o problema com as pós em psicologia clínica é que os programas geralmente exigem a formação em psicologia ou medicina.
Mas se você conseguir encontrar uma que aceite a sua graduação, penso ser interessante sim. Aliás, sou suspeito para falar porque eu estudo Jung em meu doutorado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, esperarei a publicação.. Obrigada por ter respondido. Eu tenho 19 anos e não vou desisti do meu sonho; Eu penso em me forma em psicologia, se for oportuno atuar em escola, pois o psicólogo pode atua em clinicas, hospitais, ate mesmo em empresas. Não é mesmo? Na área da educação o que se aproxima e o psicopedagógo, so que para isso tenho que fazer pedagogia, 4 anos e não quero ficar a dispor da política e atuar em sala de aula para series iniciais e ao mesmo tempo não quero ficar sem emprego, porquê enquanto não houver concurso e eu for formada em pedagogia, fico nessa situação. So que ja tirei essa idéia, pois ja me informei melhor e não me agrada ser pedagoga, concursada no caso para poder atuar, o que possibilitaria poder financiar minha especialização em psicopedagógo que é mais 3 anos se não me engano. E optarei por serviço social, ao menos me confortarei por se aproxima do que quero. Espero que tenha me compreendido.
Grata Felipe, encontrei a FACIS que possui a pós em Psicologia Junguiana ministrada pelo IJEP.
Abraço
Margarete
Olá Tais,
Em minha opinião a pedagogia é mais próxima da psicologia do que o serviço social. Outra opção seria a administração (que é próxima da psicologia organizacional). Publicamos já o texto – Graduação em Serviço Social e Pós-Graduação em Psicologia
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Margarete,
Apenas se certifique de que eles permitem a sua graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Ainda estou em dúvidas sobre qual Pós ou MBA cursar. Sou graduada em tecnologia em Recursos Humanos. Porém sei que tenho interesse em trabalhar na parte burocrática da empresa. Também gosto de liderar equipes e tenho facilidade para resolver determinadas situações. Qual a melhor Pós ou MBA?
Agradeço
Elisângela
Olá Elisângela,
É um pouco difícil para mim dizer qual seria a melhor opção, já que você coloca habilidades que são úteis e desejáveis tanto na Gestão de Pessoas como no Departamento Pessoal. Talvez seja indicado para ti, escolher uma pós ou MBA que seja mais geral. Assim você consegue se aperfeiçoar em todas as áreas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe tudo bem?
Estou em uma dúvida cruel, sou formada em Turismo e tenho quase 10 anos de profissão, infelizmente me acomodei na área, não me atualizei e hoje estou muito insatisfeita com o que faço e o que venho ganhando.
Hoje estou desempregada e muito afim de tentar novas possibilidades, mas estou confusa e não sei se e o melhor caminho fazer uma nova graduação e enfrentar 4 ou 5 anos de estudo novamente, ainda mais que não sou tão “jovenzinha” mais estou com 34 anos.
Pensei em gestão em Rh, Psicologia, Nutrição e até mesmo Medicina Veterinária, estou muito perdida né rssss, mas meu receio maior e após formação não conseguir trabalho por conta da idade.
Agora pensei tb na possibilidade de fazer um pó sem gestão de pessoas e com a pôs tentar um melhor emprego.
Enfim quero sua orientação em relação a idade se de fato pode me atrapalhar se decidir em uma nova graduação, e sobre a pôs se e uma boa sendo Turismo minha graduação inicial.
Bjs e obrigada
Karina
Olá Karina,
Sugiro a leitura de nosso texto – A idade influencia a entrar no mercado de trabalho?
Penso que para todas estas opções (Gestão de RH, Psicologia, Nutrição, Medicina Veterinária) não haverá nenhum problema quanto a idade.
A questão central, entretanto, é saber se você quer continuar na área do turismo, ou não. Se quiser, pode encontrar uma pós interessante na área. Se não quiser, você terá que encontrar ou uma boa possibilidade profissional (por exemplo, um concurso para nível superior) ou escolher uma nova faculdade, baseando-se sempre em seu interesse pelo conhecimento e pela atuação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Sou formada em Publicidade e Propaganda (Comunicação Social), gosto da propaganda em si não pelo retorno financeiro, mas sim pelo que ela passa ao telespectador, não gosto muito da parte criativa e competitiva deste mercado, trabalhar em agências etc., mas sempre gostei muito da área saúde, educação, serviço social, (ajudar pessoas). Pensei até em fazer uma segunda graduação em Gestão de RH ou Pedagogia, mas leva muito mais tempo, existe uma pós-graduação que se encaixe na minha formação?
Grata,
Olá Sueli,
Bem, você deve começar imaginando os locais nos quais gostaria de trabalhar. Existe muita diferença entre trabalhar em uma empresa (RH) ou trabalhar em uma escola (pedagogia) ou trabalhar em uma clínica, não é mesmo?
Se você começar pelo critério do trabalho, será fácil listar algumas graduações e pós-graduações. Depois, é interessante considerar se apenas com uma pós-graduação você conseguirá trabalhar naquela área, ou se seria necessário também ter a graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe ,
Gostaria da sua ajuda.
Me formei em sistemas de informação , trabalho atualmente como analista de suporte de sistemas , mais não gosto da área de tecnologia , quero mudar para finanças .
Se eu fizer uma pós em financeiro, vou conseguir trabalhar na área ? Ou terei que fazer outra graduação ?Gostaria de ouvir sua opinião.
Olá Daniele,
É possível sim que com uma pós-graduação em finanças você consiga entrar na área.
Pela minha experiência, entretanto, penso que esta área exige mais da experiência profissional anterior do que de uma pós-graduação, de modo que se você já tiver alguma possibilidade em vista, tente entrar, porque quanto mais experiência mais chance de você conseguir boas vagas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Noite Felipe.
Gostaria de sua opniao, sou formada em Gestão de Recursos Humanos (tecnólogo) na faculdade Pitágoras em BH, estou com duvida do que fazer.
Qual seria melhor pós graduação em psicologia organizacional e do trabalho na faculdade UNA ou MBA em Psicologia do trabalho na faculdade Newton Paiva?
Ou você me indicaria outro curso?
Aguardo retorno.
Att,
Roberta Aiala
Se eu fizer MBA futuramente posso fazer Mestrado…?
Olá Roberta!
Sim, claro!
A pós graduação é independente. Você pode fazer o mestrado direto, depois da graduação. Ou, depois de ter o mestrado, fazer uma pós. É importante atentar para o fato de que muitos MBA (que literalmente significa Master of Business Administration) não são mestrados aqui no Brasil (e em outros países sim). Aqui, geralmente, um MBA é uma pós latu sensu.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Roberta,
Em minha opinião, as duas pós-graduações citadas por ti (e as duas faculdades) são equivalentes.
Não posso afirmar com certeza, mas imagino que sejam de qualidade sim.
Uma pós-graduação que sempre destaca um currículo dos demais é a da FGV. Caso seja possível para ti, pesquise sobre as mensalidades e modos de ensino (presencial ou a distância) nesta renomada universidade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Na sua opniao,eu sendo formada em Gestão de Recursos Humanos (tecnólogo) na devo fazer:
Pós graduação em psicologia organizacional e do trabalho na faculdade UNA,
MBA em Psicologia do trabalho na faculdade Newton Paiva?
ou
você me indicaria outro curso?
o que é FGV?
Fundação Getúlio Vargas
Oi Felipe, tudo bem??
Pretendo cursar Serviço social, porém gostaria de saber se há alguma possibilidade de fazer minhas pós em Pedagogia pois é uma área que me interessa muito, tanto quanto serviço social.
Ou até mesmo o contrário, me formar em Pedagogia e fazer a pós em Serviço social…
Vc acha que há essa possibilidade??
Agradeço desde já a atenção.
Boa noite
Olá Bricia,
Bem, eu penso que o melhor, no seu caso, é pensar em qual área você quer trabalhar, ok?
A graduação escolhida deve ser a área principal de trabalho. Também é importante ver que ás vezes o mercado de trabalho não aceita uma pós-graduação, mas exige a graduação na área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Me formo em Gestão de RH este ano e tenho o desejo de fazer MBA na área de clima organizacional e/ou em adm de cargos e salários. Pesquisei, mas não encontrei nada sobre MBA nessas áreas. Perdoe-me a ignorância, mas você sabe se alguma instituição oferece esses cursos, ou ao menos, algo relacionados aos mesmos? Meu maior interesse é em clima organizacional mesmo.
E mais: que MBA você me indicaria?
Gosto de lidar com pessoas, mas não sou chegado ao contexto burocrático. E ainda pretendo fazer uma segunda graduação em Psicologia. Isso é certo. Mas antes disso quero me especializar mais pra ganhar um salário melhor etc. Por isso a primeira pergunta. Meu objetivo é ganhar uma estabilidade financeira pra depois poder fazer o que realmente quero; Psicologia.
Grato,
Guilherme Lima
Olá Guilherme,
Bem, como digo no texto, as pós-graduações de especialização são mais gerais. Então, você dificilmente vai encontrar uma pós só com o tema de clima organizacional. Seria possível para ti fazer um mestrado e estudar apenas esta temática. Mas como digo, o mestrado é mais voltado para dar aulas do que para o mercado de trabalho.
Assim, você deve escolher uma pós que seja ampla o suficiente para lhe dar mais oportunidades e que, na medida do possível, contemple os temas que você mais gosta nas disciplinas.
Eu sempre recomendo as pós graduações da Fundação Getúlio Vargas. Desde a época em que trabalhei no RH que as empresas valorizam muito esta formação. É como se desse um peso para o currículo, ou seja, um grande diferencial. Se for possível para ti, recomendo. Pesquise um pouco melhor sobre Gestão de Pessoas, talvez seja uma boa área para ti.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia, estou cursando o 2°ano de Licenciatura em Artes (curso semi presencial) estou sem saber que pós graduação eu poderia fazer, eu gostaria de dar aula no ensino infantil. Eu poderia fazer uma pós p/ ensino infantil e alfabetização ? Essa pós me possibilitaria dar aula p/ maternal á creche? Obrigada!
Dr.Felipe eu havia pensado em fazer a pós em psicopedagogia, mas não saberia bem como atuaria nessa área. Já que agora que aflorou o desejo em lecionar p/ o infantil.
Olá Josiane,
Normalmente as licenciaturas já possibilitam a dar aulas até o ensino médio.
Para o ensino básico, geralmente a graduação mais indicada é pedagogia.
Porém, a questão de entrar no mercado de trabalho, neste caso, vai depender muito da região em que você está. Por exemplo, no norte do país muitas pessoas conseguem dar aulas no ensino superior apenas com um diploma de graduação, enquanto que em São Paulo para dar aulas em uma escola particular para crianças e que seja renomada seja exigido muito mais.
Eu sugiro para ti pensar em que tipo de conteúdos você gostaria de lecionar e escolher a sua pós tendo em vista os seus próprios interesses, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Então Josiane,
A psicopedagogia é mais voltada para a ajuda ás crianças com dificuldades de aprendizagem e menos no ensino, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, Me formei em Administração em 2013/1. Logo assim que me formei, comecei a faculdade de Engenharia civil, por conta das isenções, já estou no 4º período. Porem, tenho muita vontade de ser professor universitário (universidades particulares) na área de exatas. (matemática, cálculos, analise numérica, etc..). Não tenho grande experiencia profissional nem na área de administração nem em engenharia, apenas dei aulas de inglês na Wizard (onde adquiri a paixão por lecionar). Quero saber que Mestrado eu posso fazer pra atingir esse meu objetivo. Quero fazer o mestrado antes de terminar minha graduação em Engenharia Civil (pretendo conciliar as duas carreiras, Engenheiro e Professor). Atualmente sou estagiário no setor comercial da SAP.
Olá Augusto,
Geralmente, as faculdades particulares aceitam a titulação de pós-graduação em qualquer área, pois para o MEC o que vale é o número de pos-graduados, mestres e doutores e não tanto a área de formação.
Com isto, talvez o melhor pra ti seja escolher uma pós que também possa ser utilizada em sua futura profissão de engenheiro.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Prezado Felipe Sousa,
Bom dia !
Tenho formação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e trabalho atualmente na área de Consultoria Ambiental. A escolha da minha pós Latu Sensu foi fácil, mas agora, a escolha da instituição para realizar minha pós está sendo difícil. A primeira dificuldade que estou tendo é na escolha da “marca em meio a vitrine”, ou seja, escolher a melhor unidade de ensino particular entre tantas outras reconhecidas pelo MEC. A IPOG, por exemplo, você tem alguma referência quanto a esta instituição ?
Grato
Oséas Marçal
Geólogo
Olá Oséas,
Bem, para esta dúvida é sempre recomendado pesquisar pela opinião de alunos e ex-alunos da instituição, ir na faculdade e ver como são as instalações e, se possível, conhecer os professores ou o coordenador e também avaliar a relação de custo-benefício, ok?
Infelizmente, não conheço a IPOG para te ajudar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Acuso recebimento de sua mensagem !
Grato pela gentileza !
Oséas Marçal
Olá,
Sou formada em Gestão de Recursos Humanos e trablho no momento na área de Rh com rotinas de folha de pagamento, admissão, demissão e leis trabalhistas. Tenho interesse em fazer uma pós gradução mas que envolva a área em que eu trablho, qual curso seria o melhor?
Olá Naiara,
O mais recomendável para ti seria uma pós em Gestão de Departamento Pessoal ou alguma pós na área de contabilidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Seus textos são ótimos!
Estou aguardando sua resposta.
Agradeço
Elisângela
Olá Elisângela,
Fico feliz que esteja avaliando o site de forma positiva.
Desculpe, mas que resposta?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite!
Talvez você não tenha recebido.
Eu sou graduada em Recursos Humanos. Quero trabalhar com entrevista, seleção e recrutamento. Gostaria de saber qual a melhor pós: Gestão de Pessoas ou Psicologia Organizacional?
E se você conhece alguma Instituição que tenha a segunda opção.
Agradeço
Elisângela
Olá, estou terminando minha graduação em tecnologia em marketing, mas nunca trabalhei, nem fiz estágio na área, porém acho muito interessante… e depois gostaria de fazer uma pós, o que vc me indicaria, ja que não tenho nenhuma experiência?
Olá Elisângela,
As duas pós-graduações vão te dar um diferencial no mercado.
Para o que você quer é provável que Gestão de Pessoas seja mais indicado.
Em psicologia organizacional recomendaria o Mackenzie.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
boa tarde, estou concluindo a graduação de pedagogia, porém não quero atuar em escolas, quero atuar na área de recrutamento e seleção, a minha dúvida é se eu posso fazer uma pós em psicologia organizacional ou em gestão de RH?
Olá Nataly!
Creio que você conseguirá encontrar sim pós-graduações na área de RH que permitam a sua inscrição, como formação prévia de pedagoga.
Porém, é sempre importante notar que talvez, em algumas situações no mercado de trabalho, a sua graduação em pedagogia e não em RH, administração ou psicologia, poderá ser um ponto negativo na concorrência por vagas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Regina,
Como digo no texto, uma pós-graduação é sempre uma especialização, porém, existem dois tipos, uma mais aprofundada (strictu sensu) e outra mais geral (lato sensu).
Então, você deve procurar se especializar na área (do marketing) que você mais tem interesse, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,boa tarde!
Mue nome é Fátima e estou no 3º período do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Sonho em fazer Psicologia. Eu poderia fazer uma Pós graduação em Pscologia? Seria válido?
O que você me orienta?
Grande abraço.
Olá Fátima,
Existem pós-graduações em psicologia que são mais abertas do que outras para graduandos de cursos diferentes.
Você teria, neste caso, a especialização em uma pós da psicologia mas não seria psicóloga. A única implicação relevante, neste caso, para o trabalho dentro das empresas é que você não poderá aplicar e avaliar testes psicológicos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe.
Terminei a faculdade de Direito no final do ano passado, mas pretendo entrar na área de RH. Se eu fazer um mba em gestão de pessoas eu consigo emprego na área?? Ou tenho que fazer a tecnologia em gestão de rh para conseguir emprego?
Obrigado.
Olá Anderson,
A área de Recursos é muito ampla e comporta profissionais de diversas áreas, especialmente administração, psicologia, economia e o tecnólogo em recursos humanos. Existem sim casos de pessoas formadas em outras áreas, mas pelo que acompanho no mercado, é algo mais raro.
Talvez seja interessante fazer os dois: a pós e o tecnólogo. Como o tecnólogo é também um curso rápido, você pode até fazer os dois juntos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá, boa noite!
Sou formada em administração e atualmente estou trabalhando como professora de matemática em uma escola pública.
Gostaria de continuar com os estudos, mas estou com dúvida sobre qual pós cursar. Poderia me dar algumas dicas?
Olá Cristiane,
Mas qual é o seu objetivo?
Você quer continuar dando aulas? Quer ir para outra área de atuação?
O que você gosta de estudar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Então? na verdade eu gosto do que faço e pretendo ficar na sala de aula. Pensei em uma pós em educação infantil, visto que aqui a dificuldade de professores nessa área é muito grande.
A região que moro ainda é uma comunidade muito pequena, do interior, que está se desenvolvendo lentamente.
Olá Cristiane,
Neste caso, você pode pensar em uma pós-graduação na disciplina que você está dando ou então uma pós que lhe ajude a melhorar a parte didática, por exemplo, pedagogia ou psicologia da educação. Outra possibilidade seria na parte da gestão da escola. Pesquise nestas áreas e com certeza você encontrará o mais adequado para ti, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
sou estudante de serviço social,queria saber se posso fazer minha especialização em psicologia?
Olá Cleane,
Veja aqui – Graduação em Serviço Social, Pós em Psicologia
Leia também os comentários, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, estou no 1º semestre de Psicologia e gostaria de saber se é preciso de fato uma especialização para trabalhar com RH???
Se tiver um email que possa conversar contigo, seria muito util rss… Pois tenho muitas duvidas sobre isso.
Boa noite
Olá Ingrid,
Não. É possível trabalhar em Recursos Humanos já desde a graduação, fazendo estágios na área. Depois de formada, é possível conseguir uma vaga com o título de graduação.
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Mas você também pode enviar uma mensagem na página de Contato.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem?
Estou cursando o último semestre do cursos Tecnólogo de Sistemas para internet na FATEC SANTOS(Curso novo, com apenas 4 ou 5 anos de existência ), talvez me eu fique mais um semestre devido ao tcc e alguns problemas que nao somente eu tive, como toda a minha turma teve, minha grande dúvida e que eu fico pensando é:
Não gosto muito de programação, prefiro área de Web Designer, Designer gráfico ou mesmo segurança da informação, porém, fico muito desanimado com os salários que a área de TI oferece, pois quando oferecem um salário muito bom as vagas exigem muitas formações como certificações, muitos anos de experiência e outras coisas mais que muitas pessoas as vezes não tem condições de pagar, por exemplo, uma certificação, ou cursos caros que sabemos que existem na área de TI e isso me desanima muito, pois até agora nao consegui me firmar no mercado visto que Sou formado em técnico de informática e já tenho experiencia de trabalho apenas em atendimento ao cliente, suporte técnico ao telefone e algumas ferramentas de Informática.
Mas eu te pergunto, estou para me formar este ano de 2014, eu ja fiz 3 anos de Engenharia de Telecom, porém, tive que trancar devido a problemas pessoais, a dúvida é: faço uma outra graduação ná área de exatas (que é uma área que eu sempre gostei, seja Engenharia, Economia ou mesmo Administração)? ou faço uma pós em uma outra área?
Por que, sinceramente, eu ainda não sei quais pós-graduações existem para complementar este meu curso. Pensei até em engenharia de Produção, mas ainda não achei nada falando a respeito em relação aos dois cursos.
Obrigado Felipe
Att,
Marcus
Olá Marcus,
Eu não posso te dar uma resposta exata, pois isso exigiria uma análise mais detalhada, em algumas sessões particulares.
Mas sugiro que você considere o seguinte:
– Com o que você quer trabalhar no dia-a-dia?
– Quanto seria um salário interessante para você?
– Quais são as opções de pós-graduação disponíveis? E de graduação?
O ideal de fazer uma pós e não fazer uma outra graduação, no meu modo de ver, é principalmente o tempo. A pós é mais rápida…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Sou BH formada em gestão na saúde e atualmente terminando pedagogia.
Estou em dúvida qual pós-graduação fazer, poderia me ajudar. Pensei em pedagogia hospitalar, mas não vejo muita abertura no mercado de trabalho, estou errada?
Gosto de lecionar, porém atualmente atuo com turma infantil maternal e confesso sou elogiada mas não me satisfaz muito, gosto de um público maior. Sou comunicativa, adora dar conselhos, fazer palestras, enfim estou muito perdida.
Um abraço
Patrícia
Olá Patrícia,
Se você gosta de lecionar, de dar palestras para grandes públicos, você deve considerar o que você quer ensinar. Por exemplo, se você quer ensinar conteúdos sobre liderança, você pode fazer uma pós em administração. Se você quer ensinar para adolescentes, você pode fazer uma pós em educação ou orientação profissional… enfim, tudo vai depender do que você quer ensinar e para quem quer ensinar, ok?
Atenciosamente
Felipe de Souza
Olá Felipe, Tudo bem?
Preciso muito de um conselho seu…
Sou formada em Gestão de Recursos Humanos e quero muito fazer Psicologia. Mas atualmente minha dúvida é a seguinte: Será melhor fazer uma pós graduação voltada para o meu curso (Pensei em Psicologia Organizacional ) ou partir direto para a Psicologia, visto que também trabalharia a questão organizacional, etc ?
Recebo diversas opiniões de amigos, mas ainda não falei com nenhum especialista.
Desde já, te agradeço!
Olá Diane,
Bem, partindo da ideia de que podemos fazer uma graduação por dois motivos principais (aprender e ter uma formação profissional) você poderá avaliar se a faculdade de psicologia – que é mais ampla que o RH – será interessante em termos de conhecimento para ti e, também, se você desejaria trabalhar em outras áreas da psicologia.
Se você prefere o RH, o mais indicado é uma pós, já que você já terá a graduação em RH.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, td jóia?
Sou formada em Ciências Biólogicas(Licenciatura e Bacharel) porém nunca atuei na área.
Trabalho a 12 anos na área de Recursos Humanos. Sempre busquei cursos rápidos . Em 2010 achei necessário um curso mais amplo e optei por um MBA em Gestão de Depto Pessoal. Em sua opinião, continuo a me especializar através da pós (Gestão de Pessoas e Administração), ou seria melhor optar por uma graduação pelo fato da inicial ser fora da área de atuação.
Desde já agradeço sua opinião!
Tenho vontade de fazer psicologia, mas ando pesquisando sobre o mercado de trabalho e em alguns sites diz que esta muito saturado e em outros diz que é muito amplo. Independente disso vou manter minha decisão, pois acho uma profissão muito interessante. Mas queria saber no que poderia se especializar para ter uma boa remuneração? E se depois que fizer a graduação pode fazer a licenciatura em seguida na mesma faculdade?
Olá, Felipe!
Bom, me encontro atualmente em uma fase não muito boa profissionalmente falando. Concluí meu curso de Letras – Português, Inglês e Literaturas em 2009, mas sinto que não deveria tê-lo feito. Eu tinha a ideia de ser um professor de inglês, mas ao longo do primeiro ano de faculdade percebi que não era isso que eu queria. Consegui terminar a faculdade com boas notas, mas o que eu realmente queria era o diploma e acabar logo com aquilo.
Eu já dei aulas de inglês em escolas de idiomas, mas percebi que realmente não é isso, ao menos não por agora. Talvez seja insegurança, desconforto. Pode ser que mais para frente eu repense essa possibilidade. Trabalho atualmente como coordenador de doadores internacionais em uma ONG e, consequentemente, faço muitos trabalhos de tradução, revisão e correção de textos. Mas não estou satisfeito, não sinto aquela satisfação interna, não consigo soltar um “Eu amo meu trabalho/o que faço”. E isso tem me deixado muito chateado, creio que até deprimido.
Eu amo tecnologia, internet, comunicação e games, e gostaria muito de trabalhar nessas áreas. Coloquei como meta para este ano iniciar uma pós-graduação, que pelo que li no texto, será Latu Sensu, pois não tenho interesse em dar aulas. Minha dúvida é: qual seria o melhor caminho a seguir? Realmente uma pós-graduação ou outro tipo de curso, ou mesmo uma segunda graduação? Você acredita que uma pós-graduação online (EAD) seja uma boa ideia, ou é melhor fazer a presencial mesmo? Desde já, agradeço muito pelo seu tempo e por sua ajuda.
Abraços,
Rodrigo
Olá Patrícia,
No seu caso, a grande experiência da área supre a falta da graduação.
Em minha opinião, cursos de pós-graduação específicos seriam mais indicados por serem mais breves e trazerem mais retorno.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Camila,
A especialização é uma questão para ser decidida mais para frente, até para você conhecer melhor a área e as oportunidades, ok?
A questão da licenciatura, sim, é possível. Apenas você terá que avaliar se vai querer dar aulas, se sim, a licenciatura é indicada.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OLá sou gleycivane. sou graduada em RH E QUERIA SABER SE POSSO FAZER UMA PÓS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, EU FAÇO ISSO OU FAÇO UMA NOVA GRADUÇAO EM PSICOLOGIA PRA EM FIM FAZER UMA POS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. MEU OBJETIVO É TER CARTEIRINHA DE PSICÓLOGA NA EMPRESA. OBG AGUARDO RESPOSTA.
Olá Rodrigo,
Pelo seu interesse, realmente não sei como te indicar uma pós específica. Penso que o melhor caminho seria você pesquisar a área com a qual quer trabalhar e ver as possibilidades de pós-graduação que estão disponíveis.
Como você parece ter facilidade para estudar, uma pós-graduação a distância pode ser uma boa opção sim.
Com relação à graduação ou pós-graduação, avalie o mercado de trabalho. Se você puder fazer a pós e entrar direto, será mais rápido, fácil e barato do que começar uma outra graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Gleycivane,
Para ter a carterinha de psicóloga você terá que fazer a graduação em psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Muito obrigado pela ajuda!
Abraços,
Rodrigo
De nada meu caro!
Qualquer coisa, estou por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, sou formada em psicologia, mas tenho sonho de dar aulas na pré escola. Preciso fazer faculdade de pedagogia, ou posso fazer uma pos graduação nessa área?
Olá Renata,
Bem, para dar aulas para a pré-escola o critério de seleção será a da própria escola, ok?
Pesquise nas escolas que você tem contato para saber o que eles tem avaliado para a seleção de novos professores.
Pode ser que seja necessário fazer pedagogia, mas pode ser que não, já que a psicologia poderia te suprir com os conteúdos necessários para a maioria das atividades.
Porém, uma pós-graduação na área será sempre um diferencial.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
oi sou cinthia e faco graduacao de servico social e pretendo fazer mnha pos na area juridica mas estou muito em duvida preciso da sua ajuda .
Olá Cinthia!
Entendo, mas qual é o objetivo de fazer uma pós em jurídica? Em qual área você quer trabalhar especificamente?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, não vejo a hora de começar a cursar Psicologia! Tenho 21 anos e quero ser Psicoterapeuta na área de casal e família. É alguma especialização que eu devo fazer após o curso ou durante? Como funciona?
Olá Joyce!
Então, durante a graduação você aprenderá diversas técnicas da psicologia clínica para atender pessoas e grupos. Para a terapia de casal e para o atendimento de famílias, uma das abordagens mais recomendadas é a terapia sistêmica. Você poderá estudar sozinha ou através de cursos e especializações, ok?
O que quero dizer é: não é necessário uma pós para trabalhar nesta área, tendo já feito psicologia. Mas é sempre recomendável para ter o título e poder estudar de uma forma mais estruturada, com professores mais experientes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Mas eu posso fazer os cursos e as especializações de terapia sistêmica durante a faculdade ou após?
Olá Joyce,
Geralmente, as pós-graduações permitem a inscrição de alunos que estejam no último ano de graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde. Felipe, estou pensando em cursar o tecnólogo de recursos humanos, porém, não sei se poderei fazer uma pós depois de terminar esse curso. Só vejo vagas para pessoas formadas em ADM ou Psicologia que tenham pós em RH. Estou muito indecisa. Será que você poderia me ajudar?
Atenciosamente,
Priscila
Abraço.
Olá Priscila,
Não há problema nenhum para fazer uma pós fazendo um curso de tecnólogo, ok?
Como é um curso superior, dá direito a fazer pós-graduação sim.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, sou graduado em Engenharia Ambiental, Trabalho Engenharia de Telefonia Móvel por ter feito o ensino médio de telecomunicações. Uma vez estando agora a fazer o mestrado em MBA Gestão, gostaria de saber como conciliar tudo isto para uma defesa de tese de mestrado. Ou seja, gostaria de um tema que tem a ver com Ambiente, Telefonia e Gestão ou Marketing. Por exemplo, a minha tese de licenciatura foi “auditoria ambiental na empresa de telefonia movel”
Obrigado,
Inácio Ribeiro
Olá Inácio,
A ideia do mestrado não é tanto a de conciliar várias áreas de estudo anteriores, mas sim especializar fortemente em um único ponto, ok?
Afinal, a dissertação de mestrado é bastante específica e – embora você possa estudar vários temas diferentes nas disciplinas do mestrado – terá que encontrar um único tema de pesquisa.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, me chamo marcos e concluo minha graduação em psicologia esse mês, tenho interesse em pós em acupuntura, meu objetivo é ampliar a área de atuação . Você tem uma opinião sobre isso?
Obrigado, Marcos paulo
Olá Marcos,
Eu penso que a acupuntura pode ser uma grande técnica terapêutica, com certeza. Apenas fique atento para a questão legal. Existem algumas pendências com relação a acupuntura ser exercida por não médicos, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe tudo bem!!!ótimo seu site!!!parabéns!!procurava um assunto desses há mt tempo,fui da contabilidade por muitos anos e realmente não era feliz,fui buscar minha felicidade aos 38 anos de idade,hoje curso direito(segundo semestre,onde também acabo não jogando fora totalmente minha experiencia contabil)e curso licenciatura em historia,você tem alguma ideia sobre uma pós que unisse a historia com o direito???abraço
Olá Felipe. Me formei Tecnólogo em Produção Multimídia. A minha dúvida é fazer uma pós mais técnica como foi minha graduação, em comunicação para mídias ou linguagem audiovisual, só que um pouco mais restrita no mercado, ou ampliar o leque, dentro da comunicação social, como Comunicação e Semiótica ou Direção de arte, por exemplo. Só que no último caso, eu não sei se seria bem aceito pelo mercado, competindo diretamente por um cargo melhor com um publicitário.
Obrigado.
Olá Andre,
Sua pergunta é bastante interessante e para ela não há uma resposta certa ou uma resposta errada.
Será uma questão de ponto de vista e de escolha pessoal.
Basicamente, podemos reformular a sua pergunta para: “Ter uma formação super especializada ou uma formação mais geral?”
Bem, há pontos positivos e negativos em cada uma destas perspectivas.
Vou dar o meu exemplo pessoal para pensarmos juntos.
Eu fiz Graduação em Psicologia, Mestrado em Letras (Teoria Literária e Crítica da Cultura) e estou concluindo o meu Doutorado em Ciência da Religião (embora a linha seja Psicologia da Religião, vou sair com o título de Cientista da Religião). Como você pode ver, minha formação foi para o geral e não para uma hiper especialidade, por exemplo, em psicanálise ou psicologia social ou outra.
A vantagem é que, para este nivel de especialização strictu sensu, eu poderei dar aulas em faculdades tão diferentes como: psicologia, letras, filosofia, história, teologia e por aí vai. Ou seja, o leque de possibilidades aumenta, pois a formação é bem generalista. Por outro lado, se eu for tentar um concurso público, terei dificuldades porque para dar aulas nas federais, eles pedem a formação específica…
Em suma, uma formação mais geral dá, em tese, mais oportunidades e uma formação mais específica facilita para conseguir um tipo específico de vagas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Roni,
Bem, pelo que pude pesquisar e conversar com minha esposa (ela fez a graduação em história), a única possibilidade é a área acadêmica.
Por exemplo, você pode se especializar na história do direito e estudar temas específicos como as mudanças de uma lei com o tempo.
Talvez outra possibilidade, um pouco mais raro, penso, é a de trabalhar em museus ou institutos, advogando em favor da conservação do patrimônio histórico.
Boa sorte para ti!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola!sou graduada em pedagogia, gostaria de saber se posso me especializar a nível de pós-graduação em alguma área da psicologia,tipo alguma terapia…
Olá Claudia, não se você se refere a pós-graduação em psicologia clínica por exemplo.
Porém, você pode ir para a área de psicopedagogia.
Atenciosamente
Felipe de Souza
Olá Felipe. Tenho 31 anos, há algum tempo conclui o curso de Direito e fui aprovada no exame de ordem. Durante a faculdade não fiz estágio extracurricular, pois já trabalhava em área distinta. Meu último emprego foi no serviço público, portanto, tinha estabilidade. Bem, ocorre que por questões pessoais pedi exoneração do meu cargo e mudei de estado, estou morando em Campo Grande há quase um ano. Estou bastante preocupada porque encontrei um mercado de trabalho difícil. Ate o momento estou desempregada. Não tenho experiência na área do direito e por estar formada não há mais como fazer estágio, os escritórios só contratam com experiência, alguns até consideram se tiver pós. Nesse sentido, pensei em fazer uma pós, mas tenho receio de mesmo assim não encontrar uma oportunidade, uma vez que são raríssimas as vagas abertas por aqui. Infelizmente não conheço ainda muito bem a região e nem tenho muitos contatos, só encontro vagas para subempregos. Como sempre trabalhei, estou muito angustiada por estar a quase um ano longe do mercado de trabalho, por isso vejo que minha saída no momento é aceitar qualquer emprego, aliás, o que também tem sido difícil. Dias atrás enviei meu currículo para uma vaga de fiscal de loja, a selecionadora disse que meu currículo era muito bom para aquela vaga e que iria guardá-lo para uma vaga melhor. É, mas não tenho retorno, para vagas melhores meu perfil não se encaixa, sempre falta experiência, para vagas mais simples dizem que meu currículo não atende porque esta acima dos requisitos. Assim é complicado, preciso trabalhar.
Por essa e outras razões, tenho receio de fazer uma pós em uma área que mesmo formada, ainda não me trouxe satisfação, pelo contrário, decepcionou-me. Minha segunda opção é iniciar uma nova faculdade, por exemplo, pedagogia ou alguma área de licenciatura porque quero me formar e trabalhar na área. Acho muito ruim fazer uma faculdade e no final nem ter oportunidade de trabalhar na área, não ter oportunidade de enviar currículo porque não há vagas abertas, aliás, ter que competir vagas a nível de ensino médio porque sua faculdade não se enquadra em nenhuma outra área.
Enfim, já que provavelmente terei que optar por um emprego de nível mais baixo, gostaria de saber se seria melhor iniciar outra faculdade ou se devo insistir em uma pós na área do direito?
Olá Silvana,
Está é uma questão bastante delicada que exige uma reflexão profunda e paciência.
Uma boa forma para avaliar é pensar no longo prazo, afinal, este momento profissional pode ser apenas isso – um momento.
Por isso, pode ser útil fazer uma pós e se especializar. O direito, até mais do que outras áreas exige uma boa rede de contatos e uma pôs também pode ajudar nisso.
Por outro lado, é sempre uma questão a se considerar mudar de ares. Como diz Fernando Pessoa – aqui como metáfora – “há sempre razão para emigrar para quem não está de cama”.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!!muito obrigado pelo retorno!!!
´s me esqueci de salientar que atualmente não me foco na carreira academica(curso historia e direito),estou focado em concursos publicos e atualmente sigo a lihna de bancos,pois fui bancario e gosto de ser bancario,mas ao mesmo tempo sou apaixonado pela historia e o direito,como vou terminar a historia antes,fico pensando,se curso uma pós na area de um dos dois cursos ou alguma fora da area mas mais pensando na carreira publica..abraço…roni
Olá Roni,
Neste caso, a dica é você olhar para os editais dos concursos públicos de interesse e avaliar o que é pedido.
Sabemos que títulos de pós-graduação, mestrado ou doutorado são pontos a mais, no geral. Mas veja também sobre a área dos títulos. Em alguns concursos ter uma pós na área X vale muito mais!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou com a faculdade de Psicologia da Estácio de Sá RJ trancada, por motivos financeiros.
Tenho medo de terminar a faculdade e não conseguir o minimo para me sustentar e pagar o FIES.
Será que não é melhor eu cancelar o FIES e fazer uma faculdade mais barata e rápida para que eu possa pagar a de Psicologia, ou você acha que é melhor fazer logo para não perder tanto tempo com relação a Pós e etc…??
Olá Bruna,
Esta é uma questão que não posso te ajudar muito.
Porém, gostaria de mencionar o caso de uma amiga que já há alguns anos fez a faculdade de psicologia pelo Fies. Durante o curso ela conseguiu um estágio remunerado que se transformou em sua profissão, depois de formada. Ela não só conseguiu pagar o Fies, como logo (no estágio) tinha comprado uma moto, logo depois um carro e no final da faculdade já tinha financiado sua casa.
Mas cada história é particular, individual. Também não há como ter garantias sobre o que vai acontecer no futuro, não é mesmo?
Pode dar super certo, como pode não dar. O futuro é sempre semelhante a uma aposta.
Eu só não recomendaria que você fizesse uma outra faculdade, sem ter vontade de fazê-la, pois desse modo você se sentirá frustrada.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
No caso, se eu fizer graduação em Psicologia e depois uma pós, com o objetivo de ser professor universitário, eu preciso fazer necessariamente o mestrado e o doutorado? Não é possível fazer apenas um ou outro, pra mim poder lecionar?
Olá Davi,
Não é totalmente necessário fazer o mestrado e o doutorado.
Algumas faculdades particulares aceitam que o professor tenha graduação e mais uma especialização apenas.
Entretanto, temos que considerar que o mercado é competitivo e quanto mais formação, maior a possibilidade de concorrer por vagas melhores.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou no curso de gestão hospitalar, e tenho muitas dúvidas com o que fazer na pós-graduação, vc pode me dar alguma dica?
Olá Rosynha,
O primeiro passo é descobrir em qual área você quer trabalhar, ok?
Você já tem alguma ideia?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, Felipe.
Trabalho em uma Indústria de Alimentos como Comprador desde 2005. Sou graduado em Administração de Empresas (2012) e estou em dúvida sobre qual Pós devo fazer. Qual a sua opinião ?
Desde já agradeço.
Cordialmente,
Uindson Brito
Ola, sou assistente social me formei faz 3 anos mas nunca trabalhei na área, trabalho num programa do estado dentro de escolas. Gostaria de fazer uma especialização na área da educação pois desde que me formei não consegui trabalhar na minha área e sim em escola, qual dica de especializações vc me dá para continuar trabalhando na área da educação.
Olá Paola,
Existem diversas pós-graduações na área de pedagogia e educação.
Penso que para você escolher, você deve ter em mente que tipo de trabalho específico você quer realizar.
Por exemplo, digamos que você queira trabalhar na alfabetização. Você deve buscar uma pós na área. Se você quer estudar a parte administrativa da educação, existe a pós em gestão escolar. Enfim, você tem que encontrar o que você quer estudar e trabalhar e pesquisar as opções, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Uindson,
Bem, como venho comentando por aqui, é fundamental você tomar a sua decisão a partir de seus objetivos.
Ou seja, você quer continuar expandindo sua atuação na área de Compras ou quer ampliar para outras áreas?
Em princípio, um MBA ou uma Pós em Administração mais geral pode ser sempre útil. Agora, caso você queira aperfeiçoar sua experiência em compras, existem cursos específicos como Gestão e Administração de Compras.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe, sou formada em CST em Gestao Empresarial trabalho como aux. Adm., quero fazer outro curso mas não sei se faço uma graduação no caso bacharel ou uma pós, o e qual o curso indicado que você me sugere? Como faço para ter certeza se me identifico com aquele curso?
Ola, sou licenciado em matemática e quero conhecer o ramo de informática e depois fazer gestão em TI. Adoro raciocínio lógico. O que você acha Felipe?
Atenciosamente,
Marco da Silva.
Olá Marco!
A área de TI tem muita relação com a matemática! É praticamente um pré-requisito para a boa atuação na área.
Creio que pode ser um desenvolvimento interessante se você quiser se aprofundar no ramo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Clécia,
Com o que você gostaria de trabalhar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada em Comunicação Social mas tenho interesse em fazer um MBA em Gestão de Pessoas.
1a dúvida: Quando penso em MBA, penso que já deveria estar no mercado de trabalho, como se o curso fosse um adicional, o que não é o meu cenário atual. Você indicaria uma pós-graduação antes? Meu interesse é por estudos relacionados a Motivação em organizações e seleção de pessoal.
2a dúvida: Você sabe se eu teria alguma restrição ou até dificuldade de inserção no mercado por ser graduada numa área onde não me parece o foco de profissionais desse MBA?
Olá Alessandra,
Não penso que você deve estar no mercado de trabalho para fazer MBA. Seria a mesma coisa que exigir de um médico que vai fazer uma especialização que trabalha antes. Quer dizer, a experiência é sempre útil e um critério para seleções, mas não é necessária para entrar ou fazer uma especialização.
Bem, dê uma olhada nas vagas disponíveis atualmente nos grandes sites de empregos e veja o que está sendo exigido, ok?
Para a área do RH de Treinamento e Consultória não vejo um empecilho ter formação em outra área. Mas é sempre bom sondar antes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe de Souza,
Estou fuçando a net em busca de conhecimento sobre o que fazer quanto a meus estudos e encontrei este site. Interessantíssimo!! Gostei muito do que vi até o momento, em especial do apoio dado aos colegas.
Bem, eu sou formado em psicologia e tenho a pretensão de ingressar no mercado de trabalho dentro do RH, Gestão de Pessoas (…). Qual seria uma boa pós-graduação neste caso? O que seria mais indicado?
Atenciosamente,
Jefferson Prado.
BOA NOITE,
FIZ TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH.
QUAL PÓS SERIA MAIS INDICADA?
Olá Marisa,
Em qual área do RH você gostaria de trabalhar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite! Felipe, estou cursando Licenciatura em Matemática e gostaria de saber se eu poderia me especializar em psicopedagogia sem ter cursado psicologia e pedagogia? E se eu conseguir me especializar, posso atuar em uma clínica como psicopedagoga? Pretendo futuramente cursar psicologia, porém quero cursar um mestrado e quem sabe um doutorado antes de iniciar esse novo curso.
Olá Felipe boa Tarde,
Estou cursando o 7° período de pedagogia, porém, meu sonho sempre foi cursar psicologia, devido algumas eventualidades não possível cursar o mesmo, resolvi antão fazer uma pós em psicopedagogia, conseguir um emprego na área e depois cursar o tão sonhado curso de psicologia.
O que acha dessa atitude?
Bom dia, sou formado em ciencias contabeis há 3 anos, tenho 27 anos e me inscrevi para fazer um novo curso de graduação em engenharia eletronica, por ser uma area de tecnologia. Porém estou em duvida se deveria ter feito uma pós mesmo, já que toda minha experiencia é na area de financas e tesouraria, o que voce me orienta? Muito obrigado
Olá, Felipe estou cursando tecnologia Recursos Humanos, qual Pós seria mais indicada? Gosto da areá de recrutamento e seleção?
Obrigada Nayara
Olá Nayara,
Neste caso, penso que Gestão de Recursos Humanos, em uma boa universidade, é o mais indicado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Fabricio!
Bem, em qual área você deseja trabalhar depois?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Monike!
A psicopedagogia é exatamente uma área de intersecção entre a psicologia e a pedagogia. É com certeza uma excelente área de atuação. Apenas digo o seguinte: caso seja do seu interessante conhecer mais ou trabalhar em outra área da psicologia, você poderá cursar a faculdade de psicologia em menos tempo, já que terá cursado diversas disciplinas na psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Luana!
Esta é uma excelente pergunta.
Para ser sincero, não tenho total certeza. Me parece que não, que a pós em psicopedagogia é “fechada” para psicólogos e pedagogos.
Mas procure pelas faculdades que oferecem esta pós-graduação para se informar melhor, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, sou graduada em gastronomia, poderia fazer pós graduação em nutrição animal? Obrigada.
Ola Felipe! Sou formada em Administração pela Ufes em 2007 e desde então fiquei parada. Não fiz nenhuma especialização, curso. Sou apaixonada pela pedagogia, foi meu 1 curso antes da administração, larguei porque na época achei que não seria um curso promissor ao mercado de trabalho. Conclusão: fiz um curso (adm) visando o mercado e esqueci de algo que realmente gostava. Será que posso fazer uma especialização ou MBA na área de Artes? Poderei trabalhar com isso? Caso contrário, terei que fazer graduação em Artes ne? Obrigada!
Olá Luana,
Bem, esta é uma questão muito interessante e vai varia dependendo do mercado de trabalho que você buscar e que estiver disponível em sua região.
Em princípio, para dar aulas no ensino público, é possível pegar matérias de outra graduação, desde que não existam professores. Para a rede particular de ensino, algumas escolas aceitariam professores de outras áreas, mas já vai depender da direção e da sua rede de contatos, ok?
Então, dê uma pesquisada na secretaria de ensino de sua cidade ou região e se informe se você tiver uma pós, você vai conseguir. Mas em princípio, sim, seria viável.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,
Sou formada no curso Tecnólogo em Gestão de RH, estou trabalhando na área de benefícios, mas já atuei na área de R&S, T&D. Gostaria de saber qual pós eu posso fazer? Penso em lecionar, então teria que fazer um mestrado? Como saber, qual disciplina estudar? Irei fazer o mestrado já sabendo o que irei ensinar? Ou descobrirei no decorrer do curso?
Muito Obrigada!
Olá Evannize!
Esta é uma excelente pergunta.
Então, para dar aulas no ensino particular, você terá, digamos, mais liberdade para fazer um mestrado e conseguir diversas oportunidades. Para passar em um concurso público para as faculdades públicas, você terá que escolher uma área específica de formação, já que os editais pedem formações determinadas. Por exemplo, formado em psicologia com doutorado em psicologia da educação, entende?
Agora para as faculdades particulares é mais tranquilo, é mais aberto. De toda forma, você pode começar com uma especialização lato sensu e depois fazer mestrado e/ou doutorado. A sugestão para escolher um tema que você goste de estudar é praticamente óbvia, porque acaba tornando-se um martírio estudar por anos o que você não tem afinidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá , sou formada em Pedagogia e agora estou concluindo Tecnólogo em gestão de recursos humanos . Quero fazer uma pós ou mestrado , mas estou com dificuldade em decidir um curso que agregue as duas áreas. é possível ? Me interesso mais a área de RH , qual pós ou doutorado me indicaria?
Olá,
Estou me formando em Engenharia de Produção, tenho muito interesse em fazer duas pós uma Projetos e outra em Processos , que são duas áreas que tenho muito interesse. E talvez no futuro pretendo fazer um mestrado, vai depender do tempo disponível. Tenho uma dúvida com relação ao melhor curso a fazer, pois verifiquei que o nome da faculdade na graduação pesa demais ou então o “QI”. O que posso fazer para estar valorizando o currículo ? Já fiz alguns cursos de extensão com carga horária de até 96 hrs, mas por enquanto não vi resultado.
Olá Yuri,
Uma pós-graduação certamente valoriza um currículo, mas você precisa decidir antes em qual área você quer trabalhar. Porque fazer uma pós em uma área não relacionada, não vai valorizar o currículo, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Bia,
Não sei se é uma questão de reunir as duas áreas. Hoje em dia, vejo cada vez mais, que para conseguirmos uma boa colocação precisamos definir uma área de atuação. Porque imagine: se você tivesse uma grande empresa e você estivesse contratando uma pessoa para o Departamento Pessoal, você contrataria quem? Uma pessoa especialista nessa área, não é mesmo?
Por isso, pense em qual área você deseja atuar e procure ser a melhor nessa área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, eu faco comunicação social, publicidade e propaganda gostaria de saber sem tem alguma pos graducão relacionanda a psicologia? Obrigada !
Olá Felipe.
Primeiramente, adorei seu site! Muito útil e interessante, parabéns!
Eu sou formada em Ciências Sociais e o campo de trabalho como socióloga é dificílimo, especialmente para as pessoas que não querem lecionar, como eu. Estou há 3 anos procurando trabalho, sem sucesso. As raras oportunidades de trabalho que eu encontrei na área exigiam mestrado ou doutorado.
Não consegui entrar no mestrado público, não fui chamada para concurso público e pagar mestrado na rede particular estando desempregada é impraticável. Pensei então em me inscrever num curso de pós-graduação que abra o leque de possibilidades de emprego e permita a estabilidade financeira e sair da condição de semprepregada. No entanto, não há pós graduação para Ciências sociais fora do campo de política e administração públicas.
Eu gosto das áreas de química, física, controle de qualidade, meio ambiente , sustentabilidade, filosofia, política e adoro tecnologia. Não gosto muito de trabalhar com Marketing ou gerência e confesso que não sou muito muito boa em lidar pessoas nem tenho perfil de liderança.
Qual pós graduação fazer? Poderia me dar uma sugestão baseada na sua experiência?
Óla Felipe.
Em 2015 vou concluir minha graduação de Gestão de Recursos Humanos. E pretendo no mesmo ano, iniciar uma Pós-Graduação. Estou muito indecisa nas duas opções seguintes: MBA em Gestão Financeira e Orçamentaria, e MBA em Auditoria e consultoria ou áreas relacionadas a RH…. você pode me ajudar!? tenho muita dificuldade em Matemática, e por isso fico insegura para fazer a escolha certa da Pós. Gostaria de ter uma Pós- Graduação, mas para ter opções para fazer Concursos……
Olá Felipe, boa tarde!
Estou fazendo um curso de Graduação em Administração, tenho algumas duvidas.
Gosto muito da área de RH então só com a graduação em Administração vou ter direito a trabalhar em um RH? Ou vou ter que fazer uma Pós voltada para a área de Recursos Humanos?
Na minha faculdade tem os cursos Pós em administração em RH e Administração em Geral.embora eu queira seguir em RH gostei dos dois cursos e entrando nas grades deles algumas materias são as mesmas.
Oque me recomenda fazer somente um destes cursos?
Ou fazer os dois?
Também pretendo fazer um mestrado e um Doutorado nestas áreas para obter mais conhecimento e até talvez lecionar, será que existe algum curso de Mestrado e Doutorado voltado para estas árceas?
Ou será que devo antes de tudos estes cursos devo fazer um MBA que seja voltado para o recursos humanos?
Será que tem algum MBA voltado para esta área que eu quero?
Muito obrigado!!!
Olá Danilo!
Sim, em princípio só com a graduação é possível atuar, porém, se você tem mesmo interesse na área, sugiro que você consiga estágio ou entre assim que puder na área. O quesito experiência profissional depois conta bastante.
Sim, existe pós no nível mestrado e doutorado para estas áreas sim. Como você deseja ter duas atuações profissionais, você terá que avaliar o que será mais vantajoso no curto e no longo prazo, ok?
Talvez você possa começar com uma especialização e depois fazer o mestrado (porque a especialização já pode ajudar para lecionar).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vanúcia,
Como venho mencionando em vários comentários, é importante considerar em qual destas áreas você quer atuar. Um exemplo da psicologia. Se eu quero trabalhar como psicólogo do trânsito, eu não vou fazer uma pós em psicologia hospitalar, certo?
Para concursos, em geral, o que acrescenta pontos é a titulação na área e, também, a titulação em geral. Utilizando o mesmo exemplo: se eu presto um concurso para um hospital público, eu teria mais pontos se tivesse uma pós em hospitalar e teria pontos, mas menos, se eu tivesse uma pós em psicologia do trânsito, ok?
Para saber exatamente, pesquise por editais de concurso das áreas de interesse.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Priscila!
Como no seu caso você está pensando de mudar de área de atuação o que eu recomendo é que você pense na atuação no dia-a-dia de cada uma das profissões e, além disso, veja se o fato de ter uma pós-graduação sem a graduação correspondente não acabaria te impossibilitando de atuar.
Por exemplo, alguém que tenha formação em letras e faça uma pós em psicologia, não poderá atuar como psicóloga, entende? Mas varia de área para área. Em algumas, a pós acaba substituindo a graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Carol,
Sim, existem várias áreas de pós-graduação em psicologia. Se entendi bem, você está pensando de fazer uma pós na psicologia que tenha relação com a sua área de comunicação, certo?
Bem, penso que as mais próximas seriam psicologia social, em marketing, em psicologia clínica (para estudar linguagem e comportamento verbal), ok?
Mas em princípio, talvez o campo mais próximo e interesse para a atuação futura é o MBA em Administração.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, bom dia!
Estou terminando a graduação em Administração de Empresas, gostaria de fazer uma pós em Jornalismo, eu conseguirei atuar na área?
Olá Cinthia!
Com qual objetivo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Pretendo fazer Graduação em Jornalismo, qual pós seria melhor?
Obrigada!
Olá Tatiana!
Normalmente o ideal é pensar na pós do meio para o final da graduação, porque deste modo você terá muito mais informações sobre as possibilidades, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada em Secretariado Executivo Bilíngue e trabalho na área administrativa de uma empresa que atua na área da Educação.
Adoro trabalhar nessa área administrativa com planilhas, relatórios, papeladas, etc.
Quero fazer uma pós, mas não sei em que área.
Você pode me dar dicas?
Grata
Olá Felipe,
Termino esse ano o curso de Tecnologia em RH.
Estou com dúvidas sobre qual pós devo fazer.
Poderia me dar algumas dicas de algumas pós ?
Obrigada.
Olá Priscila,
Bem, neste caso o ideal é conversar com pessoas que já trabalham nesta área (contabilidade, finanças?) e investigar o que as mais bem sucedidas tem feito, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Alessandra,
Leia com calma o texto acima, ok?
Primeiro você definir tanto o que deseja estudar mais como em qual área do RH quer trabalhar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite Felipe!
Sou servidora pública, trabalho na área de finanças e estou concluindo a graduação tecnológica em Gestão Pública. Quero fazer pós- graduação e lhe pergunto: se eu escolher pós em Gestão Pública seria um aprofundamento do conhecimento adquirido na graduação? De acordo com minha área de autação qual você me indicaria?
Obrigada!
Olá Jacqueline,
Sim, será um aprofundamento.
Então, cabe a você escolher se você quer se aprofundar em Finanças ou em Gestão Pública. Em alguns casos, o melhor é seguir uma única direção, em outros pode ser mais interessante ter conhecimentos diversificados. Avalie qual é o seu caso, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou no 2º semestre de Pedagogia. E dou aula de matéria específica pela manhã e pedagogia pela tarde! Acabei gostando do Fundamental II e Ensino médio. Mais pedagogia só me habilita a ensinar ate o fundamental I. Queria fazer Letras Português e Inglês, tenho que fazer outra graduação? Ou tem pós pra esse curso? O que eu faço?
Obrigada!
Olá Marly,
Bem, esta é uma pergunta bastante interessante. Digamos que no futuro você esteja querendo pegar aulas no Ensino Médio para português. Quem tiver formação em Letras terá vantagens no Ensino Público, mas ainda assim, se houver vagas e não houver concorrentes pode ser que você consiga.
No ensino particular, pode ocorrer de você conseguir a vaga, mesmo não tendo a graduação, mas dependerá muito do colégio e da direção, ok?
Se você já viu que gosta mais do Fundamental II e Ensino Médio, pode ser o caso de você fazer a graduação em Letras.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigado pela Felipe.
Agora após sua resposta surgiu uma outra dúvida. Fazer um mestrado na mesma área da minha graduação é vantajoso, ou o curso pode se tornar monótono por eu estar estudando muita coisa que eu já vi na graduação ?
sou formada em matemática, e trabalho como professora. Gostaria de saber em que area posso fazer pos graduacao.
Olá Mayra!
Há centenas, literalmente, de possibilidades. É mais fácil escolher tendo em vista o que você quer com uma pós-graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Yuri,
Bem, isto depende muito e a resposta será muito individual.
Pode ser cansativo, às vezes, mas vai depender se a pessoa gosta da área também, se as matérias são dadas com outro enfoque, entre muitos outros fatores, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, boa tarde!
Estou cursando Administração de Empresas com ênfase em RH, porém sempre me interessei muito por psicologia, a parte comportamental.
Hoje eu gosto de trabalhar com motivação organizacional, gestão de competência, comunicação e me interesso muito pelo comportamento humano em geral dentro da organização. Existe alguma pós na area de psicologia que possa corresponder a essas expectativas?
Olá Filipe…
Meu nome é Leandro.. sou bacharel em Teologia e estou terminando o Curso de Filosofia. Desejo no futuro fazer Mestrado na área de Filosofia para dar aulas… mas no momento, pretendo entrar no mercado e pensei em fazer o Curso de MBA em Projetos… tenho experiência em Projetos Sociais e achei que fazer o Curso, aliado a outros cursos de extensão na área da Qualidade poderiam me ajudar a entrar nesse mercado, até eu me estabilizar e poder fazer o mestrado… Queria saber sua opinião… acha que tem mercado? Que vale a pena esse curso?
Boa Noite. Sou formado em maketing estratégico pela estácio, e estou cursando direito. Tive algumas decepções trabalhando na área bancária,e gostaria de saber alguma informação, para uma pós que possa me ajudar a entrar em algum bom mercado de trabalho .
Desde já obrigado!
Olá Felipe, sou formada em pedagogia e pretendo fazer pós graduação. Atualmente faço curso técnico em Massoterapia. Tenho me identificado com o tema.Porém gostaria de lecionar para alunos de cursos técnicos.Pensei em fazer especialização latu sensu em docência superior , será que ampliará a minhas oportunidades no mercado de trabalho?Grat Bel
Olá Michele,
Sim. Na verdade, ouso dizer que praticamente toda pós que vincule psicologia e RH vai tratar de uma forma ou de outra destes temas.
Sugiro que você avalie a grade curricular de cada uma delas e veja qual mais te satisfaz. Desta forma, você conseguirá restringir, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Leandro!
Entendo.
Mas Gestão de Projetos não é mais para a área de engenharia e administração? Para projetos específicos em empresas?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Marcelo!
Bem, eu sempre dou aqui a dica de que não é a pessoa que tem que se encaixar no mercado mas o inverso: a partir das características pessoais é que cada um deve buscar um setor no mercado. Tentar se adaptar ao mercado será insatisfatório no longo prazo, seja porque a personalidade não vai concordar com o exterior, seja porque o mercado está em constante mudança.
Assim, faça Orientação Profissional ou Coaching de Carreira e comece a analisar os seus valores, objetivos e desejos. E a partir deles, encontre o seu mercado, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Isabel!
Penso que sim! Qualquer pós-graduação já dá certo “peso” ao currículo – até para dar aulas em universidades particulares. Porém, uma dica que pode ser útil é você dar uma pesquisada nesta área de massoterapia, terapias corporais, etc e ver se você não encontra uma pós específica. Tanto para ter mais conhecimento na área como para ser uma autoridade na mesma.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada em gestão na saúde e atualmente curso 6º período de pedagogia.Faço estágio escola infantil e sinceramente estou com vontade de me matar. Com o tempo percebi que não quero isso pra mim, dar aulas ou recreação para crianças 0 a 5 anos. Estou muito muito perdida. Sempre gostei da área saúde, porém me decepcionei muito área financeira hospitalar, sou muito humana e determinadas coisas não faço. Preciso de uma orientação penso em fazer pós em pedagogia hospitalar mas todos da área saúde me dizem que é loteria poucas vagas, ou pedagogia empresarial e ter a chance de aproveitar de uma certa forma essa veia gestora que tenho. Minha cabeça parece que vai explodir. Por favor me ajude as duas áreas são boas? ou existe outra luz.
Um abraço e muito obrigada.
Olá Patrícia!
Sugiro que você faça Orientação Profissional com um profissional da psicologia em sua cidade, ok?
A Orientação vai lhe ajudar a ter essa “luz”.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, sou formada em Administração desde dezembro de 2013. Fiz estágio em Departamento Pessoal e atualmente também trabalho em DP. Quero estudar novamente e estou pensando em fazer Ciências Contábeis, já que eliminaria matérias e faria em menos tempo, pois gosto de Departamento Pessoal e gostaria de saber mais sobre Folha de Pagamento e a parte burocrática que os escritórios de contabilidade fazem. Acredito que através disso posso encontrar um novo emprego e me valorizar mais como profissional. Teria algum MBA ou Pós Graduação que eu poderia fazer para atingir um cargo melhor em Departamento Pessoal numa empresa grande ou seria melhor fazer a graduação em Ciências Contábeis?
Obrigada!
Ola!!! Estou me formando em Gestão Financeira e queria saber uma boa área para me especializar e conseguir entrar no mercado de trabalho? Obrigado
Olá Camila,
As duas opções são boas, quer dizer, tanto fazer a graduação como fazer uma pós-graduação na área.
Neste caso, eu sugiro que você converse com pessoas que estão trabalhando no mesmo posto que você deseja para elas te indicarem qual das duas alternativas seria a mais indicada, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Bárbara,
Eu sempre recomendo aqui que não é a pessoa que deve encontrar o melhor filão de mercado, mas o contrário: o mercado de trabalho é quem deve encontrar a pessoa. Em outras palavras, você deve descobrir em qual área deseja trabalhar e trabalhar para ser disputada pelas empresas ou criar a sua própria empresa, entende?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Sou formada em Ciências Biológicas-Licenciatura. Hoje, trabalho de secretária em uma clínica de ortopedia e fisioterapia. Bom, tenho mil dúvidas. Nunca trabalhei na área de ensino. Gosto muito da parte administrativa mas também amo a parte esportiva. Não gostaria de perder muito tempo e começar um novo curso. Quero aproveitar minha graduação. Há possibilidades de fazer uma pós voltada ao esporte ou algum tipo de pesquisa do mesmo. Obrigada!
Boa noite,
Queria uma ajuda, sou graduada em Bacharelado em Turismo, porém mesmo já trabalhando na área, o mercado acaba pagando mal e não sou satisfeita com a profissão, acabei me apaixonando nos últimos períodos da faculdade(já concluída) por administração. Gostaria de saber qual melhor método para me inserir no mercado de administração e conseguir um bom emprego neste ramo?
Fico no aguardo e desde já obrigada.
Olá Claudia!
Para pesquisa é recomendável um mestrado. Ou mesmo uma pós-graduação na área sobre a qual você gostaria de pesquisar/ensinar. Para o esporte, infelizmente, não saberei te informar sobre esta ponte com as ciências biológicas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,
Estou com algumas dúvidas. Me formei em psicologia, e na prática só obtive conhecimento do Rh operacional em um estágio que fiz em consultoria em 2011, por 4 meses. Estou encontrando dificuldade de trabalhar até como auxiliar de RH.Pensei em fazer um pós, para somar no meu cv e também te rum diferencial no meu cv. E no meio de tanta busca tive algumas opções como : GESTÃO DE PESSOAS (IBMEC) ou MBA IBMR. Sei que a fgv é uma das melhoras. Portanto, não tenho condições de fazer na fdv. Na IBMR tem intercâmbio( achei interessante). Outra dúvida que estou, sobre o módulo. Tem alguns módulos que desconheço, pois só trabalhei com o rh operacional, estou com um pouco carência em conhecer mais os subsistemas do RH, portanto quero fazer algo voltado para o mercado( ser um diferencial). Vi um curso na IBMEC de extensão, carga horária 30hrs( curso de gestão de pessoas)Módulos:
MÓDULO 1: Desafios da Gestão de Pessoas
Unidade 1 – Transformações no mundo do trabalho
Unidade 2 – A história do RH
Unidade 3 – Os desafios da gestão de pessoas
MÓDULO 2: O Ambiente Organizacional e a Gestão de Pessoas
Unidade 1 – Estratégia e planejamento de RH
Unidade 2 – Cultura e clima organizacional
Unidade 3 – O profissional e a área de RH
MÓDULO 3: Funções de Recursos Humanos
Unidade 1 – Recrutamento e seleção
Unidade 2 – Treinamento e desenvolvimento
Unidade 3 – Gestão do desempenho
Unidade 4 – Remuneração e recompensa
MÓDULO 4: Habilidades Gerenciais
Unidade 1 – Modelo de competências gerenciais
Unidade 2 – Compreensão de si mesmo e dos outros
Unidade 3 – Orientação e desenvolvimento de pessoas
Achei voltado para o mercado, será que acrescentaria no meu cv ( é on line)?
Ou outra opção é fazer uma formação em psicologia organizacional ( cursos consultoria adriana assad) módulo:
PROGRAMA RESUMIDO:
O Novo Analista de Recursos Humanos suas Competências e o Novo RH ; O Psicólogo nas Organizações de Trabalho Atuação e Diferencial; Gestão de Talentos: Recrutamento, Seleção por Competências, Departamento Pessoal e RH – Legislação Básica, Análise e Descrição de Cargos, Técnicas de Entrevistas, Modelos Objetivos de Entrevistas, Dinâmica de Grupo, Teste Situacional, Introdução aos Testes mais utilizados em RH (Palográfico, Quati, AC, Análise da Escrita); Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima Organizacional, Treinamento.
Farei pós graduação também, mas preferi fazer pós depois. Qual dessas duas escolhas seria ideal? (lembrando que quero ter curso para o mercado)
obrigada
Olá, muito interessante seu blog, gostaria de saber se o ideal é parti direto para o mestrado ou fazer especialização, estou no sexto semestre de Letras/Inglês: grato desde já.
Olá Raissa,
Neste caso, você pode avaliar em qual área da administração você gostaria de trabalhar. Tendo definido a área, você pode pesquisar se o mercado vai lhe exigir a graduação ou se é possível trabalhar com a sua formação mais uma pós específica, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde,
Estou no último período de Engenharia Ambiental,e quero continuar fazendo uma pós-graduação,mas estou em dúvida ou melhor não sei uma área (ou a minha mesma de graduação )para fazer a qual vc indicaria?
Felipe, sou formada em Rh. Gostaria de fazer uma Pós mas não sei ao certo qual se encaixa perfeitamente com minha formação
Olá Cynthia!
Bem, sabemos que cursos de pós-graduação ajudam no aumento das oportunidades e, possivelmente, no aumento do salário. Cursos de curta duração, de 30 horas, não tem tanto impacto. Normalmente, são cursos complementares e apenas auxiliam em trazer mais conhecimentos. Ou seja, em geral, não será um diferencial significativo tanto quanto uma pós, tanto quando ter inglês (ou saber utilizar um software específico) ou ter tanto tempo de experiência.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Joel!
Obrigado!
Bem, depende dos seus objetivos. O ideal é o que é ideal para os seus objetivos, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Raylson,
Não é possível uma indicação desta forma, ok?
Pesquise sobre as opções. Talvez esta técnica possa lhe ser útil – Técnica para decidir
Atenciosamente,
Felipe de Souza
ola, concorri agora para entrar na universidade e a minha primeira opção foi psicologia. gostaria de saber se e um curso promissor, com uma boa taxa de empregabilidade e se ainda existe lugar neste país para psicólogos ou se no estrangeiro existem mais ofertas de emprego. desde já obrigada.
olá!
Estou iniciando curso de graduação em recursos humanos e já penso de logo em seguida fazer um a pós -lato senso em psicologia organizacional e do trabalho.Poderei atuar como psicologo do trabalho?
Obrigada!
Tenho curso técnico em adm e sou graduada em direito. Não vejo advogando. Sempre trabalhei como assistente administrativo e agora comecei a dar aulas de inglês básico. Quero continuar na área administrativa e também continuar dandos aulas. Qual seria pós graduação ideal pra mim?
Obrigada.
Olá Sislaine!
Como já comentei acima, o ideal é que você pesquise as áreas próximas à sua formação e pesquise as possibilidades de atuação até para perceber as alternativas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
sou bacharelato em ciências criminais ,mas já começo a pensar em graduação e pos graduação,mas como tudo e novo não sei onde me inclinar,estou necessitando de toda ajuda possível. atenciosamente valter sebastiao
Olá, sou graduada em Análise de Sistemas, não me identifiquei e não pretendo atuar na área. O que você recomendaria, uma pós em Gestão de Pessoas , ADM ou uma nova graduação em uma dessas áreas?
Obrigada!
Bom dia, Felipe.
Pelo pouco que li, ngm fez Gastronomia como eu, rs. Tenho 25 anos, sou formada faz 4 anos, e sempre trabalhei na cozinha, desde que me formei. Porém, é uma área pouco valorizada, está crescendo aos poucos, nestes últimos anos. Nunca fiquei satisfeita com o salário, e pretendo crescer. Se eu tivesse uma segunda opção, eu já teria feito outra faculdade… mas como n tenho, estou a procura de uma Pós. Pesquisei e continuo pesquisando. Achei Marketing em Alimentos, Gestão em Alimentos, e até MBA em Gastronomia… achei interessate todos, porém, são cursos recentes, que nem turma tem! E n teria coragem de fazer parte da *primeira turma*, pois como n tem um histórico, n sei como seria, se seria um curso bom…etc. Apesar de saber, que todo curso tem um começo… mas tenho medo.
Pretendo seguir na área de alimentos, mas n mais na cozinha…
Quero ganhar melhor, crescer, fzr carreira, e quem sabe… futuramente ter um negócio próprio. Este é meu objetivo.
Tem algo a dizer a respeito, ou alguma dica, conselho, ajuda… qlq coisa já está valendo!
Obrigada.
Olá Ines,
Você está em Portugal?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Meciana,
Não, pois ter uma pós graduação em psicologia não lhe dará a carteira no Conselho Federal de Psicologia, ok?
A única grande diferença é que, com a graduação em psicologia, é possível aplicar testes e dar laudos psicológicos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Nathalia,
Bem, tanto uma pós em administração (na área que você gosta) ou uma pós em letras seriam interessantes, ok?
A dica é avaliar se a pós valerá o investimento, ou seja, ter uma pós nesta ou naquela área fará diferença na sua remuneração? Em quanto tempo o valor pago retornará (ROI)?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Valter,
Você pode me enviar o link do seu curso em ciências criminais. Não conheço este tipo de formação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Elane,
Uma pós é sempre uma especialização de um conhecimento prévio. Por exemplo, eu fiz graduação em psicologia e mestrado em letras, porém, já tinha feito iniciação científica na letras e não tive problemas em acompanhar o mestrado, também porque o mestrado tinha relação com a psicologia.
Outra questão é saber se a pós em uma área diferente vai te abrir portas profissionais ou não. O mais provável é que uma graduação abra mais do que uma pós em uma área distinta.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Luana,
Não conheço muito da sua área de estudos e atuação (me parece ser incrível, acho muito interessante!).
Então, como sempre comento, tudo vai depender dos seus objetivos.
Como você mencionou ter um negócio próprio, indico o Sebrae (eles tem cursos excelentes sobre como fazer um plano de negócios, sobre como fazer o marketing, gestão e administração, etc). E para abrir um negócio você não vai precisar de uma pós. Para começar, tudo o que você precisa é de uma boa ideia e do capital inicial – o Sebrae também pode te ajudar com isso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia, Felipe.
Me formo este ano em Eng. Mecânica, e trabalho na area de vendas ténicas de uma empresa. (Setor comercial). Gostaria de fazer uma pós voltada para está area.
Tem alguma sugestão ?
Obrigado.
Gustavo Lazzarotto.
Olá Felipe por gentileza, me de uma luz, eu tenho a graduação de tecnólogo em secretariado , gostaria de saber em que pós graduação eu poderia investir.. Gosto muito da área de educação.
Desde já agradeço
Um abraço!
Olá Gustavo!
Eu não saberei te informar uma pós específica que trate o tema das vendas. Mas, em princípio, MBA em Administração seria indicado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, boa noite.
Sou formado em Administração, estou pensando em fazer uma Pós ADM na instituição FGV, me disseram que este curso é indicado para quem não possui experiência em gerenciamento, qual seria me caso, sou assistente. A minha dúvida é como já sou formado em ADM e fazer uma pós em ADM isso reforçaria meus conhecimentos e aumentaria minhas chances com o mercado? Ou devo escolher outra especialização que envolve administração?
Olá Evellynn,
Você pensa em dar aulas ou trabalhar mais na parte administrativa das instituições de ensino?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Geilson,
Como sempre digo aqui, uma pós tem dois sentidos básicos:
– dar conhecimentos
– dar uma especialidade no mercado de trabalho
Ou seja, um objetivo é acadêmico (mais conhecimentos) e outro é profissional (mercado de trabalho). O que você tem que avaliar é se esta pós será benéfica em um ou nos dois sentidos para o seu momento, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigado Felipe, vou arriscar, acredito que irá aprimorar meus conhecimentos. Abs
Olá Felipe, estou querendo mudar de área, sou formada em Engenharia Elétrica com ênfase na computação e pretendo fazer uma pós-graduação em marketing. O que acha? Fazendo pós em marketing poderia atuar nessa área ou melhor fazer uma graduação em marketing ?
Olá Érika,
É provável que seja melhor fazer a graduação em marketing. O seu conhecimento em engenharia elétrica e computação, entretanto, não necessariamente precisa ser abandonado, pois caso você ainda goste da área, poderá unir todas elas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá felipe, tenho um cursso superior de formação especifica em turismo, mas to fazendo uma graduação em serviço social, atuo no serviço de ouvidoria do sus. Gostaria de sua opinião sobre qual a area mais apropriada para fazer um mestrado.
Olá Felipe! Sou formado em Economia, e gosto muito da área acadêmica, estou pensando em fazer um mestrado acadêmico em ensino com linha de pesquisa em humanas e sociais, porem a pós mais acessível tem sua área de concentração na atenção básica. Você acha possível esse objetivo, tendo em vista a minha formação?
Desde já grato.
Abraço.
Olá!
Sou formada em Pedagogia, trabalho como professora mas não consigo me adaptar a profissão. Acredito não ter o perfil desejado e, sem falar em outros quesitos que não ajudam muito a querer continuar. O que não gosto na profissão é ter que trazer trabalho pra casa porque acabo não dando conta das coisas. Atualmente, faço um curso técnico em moda mas o curso não era o que esperava, devido ao fato de sua ênfase ser maior na parte de criação. O que mais me preocupa é que já estou com 42 anos e ainda tenho dúvidas em relação a minha vida profissional. Tô perdida, não sei o que faço e a cada dia que passa mais frustrada com a profissão a qual escolhi. Na verdade, o que mais desejo é uma satisfação profissional. Admiro as pessoas que se realizam em suas profissões e, infelizmente ainda não consegui encontrar essa satisfação na profissão a qual estou. O que você me sugere.
Grata
Bom dia Felipe;
Me formei em um curso de Tecnólogo de Recursos Humanos, agora estou na duvida se faço uma Pós na PUC Minas de Gestão de Pessoas para aprimorar ou se tento outra área, tipo Gestão financeira, trabalho com Departamento Pessoal, ou você indicaria uma outra área para quem fez Recursos Humanos.
Att. Diana
Olá Ivete!
Bem, o mestrado é sempre voltado para dar aulas (ou para estudar em um nível mais aprofundado uma área de interesse individual).
Portanto, você deve pensar, ao buscar um mestrado, o que você gosta de estudar e qual área, possivelmente, você gostaria de lecionar.
Se você é concursada e uma pós-graduação for uma bonificação a mais, considere de fazer também uma pós-graduação de especialização. É mais simples e mais fácil do que o mestrado (caso o seu objetivo não for dar aulas).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Stênio,
Bem, se o seu objetivo maior é a área acadêmica, é possível (em tese) você fazer mestrado em qualquer área e depois voltou para a área de sua formação (economia) no doutorado.
Eu, por exemplo, tenho graduação em psicologia, mestrado em letras e estou concluindo meu doutorado em psicologia da religião (ciências da religião)
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ana Paula,
Nesse caso, indico a Orientação Profissional ou Coaching de Carreira.
Um erro comum é começar do fim, no processo de escolha. O caminho deve ser:
1) Descobrir os valores
2) Descobrir os objetivos
3) Descobrir as possibilidades
Se não temos muito claro nem os valores nem os objetivos, há este tipo de situação em que nos sentimos perdidos mesmo, ok? (Já aconteceu comigo também).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Diana,
Para trabalhar com departamento pessoal, penso que é mais indicada a pós em Gestão Financeira.
Porém, você deve considerar o que quer com uma pós: se especializar mais e focar em um nicho de atuação ou expandir as suas possibilidades futuras.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Quero fazer mestrado em psicologia clinica ênfase junguiana quais as opções sem ser a puc sp?
Olá Fabrício!
Há a Unisal – Clínica Paeeon em São José dos Campos!
Recomendo!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, ótimo e muito esclarecedor seu texto! Sou formada em psicologia, porém por vários motivos fiquei fora do mercado de trabalho. De um ano e meio pra cá estou de novo me dedicando ao estudo desta profissão que amo. Penso em prestar concursos porém acredito que eles cobram títulos não é? Mas fui informada(não tão bem como no seu texto) que existiam bolsas para os cursos de mestrado. Fiquei muito animada em fazer mestrado em psicanálise, porém ainda dúvidas me assaltam. Creio ser falta de informação mesmo. Como posso me sujeitar ao processo seletivo do mestrado? Como escolher o tema? Qual seria o primeiro passo?Tem que ser um tema disponível na Universidade?Fui até o site do CAPES mas não consegui sanar essa dúvida.
Muito obrigada pela atenção.
Olá Raquel!
Bem, para fazer concursos você não precisa ter títulos. Apenas os títulos são computados como pontos a mais (se a pessoa tiver).
Com relação ao mestrado, o melhor caminho é fazer uma disciplina eletiva no programa de interesse. Você se inscreve então em uma matéria e cursa junto dos alunos que já passaram no processo seletivo. Assim você conhecer por dentro toda a instituição e fará contatos também com os professores.
Normalmente, o projeto tem que ser do interesse do aluno (claro) mas também do orientador. Por isso escolha com calma um tema que você gostaria de estudar a fundo por dois anos (acredite, é preciso ter muito interesse para não se desmotivar) e encontre um professor – através do Currículo Lattes – que também estude o seu tema de interesse, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,estou fazendo faculda de de Marketingo porém gosto muito da parte de recrutamento e seleção,de analisar perfil enfim tinha ficado na duvida entre os 2 cursos mas optei por marketing.que pós graduação devo fazer?
Oi Felipe. Achei ótimo seu texto!
Tenho uma dúvida já há algum tempo que vem me incomodando muito, acho que vc pode me ajudar.
Sou formado em Psicologia e, apesar de querer lecionar não há mestrados na minha área de interesse no meu estado (já pesquisei todos). Entretanto, há uma especialização em docência do ensino superior. Já tenho duas outras especializações (bem conceituadas).
Minha dúvida é, vale a pena fazer um mestrado de algo que não tenho interesse??
Cheguei a iniciar o mestrado este ano mas não fiquei nem um mês pois vi que não tinha a vem com meu interesse, mas estou na dúvida se volto…o que vc acha?? Obrigado
Olá Elisandra,
Para Recrutamento e Seleção são indicadas as pós que reúnem Administração e Psicologia como Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração, Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, entre outros.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Pedro,
Bem, um mestrado é sempre útil para lecionar depois (tanto na rede privada de ensino como na rede pública).
Porém, eu acredito que é extremamente cansativo estudar a fundo durante dois anos e fazer uma dissertação de mestrado sobre algo que não temos interesse. Por experiência própria (estou terminando o doutorado agora) eu lhe digo que fazer uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado já gostando é difícil… rsrs… porque exige muita dedicação e tempo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola meu nome é Marina sou formada em Ciências Contábeis,. e sempre trabalhei como auxiliar de escritório na área rural, e gostaria muito de lecionar em cursos na aréa rural, mas não sei por onde começar que pós fazer, onde ir. me de uma luz rsrsrs.
Desde já agradeço a atenção;
Olá Marina, tudo bem?
Sugiro que você procure a Secretaria da Educação da cidade (ou mais próxima que seja responsável por esta área).
Em muitos casos é possível conseguir dar aulas para crianças e até para adolescentes tendo um diploma de curso superior, ainda que seja de outra área. Tudo vai depender da concorrência do lugar, ok?
De toda forma o interessante é você pensar em uma graduação da disciplina que você quiser lecionar. Português e inglês (Letras), Pedagogia para crianças pequenas, etc.
Hoje em dia existem muitas graduações a distância que são excelentes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, boa tarde.
Sou graduado no curso de Tecnologia em Redes de computadores, isto é, sou Tecnólogo na Área de Tecnologia da Informação. Estou com grande interesse em ministrar aulas de informática, em escolas Publicas e em outras instituições. De vez em quando abrem seletivo para professor, instrutor ou tutor de informática.
Qual Pós Graduação devo cursar, para ministrar aulas de informática. Sendo que não tenho experiência nenhuma com informática para educação (DOCENCIA).
Olá Bruno!
Dependendo da escola ou curso, você não precisará necessariamente ter uma pós-graduação para lecionar, ok?
Um curso que talvez possa lhe interessar é o Curso de Licenciatura em Computação da UFJF
É uma graduação, mas é online e gratuito.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde!
Eu gostaria de saber se você sabe me informar quais as pós graduações ligadas à área de Engenharia Química
Olá Gabriela,
Como eu não sou da área, não poderei dizer todas as pós que estão ligadas a engenharia química, ok?
Mas uma rápida pesquisa online lhe dará a resposta.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde,
Sou formado em ADM, trabalho em administração de Pessoal (DP), gostaria de uma ajuda sobre qual/quais pós seria mais proveitosa pensando na área em que atuo, conseguiria me ajudar?
Muito obrigado!
Olá Raul!
Existem pós-graduações específicas para o Departamento Pessoal.
Mas também pode ser de interesse pós-graduações relacionadas diretamente à Contabilidade – ou Cursos que lhe ofereçam conhecimentos técnicos da área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe!
Comecando bem do inicio: eu tenho o grau Tecnico em Informatica, sou formada em Artes Visuais, mas sou muito ligada a musica, sou cantora e agora estou fazendo um intercambio para aprender Ingles. Tenho vontade de fazer um mestrado na area das artes…musica, mas nao tenho certeza de qual deveria tentar fazer. Concluindo corri para muitos lados e nao tenho certeza ainda do que realmente quero… podes me ajudar?
Obrigada pela atencao (e desculpe a falta de acentuacao, mas meu teclado se configura qdo quer hehe).
Olá faço faculdade atualmente de administração mas ja cursei 5 periodos de publicidade tranquei por questoes financeiras hoje pago bem mas barato a adm, enfim tenho muita vontade de lecionar porem tenho uma duvida ao terminar minha graduação posso fazer direto o mestrado? Especificamente em Administração com psicologia
Gostaria de saber se existe alguma pós ou mestrado em adm com marketing e psicologia tudo junto sao as areas que mais me identifico.
Olá Jhenyffer!
Sim, para fazer o mestrado você tem que ter a graduação. Esta é a exigência básica, além do que é pedido no processo seletivo como projeto de pesquisa, pelo menos ler uma língua estrangeira e passar pela entrevista.
O mestrado normalmente vai ser direcionado a uma única área e o projeto de pesquisa será muito específico, ao contrário das especializações que são mais gerais, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Leticia!
Neste caso sugiro que você leia o texto que acabamos de publicar – Dicas fundamentais para escolher a faculdade certa pra você
O que dissemos lá também é válido para a pós.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Felipe!
Primeiro, parabenizá-lo pelo fórum, sempre dou uma lida e acho muito interessante suas dicas, de grande valor.
Agora vou compartilhar contigo meu dilema, sou graduado em ADM e resolvi fazer uma Pós de Docência e Pesquisa no Ensino Superior (embora, fui incentivado por amigos que queriam companhia), mais acredite, estou adorando, apesar do meu bom desempenho nos estudos e sala de aula, ainda bloqueia a ideia de lecionar, qual a sua dica para este grandioso problema?
Olá Denisson,
Neste caso você tem que avaliar o que te bloqueia, ok?
Dependendo do que for você pode resolver facilmente ou então encontrar outros caminhos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde,
Tenho 20 anos e sou formada em gestão de RH , inclusive me formei em julho/2014, estou na area a 1 ano mais ou menos ,gosto bastante de RH , mas sempre quiz fazer Direito estou com muitas dúvidas em relação a minha carreira . 1° continuar os estudos fazendo uma pós em direito trabalhista e outra em Gestão de pessoas ou 2° começar uma nova graduação em direito ( começar tudo denovo estagios e tudo mais )
Olá Felipe.
Gostei muito deste post e gostaria de tirar uma dúvida, sou formado em Gestão Financeira e pretendo continuar estudando, considerando que trabalho na área de Informações Gerenciais (Controladoria), o que me recomenda fazer? Segunda Graduação? MBA? Mestrado?
Agradeço desde já a sua atenção.
ola, boa tarde felipe terminei a pouco o curso de RH, porem estou em duvida em que pos graduação fazer e em que faculdade? porem na pratica nao tenho ainda experiência gosto dessa area, que você me indica felipe. agradeço
Olá Bruno,
O que você acha sobre a graduação em Ciências Contábeis?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Érika!
Isto vai depender da área na qual você vai querer trabalhar nos próximos anos? Você deve avaliar se quer trabalhar como advogada (o caminho seria a graduação em direito) ou se quer trabalhar com RH.
A partir desta resposta inicial é possível ir delineando a melhor estratégia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ismael,
Talvez a melhor estratégia para ti neste primeiro momento seja conseguir uma vaga para obter experiências, posto que a pós-graduação será definida a partir do interesse em uma área específica dentro da sua área de atuação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Acho fantástico que você responda a tantos leitores.
Bem, vamos lá: sou bacharel em comunicação social – jornalismo e tenho mba em marketing internacional. Já trabalhei na área em grandes e pequenas empresas, mas quero um novo rumo. Gostaria de trabalhar com crianças e jovens e me interesso muito por psicologia e educação. Acredito que seria feliz trabalhando na administração de escolas ou instituições sociais. Pensei em fazer uma pós que me inserisse nessa área, o que você considera mais adequado para aprender e ser aceita no mercado de trabalho vindo da iniciativa privada? Parabéns pelo trabalho!
Olá Amelinda!
A área de educação é bastante ampla. Em termos profissionais, podemos pensar em profissionais que lecionam e profissionais que trabalha nos bastidores (na administração).
Se você quiser trabalhar mais nesta parte administrativa, a sua formação já permite pela comunicação mais MBA em marketing.
E, dependendo da região e escola (ou curso), você também poderá atuar lecionando.
Como temos um déficit de professores em muitas áreas, as escolas públicas (mais do que as privadas, mas as privadas também) contratam professores que não são necessariamente formados na disciplina. Assim, é comum que o professor de física seja formado em engenharia e é comum que o professor de redação seja formado em jornalismo.
De toda forma, é sempre legal ter uma formação específica. Se você quer trabalhar até a 4° série, o ensino fundamental, recomenda-se a graduação em pedagogia. Apesar de que pensar em fazer uma nova graduação possa parecer demorado, 4 anos passam rápido. E para pedagogia, temos a opção de estudar online e de graça por várias faculdades públicas.
Veja aqui – Online e gratuito: cursos e faculdades de graça pela internet
Mas se você quiser lecionar para alunos mais velhos, dai vai da matéria. Evidentemente, letras para português, matemática para matemática, etc.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá Felipe, sou formada em farmácia, porem não estou atuando no momento, depois que formei eu engravidei , e sai do emprego, agora meu filho está com 1 ano e estou querendo fazer uma pós graduação para não ficar tanto tempo longe dos estudos e melhorar currículo.
Estou na duvida entre Fitoterapia, acho interessante as matérias, já que prefiro medicamentos naturais, seria mais para conhecimento, por que nem sei como está o campo de trabalho na minha região (Goias). O outro curso é MBA em Auditoria e Gestão da Qualidade Industrial
Farmacêutica que tem mais campo porem não me identifico muito
Olá Daiana!
Então, eu acredito que simplifica bastante pensar nas duas perguntas fundamentais para escolher uma graduação ou pós:
– Gosto de estudar (este tema)?
– Gostaria de trabalhar 40 horas por semana (às vezes mais) com este tema?
Se sentirmos um pouco de desconforto com uma das duas perguntas e a resposta for provavelmente não, devemos pensar mais.
Se respondermos, sem dúvida, e com muita empolgação as duas perguntas afirmativamente, é bastante provável que a escolha se sustente no longo prazo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia,
Sou Graduado em Administração e trabalho como Gerente de Vendas em uma empresa e gostaria de uma ajuda. Qual curso de MBA deveria realizar para fortalecer minha carreira profissional?.
Aguardo retorno.
Atc,
Carlos Melo
Prof. Felipe
Estou terminando a graduação em Administração e estou na dúvida quanto a pós. Prefiro mais as humanas, tenho mais de 40 anos e tenho experiência como gerente comercial, preciso da sua opinião.
Olá Felipe td bem? Sempre leio suas respostas ao leitores, mas só agora tive tempo pra solicitar uma orientação.
Desde menina sempre amei Artes em todos os aspectos, principalmente a Arte Escrita. Quando terminei o colégio, e comecei a cursar Publicidade e tb fiz um curso profissional de Caligrafia Artística numa Instituição muito conceituada em SP. E há 25 anos sou Publicitária e Calígrafa Profissional.
Fui professora de Educação Artística e trabalhei durante 17 anos em instituição financeira, na área de treinamento de pessoas e desenvolvimento de projetos. Tive a oportunidade de trabalhar e conhecer diversas áreas como Home Banking, Marketing e Eventos Corporativos. O que acabei optando para a segunda faculdade de Turismo com especialização em eventos. Mas, com a unificação dos bancos, acabei me desligando da empresa.
E como autônoma, investi na consultoria e treinamento na área de desenvolvimento de pessoas. Acabei me voltando pra consultoria e prestação de serviços pras áreas de Eventos Sociais e Corporativos.
Tenho 43 anos, sou casada e tenho 2 filhos. O meu “plano B” passou a ser meu trabalho definitivo, que há 25 anos é a Publicidade, a Caligrafia Artística Profissional, a Arte e Design, atendendo diversos nichos de mercado.
Tenho interesse em fazer um curso de pós para me atualizar e abrir meus horizontes. Tenho muita vontade de voltar a lecionar Artes que é e sempre foi minha paixão.
Mas gostaria de orientações de cursos, melhores instituições para formação de docentes e se é possível fazer uma pós, por ter formação de Publicitária e Bacharel em Turismo.
Agradeço imensamente sua atenção.
grata
Adriana
Olá Carlos,
Na verdade, não existe um único curso que poderia fortalecer sua carreira. Existem vários. Por isso, a dica que daria é para que você pense em duas opções:
1) Abrir para um campo maior de atuação (além das vendas e marketing)
2) Se restringir e especializar em sua área de experiência
As duas opções podem ser excelentes dependendo do momento da sua carreira e da amplitude de seus interesses acadêmicos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Adriana!
Claro, é possível sim fazer uma pós tendo a sua formação em publicidade e turismo.
Como a área de educação é uma área muito ampla, fica difícil indicar uma única que pode ser útil para a sua carreira. Talvez o melhor caminho seja pesquisar todas as possibilidades, ir listando mesmo tudo o que vier e que você encontrar em buscas na internet, e depois ir restringindo por critérios como distância da pós, custos, possibilidades de atuação, etc.
Hoje em dia tem muita pós interessantíssima em educação, pedagogia, mídias digitais para o ensio, etc, etc.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Marise,
Como a administração permite diversas possibilidades de atuação, eu sugiro que você pergunte o que você deseja estudar (em quais áreas tem interesse dentro da administração ou áreas afins) e também com o que quer trabalhar. Assim você já terá restringido o seu campo de possibilidades, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou na dúvida se devo ir para a àrea onde se pode fazer a diferença ou para a àrea onde eu possa fazer a diferença…
Felipe,boa noite! Parabéns pelas contribuições.
Por gentileza estou precisando muito de uma orientação, sou graduada em pedagogia e estou fazendo agora administração, quero fazer uma pós, e aí é onde está o problema – não sei qual faço… Gostaria de contemplar as duas áreas …pensei gestão de pessoas mas não sei se seria o mais indicado…por favor me dê sua opinião…grata desde já
Olá Eduardo!
Por que não as duas opções ao mesmo tempo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Nete,
Realmente, tentar unir as duas áreas não é uma tarefa tão simples como parece, especialmente pelo fato de que tanto administração como pedagogia são áreas muito amplas.
Mas sugiro que você pense com o que você gostaria de trabalhar. Gestão de pessoas é mais voltado para ADM, embora tenha algo do lado pedagógico na atuação com treinamentos. Gestão escolar, por exemplo, é o inverso, tem mais de pedagogia, embora também contemple bem a atuação em seu lado administrativo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
sou cursante do curso de psicologia tenho 17 anos, estou no segundo semestre de psicologia,gostaria de saber se e normal as vezes se sentir perdida no curso? e perdida na escolha em qual especialização fazer assim que se formar?
Olá Midia, sim!
Veja o nosso texto – Dilema dos estudantes de psicologia
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Estou cursando Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e gostaria de saber se posso fazer pós em Psicologia Organizacional. Pelo que sei eu posso, mas quero a confirmação de quem realmente sabe sobre o assunto. Obrigada.
Olá Graziela,
Sim, normalmente as pós-graduações permitem que quem tenha formação em Tecnólogo em RH façam a pós em psicologia organizacional.
Mas é importante ficar atenta para o fato de que você não será psicóloga, ou seja, você não terá a graduação em psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, Felipe!
Sim, disso eu sei. Mas a pós em Psicologia Organizacional permitiria que eu trabalhasse pelo menos com recrutamento e seleção dentro da empresa? Queria saber no que me ajudaria. Agradeço sua atenção!
Olá Felipe. Estou cursando o segundo ano de Administração, mas tenho algumas dúvidas sobre o curso, não me identifico com a maioria das disciplinas. Entretanto, gosto muito de matérias teóricas e estou adorando a disciplina de Psicologia. A minha universidade, porém, não oferece nenhuma pós graduação em Psicologia Organizacional, e eu não gostaria de mudar de cidade. E também tenho muitas dúvidas sobre em que área atuar depois dessa pós. Você poderia me dizer qual é o mercado de trabalho e em que posso trabalhar com uma graduação em Administração e pós em Psicologia Organizacional?
Olá Graziele,
Então, a sua formação já vai permitir com que você trabalhe com recrutamento e seleção.
Eu acho interessante (para quem é do RH) fazer a pós em psicologia organizacional ou um MBA que seja mais voltado para a administração. A administração nos permite uma visão mais ampla da empresa e isto pode ser muito útil para os processos seletivos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ana Flávia,
A única grande diferença de atuação entre um profissional da área de Recursos Humanos e um psicólogo é que, se este trabalhar na área, poderá aplicar testes psicológicos e emitir laudos de avaliação psicológica.
De todo modo, como administradora e com pós em psicologia organizacional, você não será psicóloga (isto é importante em qualquer relação entre graduação diferente da pós).
Como você não tem se identificado muito com a ADM, talvez seja o caso de avaliar se esta é a melhor escolha para ti como graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, muito obrigada, você me ajudou bastante. Tenha uma ótima tarde!
Olá gostaria muito de fazer rh, mas tenho medo pois a graduação é de 2 naos, e pode não ser muito aceita. Queria saber se posso fazer alguma pos em psicologia?
abraços.
Olá Amanda,
A dica para esta área é tentar o quanto antes conseguir um estágio em uma empresa ou consultoria de RH, ok?
Sim, você pode fazer uma pós em psicologia, mas lembrando que não terá o CRP.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem?
Sou formada em Tec. Gestão de Qualidade e nunca atuei na área.
Preciso alavancar meu currículo com algum diferencial o quanto antes, logo que atualmente me encontro desempregada.
Minha dúvida é, o que seria mais indicado no meu caso, uma pós graduação talvez em Gestão de Pessoas ou uma nova graduação onde eu tenha mais oportunidades de estágios/emprego?
Gosto muito da área de gestão e desenvolvimento de pessoas.
Agradeço pela atenção!
Olá Eliane,
Bem, como sempre recomendo aqui, o ideal é invertermos a lógica. Ao invés de pensar em como nos adequar ao mercado, pensar em como a nossa personalidade pode encontrar um caminho para a autorrealização (pessoal e profissional) e assim contribuir de verdade com a sociedade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá.
Estou cursando Letras, porém gostaria muito de trabalhar como redatora, editora ou algo similar. Qual pós seria mais adequada nesse caso?
Obrigada
Olá Thaize,
Eu não vou saber te indicar uma pós que seja específica, mas imagino que também em pós-graduações ligadas a jornalismo e comunicação social você encontre a temática que está buscando, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom Dia!!!
Tenho uma mega duvida e preciso de alguns conselhos.
Me formei em Recursos Humanos, porem trabalho mesmo com Departamento Pessoal e sinceramente, tem me interessado mais, só que em departamento pessoal precisamos saber de leis trabalhistas e sempre me interessei por Direito.
Estou no seguinte dilema! rs Não sei se faço uma faculdade de Direito ou uma pos-graduação em Direito Trabalhista!!! Penso na faculdade, pois pode ser uma boa opção caso eu queira seguir mais para frente como advogada trabalhista, mas por outro lado, tenho medo de invés de alavancar minha carreira acabar estagnando, por nao optar pela pos-gradução em Direito Trabalhista, do seu ponto de vista, qual seria uma opção interesse para meu curriculum tambem?
Olá Priscila,
Bem, é uma questão de escolher entre focar em uma área específica (Departamento Pessoal e direitos do trabalhador) ou ampliar o horizonte e aprender não só sobre direito trabalhista, mas, também, todos os outros direitos.
Neste caso, Priscila, não existe uma escolha certa ou errada. Vai depender do seu ponto de vista e do momento da sua carreira.
Eu, particularmente, tendo a pensar que é sempre interessante ter mais possibilidades (escolher pela visão mais ampla). Mas temos que pensar sempre nas condições do momento e o que será mais viável não só no longo prazo como no curto prazo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Estou fazendo Administração, estou em duvida em relação a qual pós fazer, duas que me agradam muito é Recursos humanos e psicologia organizacional, ambas trabalham com pessoas, mais diretamente com o intelecto; ultimamente comecei me interessar por faculdade de psicologia, pessoas proximas sempre me procuram para desabafar ou para que eu aconselhe; Então, qual você me indicaria? A faculdade ou uma pós?
grata,
Olá Thaís,
As duas áreas (psicologia e administração) tem pontos em comum. Se pensarmos espacialmente, poderíamos dizer que se fossem dois conjuntos, teríamos certamente uma área de intersecção – que é justamente a psicologia organizacional ou os Recursos Humanos.
Talvez a melhor forma de você pensar é considerar o que você quer estudar mais. Você quer estudar mais psicologia (4-5 anos de psicologia) ou quer estudar mais administração (4 anos) e fazer a pós em uma área comum?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Noite,sou tecnóloga em segurança do trabalho. Quero saber se posso fazer a pós graduação em psicologia do trabalho?e se vou poder exercer?
obrigada
Olá Selha, tudo bem?
Não, no sentido de que você não terá a graduação em psicologia, ok?
Mas uma pós pode dizer ao mercado que você tem aquele conhecimento, embora não tenha a formação total.
Saiba mais aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/11/diferencas-entre-pos-graduacoes.html
Atenciosamente ,
Felipe de Souza
Olá, Bom dia!
Estudo administração, mas sempre tive uma queda para a psicologia, com isso pretendo trilhar meu caminho de forma que possa me especializar em psicologia organizacional, ligado ao fato que pretendo trabalhar com consultoria no futuro. Essa área é bem aceita no mercado ou há alguma dificuldade que poderá ser um peso na carreira?
Obrigado!
Olá Fábio,
Esta área é bem aceita sim!
No organograma das empresas, o Gerente de Recursos Humanos está no topo da hierarquia, geralmente abaixo apenas do diretor geral e ao lado dos outros gerentes de áreas específicas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá boa tarde estou acabando minha graduação em GESTÃO PUBLICA, e logo mas termino também bacharel em direito, tenho interesse em lecionar, qual pós seria a melhor agregada?
Olá Fábio,
Para faculdades particulares, ter uma pós de especialização (lato sensu) já é um diferencial no currículo. Porém, se você deseja prestar um concurso para dar aulas em uma universidade federal ou se você pensa em seguir mesmo a carreira acadêmica no longo prazo o ideal é você partir para uma pós stricto senso (mestrado – 2 anos – e depois doutorado – 4 anos).
Você pode fazer um mestrado em outra área, mas o ideal depois é voltar para a área da graduação (gestão pública ou direito) no doutorado, já que os editais de concurso pedem graduação e doutorado na mesma área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Professor Felipe Souza Tudo bem?
Meu nome e Érica, estou cursando Recursos Humanos no Eniac em guarulhos mesmo local onde moro, minha duvida é muito grande sobre minha pós , trabalho como assistente de RH em uma escola, e só trabalho na parte de recrutamento e seleção, e não conheço nada sobre Departamento do RH.minha duvida é fazer minha pós em ADM, ou em Psicologia, e se eu fizer a segunda opção em que área posso estar exercendo minha profissão por gentileza me ajude …. estou perdida…
HAAA um detalhe professor, tenho um interesse na parte do departamento pessoal, isso faz com que fique na duvida sobre a pós em ADM… está vendo como estou perdida…
Boa noite!
Estou em duvida se devo cursas faculdade de Psicologia ou Gestão de RH, minha intenção seria trabalhar na área de recrutamento de selecao mesmo.
Olá Érica,
Bem, primeiro, é interessante que você avalie o que você quer estudar e trabalhar.
Se você já trabalha com RH, uma pós em psicologia não acrescentaria muita coisa (no sentido de que recrutamento e seleção é parecido na ADM, na psicologia, no tecnólogo). A diferença é que o graduado em psicologia pode aplicar testes e fazer avaliações psicológicas.
Se você gosta de departamento pessoal, é interessante uma pós na área. Talvez, inclusive, em contabilidade ou a própria graduação em ciências contábeis.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Walquiria!
Em breve, escrevermos um texto sobre a diferença entre psicologia e gestão de rh, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Tarde,
Sou formada em sistema de informação nunca trabalhei na área, e não tenho interesse nestas área de T.I, e pretendo fazer umas pós em outra área mas não sei em qual, estava pensando fazer alguma pós na área de educação mas não sei em que. Gostaria de sua ajuda e opinião. obrigada.
Olá Vilma,
Então, para a área de educação é interessante uma pós que esteja vinculada com o que você quer lecionar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom Dia, Felipe.
Gostaria de sua opniao, sou formada em Gestão de Recursos Humanos (tecnólogo) no Centro Universitario do Sul de Minas -UNIS , estou com duvida do que fazer.
Qual seria melhor pós graduação em psicologia organizacional ou em Gestão Estrategica de Pessoas,levando em consideração que não possuo experiencia em Recursos Humanos e gostaria de arrumar um emprego na aréa.
Penso como segunda alternativa dar aulas ou trabalhar com supervisão escolar .
Você tem alguma dica?
Ou você me indicaria outro curso?
Aguardo retorno.
Att,
Evelyne Otavio
Olá Evelyne,
As duas pós que você citou são interessantes para o trabalho com RH.
Alguns outros fatores que podem te ajudar a conseguir uma colocação são: fazer mais contatos e distribuir mais seu currículo pelas agências, consultorias e empresas. Também ajuda ter uma língua estrangeira e fazer contatos (networking).
Agora para a área de educação, vale muito pensar no que você gostaria de lecionar. É muito diferente lecionar para crianças, para uma pós de RH ou para uma pós a graduação em administração… Leve em conta isso: o que você gostaria de ensinar e para quem?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
boa tarde? Estava pensando em pegar aula de nivél medio para ter uma experiẽncia, para depois encarar uma universidade, e nesse tempo terminaria minha pós (latu sensu), ou nao seria necessario?
Olá Fábio,
Ensinar é uma atividade na qual sempre estamos aprendendo. Portanto, pode ser uma boa ideia sim, embora não seja imprescindível.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou estudante de rh, ainda estou no primeiro período, mas quero muito fazer uma Pós ou MBA, quero estar sempre atualizado com o que o mercado mais precisa, estar sempre empregável, gostaria que me desse umas dicas sobre qual Pós ou MBA fazer.
Olá Igor!
Bem, você terá um tempo para avaliar com calma que área específica do RH você mais gosta.
Neste caso, a dica que podemos dar para você se manter curioso! :)
Atenciosamente,
Felipe de Souza
professor outro detalhe, caso eu tenha graduaçao em GESTAO PUBLICA, posso fazer uma poś – graduaçao em (Latu sensu) na área de direito correto! poderia tambem fazer uma pós em ( stricto senso);ou seja, mestrado na área de direito sem ser bacharel em direito, apenas com a graduaçao em GESTAO PUBLICA?
att
fabio fernandes
ola! Felipe tudo bem.
sou valisneria estou no 4 periodo gestao publica,bem pela minha idade 49anos tenho algumas duvidas sobre a pos-graduaçao sou apaixonada por serviço social,tenho alguma pressa pois o tempo corre kk seria ideal fazer doutorado ou estou errada? me oriente por favor.
Olá Felipe, tudo bem?
Estou me formando em psicologia esse ano, não gosto de clinicar, por isso pensei em ir para a área organizacional, que eu acredito ser mais tranquila e também uma área que ganha bem. Porém, estou apavorada, apesar de recém-formada, a impressão que eu tenho é que eu não sei fazer nada, em área nenhuma dentro da psicologia. Aliás, esse é o medo de todos meus colegas de curso, parece que não estamos preparados, não sei se é algo que se adquire com o tempo, mas dá muito medo em pensar como vai ser nossa atuação no serviço, principalmente pensando que a psicologia nos da um leque de oportunidades, e claro, como recém formada, não vou poder escolher muito onde trabalhar.
Moro no interior de São Paulo, região de Campinas, você tem algum conselho e um curso para me indicar para que eu possa atuar em rh?
Obrigada desde já,
Abraços,
Att. Tuane
Olá Fabio,
Isto depende muito de instituição para instituição.
O ideal é ler atentamente os editais de abertura anteriores ou falar diretamente com a secretaria do curso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Valisneria,
Bem, como digo no texto o mestrado e o doutorado são bastante voltados para o ensino e a pesquisa. Caso você queira ser professora, a pós-graduação stricto sensu sempre é uma boa alternativa.
Agora, se você quer atuar como assistente social é importante saber que é necessário ter a graduação em serviço social.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Tuane,
É comum sim, no final da faculdade, ter esta impressão de que não aprendemos nada. Mas isto passa. Em todas as áreas podemos vir a ter suporte de profissionais já mais experientes, tanto informalmente como formalmente (por exemplo, na clínica, podemos ter supervisões).
A FGV é reconhecidamente uma das melhores instituições de Administração. Portanto, caso possa investir, creio que valerá a pena.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá boa tarde, to fazendo uma graduação de Gestão de recursos humanos (tecnólogo) queria saber se eu poderia fazer uma pós graduação normalmente mesmo sendo um curso tecnólogo.
queria muito fazer uma pós em serviço social.
Olá Gerson!
Sim, claro! Já que o curso de tecnólogo é reconhecido como uma graduação – Ensino Superior – é possível sim fazer uma pós graduação.
A questão a notar é que dependendo da pós, você não terá a graduação e não poderá atuar tal qual.
Por exemplo, eu tenho graduação em psicologia, posso fazer uma pós em serviço social mas não serei assistente social (assim como você) porque eu não terei a graduação em serviço social nem a carteira do CRESS.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
no caso do GERSON para que serveria a pós dele, somente para curriculo ou caso de plano de carreira em concurso?
Isso Fábio e para aumentar os conhecimentos em uma área.
Vou dar um exemplo bem interessante que ouvi recentemente. A mãe de uma amiga (uma dona de casa) fez um curso profissionalizante – a distância – de desenho arquitetônico. Assim, ela aprendeu a interpretar e a desenhar plantas e projetos. Com isso, ela pode desenhar a planta da própria casa e o projeto teve apenas que ter a assinatura de um profissional da arquitetura formado (com graduação) para valer.
Neste caso, apesar de ser um curso profissionalizante, o curso lhe deu conhecimentos que ampliaram a sua visão de mundo.
Um outro exemplo, um psicólogo que faça uma pós em direito internacional não será advogado, mas poderá ter vez e voz em uma empresa que trabalhe com comércio internacional. Nem sempre a questão é ter a possibilidade de assinar um projeto ou ter a carteira de uma categoria. Nos dias atuais, o conhecimento (se for bem empregado) tem muita utilidade na carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá professor, bom dia tudo bem?
Estou concluindo o curso de serviço social e estou em dúvida em que pós graduação fazer. Na verdade eu amo o curso de direito, já faz 6 anos que trabalho num escritório de advocacia especializado em previdenciária com um advogado, fazendo petições, recursos, contra-razões, etc, mas na minha cidade não tem esse curso, então optei por serviço social a distância. Dizem que tem como fazer graduação em um curso e fazer a pós em outro curso, mais não sei como funciona. vc teria uma dica pra mim? Aguardo resposta, obrigada
Boa tarde, tudo bem Felipe?
Estou no 4º ano do curso de psicologia e ainda estou indecisa sobre que tipo de especialização quero fazer. Li sua postagem sobre tipos de pós graduação e esclareceu muita coisa, no momento a minha vontade é se especializar em psicologia clinica, para trabalhar com psicoterapia em Hospitais, UBS ou até mesmo, abrir meu próprio consultório. Nesse caso, realizar uma especialização em Latu Sensu é o mais adequado? Ao optar por essa linha de especialização devo ter em mente com qual tipo de público quero trabalhar, como família, crianças, adolescentes, ou a especialização em psicologia clinica já abrange todos os públicos?
Agradeço sua disposição.
Katiêne.
Olá, estou cursando Direito e pretendo começar advogando na área criminal, após a conclusão do curso estou pretendendo cursar psicologia e me especializar em psicologia forense para ter mais conhecimento, você acha que é um boa ideia?
Fora a pós-graduação em justiça criminal que eu pretendo fazer.
Obrigada
Olá Fabiana,
Você já ouviu falar sobre o Curso Técnico de Direito?
Veja mais informações aqui – http://www.conjur.com.br/2014-jul-31/curso-tecnico-direito-expande-segundo-semestre-sp
Então, você até pode conseguir fazer uma pós no direito, mas não terá a carteira da OAB porque, para tê-la, é necessário ter a graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Katiêne,
Bem, existem duas pós-graduações que seriam indicadas devido ao seu interesse:
– Psicologia Clínica
– Psicologia Hospitalar
Sim, em tese, o ideal são as pós de especialização (lato sensu). Em geral, as pós não tem uma restrição de idade de público (por exemplo, pós apenas em psicologia clínica infantil), mas existem exceções como no caso da terapia familiar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Patrícia,
Creio que sim!
A psicologia jurídica (em outros países é chamada de psicologia forense) é muito interessante. Você poderá se especializar na área, tanto para ter mais conhecimentos como para fazer dela uma espécie de hobby, ou seja, uma área de estudos paralela.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
ola!
Faço graduação em ciencias contabeis queria saber qual pós se encaixaria melhor na minha area, a pós em gestao de tributos ou gestao financeira.
tenho muita duvida, pode me ajudar?
Olá Vanessa,
As duas pós são com certeza interessantes. Uma forma que você pode pensar para escolher uma das duas (ou qual vai fazer primeiro) é imaginar um cenário em que o conhecimento será exigido.
Por exemplo, se você trabalha em uma empresa, o que terá mais peso: a gestão financeira ou os tributos na sua função? Qual dos dois tipos de formação será mais utilizado no seu dia-a-dia?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Sou graduanda em ciências sociais e pretendo fazer mestrado em sociologia, mas, por interesse em psicologia, também penso em fazer uma pós em psicologia social. Seria possível fazer esta pós e ainda atuar nesta área, ou seria apenas um conhecimento a ser agregado à minha graduação?
Olá,
Gostaria de saber se os alunos das faculdades da rede privada (Particular) Se podem fazer mestrado e doutorado em uma instituição Federal.
Olá Jacqueline!
Sim, claro!
A exigência é ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC. O processo seletivo vai variar de instituição para instituição, mas o mais comum é prova teórica, prova de línguas, apresentação do projeto e entrevista.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, gostaria de saber , acabei de formar em Gestão em RH e com isso fica minhas dúvidas:
Posso fazer pós graduação em psicologia Junguiana?
Se sim, terei CRP ?
Poderei clinicar?
Aguardo respostas e agradeço.
Olá Mariana, tudo bem?
Você poderá fazer para ter mais conhecimentos. Por exemplo, estudando as questões dos tipos psicológicos poderá saber o que é o teste QUATI (embora não possa aplicá-lo por não ser psicóloga).
Para ter o registro no CRP, segundo o próprio Conselho é preciso. Cito:
“Para se inscrever no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região – São Paulo (CRP-SP) é necessário se dirigir pessoalmente à Sede ou às subsedes portando original e 1 (uma) cópia dos seguintes documentos:
– Cédula de identidade (Em cumprimento ao § 1º do Art. 8º da Resolução Nº 001/2012, do Conselho Federal de Psicologia, o documento de identificação não será aceito em mau estado de conservação ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração); Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– CPF;
– Título de eleitor com comprovantes de votação das duas últimas eleições, 1º e 2º turno ou certidão de quitação eleitoral (disponível no site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes). Serão aceitos requerimentos de justificativa eleitoral.
– Diploma de formação em Psicologia, que confere grau de psicólogo ou declaração com data de emissão atualizada da instituição de ensino superior informando a data de conclusão do curso e a data em que colou grau como psicólogo.
– O profissional formado há mais de um ano que não esteja de posse do diploma de Formação de Psicólogo, deverá apresentar original e cópia simples do Certificado de Colação de Grau – Habilitação Psicólogo com data de emissão atualizada, acompanhado do protocolo ou declaração de solicitação de diploma também atualizada, junto à Entidade Formadora.
– Certidão de casamento ou Certidão de Averbação;
– 2 (duas) fotos iguais e recentes para documento, em formato 3×4, coloridas, de frente, em fundo branco e sem retoques.
– Certidão de quitação militar / Reservista (para homens)”.
Portanto, é necessário ter a graduação em psicologia. Uma pós-graduação não lhe dará o direito à inscrição no CRP, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe
Agradeço pela sua atenção e resposta
Voce poderá seu email para que eu possa te fazer uma pergunta em particular?
Att
Olá Camila,
Como são áreas afins (é até difícil separar sociologia e psicologia na psicologia social) talvez você possa encontrar uma colocação na qual a psicologia social agregue ao seu currículo. Mas penso, especialmente, para dar aulas ou se especializar em pesquisas.
Como já tenho falado aqui, ter uma pós não significa ter a graduação. Portanto, você não terá o CRP se fizer a pós em psicologia social, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, correção, ela esta fazendo a pos ainda, ela tera crp e podera clinica?
ta errado ou podera?
Olá Pedro,
Por favor, veja os comentários logo acima deste.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Mariana,
Sim, claro!
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, você indicaria algum lugar no RJ que pudesse fazer curso junguianos, sem ser de pós?
Fiz minha graduação em biologia, em pesquisadora , acho que nao posso fazer pos junguiana, ne?
Obrigadinha =))
Olá Patrícia,
Você pode até conseguir fazer uma pós sim, só que isto vai depender da instituição e, como venho dizendo, não te permitirá ter o CRP.
Infelizmente não conheço muito o pessoal que está no Rio.
Caso queira estudar conosco, conheça nosso site – Curso Jung
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, Felipe
Como funciona o curso de Jung de vocês? e qual valor? e tempo, material e enfim, tudo sobre esse curso indicado acima.
Fiquei interessado, sou de Sampa.
Valeu.
Olá Fernando,
Como já venho estudando a obra de Jung há mais de 15 anos e agora estou concluindo o meu doutorado sobre o Livro Vermelho e as Obras Completas, decidi criar uma forma para ensinar e continuar aprendendo que é justamente o Curso Jung
No momento, nós temos 2 Cursos Completos (Curso Estudos Psiquiátricos e Curso Tipos Psicológicos) e um em andamento, Curso Estudos Experimentais.
Os Cursos são em Vídeo-Aula Online, ok?
Clique lá no site e você verá mais detalhes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
bom dia , meu nome é Eurizete, sou formada em matemática, fiz mais por falta de opção pois moro em uma cidade pequena, mas sempre tive o sonho de ser sexologa, será que posso fazer uma pos graduação nessa área?
Olá Felipe, boa tarde!
Gostaria de aproveitar a sua experiência e as dicas aqui deixadas para outras pessoas e pedir também uma dica acerca da melhor opção de pós graduação que devo fazer. Sou graduada em Negociações Internacionais, e este meu curso é muito abrangente, desde comércio exterior, administração, marketing, a turismo e hotelaria. O fato e que já estou há mais de 02 anos longe dos estudos e gostaria muito de retornar e aproveitar para me aperfeiçoar em uma área especifica, inclusive para poder me inserir de uma forma mais completa no mercado de trabalho. Atuo na área de Turismo e Hotelaria há alguns anos, mas atualmente busco novos desafios e talvez um novo segmento. Penso muito em algo na área de Gestão empresarial, ou de Logística, gerenciamento de projetos e até mesmo gestão em coaching. Gostaria que pudesse me ajudar e quem sabe me posicionar melhor sobre em qual área me aperfeiçoar. Grata, Ats, Ramaiana Dórea
Olá, Felipe faço História mas gosto muito do campo da Psicologia e meu foco é dar aula futuramente em uma universidade federal, será que posso fazer um mestrado focando a área de psicologia no campo da educação? Essa especialização vai me oferecer boas oportunidades? Saberia me indicar em qual universidade pública consigo fazer esse mestrado aqui no RJ?
Att,
Jennifer
Oi Felipe !
Estou cursando RH , mas já pensando em uma pós , porém não sei em quê.
Psicologia , Terapia Ocupacional , Segurança do Trabalho … Grande dúvida , pode me ajudar ?
Obrigada !
Olá Eurizete,
Talvez sim.
Vai depender da instituição de ensino que estiver oferecendo o Curso, ok?
Veja também – O que fazer para ser sexologa?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ramaiana,
A melhor forma de pensar em uma pós é pensar com o que você gostaria de trabalhar. Se você já tem uma boa experiência em turismo, você pode fazer uma pós em turismo para obter ainda mais conhecimentos e autoridade. Afinal, a pós dá autoridade, peso ao currículo.
Agora, se você quer expandir as suas possibilidades, o ideal é imaginar o seu dia a dia, com o que e para quem gostaria de trabalhar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Jennifer,
Bem, é possível sim, embora os editais abertos sejam mais raros do que os fechados.
Explico: se você tiver graduação em história, mestrado em história e doutorado em história será mais fácil encontrar oportunidades de concurso.
Se você tiver graduação em história e pós em outras áreas, terá que encontrar um edital que tenha:
– ou graduação em áreas abertas (humanas por exemplo)
– ou graduação em história e pós em áreas abertas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Paloma,
Bem, como tenho falado aqui nos comentários, você pode fazer pós-graduações (quantas quiser) em outras áreas. A questão é saber se você poderá ou não atuar na área. Para tanto, sugiro entrar em contato com os respectivos conselhos regionais ou federais relacionadas à profissão.
Ou seja, você pode fazer uma pós em psicologia mas não será psicóloga por não ter o CRP (que exige a graduação).
Mas como disse, as pós geralmente são abertas e você pode fazê-las para adquirir mais conhecimentos ou ampliar a sua visão de uma área de atuação do RH.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, por gentileza, eu ainda faço faculdade e não é nada da área de psicologia , porém se eu fizer o curso de vocês:
Para que me serveria?
O que eu aprendo?
O que me interessa é saber mais sobre o uso , aplicação e correção do tipos psicologicos , posso utilizar e corrigir?
Onde compro o teste?
Grata
Olá,vou começar agora minha graduação em matemática (licenciatura ou bacharelado pois ainda não decidi) porque gosto demais de matemática e tenho vontade de ser professor do nível superior… Porém já estou pensando na pós que quero fazer,tem como eu fazer pos em economia sendo formado em matemática? A área que eu mais gosto da matemática e a matemática financeira e economia,pretendo fazer assim que terminar a graduação ir direto para o mestrado e depois direto para o doutorado. Att Matheus.
Oi Felipe quais são as tecnicas da utilização dos testes de Jung?
Ou seja se eu fizer o curso, eu aprendo o que?
Aguardando resposta
Att
Olá Sandro,
No Curso, focamos nas teorias de Jung. Se você não conhece a sua obra, veja o nosso vídeo introdutório gratuito:
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Matheus,
Sim, você poderá fazer.
Em geral, para as pós que são stricto sensu é possível fazer em outras áreas.
A questão é só ficar de olho nos editais específicos, para ver se há vagas correspondentes. Por exemplo, se eu, que tenho graduação em psicologia, fizer uma pós em engenharia ambiental (mestrado) será que conseguirei encontrar uma vaga em uma universidade pública? Provavelmente não.
Agora, para universidades particulares é mais tranquilo de conseguir.
Por isso, a dica é não sair muito da área. No caso, matemática e economia possuem bastante relação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Bruna,
Os nossos Cursos em vídeo (e em texto) são abertos para todos. Assim, todos que queiram saber mais sobre psicologia podem estudar conosco.
Mas, evidentemente, não se trata de uma graduação em psicologia. Por isso, você não poderá aplicar testes psicológicos. Legalmente, apenas profissionais formados – com CRP – poderão aplicá-los.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oii, Felipe tudo bem?
Vi esse site por acaso e li algumas respostas, poderia me responder?
Faço gradução RH e quando eu terminar, posso fazer pós em psicologia junguiana ?
Felipe,
Minha graduação foi em RH , minha pós foi dentro da área, mas seu quisesse fazer o curso Jung , quais ferramentas eu poderei utilizar ou de que forma me acrescentar quanto a avaliação dos meus candidatos ? Ou seja serveria para que exatamente?
Atenciosamente,
Olá Camila,
Isto vai depender da instituição de ensino, ok?
Geralmente, a pós de especialização em psicologia clínica (Jung) é aberta para psicólogos e médicos. Porém, pode ser que você encontre uma mais aberta para outras graduações.
Mas lembrando que você não terá o CRP por ter a pós em psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Flávia,
Bem, querendo ou não, uma avaliação de um cargo, o recrutamento e a seleção (entrevistas e dinâmicas) envolvem necessariamente teorias da personalidade. Ao aprender mais sobre a teoria do Jung, especialmente os tipos psicológicos, você poderia ter maior discernimento dos candidatos, ok?
Porém, legalmente, você não pode aplicar o QUATI por não ser formada em psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, Agradeço pela sua resposta , mas ainda com dúvida, por favor
se eu posso aprender as teorias de Jung, e ao mesmo tempo não poderei aplicar inventários pelo fato de não ser psicologa, de qual outra forma, podereia trabalhar os candidatos com essas teorias.
Ou seja de que modo eu poderei avaliar os candidatos aprendendo mais sobre Jung??
Olá Flávia,
Como você deve saber, administradores, economistas e tecnólogos em Recursos Humanos podem fazer todo o processo seletivo do recrutamento à contratação. Mas apenas profissionais da psicologia podem aplicar testes psicológicos (ou emitir laudos de avaliação psicológica).
Como administradores, economistas e tecnólogos de RH podem fazer todo o resto do processo, nunca é demais o conhecimento sobre a psique. Por exemplo, para um cargo que seja exigido a competência da liderança, tais profissionais deveriam estudar as teorias comportamentais sobre liderança. Para saber o que é extroversão e o que é introversão, da mesma forma, o conhecimento sobre Jung é indispensável e assim por diante.
Do mesmo modo, um profissional da psicologia que trabalhe com RH e desconheça as teorias da administração e da economia é um profissional certamente menos capaz do que um que conheça.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, Felipe
Sim concordo em termos, apenas há uma correção, nós gestores aplicamos nossos testes, temos inventários exclusivos aonde psicologos não podem aplicar também.
Mas quanto ao curso Jung, além de aprender e conhecer mais sobre vida e obra de Jung, o que eu posso aproveitar de fato e ser usado a diante?
Olá Flávia, que eu saiba você está enganada neste aspecto. Quais inventários apenas gestores podem aplicar?
Segundo o CFP, RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003:
Art. 1º – Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62.
Parágrafo único. Para efeito do disposto no caput deste artigo, os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.
Com relação ao Jung, nós estamos estudando as suas Obras Completas. O volume Estudos Psiquiátricos trata da sua tese de doutorado e artigos da primeira fase psiquiátrica. O volume 2, Estudos Psiquiátricos, é sobre a sua teoria dos complexos de tonalidade afetiva e o volume 6 é sobre os Tipos Psicológicos.
Não sei exatamente o que você busca com um curso, mas é um curso teórico, bastante aprofundado, portanto, sobre os volumes acima. Em breve, teremos mais Cursos sobre outras obras do criador da Psicologia Analítica.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, acredito que voce esteja equivocado, existem inventários, que apenas gestores podem aplicar, como por exemplo: ADT (Inventário de Administração de Tempo) e outros
Bom, quanto ao Curso Jung, oferecido por você , houve um certo interesse, portanto gostaria de saber detalhes, como, apenas teria conhecimento sobre suas obras e vida? quero saber o que eu poderia aprender para depois avaliar candidatos, nada!?!??
Olá Flávia,
O ADT é editado pela Casa do Psicólogo. O manual do teste diz:
“O Inventário ADT é constituído por um conjunto de 96 afirmações relacionadas, direta ou indiretamente, com a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no ambiente de trabalho e tem por objetivo diagnosticar os desperdiçadores de tempo mais comuns do respondente. Poderá ser aplicado por psicólogos ou outros profissionais que atuam na área de seleção de pessoal e treinamento e área de Recursos Humanos, que possuam experiência na aplicação de inventários desta natureza, tenham familiaridade com princípios básicos de administração, conhecimento do dia-a-dia das empresas e dos problemas humanos que as mesmas apresentam. Faixa etária: não há limite de idade ou restrições quanto à escolaridade”.
Ou seja, não é exclusivo de gestores. Embora este inventário, especialmente, não seja também exclusivo dos psicólogos.
Veja o nosso Vídeo sobre os Tipos Psicológicos. Compreender o modo de atuação da atitudes conscientes e inconscientes (introversão e extroversão) e das funções psíquicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição – em minha opinião – é fundamental para avaliar candidatos. Ao contrário de outras teorias psicológicas, a teoria do Jung é bastante utilizada no mundo todo em contextos corporativos até os dias atuais.
Caso queira se inscrever no Curso, clique aqui – Curso Tipos Psicológicos Jung
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Falando apenas do curso Jung, em questão, eu estive dando uma olhada no video onde voce fala sobre as 18 obras dele, de todos os volumes, o mais adequado seria eu fazer apenas esse dos tipos, que voce cita acima, ou seria melhor fazer todos , para melhor esclarecimento?
Flávia,
Você pode começar pelo Curso dos tipos,ok?
É o mais voltado para a utilização pratica em empresas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, Felipe Souza, tudo bem?
Poderia me tirar uma grande duvida?
Eu já sei as duas atitudes, Extroversão e Introversão
E também as quatro funções, Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição
Agora a duvida, onde entra as duas ultimas letras P (Percepção) e J (Julgamemto) no video voce não fala sobre eles, poderia rapidamente explicar como ele é classificado ou como ele entra para completar o tipo?
Agradecida!
Olá Roberta,
No pensamento original de Jung, nós temos:
Atitudes: introversão X extroversão
Funções: pensamento e sentimento (racionais) e sensação e intuição (irracionais)
As duas letras P e J foram introduzidas no teste Myers-Briggs (MBTI).
J significa julgadores
P significa perceptivos
Ou seja, na teoria de Jung não há esta última dicotomia (P X J). Myers e Briggs postularam que na relação com o mundo exterior, tendemos a preferir uma das duas formas, ou seja, utilizar as funções de julgamento ou racionais (pensamento e sentimento) ou as funções perceptivas (intuição e sensação).
Como esta última distinção não está no Jung, não cito no vídeo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Sr Felipe
Estive procurando via internet e como achei seu site, gostaria de perguntar, existe algum site que eu possa consultar CRP? (para saber se uma pessoa é psicologa ou não)
Sem mais !
Obrigado
Olá Paulo,
Sim!
É possível consultar aqui http://cadastro.cfp.org.br/cfp/
Clique em Público Geral e insira os dados.
Atenciosamente
Felipe de Souza
Felipe
Me explica , na pós graduação, a diferença entre lato sensu e strito sensu, mestrado e doutorado
qual a ordem deles? e se eu quiser ser professora de faculdade o que devo fazer?
Por favor ta, obrigadinha !
Olá Anna,
São dois caminhos separados.
1) Pós de especialização (lato sensu). São mais voltadas para o mercado de trabalho. Na área da psicologia, temos, por exemplo, especializações em psicologia clínica, psicologia hospitalar, psicologia jurídica, etc.
2) Pós acadêmicas (stricto sensu). São mais voltadas para lecionar no Ensino Superior e para pesquisas científicas. Normalmente, para fazer doutorado temos que ter feito mestrado, embora exista a opção do doutorado direto.
Por fim, temos dois grandes nichos de mercado para atuação no Ensino Superior:
1) Faculdades Particulares: podem até contar pós-graduações de especialização como um ponto a mais no currículo.
2) Faculdades públicas (federais e estaduais): pós de especialização não contam nos editais – ou se contam, contam pouco. Normalmente, os editais já abrem pedindo que o candidato tenha doutorado ou no mínimo mestrado em uma área específica – geralmente vinculada também com a graduação anterior.
Só para vocês terem uma ideia, as vagas de concurso para faculdades federais e estaduais giram na média salarial de:
– Cerca de 5.000 reais por mês para quem tem mestrado
– Cerca de 7.000 reais por mês para quem tem doutorado
Isto em todas as áreas (o valor é padrão em todo o país), para 40 horas semanais e dedicação exclusiva.
Também é interessante saber que para cursar um mestrado ou um doutorado em faculdades federais e estaduais, podemos receber bolsas (mensais) de:
– Cerca de 1350 reais por mês para fazer mestrado;
– Cerca de 2.200 reais por mês para fazer doutorado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,
primeiro parabéns pelo site, fazendo umas pesquisas sobre pós graduação. encontrei seu site e achei muito interessante as perguntas e mais ainda em ver que você responde todas, estou com uma dúvida, estou deixando esse comentário na esperança de que você me responda sobre…. Tenho o curso de pedagogia e estou pensando em fazer uma pós graduação em Gestão Pública, quais os pros e os contras em fazer? já atuo na área de gestão e sempre tive vontade de me aperfeiçoar mais sobre essa área e que possa me ajudar mais ainda no mercado de trabalho.
Olá, boa tarde,
Sera que mesmo nao sendo muito da área, poderia pedir sua ajuda aqui ?
Eu, e mais dois amigos, nós tres estamos querendo montar uma consultoria de RH, não somos psicologos naoo.
Como poderiamos dividr as funções e tarefas entre nós tres?
OBS: Somos formados em gestao de rh.
Olá, Felipe.
Pretendo fazer Doutorado, mas não encontro na área a qual quero em minha cidade. Você poderia me responder se há impedimentos com relação à dedicação aos estudos, se eu fizer o curso em outra cidade?
Olá Silvana,
Geralmente não há problema algum, desde que você frequente as aulas e faça o que for exigido (participação em estágios se houver, congressos, etc).
Em alguns programas já vi a exigência de morar no mesmo estado, mas, em geral, é pura formalidade.
De todo modo, pode ser um critério de desempate na hora de entrevista (morar ou não morar na mesma cidade).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Fátima, tudo bem?
Penso que o que você tem que avaliar é se a Gestão Pública vai representar algum ganho de salário (o que seria provavelmente um ótimo investimento já que é uma pós que também está disponível gratuitamente em algumas faculdades). Se não representar aumento, você pode avaliar se o curso acrescentaria em conhecimentos para a sua prática ou para crescimento pessoal.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Bem, uma consultoria de RH basicamente tem que ter: a direção, o comercial e o setor técnico (quem vai realizar recrutamento, seleção, departamento pessoal e/ou treinamentos).
O ideal, evidentemente, é dividir o trabalho de uma forma que cada um realize o que tem de melhor a oferecer em termos de competências.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
boa tarde!!
Acabei de terminar graduação de gestão de recursos humanos e gostaria de saber qual pós-graduação posso fazer. Teria alguma dica ou o nome dos cursos de pós que posso fazer com essa graduação?
obrigada
Olá Lilian,
Entendo que é importante abrir o leque de opções e ver quais estão disponíveis.
Entretanto, é mais fácil se você tiver uma ideia do que quer estudar e com que quer trabalhar. Pense nisso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, parabéns pelo post! Muito bom! E parabéns pela sua iniciativa, disponibilidade e atenção com as pessoas!
Estou em uma fase crítica em minha vida, a indecisão. Sou formado em Turismo e Aviação Civil, atualmente sou comissário de bordo, e gostaria muito de fazer uma pós! Mas ainda não achei nada que me agradasse…gostaria de fazer algo que envolvesse um pouco das duas graduações, gosto também da ideia de meio ambiente ambiente e também tecnologia…já procurei por testes vocacionais na internet, porém sem sucesso, talvez devesse procurar um profissional para eu conseguir olhar para dentro de mim e saber o que eu quero…
O que você me aconselha?
Desde já, obrigado!
Felipe, boa tarde!
Acabei de me formar em Pedagogia , mas trabalho em uma ONG com encaminhamento de aprendizes no mercado de trabalho. Estou em duvida se faço uma pós em psicopedagogia ou gestão de pessoas ou docência em ensino superior pois o meu desejo é fazer mestrado e doutorado.
Só que para ir no mestrado preciso dar aula se não, não passo no mestrado! e fazer uma pós em gestão de pessoas pode manchar meu currículo por estar voltado para a área empresarial, apesar de eu trabalhar e gosta desta área, O que fazer? dar aula primeiro e entrar no mestrado? ou fazer pós em gestão de pessoas ou psicopedagogia que tem mais haver com a minha atividade profissional?
Muito obrigada!
Olá Emerson!
Sim, é muito interessante (e até divertido) fazer Orientação Profissional ou Coaching de Carreira.
Os dois tipos são breves e nos ajudam a ampliar a nossa visão das possibilidades e a escolher a melhor delas para o momento.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vanusa,
Bem, para entrar no mestrado (e mesmo no doutorado) você não precisa ter dado aulas antes, ok?
Embora sejam áreas voltadas para a docência, a experiência prévia não é exigida, também porque ao longo do curso são formados pesquisadores (e não só professores).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, boa noite! Eu sou formada em jornalismo e quero fazer uma pós e não sei qual caminho traçar!! Gostaria muito de trabalhar em tv e fazer alguma pós ligada à isso, mas já pensei também em algo ligado à relações públicas. Estou perdida!O que devo fazer? Desde já agradeço!
Olá Felipe! Boa Tarde!
Estou me formando em RH. Nunca trabalhei na área. Pretendo fazer pós graduação, mais só depois que conseguir um emprego e obter experiências. Não quero cursar uma pós e não saber nada da minha profissão. Minha dúvida é: tem várias pós para RH, como vi nos seus pots que existem algumas áreas em que você não pode exercer a profissão, como psicólogo, por exemplo, gostaria de saber se as pós em: gestão de pessoas, gestão empresarial e principalmente gerenciamento de projetos seriam áreas boas e interessantes para RH?
Obrigada!
Olá Tainá!
São duas possibilidades muito interessantes para a área de jornalismo.
Não existe uma resposta universalmente correta sobre qual é melhor.
Mas a dica mais simples é considerar o que cada uma vai poder te trazer de retorno e qual retorno você gostaria de oferecer para a sociedade como um todo (em cada uma delas). Pense no que vai estudar, no seu interesse nos estudos e também no dia a dia em cada uma das atuações.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vanessa,
Na verdade, não existe a necessidade de ter tido uma experiência prévia para fazer uma pós. Para muitas pessoas, é a pós que vai dar mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
Todas as pós que você citou tem relação com o RH, embora gestão de projetos e empresarial tenham menos do que gestão de pessoas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OLÁ!!!
Gostaria de tirar uma dúvida, estou terminando o bacharelado em Teologia, mas tenho interesse na área de psicologia também, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer uma pós nessa área, ou teria que começar no início do curso para ter alguma formação nessa área?
Obrigado
Olá Felipe,
Sou diretora escolar e estou à procura de uma pós graduação que venha contribuir com conhecimentos voltados para a gestão escolar, gestão de pessoas ou outras que me tragam informações e embasamento em questões educacionais.
Você poderia dar algumas dicas para me auxiliar nesta busca?
Agradeço sua atenção.
Tenho graduação em Letras/Literatura, meu interesse é lecionar, só que gostaria de uma especialização rápida, para entrar logo no mercado de trabalho. Quais pós graduações estão ligadas a area de Letras??? gostaria de algumas ideias.
Olá Felipe,
Parabéns pelo site, descobri recentemente e adorei tudo, virei leitora fiel, rsrs.
Concluí o ensino médio este ano, prestei vestibular para Psicologia e passei! \o/
Minhas aulas já começam em Janeiro, estou super ansiosa, e tenho algumas dúvidas
que gostaria que você esclarecesse.
Para trabalhar em postos de saúde é preciso fazer uma pós em Psicologia Clínica ou Hospitalar?
Olá Marcelo,
Como já mencionei em comentários anteriores, em muitos casos é possível sim fazer uma pós. Porém, é importante saber que ter uma pós em psicologia não é sinônimo de ter a graduação. Como o CFP, o Conselho Federal de Psicologia, exige a graduação para o registro profissional, alguém com uma pós (e sem a graduação) não conseguirá obter o registro e atuar na área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Cecília,
Todas as áreas citadas por ti podem ser interessantes.
A dica é avaliar as disciplinas que serão estudadas e em que medida contribuirão para o seu dia a dia profissional.
Talvez um caminho melhor seja ainda ampliar o escopo e considerar outras pós da área de educação e escolar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Maria Clara,
As pós-graduações normalmente seguem as linhas de pesquisa e atuação da graduação.
Para Letras, temos pós da área de português e línguas estrangeiras, tradução, etc.
É importante salientar que entrar no mercado de trabalho rápido é menos importante do que entrar bem, ou seja, em uma área que nos motive e instigue.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Gabryele,
Não. Após a graduação em psicologia você poderá trabalhar em praticamente todas as áreas sem ter que ter uma pós específica.
Talvez a única exceção seja a psicologia do trânsito, que exige a formação na área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá!!!
Sou formada em Adm Recursos Humanos (Tecnólogo), atualmente trabalho no Departamento Pessoal de uma empresa de grande porte, gosto muito de toda essa burocracia. E já algum tempo, quero fazer uma Especialização em Direito do Trabalho, será que estou no caminho certo?
Me ajuda!!!
Obrigada
Boa noite!
acabei de me formar em 2014.2 em engenharia de produção, e inicio em um emprego novo como trainee agora em janeiro.
minha intenção é iniciar um curso de pós-graduação lactu-sensu, porém estou na dúvida se devo escolher alguma pós ligada a área que irei trabalhar (logística) ou se devo fazer algo mais abrangente (gestão empresarial), não restringindo muito meu leque de opções, pois apesar de iniciar a profissão no ramo de logistica não sei se quero seguir este ramo para o resto da vida. Mas ao mesmo tempo fico na dúvida se não é uma especialização muito vaga…
Me ajuda, preciso me matricular!
Outra dúvida, a instituição onde irei me matricular pesa muito? pois como irei trabalhar viajado, não poderei fazer nada presencial, apenas a distância. Pensei na Universidade Católica de Brasília ou SENAC.
Obrigada
Patrícia Severo
Boa Tarde!! Faço Tecnólogo em Gestão Recursos Humanos, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer pós em psicopedagogia? Gostaria de trabalhar na área da educação.
Olá boa tarde, oi acho que estou fazendo a faculdade errada sou estudante de serviço social, mas o que eu queria mesmo era fazer psicologia, enfim será que possa fazer uma pós em psicologia criminal, e me especializar em criminologia, porque na verdade é isso que eu quero, quero ser especialista em criminologia e trabalhar investigando mentes de presos.
Olá Samara,
Como sempre digo aqui, você tem que avaliar as vantagens de fazer uma pós nessa área.
Os conhecimentos serão úteis no seu dia a dia?
Ou poderão ser utilizados em futuras oportunidades profissionais?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Patricia,
Não existe uma resposta totalmente correta para a sua pergunta.
Em tese, pode ser vantajoso ter uma pós focada ou uma pós mais geral. Dependerá muito da área e do que o mercado vai exigir em um dado momento.
Entretanto, como você diz que não tem certeza do seu interesse por logística, uma pós mais geral pode ser mais vantajosa inicialmente.
Quanto à faculdade, algumas são reconhecidas no meio. Por exemplo, a FGV é reconhecida em administração.
Pesquise as melhores e avalie as possibilidades (custos, ser a distância, etc).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, sou formado em Licenciatura em Ciências Biológicas, e sempre tive uma queda por psicologia, se eu fizer uma especialização em saúde mental, e tipo mestrado na mesma área eu posso ensinar em universidades em áreas de saúde mental?
Boa tarde, Professor!
Sou formado em Teologia e gostaria de saber se ao fazer um mestrado ou doutorado em Psicologia Clínica posso atender como psicólogo clinico ou não? E poderia também dar aulas na área de psicologia?
Grato!
Olá Andreza,
Sugiro a leitura do nosso texto – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/03/o-que-e-psicopedagogia-graduacao-pos-graduacao-e-profissao.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Claudiana,
Para tanto você terá que fazer primeiro a graduação em psicologia, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá José Barros,
Sim, é até possível. Seria um caminho mais fácil nas universidades particulares. Nas públicas, geralmente, os concursos pedem que a pós e a graduação sejam na mesma área.
Olá Gerbson,
Como disse em alguns comentários acima, para ter o CRP o profissional precisa ter a graduação em psicologia, ok?
Portanto, no caso da psicologia clínica, a resposta é negativa. Para dar aulas, em alguns casos, é possível pegar matérias de outros cursos, caso a instituição de ensino permita.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá!!
Sou formada em Pedagogia posso fazer uma pos graduação em gestão de pessoas…
Olá Felipe, tudo bem?
Estou um pouco perdida, quem sabe você me dá uma luz rs
Me formei ano passado em Direito, no momento só estou estudando pra prova da OAB.. Apesar de gostar de Direito, sinto que ser advogada não é o que eu realmente quero…
Me disseram que se eu fizesse uma pós graduação em administração teria oportunidade de trabalhar nessa área..você acha que isso é possível? Ou seria melhor eu fazer uma graduação em administração? Na realidade era o que eu queria fazer desde o início, só que por “pressão” acabei optando por Direito.
Desde já agradeço sua atenção.
Pode sim Fran!
Só fique atenta para as exigências do mercado, quer dizer, se não ter a graduação em gestão pode te atrapalhar de alguma forma.
Em muitos casos, é mais indicado fazer a graduação (ainda que tecnólogo superior) antes de fazer a pós.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, tenho bolsa em uma faculdade particular ( graduação), como faço para conseguir a pós- graduação sem pagar nada?
Olá Jéssica,
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/12/quer-receber-para-estudar-saiba-mais-sobre-bolsas-de-estudo.html
Sou formado em Assistente Social em que pós devo fazer?
Olá Fabiano,
Existem duas razões básicas para fazer uma pós:
1) ganhar mais conhecimentos;
2) obter mais oportunidades de trabalho e maior remuneração.
Para o objetivo 1) teoricamente você poderia fazer uma pós em qualquer área (desde que a instituição aceite a sua graduação). Para o objetivo 2) o mais recomendável é ficar na área da graduação, a não ser em casos em que se deseja lecionar no Ensino Superior (mestrado e doutorado).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite Felipe, tudo bem?
sou graduada em direito,advogada a quase 4 anos, e estou pra fazer pós graduação. A principio não sabia se faria uma especialização ou mestrado/ doutorado. Decidir pela especialização. Preciso ter um diferencial no mercado de trabalho, pensei inclusive em cursar uma pós/especialização que tenha pouco profissionais na área e que a procura por estes profissionais seja grande. Pois, é muito complicado se inserir no mercado de trabalho quando nos formamos, até mesmo pela quantidade de pessoas que tem se graduado em Direito. O mercado de trabalho é bastante exigente, pra você ter ideia na minha área exigem experiencia em difentes niveis, até mesmo porque trabalhar como autonoma por exemplo é diferente em alguns aspectos em relação a trabalhar sob um manto de relação trabalhista vinculado a empresa e escritorios. Percebo que isso também tem sido um problema ,já que durante esses 4 anos trabalhei muito mais na condição de autonoma. Bom , quanto a pós hoje me encontro numa dúvida cruel, pois em meio a tantas areas juridicas, fica até dificil escolher, e até mesmo definir ao certo o que o mercado de trabalho tem carecido mais a nivel de areas de especialização, pois a área é muito ampla,e o mercado tambem em suas exigencias. Complicado decidir assim. Pelo que tenho avaliado, na área trabalhista existe muito especialistas trabalhista, e ainda continua em destaque tal área no mercado de trabalho. Porém, vejo poucos profissionais especializados em previdenciario, uma area de fato interessante, mas “chatinha” por ser tão minuciosa, alem dos calculos previdenciarios serem considerados de certo modo um pouco complicados por alguns profissionais. No entanto, são poucos especialistas nesta area. Confesso,que gosto de todas as areas do Direito, talvez é isso que esteja colaborando pra ficar assim tão indecisa, mas alem lhe confesso que a area de Direito previdenciario, não sou perdidamente apaixonada, gosto mas não sou amante a ponto de tê-la como primeira opção.Por outro lado, cada vez mais percebo que nós profissionais, principalmente os que estão de certo modo começando, e tentando se inserir no mercado de trabalho e decolar na profissão, temos sem ter saída, que declinar a vontade imposta pelo mercado de trabalho. Desculpa, pelo extenso texto, foi um desabafo, mas também uma dúvida gigante porque não sei o que escolher….Acho que estaria mais tranquila se tivesse condições financeiras o suficiente pra fazer mais de uma pós, porem não é essa minha realidade, então tenho que escolher com muito cuidado e zelo. Agradeço pela atenção e aguardo sua orientação logo quando possível!
Att. Grasiele de Jesus
Olá Felipe, tudo bem?
Estou um pouco perdida, quem sabe você me dá uma luz rs
Me formei ano passado em Direito, no momento só estou estudando pra prova da OAB.. Apesar de gostar de Direito, sinto que ser advogada não é o que eu realmente quero…
Me disseram que se eu fizesse uma pós graduação em administração teria oportunidade de trabalhar nessa área..você acha que isso é possível? Ou seria melhor eu fazer uma graduação em administração? Na realidade era o que eu queria fazer desde o início, só que por “pressão” acabei optando por Direito.
Desde já agradeço sua atenção.
Boa noite Felipe
Gostaria de uma orientação, sou formada em Marketing e atuo como vendedora em uma indústria alimentícia, gostaria de saber qual pós devo fazer,
abraços
Tuane
Olá Paula!
Então, esta é uma questão bastante delicada na verdade.
Mas talvez uma indicação seja a seguinte: se pensarmos que uma pós possibilita uma maior compreensão de uma área da graduação, teremos que o objetivo de uma pós é especializar, quer dizer, dar mais foco no que já foi aprendido, embora de maneira mais geral.
Por exemplo, eu sou formado em psicologia e tenho mestrado em letras (nesse sentido, tanto faz ser lato sensu ou stricto sensu). Eu tenho com isso um conhecimento aprofundado de uma área da Letras (literatura irlandesa-inglesa, especialmente James Joyce), porém não tenho o conhecimento geral que alguém que tenha feito letras tem, entende?
Por isso, se o seu desejo é trabalhar com administração, provavelmente o caminho mais adequado é fazer a graduação mesmo, pois com a pós você terá apenas um conhecimento específico sobre uma única área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Grasiele,
O que eu vou dizer é a minha opinião pessoal, mas baseada em minha experiência clínica nestes últimos 8 anos, ok?
Quando vamos escolher uma graduação ou uma pós, temos que ter em vista muitos fatores, entre eles, o mercado de trabalho e a remuneração.
Por exemplo, uma pessoa pode deixar de fazer uma graduação de licenciatura ou artes por antever que o mercado de trabalho não tem pagado bem. Recusar uma área que desejamos, pela falta de perspectiva é uma coisa até inteligível e lógica (porque podemos ainda tornar aquela área um hobby, uma atividade não remunerada, por prazer). Agora, outra coisa é escolher totalmente tendo em vista a possibilidade de ganhar mais. Isto porque se alguém escolhe engenharia civil, digamos, porque paga bem, está escolhendo tendo em vista apenas a questão do salário.
Porém, no longo prazo, a tendência é que escolhas assim não se sustentam. Se a pessoa que escolheu engenharia civil e não gosta de engenharia civil, o trabalho será um verdadeiro suplício e, em última instância, o profissional não será dos melhores porque os melhores o fazem pela paixão pela área mais do que pelo contracheque.
A questão é pensar mesmo no longo prazo. Daqui a 10 anos, se você fizer uma pós na área de previdência, estará feliz tendo trabalhado 8 anos com isso? Se você acha que sim, então está ok escolher porque também está em jogo sua vontade de trabalhar nessa área. Se foi apenas pela grana, você até poderá ter ganhado mais, mas a insatisfação pessoal começa a pensar com os anos…
Uma vez ouvi que não devemos pensar de maneira excludente. Ou seja, parar e pensar ou isto ou aquilo e procurar pensar – porque não isto (dinheiro) e aquilo (paixão)?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Tuane,
Você deve pensar no que quer estudar e no quer trabalhar no futuro.
Evidentemente, vendas e marketing tem muita relação entre si. Portanto, você pode fazer uma pós em marketing se desejar continuar na área no longo prazo ou ir direcionamento seus conhecimentos para outra área, caso seja do seu interesse.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada em Rh queria fazer POS em docencia em superior,sera que vou poder exercer como Professor
Oi Adriana!
Como você tem a graduação, teoricamente você já poderia lecionar no ensino superior (ou médio e técnico), dependendo, é claro, das oportunidades oferecidas pelas faculdades. Uma pós certamente dá mais vantagens quando vamos concorrer por uma vaga. Atente para as diferenças entre pós stricto sensu e lato sensu explicadas no texto também.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem? Eu estou atualmente no ultimo ano de pedagogia, gostaria de saber qual pós é mais vantajosa para esta área. Pois quero trabalhar em direção de escolas se possível ser diretora ou trabalhar com administração escolar. Porém dizem que a pós stricto sensu ganha mais dinheiro por haver mestrado e doutorado, só que eu não quero lecionar, me dê algumas dicas, estou com muita duvida. Me ajuda por gentileza.
E parabéns pela matéria, amei. Sucessos!
Olá Bruna,
Para os seus objetivos pessoais, é realmente mais recomendável uma pós em Gestão Escolar ou em Administração.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Sou formada em Gestão de RH, porém não atuei da área. Atualmente atuo na área Adm. Financeira. Gosto muito de número e cálculos. Estou muito em dúvida do que deve fazer entre MBA ou Pós e qual curso. Pensei em algo mais abrangente, como por ex., MBA Gestão Empresarial ou algo como Finanças aplicadas à gestão RH para me aperfeiçoar mais na área de formação. Gostaria de me formar em algo que me colocasse bem no mercado, pois hoje onde trabalho ganho muito pouco.
Aguardo seus comentários.
desde já agradeço suas dicas.
Att.,
Adriana Gavineski
Olá Adriana!
Sua dúvida é bastante comum. E, na verdade, não existe uma resposta exata para ela.
Com uma pós, você pode:
1) Focar em uma área de atuação já conhecida (no seu caso, Adm. Financeira);
2) Expandir seus conhecimentos para outras áreas (inclusive fora da sua graduação).
Qual é melhor?
Bem, vai depender dos seus objetivos, da sua vontade de estudar esta ou aquela área, para qual setor você gostaria de ir, etc.
De toda forma é sempre positivo fazer uma pós até para expandirmos nossa rede de contatos!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Estudo pedagogia, porém, tenho muito interesse na área da filosofia. Gostaria de saber se com a graduação em pedagogia, posso fazer mestrado e um possível doutorado em filosofia e ainda atuar nesta área -seja no ensino ou pesquisa- em universidades.
Olá Felipe,
Sou professora graduada em história porém, leciono na turma de educação infantil a qual me identifico mais.Gostaria de saber se é viável fazer uma pós-graduação nessa área?
Existe alguma possibilidade de a instituição (prefeitura)não pagar r$ com o nível 3 nesse caso?
desde já agradeço.
boa noite sou formado em sistemas de informação, porém não gosto da área, pretendo fazer uma segunda graduação em pedagogia e complementação pedagógica em informática, pois meu foco é ser professor concursado, estou no caminho certo?
Olá Camila,
Sim, é possível desde que o programa de pós-graduação aceite a sua inscrição no processo seletivo. Em geral, áreas afins aceitam sim e é provável que se você tiver um bom projeto na área de filosofia, estudar para a prova, ter uma língua estrangeira você consiga entrar no mestrado.
Com relação à depois, o que eu sempre digo é o seguinte:
Para atuar como professora no setor privado (faculdades particulares) é tranquilo ter graduação e pós em áreas diferentes (pedagogia e filosofia). Já para tentar concursos públicos, pode ficar um pouco complicado porque você vai precisar encontrar um concurso que tenha ou a graduação em aberto ou o doutorado em aberto.
Ou seja, um edital que peça:
1) Doutorado em filosofia (antiga, moderna, lógica, etc) e graduação em filosofia ou áreas afins (dai com pedagogia talvez você consiga participar)
ou
2) Graduação em Pedagogia e Doutorado em Pedagogia ou áreas afins (dai com o doutorado em filosofia talvez você consiga entrar).
Mas são possibilidades e, no meio do caminho pode vir a ficar complicado achar um edital no qual se encaixe, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Arlede,
Sim, é claro que você pode fazer uma pós para lecionar na educação infantil.
Quanto à prefeitura, não saberei dizer. Até onde sei, entretanto, o que é válido é o título (e não a área do título). Por exemplo, um colega que fez mestrado comigo, passou em um concurso público para a área administrativa da faculdade. Com o mestrado (em letras, sem relação com o cargo) conseguiu subir o seu salário.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Leiber,
Sim, parece um bom caminho. Existe uma graduação em computação (licenciatura) online, não sei se você conhece. Vi na UFJF.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Tarde! Curso psicologia e trabalho com RH, porém mais voltado para a área de departamento pessoal, bem distante da parte de recrutamento e seleção. Gostaria de saber quais cursos de pós seria interessante eu cursar que seja mais voltado pra essa área do psicólogo em departamento pessoal e não recrutamento e seleção como na grande maioria.
Muito obrigada pela ajuda!
Olá, Felipe
Poderia me ajudar, estou terminando minha faculdade de RH agora e já atuo na área um bom tempo, no momento sem trabalhar, posso dar aula ou ajudar de outra maneira os estudantes de que fazem rh e com isso eu ganhar uma graninha ? o que você me diz?
Olá Talita!
Certamente que pode!
Uma de minhas colegas na época em que trabalhei com RH também tem um segundo emprego, lecionando e sendo supervisora e tutora em uma pós a distância!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, Felipe agradeço pela resposta, mas eu ainda não sou formada, como eu poderia fazer isso? como ser por exemplo tutora sem ter formação na área??
Me de exemplo por gentileza?
Olá Talita,
Nem sempre um tutor (no ensino a distância) tem já a graduação completa. Tudo vai depender do Edital.
Além disso, para o Ensino Médio e/ou Técnico também é possível dar aulas sem ter a graduação finalizada.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Natália,
Os cursos que estão ligados à área de Ciências Contábeis ou Gestão financeira certamente serão ligadas ao Departamento Pessoal.
Cursos extras como Excel avançado, por exemplo, podem ser extremamente úteis e um diferencial no currículo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Saberia me informar que eu não sou professora e nem tenho nenhum conhecimento em pedagogia , se eu fizer um curso de formação de tutor , poderia atuar na área ??
Olá Talita,
Então, você terá que ver as possibilidades de inscrição, ou seja, se poderá fazer desde já com a sua formação atual.
Se sim – como um curso de extensão talvez – você poderá conseguir participar de processos seletivos para tutoria no ensino a distância.
Não sei se você conhece o funcionamento do ensino a distância (faculdades e pós-graduações). É bastante interessante e a tutoria vai desde ajudar a mexer no sistema e/ou tirar dúvidas e corrigir trabalhos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Fiquei sem entender e quero saber se eu fazendo apenas um curso desses de internet eu poderei atuar em como tutora ead em uma universidade
Posso??
Uauu.. como tudo é complicado…. eu fiz LETRAS e pós graduação em “literatura”… e mestrado em literatura é complicado encontrar… gosto de psicologia mas psicopedagoria não é um campo frutifero… nova graduação nem pensar… mestrado? em que???? mais uma pós graduação ?!?!?! chato não leva a nada…. uiii…. Direito?!?!?… o que fazer?? pode me ajudar?!?!?!
Olá Talita,
Então, não há uma única resposta. Já vi tutores graduandos em biologia conseguirem vagas para tutoria em filosofia… de forma que a única resposta é: dependerá do edital. Para faculdades particulares, a possibilidade é sempre maior devido ao nível de exigência ser menor.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Claudemir!
Neste caso, recomendo que você faça Orientação Profissional ou Coaching de Carreira para clarear as ideias e as possibilidades, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, boa tarde!
Sou formada em Comunicação, atualmente atuo na area de MKT de uma instituição financeira mas estou indo pra outra área da empresa, mais focada em Negócios. Pensando em ter uma visão mais ampla, estou pensando em fazer a Pós da FGV em Administração de Empresas. O meu receio é que fique uma formação muito “generalista”, veja um pouco de tudo mas sem especialização em nada. Você sabe me dizer se este curso é bom? O meu objetivo é mais conhecimento em finanças/economia e ampliar as minhas oportunidades no mercado, mas sem ficar limitada às instituições financeiras. Após a Pós estou pensando em fazer um MBA, de alguma área de atuação mais específica, quando eu tenha certeza de qual é a minha verdadeira paixão. O que você acha?
Aguardo seu retorno
obrigada,
Olá Sofia,
Bem, a FGV é considerada uma faculdade de excelência na área de administração e economia. Por isso, certamente compensará no longo prazo, tanto se você fizer uma pós mais geral ou mais específica. Se você pretende depois fazer uma pós mais específica em algo que você ainda vai escolher, talvez valha a pena fazer a pós mais geral primeiro mesmo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Felipe
Em primeiro lugar parabéns pela sua publicação me ajudou muito despejar minha duvidas . Sou peruana e atualmente estou levando um intercambio de um ano em investigação na área de administração no CEFET e em abril volto para meu pais para obter meu titulo de bacharelado em psicologia e a área que estudo é organizacional . Bem eu penso ficar em Brasil já que meu noivo é brasileiro e tem um trabalho estável e nesse casso estou decidindo continuar meus estudos aqui . Um professor da UFMG me está oferecendo ajudar-me para poder levar um mestrado em educação .. se optar essa opção que em áreas de trabalho poderia desarrolhar-me? sem ser licenciada poderia depois ditar aulas? o que opção poderia eu direciona-me . Obrigada pela sua orientação .
Olá Giovana,
Neste caso, o mestrado vai lhe possibilitar uma titulação que é bastante voltada para a área acadêmica, ou seja, lecionar no Ensino Superior, Médio ou Técnico. É claro que também é possível utilizar o título para dar autoridade em pesquisas, publicações e outros tipos de serviço, como treinamentos e educação em empresas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá boa tarde felipe td bem? é o seguinte estou fazendo graduaçao de GESTAO PUBLICA e tambem graduaçao em bacharel em DIREITO, esse ano eu termino GESTAO PUBLICA e em 2018 eu termin DIREITO certo? eu quero lecionar tanto na área de administraçao quanto em direito, mas tenho mas o gosto pelo direito, no momento quero ganhar tempo, ser oportunista correto? o que seria melhor pra mim fazer uma pos latu sensu na area de gestao e logo apos fazer uma de stricto senso ( MESTRADO OU DOUTORADO) ou fazer ja agora na áera de direito, ou seja, assim que termina a graduaçao de direito uja tenho pos e possivelmente ja estarei iniciando um mestrado. minha intensao é LECIONAR faculdade de ensino superior?
Olá Fábio, tudo bem?
Não é necessário fazer a seguinte 1) especialização (pós lato sensu) ==> 2) mestrado (pós stricto sensu) ==> 3) doutorado (pós stricto sensu), ok?
Para fazer doutorado você precisa fazer mestrado (embora exista o doutorado direto, é raro quem o faz), mas para fazer mestrado você não precisa fazer uma especialização.
Isto posto, para todas as pós-graduações você terá que já ter a graduação ou, no mínimo, estar no último ano.
Em psicologia, ao menos, as pós de especialização abrem o edital assim – para formados e alunos do último ano. Isto porque como são dois anos, dá tempo da pessoa fazer e, antes de concluir a pós, terá a graduação e poderá obter o título da pós.
Então, se você termina Gestão esse ano, você já poderia começar a fazer uma pós. Entretanto, não recomendo que você faça duas graduações e uma pós, rsrs. O melhor seria terminar a graduação em gestão e começar uma pós, embora fazer uma pós e uma graduação seja difícil também (digo por experiência própria).
Enfim, creio que você não conseguirá fazer uma pós em direito sem ter concluído a graduação em direito. Portanto, se quiser fazer uma pós antes, terá que ser em gestão ou áreas afins.
Para dar aulas, como digo no texto, o mais recomendável é fazer mestrado. Para faculdades particulares, a especialização pode contar uns pontos na hora de entrar, mas para faculdades públicas praticamente não conta já que os editais abrem primeiro para doutores.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe de Souza, boa tarde.
Sou novato por aqui e estou adorando este espaço. Tenho uma dúvida, quero ensinar nas faculdades… Mas quero saber se apenas com uma Pós lato sensu em Docência do Ensino Superior ou em MBA em Gestão de Pessoas eu consigo estar inserido no mercado de trabalho visando ensinar para graduandos? Ah, sou Bibliotecário, por isso que fiquei na dúvida destes 2 cursos. Penso no curso em Docência do Ensino Superior justamente para que eu tenha possibilidade de ensinar, mas tenho receio da graduação que possuo me limitar a ensinar somente metodologia de pesquisa e normalização técnica… Por isso é que eu pensei na pós em MBA em Gestão de Pessoas, pois abriria ainda mais o “leque”.
Desde já, agradeço a atenção. Parabéns pelo espaço…
Olá Lucas!
Isso varia muito de região para região e de faculdade para faculdade.
Para faculdades federais, não tendo pelo menos um mestrado, só seria possível para vagas de professores substitutos (contrato por tempo determinado).
Mas em algumas regiões com menos profissionais formados, especialmente o norte, há a possibilidade de estudantes de graduação conseguirem inclusive vagas para federais. Mas é mais raro.
Para faculdades particulares, é possível conseguir dar aulas só com a graduação. Tudo depende de contatos. Uma pós sempre ajuda, pois significa um degrau a mais na escala do ensino. Entretanto, paradoxalmente, algumas particulares preferem contratar o número mínimo exigido pelo MEC de mestres, doutores e especialistas e contratar apenas graduados – o objetivo é pagar salários menores.
Eu recomendaria que você fizesse uma pós em uma área na qual você teria interesse de aprender e ensinar. Além disso, fazer contatos profissionais em eventos, congressos, seminários, etc é muito útil para conseguir uma colocação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá. Boa noite.
Texto muito interessante, gostaria de uma opinião por favor!?
Estou cursando Pedagogia, e não trabalho na área ainda, sendo assim fico um pouco receosa de escolher a pós sem ter experiencia logo!
Fiquei interessada em tres opções: gestao do trabalho pedagogico, metodologia da lingua portuguesa e estrangeira e gestao de recursos humanos!
Gostaria de uma que me valorizasse no mercado atual. Gosto muito de portugues, o que pesa um pouco, mas não sei se quero dar aula de fato!
Gestao tbm é muito interessante.
Como disse não tenho experiencia..
Desde já agradeço!
Felipe, bom dia!
Adorei sua página e tenho uma dúvida, sou bacharel em Comunicação Social, formada em publicidade e propaganda, vou mudar para o interior e quero dar aulas, esse projeto faz parte da minha aposentadoria, o que preciso fazer de curso para que eu consiga isso??? Aguardo. Obrigada.
Boa Tarde Felipe! Tudo bem?
Sou graduada em Turismo e fluente em inglês. Gostaria de saber que cursos de pós-graduação são interessantes para essa área de formação e também gostaria de saber onde posso atuar caso opte por fazer uma pós em Gestão de Pessoas.
Desde já agradeço
Olá Milene,
Se você gosta de português a opção mais próxima seria a metodologia da lingua portuguesa. Gestão do trabalho pedagógico e gestão de RH são pós caso você queira trabalhar na parte administrativa.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Kátia!
Veja os comentários acima, por favor. Em tese, já com a graduação (dependendo da faculdade na qual você vai lecionar) você poderia dar aulas no ensino superior. Mas para faculdades particulares, uma pós de especialização contará já alguns pontos a mais.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Luciana,
Eu não conheço muito bem as especializações na área do turismo.
Mas você pode pesquisar online e descobrir quais são as opções disponíveis. Seria legal ver o que é oferecida no Brasil como um todo e depois ir selecionando o que está mais próximo de ti.
A parte de gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, se relaciona com o lado humano as organizações, também chamado de Recursos Humanos. É a parte da administração que consiste em organizar tais recursos para os fins da organização. Pela sua formação anterior, você poderia, por exemplo, trabalhar na área de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.
No caso da pós em gestão uma dúvida comum é entre a pós e a graduação em gestão de RH, pois o tempo é praticamente o mesmo.
Avalie também esta possibilidade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Sempre quis fazer Administração,mas nunca gostei de muitos cálculos.Como na minha cidade não temos nenhuma faculdade devo me deslocar para a cidade mais próxima que fica a 80 km,o que dificulta um pouco já que trabalho das cinco da manhã as treze e trinta.Receio que não dê conta de trabalhar e estudar todos os dias pois a viagem é muito cansativa. Optei fazer serviço social a distância uma vez na semana pois imagino que Administração já é um pouco complicada ainda mais se for à distância.Mesmo assim ainda sonho fazer ADM. Minha dúvida é: posso fazer pós em administração tendo feito serviço social?Quero fazer administração pois sonho em ter meu próprio negócio e o curso poderá me ajudar muito.
Desde já agradeço.
Olá Antonia,
Bem, neste caso talvez seja interessante para ti repensar e superar este receio quanto à dificuldade do curso de administração.
Presencial ou online contamos com a ajuda dos professores, colegas e/ou tutores. Se é a área que você gostaria de estudar e trabalhar, é mais recomendável começar já pela graduação do que fazer uma outra faculdade e só depois partir para uma pós, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Primeiramente gostaria de parabenizar pelas repostas e dicas.Li agumas e ja me ajudaram muito!
Acabei de me formar em Administração e estou com muita duvida sobre qual pós devo fazer.
Tenho um otimo emprego em uma multinacional, que ate me da “incentivos” para fazer a pos.
Pensei em algo como “comercio exterior”, como ja estou fazendo o ingles, seria bom quando estiver fluente.
Ao mesmo tempo, me indetifiquei muito com a area de gestao de pessoas e tambem gostaria muito de fazer. Porem, na decisao da minha por, estou procurando pensar em aprimorar meu curriculo, mas tambem em algo que vou poder usar depois. Tenho um projeto de futuramente abrir uma empresa de prestação de serviços, claro, se eu nao estiver bem estabilizada na minha carreira.
Mais uma vez parabéns e muito obrigada!
Olá Isabelle,
Bem, penso que a questão é essa mesma. Ter em vista a utilidade da pós no futuro.
Para abrir uma empresa eu recomendaria, na verdade, algo em finanças. Uma empresa pode ter as melhores pessoas mas se não tiver lucro, fecha. Gosto muito do livro “Dobre seus lucros”, do Bob Fifer, conhece?
Uma vez visitei uma empresa gigante e conheci o Gerente de Compras. Para comércio exterior o recomendado é realmente a fluência (verdadeira e não no papel).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde professor
acabei de me forma em Administração, quero muito fazer uma pós eu posso fazer essa pós na área da educação?
Olá Liliane!
Sim, claro!
Você deve ficar atenta apenas se a faculdade permite a sua inscrição e se a conclusão vai ser vantajoso do ponto de vista acadêmico (conhecimentos) ou profissional (carreira).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia, estou no ultimo semestre de pedagogia nao trabalho na area devido ao baixo nivel salarial que a profissão oferece, gostaria de uma sugestao? Faço um pós ou uma segunda faculdade de serviço social por exemplo?
Obrigado
Mariane
Olá Mariane,
A área da educação tem salários melhores no Ensino Superior do que no Ensino Médio ou básico (ou nos trabalhos administrativos).
Como fazer uma pós de especialização ou mestrado pode ser um verdadeiro sacrifício (rsrs) é importante avaliar se você tem perfil para pesquisadora e acadêmica. Se tiver, pode ser uma boa lecionar para graduandos e pós-graduandos.
Se não tiver, pode ser uma ideia melhor fazer uma outra graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, boa tarde!!!
Vou terminar agora no meio do ano de 2015 Gestão em RH, só que eu gosto muito de Treinamento e Desenvolvimento e Eventos!
Estou muito na dúvida do que fazer, por que esse mercado está muito competitivo e eu não tenho experiência nessas áreas, apenas trabalhei com DP e não gostei, não é o que eu quero!
Será que poderia me orientar melhor? Ou até mesmo me dar umas luz rsrsrss, por que está difícil encontrar vaga nessas áreas sem experiência.
Obrigada.
Aguardo.
olá!
Bem, sempre quis fazer graduação na area da saúde ( enfermagem), mas não tive oportunidade de cursar. No tanto curso tecnico em saneamento ambiental e, me identifiquei bastante com este curso. Tentei para Engenharia Sanitaria, mas não consegui. Só que ganhei uma bolsa no PROUNI em Tecnologia em Gestão Hosptalar.
Será que vai conciliar a gestão com o tecnico? Como posso aproveitar tal oportunidade?
Bom dia Felipe, estou passando por um momento de escolha muito difícil, esse ano termino meu curso tecnólogo de Gestão em recursos humanos, falta apenas um semestre para finalizar e não consegui um estagio para aprender na pratica, nunca trabalhei nessa área, porém gosto e tenho alguns conhecimentos por conhecer pessoas que trabalham. acho que não consegui estagio por conta da minha idade que ja tenho 39 anos e percebi que os jovem são os preferidos para os estágios, não sei se vou conseguir ingressar na área as vezes penso em desistir, mas também penso em fazer uma pós pra ver se consigo aumentar minhas chances. Pensei em Gestão de Pessoas ou psicologia organizacional, tbm não sei se teria outra que me ajudasse, se vc poder me ajudar com alguma orientação ficarei muito grata. desde ja, agradeço.
Olá Vitória,
O mercado de RH, com suas 4 áreas fundamentais (recrutamento, seleção, treinamento e DP) é bastante dinâmico. Vejo muitas pessoas passando de uma área para a outra. O jeito é continuar tentando estágios e participar de processos seletivos, ok?
Para a parte de treinamento, acho fundamental saber marketing e vendas (para vender os treinamentos) e também dominar boas práticas de como falar em público.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Tuane,
Os dois cursos certamente tem as suas diferenças. Porém, se você tem interesse de estudar e trabalhar com Gestão Hospitalar, talvez seja uma boa oportunidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Cida,
O RH é bastante técnico, não é?
Quer dizer, aprendemos bastante com a prática. As teorias ajudam, claro, mas no dia a dia vamos acumulando experiências.
O que eu sugiro é que você participe de todos os processos seletivos que puder e faça contatos (networking) com empresas relacionadas. O Linkedin é uma excelente ferramenta para isso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá
Atualmente estou cursando psicologia e estava pensado em fazer o mestrado e doutorado, mais porque se realiza muito pesquisas na pós-graduação stricto sensu. Mas não tenho interesse em dar aulas no futuro. Sei que a área que quero seguir tem uma pesquisa muito forte na USFCAR. As faculdades pública oferecem a pós Latu Sensu?
Olá Priscila!
Você não precisa necessariamente dar aulas depois por ter feito mestrado e doutorado. As bolsas não são muito altas (1350 para mestrado e 2200 para doutorado, em média) mas servem para muitos como um “emprego temporário”.
Não sei te dizer como está a questão da pós Lato Sensu em federais. Me parece que tinha sido proibido cobrar por estas pós e, portanto, estavam deixando de ser oferecidas. Mas creio que em alguns lugares ainda tem.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá
Boa Noite!
Me chamo Jair Gabriel e sou graduado em Licenciatura Matemática/FÍsica, gostaria de saber
algumas dicas de Mestrado e ou Doutorado que seja vinculado ao Tema Matemática.
Na realidade gostaria de algo que fosse relacionado com a área da educação e parte pedagógica, embora não tenha muito conhecimento sobre pedagogia.
Poderia me ajudar?
Obrigado
Olá Jair!
Infelizmente não conheço muito da sua área.
No caso do mestrado e depois do doutorado, o que posso dizer é que o ideal seja que o aluno tenha um projeto mais ou menos definido em mente.
Por exemplo, em psicologia, eu decidi estudar um autor (Jung) e um problema (seu Livro Vermelho).
Lembrando que ter um mestrado/doutorado já capacita para dar aulas em universidades particulares e públicas.
Agora, se você quiser fazer um projeto na educação/pedagogia também pode, mas terá que estudar as matérias relacionadas.
Recomendamos sempre fazer uma disciplina isolada (uma espécie de aluno ouvinte) para se aproximar da instituição, dos alunos já matriculados e dos professores.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá, estou fazendo o curso de recursos humanos , mas com o passar do tempo percebi que eu gosto de psicologia e gostaria de saber se posso fazer minha pós graduaçao em psicologia para me especializar em psicologia clínica, será que eu posso fazer.
Olá Jéssica, tudo bem?
Peço por favor que leia os comentários acima. Já respondi a algumas perguntas parecidas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde.
Sou técnica em Administração e formada em Gestão de Pessoas, já trabalhei nas duas áreas e atualmente estou na célula de benefícios e me dedicando a gestão de pessoas.
Estou com dúvida entre os cursos de Psicologia do Trabalho( Organizacional) ou Gestão Estratégica Empresarial. Poderia me aconselhar.
Olá Aline,
São cursos próximos, por isso surge a dúvida.
O que recomendo é que você avalie o que você já estudou e trabalhou e o que quer estudar e com que quer trabalhar nos próximos anos.
E como resposta, você poderá vir a decidir se quer estudar algo que já domina (e se especializar mais) ou se quer abrir os seus horizontes (e estudar algo que não conhece muito).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, Professor!
Tenho 29 anos e comecei me formando no curso Gestão em Pequenas e Médias empresas e agora me formei em Administração de Empresas. Sempre trabalhei na área administrativa inclusive como Gerente. Estou muito tenso com a profissão por causa da desvalorização no mercado. (Algumas empresas oferecem a graduados R$ 1.200,00 mensais). Então estou pensando em fazer uma segunda graduação em Ciências Contábeis cerca de 2 anos e meio porque aproveito as disciplinas ou fazer MBA em Auditoria e Controladoria que é 2 anos!
Qual você indica pós ou segunda graduação?
Agradeço a ajuda professor!
Olá Adriano!
Por que não as duas?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá.
Então deixa eu ver se, mais ou menos, entendi, uma pessoa formada em Contabilidade pode fazer pós-graduação em alguma área da Psicologia?
Olá KP!
Como disse muitas vezes acima, é sempre possível fazer uma pós em outra área, o que não significa que se terá a graduação.
Eu, como psicólogo, posso fazer uma pós em psiquiatria, mas não serei psiquiatra, por não ter feito medicina. E isto é válido para qualquer profissão que tenha uma autarquia – um Conselho Federal que represente a categoria. Pois para se inscrever na categoria, você tem que ter a graduação e não uma pós.
Uma exceção é a área acadêmica, que é mais flexível. Posso fazer uma pós em marketing e dar aulas na administração, mesmo não sendo formado (graduação) em nenhuma das duas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Gostaria de esclarecer uma dúvida, vou formar o ano que vem no curso de Administração e gosto muito da área de Psicologia para atuar no setor de recursos humanos. É possível eu fazer uma pós em psicologia e conseguir atuar na área? Ou vou ter que fazer uma gradução de psicologia?
Desde já agradeço pela atenção,
Natallya
Boa tarde Prof. Felipe!!
Li a sua matéria e achei interessante, porém a minha dúvida foge um tanto do assunto. Estou terminando o curso de Administração e pretendo fazer outra faculdade. Será uma boa ideia? Pretendo cursar a área de engenharia. Acho interessante o curso de Engenharia Biomédica. Iria conseguir eliminar alguma matéria? Qual a sua opinião sobre o assunto, acredita que eu deva fazer algum outro curso ou pós?
Desde já, agradeço a atenção!
Att,
Ágatha Cristian
Olá Natallya,
Em princípio é possível sim trabalhar no RH tendo a formação em Administração. Afinal, a área é uma ponte entre as duas faculdades.
Porém, é importante ficar atenta nas chamadas das vagas. Algumas vão exigir a graduação em psicologia (por ter que aplicar testes por exemplo), enquanto outras vagas vão ser mais abertas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ágatha!
Recomendamos uma segunda graduação quando não há a possibilidade de fazer uma pós e utilizar a graduação anterior. E, claro, quando se quer estudar ou trabalhar em uma área mais distante da primeira graduação.
E possível sim eliminar matérias, mas dependerá da faculdade para a qual você estará se dirigindo avaliar e aceitar as disciplinas já feitas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Sou graduado em administração de empresas a 2 anos e meio, porém não tenho experiência profissional. Nunca trabalhei. Dentro do curso de administração tive 4 semestres de contabilidade. Me identifiquei e gostei de contabilidade. Minha dúvida é: Faço uma graduação em ciências contábeis ou faço uma pós graduação em MBA em controladoria? O que seria melhor para o meu currículo para conseguir um emprego? Obrigado
Olá Renato!
As duas opções podem ser boas.
Se você tem certeza que quer trabalhar com contábeis, a faculdade ou mesmo o curso técnico pode ser interessante, mais do que a pós.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, tenho 39 anos, sou formada em adm desde 2010, trabalho em Prefeitura, mas atualmente não estou satisfeita. Gostaria que me ajudasse a escolher uma pós que tenha haver com Prefeitura e adm, na verdade estou pensando em começar do zero cursando uma faculdade de psicologia, é aconselhável? Estou muito confusa, por favor me ajude.
Olá Patricia!
Para trabalhar em setores públicos existe a pós-graduação em administração pública. Inclusive é possível encontrar online e gratuita em algumas federais.
Se você pensa de mudar de carreira e está em dúvida, veja aqui – Coaching de Carreira
Atenciosamente,
Felipe de Souza
sou bacharel em direito e gostaria de dar aulas de filosofia. para isso há necessidade de se fazer uma licenciatura ou somente uma pós em filosofia?
Olá Rogério,
Para o Ensino Médio pode ser que você consiga dar aulas por ter uma graduação. Para dar aulas na graduação, o recomendável é que você tivesse mesmo a graduação em filosofia e uma pós na área. Pelo menos é minha visão particular: a filosofia (infelizmente muito desvalorizada em nosso país) é uma das faculdades mais complexas que poderíamos fazer.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, sou formada em Letras e não atuo na área. Trabalho a 8 anos em Recursos Humanos e fiz pós graduação em Administração e Gestão de Recursos Humanos. Quero fazer uma nova graduação para conquistar um cargo melhor. Pensei em direito, o que vc me indica, é uma boa opção?
Olá Lignalva!
Bem, como você está pensando mudar totalmente de área, seria interessante fazer Orientação Profissional.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom Dia!
Me chamo Glayce!
Me formei em GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS!
E quero fazer pós graduação, mais não sei qual área seria melhor para juntar com minha graduação, favor me ajuda!
Grata
Glayce
Olá Professor Felipe.
Bom, me formei em Letras há pouco mais de seis meses, atuo na área mesmo de concluir a graduação, no entanto, não estou satisfeita e não pretendo continuar na área educacional por muito tempo. Pesquisando sobre o que poderia fazer, percebi que me identifiquei muito com os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Então, não sei se procuro uma Especialização voltada para esse campo, ou se inicio uma nova graduação. Qual sua indicação?
Estou terminando o curso superior de Tecnólogo em Recursos humanos, e já trabalho no ramos no setor publico da educação ( área administrativa da escola).
Estou em dúvida que Pós graduação devo fazer: Se em administração geral, administração em Recursos Humanos, ou se é possível fazer algum curso na área pública como por exemplo Administração pública. será que dá para fazer Pós em Administração pública-que é o que eu gostaria?
Olá Glayce!
Leia os comentários acima, ok?
Dou diversas dicas para quem formou em RH. E se você está com muitas dúvidas faça Orientação Profissional ou Coaching de Carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Kamilla!
Nesse caso você deve avaliar se as vagas futuras vão te exigir a graduação ou se só com a pós é possível se inserir no mercado.
Vai depender muito também do que você vai querer fazer.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Isaura!
Sim, imagino que a pós em administração pública seja aberta também para quem formou em RH.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Amigo Felipe!
Estou cinco anos parado,sou baichareu em Direito,decidir voltar a estudar,gostaria uma sugestao porque estou confuso que pos ou mestrato devo escolher,sou muito carismatico e comunicativo ,gostaria de algo que fosse a bola da vez no mercado onde eu podesse associar a meu certificado.
Pergunta posso dirreto fazer um mestrado
Olá Francisco,
Nesse caso é interessante procurar um profissional para lhe ajudar a decidir.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sim, com a graduação já podemos participar do processo seletivo para mestrado.
Olá Felipe,
Sou formada em Rh, porém gostaria de lecionar. Será que apenas com o curso tecnólogo eu consigo entrar em um mestrado/doutorado? Se sim, qual você me indica?
Parabéns pelo seu blog!
Ola professor pretendo me formar em nutriçao ou biomedicina ,queria sabe se de alguma maneira eu poderia fazer pos em psicologia ? ou em alguma area da psicologia ?
Olá, Tudo bem?
Sou formada em comunicação Social com enfase em Jornalismo, há 7 anos, porém nunca trabalhei na área, no momento trabalho como autônoma. Estou pensando em iniciar uma nova graduação em Pedagogia, levando em consideração as possibilidades de trabalho. seja visando dar aula ou até mesmo, trabalhar em setor de RH, ou até mesmo gerenciando escolas, etc, O que o Senhor me diz, tenho que fazer realmente uma nova graduação em Pedagogia? Estou realmente interessada em sua opinião. Desde já agradeço sua atenção.
Olá Margarete!
Sim, porque o o tecnólogo é válido como um curso superior.
O que eu recomendo é que você encontre um tema que você goste de estudar e pesquise programas de mestrado. Também é muito útil fazer matérias isoladas (você pode se inscrever para uma matéria) para conhecer mais sobre tudo dentro da instituição.
Aqui dou mais dicas – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/12/quer-receber-para-estudar-saiba-mais-sobre-bolsas-de-estudo.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Bruna,
É possível fazer uma pós em psicologia para obter mais conhecimentos, mas você precisa fazer a graduação em psicologia se quiser trabalhar em nossa área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Aline,
A pedagogia é bastante voltada para dar aulas para crianças (Ensino Fundamental).
Dê uma olhada com calma na grade curricular e converse com profissionais já formados para saber opiniões.
Se você está mais focada na gestão, talvez seja interessante uma pós em Gestão Escolar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Tenho uma dúvida relacionada a pós-graduação que é a seguinte: a linha de pesquisa de mestrado e doutorado têm que ser a mesma ou podem ser diferentes?
Desde já, agradeço o retorno.
Podem ser diferente ps sim Camila! Eu mesmo estudei em programas totalmente distintos. A desvantagem é que normalmente é preciso fazer mais disciplinas no doutorado do que seria necessário se a pessoa segue no mesmo programa de pós.
Boa tarde Professor. Primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
Sou formada em Gestão de Rh, e não quero mais trabalhar nessa área pois não tive sucesso profissional. Gostei muito do curso Direito Previdenciário. Já trabalhei com previdência privada e queria voltar a trabalhar com isso. Minha duvida é, posso fazer pós nessa área mesmo tendo minha graduação em outra área?
Olá Silvia!
Para atuar como advogada você vai precisar da graduação em direito.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia,
Professor Felipe, sou formada em Gestão financeira, estou querendo fazer uma pós em Engenharia de Produção isso é possível? Trabalho na área de finanças e queria tentar uma nova oportunidade de trabalho nesse ramo unindo meu conhecimento nessas duas áreas.
Desde já agradeço a ajuda.
boa tarde eu fiz uma graduação em serviço social, eu posso fazer uma pós em gestão escolar? e dps que eu fizer essa pós posso trabalha em outra área que não seja de assistente social ? e quais são áreas?
Olá Erica,
Certamente a pós te dará mais conhecimentos na área de Engenharia da Produção (que muitos consideram uma ponte entre a administração e a engenharia).
Entretanto, sugiro que você converse com profissionais da área – e avalie oportunidades de emprego no mercado – para saber se vai valer a pena o investimento.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Sonia,
Uma pós abre possibilidades de conhecimentos e atuação. Porém, temos que avaliar cuidadosamente se o mercado de trabalho vai incorporar a pós como uma atividade a ser explorada ou se só como um conhecimento a mais. Para gestão escolar, provavelmente você trabalharia em escolas e/ou faculdades e talvez seja possível conseguir uma colocação tendo uma pós e não tendo a graduação.
Entretanto, sugiro que você entre em contato com pessoas do ramo para saber se esta ponte é possível.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Curso Licenciatura em Química e tenho o Técnico em Química, gostaria de saber se posso fazer especialização e mestrado para atuar em indústria e quais as opções?
Olá Felipe, boa noite
Primeiramente quero agradecer em nome de todos, pois está compartilhando seu conhecimento e isso é digno de honra.
Tenho 24 anos, estou no 3° período de Psicologia, porém ainda não faço ideia da área que quero atuar e também tenho um pouco de receio quanto a universidade que estudo atualmente, Unisuam RJ. É uma universidade particular, tem nota 5 em Psicologia pelo MEC, porém não é muito conceituada no mercado de trabalho. Tenho medo que isso me atrapalhe no futuro, que eu esteja investindo em algo que não me dê muito retorno devido ao nome da faculdade.
2ª Dúvida é: como faço para ser professor de Neurociências/Neuropsicologia? Preciso fazer pós MAIS especialização? Posso fazer pós em alguma outra disciplina e dar aula para Ensino Médio?
3ª Estou prestes a prestar vestibular para UERJ do RJ e cursar Filosofia. Penso em fazer as duas simultaneamente e quem sabe a formação em Filosofia poderá dar um “upgrade” no meu currículo. Além disto, poderei dar aula para ensino médio, de dia e universidade de noite.
Pode me dar alguma dica?
Olá Steffanny!
Esta questão da licenciatura versus bacharelado (ou formação profissional) não tem muita lógica, na verdade, rs.
Sugiro que você procure nos programas de mestrado e doutorado do seu interesse e pergunte se eles aceitam no processo seletivo formandos de licenciatura. Até onde sei geralmente não há restrição.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Thyago!
1) Cada vez mais vejo que, com o desenvolvimento tecnológico, não é a faculdade que faz o aluno, mas o aluno que faz a faculdade.
2) Você tem que ter uma pós na área. Também existe agora a graduação em neurociências.
Saiba mais aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/10/que-faculdade-fazer-para-estudar-o-cerebro-e-neurociencia.html
3) A faculdade de filosofia é muito interessante. Muitas pessoas conseguem fazer duas graduações simultaneamente. É só uma questão de organização do tempo (mas será cansativo em muitos momentos. Se prepare, rs).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia, Felipe!
Primeiramente, parabéns! Seu artigo é muito bom, e a interação com os leitores está fora da curva. Quando vi que foi escrito em 2013 achei que não conseguiria contato, mas os comentários estão ativos até hoje. Parabéns!!
Bom, acredito que você possa me ajudar muito em um dilema que estou passando. Estou no último ano da graduação de Administração, adoro a teoria administrativa e a atuação do administrador; porém tenho minha área de maior afinidade, sou apaixonado por Economia e finanças (Inclusive sobre literatura econômica, econometria, Economia política, História contemporânea da economia, etc), Além disso estou escrevendo minha monografia na área. Economia é uma área muito correlata e intrínseca à Administração onde, ao meu ver, todo administrador precisa de grande conhecimento na economia e vice- versa. Penso em fazer Mestrado em Economia, mas a dúvida maior é na especialização.
Ai vem a dúvida. No meu caso, é mais interessante a Pós em Economia e finanças ou uma Segunda graduação em Economia?
Desde já agradeço as dicas.
Att,
Jonathan Castro
Olá Jonathan!
Bem, não existe – neste caso – uma resposta certa ou errada. Penso que você deve decidir avaliando se não fazer a graduação em economia vai lhe fazer falta em termos de conhecimentos. Sabemos que na graduação aprendemos um pouco de tudo. Se você ja sabe esse pouco de tudo sobre economia, então o mais indicado seria partir ja para uma pós. Se, pelo contrario, voce achar que a graduaçao vai lhe propiciar conhecimentos a mais e imprescindiveis, então fazer a graduação será o mais indicado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe, boa tarde!
Quero muito receber uma orientação sua. Me formei em Psicologia em 2006, porem nesta epoca eu trabalhava como Compradora e continuei nesta area ate 2013. Hoje penso em partir pra area da Psicologia, mas nao sei por onde começar.
Desde o ano 1998 em trabalho em hospitais, comecei pela farmacia, depois fiquei um tempo como adm dos setores como uti, ps e outros. Depois fui para o setor de compras.
Parei de trabalhar (2013) para assim ficar mais com meu filho q hj tem 4 anos.
Gostaria muito de trabalhar com a Psicologia, desde q me formei sinto q ficou um espaço entre minha realizaçao e a necessidade. No aspecto salarial, encontrei em compras o melhor, mas hj gostaria muito de tentar ser feliz como Psicologa, afinal sabemos como é se formar.
Meu esposo é enfermeiro, tem varias especializaçoes, dentre tantas é tb enfermeiro do trabalho, presta consultoria.
Estava pesquisando q ha Psicologia do trabalho, o q vc me diz?
Para alguem como eu q estou a tanto tempo “fora” da Psicologia o q vc sugere?
Cursos?
Quais?
Aguardo seu retorno e desde ja deixo meus agradecimentos.
Abraço, Alessandra.
Olá Alessandra,
Neste caso eu recomendo este curso – Empreendedorismo para psicologos
Boa tarde, eu me chamo Winny e me formo esse ano em Gestao de Rh, porem já estou pensando em uma pós graduação, tenho interesse em algo voltado para psicologia, pois a minha intenção é trabalhar em recrutamento e seleção de pessoas, me indicaria o que? E me tira uma outra curiosidade, o profissional para adquiri o CRP, tem q ter os 6 anos de psicologia? ou por exemplo como sou ” formada” em RH faço uma pós e consigo também? como funciona esse processo? Desde já agradeço.
Winny,
Por favor, leia os comentários acima.
Muitas pessoas já fizeram as mesmas perguntas, ok?
Olá Felipe ,
Li seu artigo hoje ! E posso dizer: AMEI .
Parabéns !
Felipe, eu tenho muitas dúvidas . A começar pela minha graduação, estou cursando o 3º semestre em gestão de RH . Mas estou pensando em fazer a transferência do curso para Administração , Pois o tecnólogo é mais limitado para área do RH e DP . Ou seja, se eu quiser trabalhar no setor administrativo de alguma empresa, às vezes não consigo a vaga pois eu só teria o DP pra trabalhar. E dentro de algumas organizações , o tecnólogo não é considerado o superior . O que acaba dificultando na hora de se conseguir uma vaga de emprego .
E dentro da administração eu consigo ver que vamos passar por várias áreas e as oportunidades de emprego são maiores .
Na verdade, desde quando terminei meu ensino médio 2012 (tenho 20 anos), eu queria fazer psicologia,mas devido a alguns problemas infelizmente não pude de imediato cursar . É uma meta minha cursar psicologia logo quando eu puder
Mas eu estava pensando, administração seria uma boa escolha ? Logo após , eu devo fazer uma pós em gestão de pessoas ou em psicologia organizacional ?? Ou até mesmo voltar a concluir meu curso de RH ??
Por favor, Felipe me ajude a tirar minha dúvidas !
Desde já agradeço .
Olá Vana,
O tecnólogo é RH é mais focado no que você já percebeu mesmo. Então é uma questão de escolha. Melhor dizendo, estratégia. Assim, a grande vantagem do tecnólogo é o tempo (menor) e o foco (já direcionado). Tanto administração como psicologia são cursos mais longos e permitem uma formação mais ampla (mas nem sempre necessária).
Então é uma questão de avaliar se para ti compensa formar mais cedo e começar a trabalhar em setores específicos ou se você pode esperar um pouco mais e formar em adm ou psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia Felipe fiz faculdade em serviço social ,gostaria de fazer mestrado gostaria de estar recebendo suas orientações .
Olá Cibele,
Veja orientações aqui – Quer receber para estudar? Saiba mais sobre bolsas de estudo
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe! Tudo bem ?
Felipe, eu sempre quis cursar Psicologia, mas acabei adiando para trabalhar.
Trabalho na área comercial e gosto bastante. Iniciei o curso de Marketing (2 anos), mas gostaria de saber se estou no caminho certo, se concluo essa e depois inicio Psicologia ou inverto a ordem ?
Obrigada
Olá Jussara,
Neste caso vai depender de qual área você quer trabalhar e, se ter uma graduação mais rápida será útil em termos salariais.
Se você puder fazer um curso mais longo agora e só quiser trabalhar com áreas ligadas à psicologia, a escolha mais adequada seria já fazer psicologia. Agora se você também gosta de marketing e o curso será bom para o seu currículo e remuneração, pode ser uma boa concluir o curso (que é rápido) e depois fazer outra graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe. Sou formada em Administração e sempre trabalhei na área da logística (14 anos), porém não é isso que quero. Meu sonho é fazer psicologia e vou correr atras do meu sonho. Qual é o caminho a ser seguido? Quero fazer algo rápid