O sucesso não é nada mais do que alguns poucos requisitos, praticados todos os dias (Jim Rohn). 

 

Olá amigos!

Segundo o site origem da palavra, a etimologia da palavra sucesso é  “o Latim SUCCESSUS, “avanço, seguimento, resultado propício”, de SUCCEDERE, “vir depois, chegar perto de”,  formado por SUB-, no caso “depois, o seguinte”, + CEDERE, “ir, mover-se, deslocar-se”. O sentido de “resultado favorável” começou a se firmar no século XV”.

Ser bem sucedido, portanto, significa ter um resultado favorável – o que torna a avaliação do que é ser bem sucedido bastante relativa, pois para saber se alguém é bem sucedido, teremos que ter como medida qual era o resultado esperado. Mas se trouxemos o sentido também presente na história da palavra de que sucesso significa avançar, relacionaremos o sucesso com o desenvolvimento.

Olhando um dado período de tempo, poderemos comprar o passado com o presente e dizer se houve progresso, estagnação ou não. Uma outra forma de conceber seria a projeção do futuro. Dada a nossa posição atual, podemos imaginar como queremos estar daqui a 5, 10, 30 anos.

Em minha opinião, o mais importante é justamente este olhar sobre o futuro. Afinal, o que foi feito até aqui já foi feito e não pode ser mudado. Em um período que tem sido chamado pelos economistas como de crise, nada melhor do que criar.

Gosto muito da metáfora da crise em uma fazenda de agricultura. Acontece uma safra ruim devido à chuva, por exemplo. Isso é passado. Hoje a safra é abaixo do esperado. Porém, e daqui para frente? Se o fazendeiro não plantar de novo, com a esperança de uma safra melhor no futuro, o que poderá esperar colher daqui a 1, 2, 3, 10 anos?

No final das contas, atingir o sucesso, avançar, não é complicado. Segundo diversos estudos da psicologia, existem 6 requisitos básicos para atingir o sucesso. Outra forma de explicar, seria dizer que sem estas 6 características, o sucesso se torna muito mais difícil ou até impossível.

6 requisitos básicos para atingir o sucesso

1) Autoestima

Quem deseja avançar, construir, ter resultados positivos precisa ter uma autoestima alta, como dizemos porque a pessoa tem que acreditar que é merecedora do sucesso. Se tem uma autoestima baixa, depreciativa, e pensa que não merece conseguir resultados positivos, estará se autossabotando.

Pense: você acredita que pode ter uma vida melhor ou acha que não merece?

Um outro aspecto da autoestima é que, sendo a autoestima a estima sobre si mesmo, a autoimagem pessoal, possibilitará todos os outros passos para o sucesso. Sem autoestima, a comunicação com os outros será prejudicada, as metas serão baixas ou inexistentes, a atitude será negativa, o trabalho será um martírio e a ambição (no bom sentido) será nula.

2) Comunicação

Chacrinha, o grande apresentador da TV brasileira, dizia: “Quem não se comunica se trumbica”. É uma verdade universal igual ao famoso provérbio popular: “Quem tem boca vai à Roma”.

A comunicação é uma parte fundamental para o sucesso pois não é possível avançar sem o contato com as outras pessoas. Para atingir o sucesso, será preciso se comunicar com as outras pessoas, com os clientes, colaboradores, colegas, chefes, etc.

Comunicar é tornar comum. Um pensamento, na definição da psicologia comportamental, é um comportamento verbal encoberto ou privado. Uma fala já é um comportamento verbal que foi tornado comum, foi comunicado. 

Desenvolver as habilidades de interação interpessoal é importantíssimo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

3) Metas

Jim Rohn, um dos mais renomados palestrantes motivacionais, conta que, certa vez, um amigo lhe perguntou sobre suas metas. Ele, jovem ainda, disse que não tinha metas definidas. O amigo fez sinal de desaprovação com a cabeça e lhe ensinou que uma pessoa sem metas era uma pessoa que provavelmente não conseguiria ir muito longe porque se não há uma direção, qualquer direção serve. O que acontecer estará bom.

Veja aqui – Treinamento Clássico sobre Estabelecimento de Metas – Jim Rohn

Como se diz: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”. As metas nos ajudam a ter um norte, a ter uma direção. É imprescindível para se atingir o sucesso. É como fazer uma viagem. Podemos estabelecer: “quero ir de São Paulo ao Rio de Janeiro”. O Rio de Janeiro é a meta. O percurso, devido ao transito, ao mal tempo, e a outros fatores, pode ser alterado, pode levar mais tempo para chegar ou até menos tempo. Mas durante o percurso, saberemos aonde queremos chegar.

Reflita e escreva em um papel: “Quais são as minhas metas?”

Pensar grande também ajuda. Veja aqui – Livre-se da “desculpite”: a mágica de pensar grande

4) Atitude positiva

Nos muitos comportamentos necessários para nos conduzir do estado atual para o estado desejado (na metáfora da viagem, de São Paulo para o Rio de Janeiro), é preciso ter atitude positiva. Em outras palavras, é preciso ter a esperança profunda de que vai dar certo. Senão, vamos paralisar e não vamos sair do lugar.

Por isso, a autoestima é tão importante e é o primeiro passo. Precisamos acreditar que merecemos o sucesso, que podemos conseguir chegar aonde quer que as nossas metas tenham sido estabelecidas, que temos a habilidade de fazer o que for preciso.

A atitude, deste modo, é o que vem antes do comportamento. É a motivação para sair da cama, para continuar quando tudo parece estar dando errado, é a razão para seguir em frente.

5) Trabalho

A palavra trabalho tem uma origem etimológica ruim, do latim tripalium, um instrumento de tortura. Em outras línguas, como no alemão e no inglês, a palavra se relaciona com obra (Werk e Work).

Devemos mudar o sentido, literalmente, o que sentimos ao ouvir a palavra trabalho de uma tortura para a realização de uma obra, como uma ópera, uma realização criativa e construtiva.

Além disso, devemos nos lembrar que existem muitos tipos de trabalho, e para avançar, para ter sucesso, precisamos trabalhar (criar uma obra, realizar).

Pense: “O que eu tenho realizado? O que eu quero realizar?”

6) Ambição

A palavra ambição também vem do latim, de ambi (dar voltas) e ire (ir) = ambire. Geralmente, avaliamos, em nossa cultura greco-latina-judaico-cristã (em origem), avaliamos como negativa a ambição.

Mas podemos pensar na ambição como o ato de ir em direção ao que se deseja. O oposto seria o indivíduo preguiçoso, que quer mas não vai. Se a ambição é negativa ou positiva vai depender, então, do desejo.

E aqui se toca os valores de cada um sobre o dinheiro (que é o que é mais ambicionado). Ora, o dinheiro também não é bom nem mau. O que pode ser bom ou mau vai ser o que se faz com o dinheiro e o que se faz para consegui-lo.

De toda forma, o sucesso dificilmente será atingido por alguém que não tenha a ambição de querer, ir, tentar e tentar de novo até conseguir. Poderíamos até substituir a palavra ambição por perseverança, a fim de evitar confusões.

Conclusão

Ser bem sucedido é, portanto, extremamente simples. Com estes 6 passos fáceis de entender e aplicar, podemos ser bem sucedidos em qualquer área e em qualquer empreendimento. Contudo, não é como uma passe de mágica, não é mesmo?

É preciso estabelecer uma meta (ou várias), trabalhar constantemente e realizar o que for preciso para se aproximar dela, ter a atitude constante de que será possível concluir o projeto inicial (atitude positiva), ter ambição suficiente para levantar da cama e, provavelmente o mais importante, ter o profundo sentimento de que há o merecimento para ter uma vida melhor (autoestima).

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913