Livros que não podem faltar para quem estuda, é formado ou gosta de saber mais sobre psicologia.

Olá amigos!

Quando começamos a estudar matemática, aprendemos a teoria dos conjuntos. No conjunto A temos a inclusão de certos elementos, no conjunto B, de outros. Entre o conjunto A e B talvez haja a intersecção, podemos pensar na exclusão de elementos, etc.

Quando vamos fazer uma lista dos melhores estamos mentalmente criando um conjunto. No nosso caso, primeiro, o conjunto dos livros de psicologia:

Grupo A: Livros de Psicologia

Segundo, criamos a lista dos melhores livros de Psicologia.

Grupo B: Melhores livros de psicologia

Terceiro, dos melhores livros de psicologia, tiramos os livros que você deveria ter.

Na organização de livros, para quem não sabe, há a faculdade de biblioteconomia. Não só para a organização de livros, mas, enfim, esta é uma das funções da profissão. Antes de passarmos para a lista com os 9 livros que você deve ter e com o vídeo correspondente, gostaria de compartilhar com vocês uma pequena história. Li no As palavras e as coisas, de Foucault.

Organização em conjuntos

Jorge Luis Borges no ensaio (O idioma analítico de John Wilkins) diz de uma certa enciclopédia chinesa, na qual se lê que os animais do mundo se dividem em:

a) pertencentes ao imperador;

b) embalsamados;

c) domesticados;

d) leitões;

e) sereias;

f) fabulosos,

g) cães em liberdade;

h) incluídos na presente classificação;

i) que se agitam como loucos;

j) inumeráveis;

k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo,

l) et cetera;

m) que acabam de quebrar o vaso;

n) que de longe parecem moscas.

A lista é muito engraçada, por nos fazer escapar da lógica classificatória e sobrepor inúmeros conjuntos. Compartilho para mostrar como toda criação de um conjunto é arbitrária. Por exemplo, em nossa Lista dos 9 livros de Psicologia que você deve ter eu incluo 2 livros de psicanálise. Isto é possível?

Em minha opinião sim, pela grande influência que Freud teve na psicologia. E não só na psicologia clínica. Passemos então aos 9 Livros:

9 livros de Psicologia que você deve ter

Veja o Vídeo:

1) Livro da Psicologia, (vários autores)

2) História da Psicologia, de Schultz e Schultz

3) A Trama dos Conceitos, de Renato Mezan

4) Conferências Introdutórias à Psicanálise, Partes 1, 2 e 3, de Freud

5) Memórias, sonhos e reflexões, de Jung

6) O Homem e seus símbolos, de Jung

7) Sobre o behaviorismo, de Skinner

8) Análise do Comportamento, de Skinner

7) DSM-5, Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais

No final das contas, é uma tarefe inglória fazer uma lista de melhores livros, pois manteremos a sensação de que está faltando algo. A minha escolha se baseia em livros que são úteis para o estudo – como os dois primeiros que são mais gerais e de constante referência.

Os livros do Mezan sobre o Freud e o livro do Freud nos ajudam a começar a estudar psicanálise. Quem já estudou um pouco de psicologia, saberá como a psicanálise influencia o seu desenvolvimento. Até na psicologia cognitiva vemos esta influência.

Os livros de Jung são uma escolha bastante pessoal. Afinal, estudei Jung desde antes de entrar na faculdade, faço doutorado sobre o seu Livro Vermelho e suas Obras Completas e temos os Cursos no site www.cursojung.com

Porém, os dois livros do criador da psicologia analítica nos ajudam a compreender também o momento histórico do surgimento da psicologia. Jung nasceu em 1875, muito próximo da data de criação do primeiro laboratório de psicologia por Wundt em 1879.

Através do Memória, Sonhos e Reflexões podemos ver como neste início, para estudar psicologia era preciso fazer medicina. De certa forma, também conseguimos visualizar como o surgimento da psicologia científica (e da psiquiatria digna do nome) se deram quase que concomitantemente com o nascimento da psicanálise.

O Homem e seus símbolos, por outro lado, é uma excelente introdução ao vasto campo do inconsciente, que Jung gostava de chamar de desconhecido. Vemos ali a explicação dos sonhos, dos símbolos e arquétipos, dos tipos de pessoa e o processo mais fundamental que ele chamou de processo de individuação, o processo de vir a ser quem se é.

Continuando na lista e deixando de lado a história da psicologia, a psicanálise e a psicologia analítica, indico dois livros fáceis de ler para quem gosta da psicologia comportamental. A comportamental ou behaviorismo é uma linha teórica bastante diferente da psicanálise.

Na história da psicologia, consideremos 3 grandes forças: a psicanálise, o behaviorismo e o humanismo-existencialismo.

O pressuposto da comportamental é que podemos estudar a psicologia a partir do comportamento. A tese é de que o comportamento humano (e animal) tem regras que são objetivas e que são como leis, ou seja, o comportamento acontece segundo relações de função (antiga nomenclatura: causas e efeitos).

Para estudar o behaviorismo, sugiro dois livros.

Sobre o behaviorismo que explica os pressupostos teóricos e desfaz uma série de mitos que foram criados ao redor da abordagem e Análise do Comportamento – ambos de Skinner – é bastante didático e autoexplicativo sobre os principais conceitos.

Por fim, temos o DSM-5, que é um dos livros mais criticados por quase todos, mas que reúne estatísticas sobre a prevalência das doenças mentais e a classificação e definição do que constituem cada transtorno mental.

Conclusão

De nossa pequena lista, acabamos não citando os livros de Carl Rogers e Abraham Maslow que são representantes da terceira força da psicologia.

Evidentemente, ficou faltando também citar livros de cada área de atuação do nosso campo: psicologia organizacional, escolar, RH, social, etc.

Mas como o objetivo era citar os principais livros para quem quer começar a estudar psicologia, creio que a lista é defensável.

Caso queira incluir um livro (ou mais livros) em nossa lista de livros que todo estudante de psicologia e profissional deve ter, por favor, deixe abaixo o seu comentário!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913