Algumas linhas de psicoterapia como o psicodrama de Moreno, psicologia analítica de Jung e a análise transacional de Berne usam conceitos e ideias que vem do teatro. Um conceito interessante, menos conhecido, é o de script de vida, o roteiro de uma vida, de Berne.

Assim como no teatro, em um filme, em novela, para Berne cada pessoa decide em algum momento da sua existência um script, ou seja, um roteiro para este personagem central que é o próprio eu.

Jogos e compulsão à repetição

Outro conceito importante na análise transacional é o de jogos (games). São interações sociais breves, que duas ou mais pessoas atuam de acordo com padrões que podem ser descritos e observados no cotidiano.

Um jogo comum é o do “sim, mas…” em que uma pessoa reclama de uma situação e a outra tenta ajudar apresentando uma possível solução. A pessoa que reclama então diz “sim, mas…” e continua reclamando. A interação pode se repetir várias vezes até que a pessoa que está tentando dar uma solução desiste.

Berne escreveu um livro chamado “O que você diz depois de dizer olá”. Como as pessoas interagem entre si, e como muitas interações não podem se aprofundar nem ter um nível de intimidade real, foram criados estes jogos.

No início da análise transacional, Berne, que tinha uma formação psicanalítica, se inspirou no conceito de compulsão a repetição para criar o conceito de script, que seria como um jogo maior, que seria repetido constantemente, mesmo que desagradável ou que trouxesse sofrimento.

A tarefa da análise transacional, nesse sentido, seria descobrir o script, o roteiro repetitivo, e possibilitar à pessoa que buscou o tratamento conseguir se desprender e ter liberdade para construir um novo roteiro.

Pressupostos da análise transacional

“Em primeiro lugar, nós acreditamos que as pessoas nascem OK, e que quando elas entram em dificuldades emocionais elas permanecem OK, e que suas dificuldades podem ser entendidas e solucionadas pelo exame da suas interações com outros seres humanos, e pelo entendimento das injunções opressivas e atribuições feitas pelos outros na infância e mantidas ao longo da vida”.

Estar OK significa que o padrão natural do ser humano é de bem estar. Ainda que possamos passar por dificuldades emocionais, este estado natural OK, permanece como base. É uma visão positiva do ser humano.

A análise vai na direção de entender as relações interpessoais. Especialmente na infância e início da adolescência, as chamadas injunções ou atribuições podem marcar a criança, o adolescente, de modo que, em decorrência é elaborado um script.

“A teoria do script é baseada na crença de que as pessoas fazem planos conscientes de vida na infância ou no início da adolescência que influenciam e tornam previsíveis o resto da suas vidas“.

Esse é outro pressuposto importante na análise transacional, de que existe uma decisão em algum momento, ainda que essa decisão seja tomada em tenra idade.

Análise de scripts

O objetivo da análise de scripts, é, portanto, modificar para um novo script, mais saudável e adaptativo. Como diz Berne, “terminar o show e colocar um outro em turnê”. Um exemplo que frequentemente é dado é do script relacionado ao abuso de álcool ou o chamado transtorno por uso de substâncias (outras além do álcool).

Embora possamos entender que uma parte de um vício é explicada por questões biológicas e interações neuroquímicas no cérebro, na perspectiva da análise transacional um vício pode ser tratado mudando o script associado a ele.

Um script substituto com frequência é o relacionado à espiritualidade, à religião. O AA, por exemplo, que é um dos mais bem sucedidos planos de tratamento para o abuso de álcool, traz em seu segundo passo a crença em uma força superior.

Dessa forma, em vez de um script ligado ao abuso de substâncias, a pessoa muda o script de sua vida para um script ligado à uma identidade espiritual, religiosa.

Conclusão

A análise transacional não é muito conhecida nem estudada nas faculdades de psicologia. Entretanto, existem cursos de formação que incluem o treinamento na identificação, mudança e tratamento de scripts de vida.

Padrões de comportamento (como nos arquétipos de Jung), compulsão à repetição de Freud, os papéis no psicodrama de Moreno são ideias que procuraram identificar o porquê das pessoas continuarem pensando e agindo tendo por base regras que as prejudicam e causam sofrimento.

A análise transacional, portanto, é uma outra perspectiva que visa entender e transformar para que as pessoas possam voltar a vivenciar o estado natural do ser humano, o estado “estou OK”.

Referências

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913