Conheça mais sobre o incrível trabalho de Nise da Silveira, considerada a primeira junguiana do Brasil e veja o documentário  sobre o Museu do Inconsciente

Olá amigos!

Talvez muitos de vocês ainda não tenham tido a oportunidade de ouvir falar da Nise da Silveira. A Nise foi uma pioneira em muitos sentidos. Única mulher em sua turma de medicina, ela enfrentou o preconceito e o desdém de seus 157 colegas homens para se formar e se especializar em psiquiatria na Universidade da Bahia em 1926.

Alguns anos depois, já no Rio de Janeiro, ela começa a trabalhar no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II. Observando as técnicas terapêuticas do lugar, ela nota a desumanidade das mesmas e, logo a seguir, inaugura uma ala dedicada ao inovador tratamento com terapia ocupacional.

Nesta ala, os pacientes podem fazer uso da arte (em suas várias formas) para dar expressão aos seus pensamentos e sentimentos. Em sua busca pelo sentido de tudo o que surge deste material inconsciente – a maioria dos pacientes eram psicóticos – Nise encontra o trabalho de C. G. Jung, o criador da Psicologia Analítica.

Entre os anos de 1957 e 1962, ela estuda no Instituto Jung em Zurique, Suíça, depois de começar a se corresponder com Jung. Deste modo, ela pode ser considerada a primeira junguiana no Brasil.

Exposição do Museu do Inconsciente em Zurique

As fotos abaixo, tiradas por Almir Mavigniermostram Jung e Nise em 1957, quando da Exposição do Museu do Inconsciente no II Congresso Internacional de Psiquiatria, em Zurique. Os quadros foram produzidos pelos pacientes da psiquiatra brasileira e foram analisadas por Jung como imagens do inconsciente.

De especial interesse para Jung foram as mandalas, símbolos do centro psíquico – o Self ou Si-Mesmo.

Jung05

Jung04

Jung02

Jung03

Com o trabalho de Nise no Brasil, comprovou-se empiricamente não só as teses de Jung sobre o inconsciente coletivo como abriram um importante caminho para um tratamento mais humanizado dos pacientes com distúrbios mentais considerados graves.

Saiba mais assistindo ao documentário abaixo:

Também recomendo o excelente trabalho do Prof. Walter Melo, Nise da Silveira: pioneiros da psicologia brasileira. 

Documentário – “Imagens do Inconsciente” Em Busca do Espaço Cotidiano

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913