Quando temos uma vida com a agenda cheia de coisas (ou mesmo se não tivermos por agora), é comum a mente ir para o presente e para o passado. A atenção não fica na ação que estamos fazendo, mas acaba indo para outra coisa – uma memória, um planejamento, uma fantasia, um julgamento…

Este estado é tão comum que podemos passar a acreditar que é a única possibilidade. Ora, como poderíamos fazer diferente se a mente tem esse modo padrão de funcionar? Esse jeito como um piloto automático?

Uma saída que temos e que todos nós podemos praticar é mindfulness. Essa palavra inglesa vem sendo traduzida como atenção plena ao momento presente, com algumas qualidades como abertura para a experiência, não-julgamento, curiosidade, paciência.

Definição de Atenção Plena para a Terapia de Aceitação e Compromisso

A ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) é uma abordagem relativamente nova dentro da psicologia, que vem sendo desenvolvida desde a década de 1980. Possui um modelo de compreensão do sofrimento, da linguagem – Teoria das Molduras Relacionais – bem como da flexibilidade e inflexibilidade psicológica, que funcionam como uma forma tanto de avaliação quanto de intervenção.

Se quiser saber mais veja:

Curso Gratuito de ACT

Curso Aprofundado de ACT

Grupo de Estudos de ACT

O modelo de flexibilidade psicológica é composto de 6 processos:

Hexaflex ACT - português

Modelo de flexibilidade psicológica da Terapia de Aceitação e Compromisso

4 processos definem o que é mindfulness para a ACT:

Aceitação: aceitar o momento como é, sem querer muda-lo (até porque já é como é). Importante salientar que aceitação não se confunde com resignação. A ACT também trabalha processos de mudança – que são valores e ações compromissadas para mudar aquilo que queremos mudar para que o futuro possa ser mais próximo daquilo que importa para nós.

Desfusão: consiste em ver os pensamentos como pensamentos que são. Muitas vezes, em nosso piloto automático, podemos ver a realidade com os “óculos” do que estamos pensando, ou seja, não vemos que os pensamentos são interpretações, julgamentos, avaliações da realidade e não a realidade em si. Os pensamentos, claro, podem ser mais ou menos verdadeiros. Na desfusão, vemos que estamos pensando e não estamos mais tão mergulhados no fluxo de pensamentos.

Atenção ao momento presente: este é o processo mais evidente para definir atenção plena. É o estado psicológico de atenção ao que está acontecendo aqui e agora: o que podemos perceber no ambiente através dos cinco sentidos, os pensamento, sentimentos, sensações que também compõe este momento.

Self como contexto ou eu observador: normalmente pensamos em nós mesmos de certa forma através de conteúdos. Eu sou psicólogo. Eu sou pai. Eu tenho tantos anos, etc. Confundimos nesta definição um conteúdo com aquele eu mais profundo, que é o eu que observa o conteúdo. Eu sou aquele que observa o pensamento ou fala de que sou psicólogo. Eu sou aquele que observa o pensamento ou a fala de que sou pai e assim por diante.

Todos estes 4 processos definem mindfulness, portanto, para a ACT.

O estresse que vem a partir da inflexibilidade psicológica

Estes 4 processos podem explicar também o estresse que vem de fazer uma coisa pensando em outra. Para fazer isso, geralmente estamos entrando em um processo de fusão cognitiva (em vez de desfusão cognitiva) e estamos mergulhados em um pensamento.

Muitas vezes, este pensamento vai na direção da não aceitação do presente. Igualmente, não estaremos de fato presentes no momento presente (já que o pensamento passado ou futuro vai estar tomando conta da nossa atenção). E, também, estaremos mais em um processo de self-como-conteúdo do que self-como-contexto. Em outras palavras, vamos entender o nosso eu mais através do conteúdo ali na hora – querer ser ou não ser alguma definição, por exemplo, querer não estar fazendo este trabalho ou querer estar em outro local – ao invés de notarmos que o que está aqui está aqui e há um eu que dá contexto para tudo: o eu que observa, o eu observador.

Conclusão

Como disse antes, este estado de fazer uma coisa pensando em outra é muito comum e geralmente nem pensamos que pode ser diferente. Mas pode! Só precisamos treinar estes 4 processos que a ACT descreve. E a forma mais eficiente para treinar é realizar as práticas de atenção plena.

Você pode buscar por práticas de mindfulness na internet (áudios, vídeos, podcasts) e se quiser se aprofundar comigo, você pode fazer o Programa de 8 semanas de Mindfulness ou participar do Grupo de Estudos de Mindfulness, todas as segundas às 20:00.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913