Os transtornos mentais causam sofrimento clinicamente significativo, com prejuízo no funcionamento.

Olá amigos!

Depois de alguns meses de intenso trabalho, concluímos o nosso Curso sobre o DSM-5, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. No vídeo abaixo, explico de uma maneira direta e didática o conceito de Transtorno Mental, neste livro elaborado por diversos autores ligados à APA, Associação Psiquiátrica Americana.

Se inscreva em nosso Canal e receba os novos vídeos – Felipe de Souza (9.525 inscritos)

[Vídeo] O que é um Transtorno Mental (DSM-5)

Adquira aqui o Curso, com 50% de desconto:

DSM-5: Introdução e Principais Modificações do DSM-IV

Comentários

Como não poderia deixar de ser nas ciências humanas, existem muitas críticas ao modo como as doenças mentais são tratadas e descritas no DSM. Existem autores que dizem que o aumento no número de transtornos visaria a ampliação do fornecimento de medicamentos (de tarja preta e vermelha) a mais pessoas.

Outros teóricos criticam o Manual devido à sua inconsistência e falta de clareza na definição dos critérios entre um transtorno e um outro parecido.

Como acompanho o desenvolvimento do DSM, posso dizer que esta última versão incorpora muito destas críticas e diversas modificações foram feitas, inclusive, diversos transtornos foram retirados ou reformulados.

Evidentemente, a definição de um transtorno mental é histórica. Se pegarmos o conceito de psicose, por exemplo, veremos a sua transformação em um século, com as suas sub-divisões.

Entretanto, concordando ou não com a psicopatologia do DSM, é importante para os estudantes de psicologia e psiquiatria terem um profundo embasamento para saberem do que se trata. Até para poderem criticar com fundamento. Afinal, criticar sem ter lido ou estudado é risível.

 

Um outro aspecto importante para quem se interessa pela clínica consiste no fato de que o grande objetivo do DSM é a uniformização da terminologia sobre as doenças mentais. E temos visto que o Manual realmente se transformou na base para uma comunicação mais uniformes entre diversos profissionais da área da saúde. Outra razão, talvez a principal, para estudá-lo.

Adquira aqui o Curso, com 50% de desconto:

DSM-5: Introdução e Principais Modificações do DSM-IV

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913