Olá amigos!

Tenho recebido frequentemente pedidos de indicação dos melhores livros de psicologia para concursos.  Bem, em primeiro lugar é importante lembrarmos que temos que ler com atenção os editais dos concursos, pois os editais ou terão indicação de livros específicos para leitura ou terão os principais temas que serão cobrados nas provas. Portanto, leve em conta o objetivo do concurso – já que um concurso para psicologia educacional será diferente de um concurso para psicologia clínica e assim por diante – e procure por provas anteriores do instituto ou faculdade que está elaborando as provas e tenha em mãos os principais livros de referência, listados abaixo.

Antes da indicação dos livros, gostaria de indicar, também, o parceiro do nosso site Concurseiro da Saúde, um portal incrível com muito material a preços acessíveis para quem está buscando concursos na área da saúde.

Além disso, gostaria de indicar o nosso Curso 100 Técnicas de Estudo – para vestibulares e concursos

Melhores livros de psicologia para concursos

Psicologia para Concursos e Graduação – Série Provas e Concursos

Autora – Letícia Becker. Editora – Elsevier

Este livro é uma obra coletiva, que tem por objetivo constituir uma fonte de consulta e pesquisa para professores, alunos e profissionais da área de Psicologia e de áreas afins. Com uma linguagem clara e concisa, tem como público-alvo leitores de nível de graduação e candidatos que se preparam para prestar concursos. Em função de o livro estar dividido por temas bem definidos, o leitor pode tanto escolher um capítulo e estudá-lo isoladamente, quanto pode também ler todo o livro. O diferencial é que a leitura não precisa ser feita de maneira linear. Além disso, os autores, especialistas em sua área, lançam mão tanto do seu conhecimento teórico e metodológico quanto da sua experiência e vivência prática, fazendo com que esse livro se torne leitura essencial para quem deseja obter mais conhecimentos sobre as diversas áreas da Psicologia ou se preparar para um concurso.

Psicologia para Concursos – Conhecimentos específicos

Autora: Giovana Perlin. Editora VESTCON

Com uma linguagem acessível e uma forma de comunicação quase intimista que aproxima autor e leitor, o livro traz um apanhado dos principais conteúdos cobrados em concursos públicos para a área de Psicologia Clínica. Como estratégia para facilitar a compreensão dos temas abordados, a autora, além de apresentar as temáticas, discute, ao longo de toda a obra, várias questões de concursos anteriores, apontando as possíveis tendências para os próximos certames.

Psicologia Organizacional

Autora: Luciana Castro. Editora Elsevier

Esta obra aborda os principais temas solicitados nos concursos, por meio de cerca de 400 questões simuladas e extraídas de diferentes concursos nas formas de múltipla escolha simples e complexa. Estruturadas em oito capítulos, ao fim dos quais são comentadas uma a uma, as questões poderão ser utilizadas como forma e fixar a matéria, tirar dúvidas e treinar para provas de concursos públicos, e também como exercício, a fim de testar o nível de conhecimento do leitor.

Os temas abordados são: recrutamento de pessoas, seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, motivação, liderança, saúde e trabalho, qualidade de vida no trabalho.

Ideal para concursos para psicólogos na área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas.

Livro – Concursos Jurídicos – Psicologia Jurídica – Volume 20

Autora: Alciona Messa. Editora Atlas

A Coleção Concursos Jurídicos, coordenada por Mariana Macuco Marcatto, é um conjunto de obras destinadas aos estudantes que irão prestar os rigorosos exames destinados à carreira pública, em especial para Magistratura, Ministério Público, Procuradoria e Defensoria Pública. Elaboradas por professores que, a par de suas atividades nas diversas áreas jurídicas, têm reconhecida experiência em cursos preparatórios, essas obras aliam, ao rigor dos conceitos nelas expostos, a qualidade de seus conteúdos e a clareza na apresentação dos temas tratados. Representam, enfim, valiosa contribuição para os estudiosos do Direito.

Psicologia Jurídica 5ª Edição 

Autores: Jose Osmir Fiorelli, Rosana Cathya Ragazzoni Mangini. Editora Atlas

Os temas selecionados neste livro proporcionam abrangente visão das questões que envolvem os comportamentos que se afastam do socialmente aceito. Conceitos e análises, pautados por cuidadosa neutralidade, evidenciam a sólida experiência dos autores com as situações apresentadas, estimulam a dialética e a leitura. As situações são apreciadas de maneira sensível, porém sem paixões e radicalismos. Assim também são tratados os assuntos relacionados a dramas emocionais e conflitos que, invariavelmente, chegam ao Judiciário. Apresenta-se o ser humano como capaz de ser agente e paciente. Para ele, reserva-se a opção de buscar a autorrealização sem descuidar dos limites que as realidades social, econômica e cultural impõem.

Importante diferencial do livro é a abrangência dos temas tratados. Fundamentos da fisiologia dos fenômenos mentais precedem as principais teorias de psicologia; dessa convergência emerge uma percepção sistêmica do comportamento humano.

As teorias percorrem o espectro histórico e conceitual que se inicia com o despontar do século XX para avançar até os dias atuais. Saúde mental, tema obrigatório, inclui as principais psicopatologias, alterações de comportamento e questões vitais, como a drogadição. Vítimas, delinquentes e todos os que julgam, direta ou indiretamente, recebem criteriosa análise de suas participações nos processos jurídicos e nas situações de conflito, que é também estendida às instituições de exclusão, por meio das quais separam-se pessoas do convívio social.

Abordagem diferenciada recebe o tema Direitos Humanos; sugerem-se instigantes interpretações e relaciona-se com o instrumental teórico apresentado. Por fim, o texto apresenta uma visão psicológica de diferentes formas de tratamento dos conflitos (julgamento, arbitragem, conciliação e mediação).

Livro-texto para a disciplina Psicologia Jurídica do curso de graduação em Direito e leitura complementar para cursos de pós-graduação em Psicologia, Direito, Serviço Social, bem como para cursos de especialização em direito de família e penal (execução da pena). Obra recomendada também para advogados, juízes e promotores que atuam nas áreas de família, infância e juventude e penal, e para psicólogos que exercem suas atividades junto ao Tribunal de Justiça, no sistema prisional e em questões correlatas. Pela profundidade com que são tratados conflitos e relacionamentos interpessoais, o livro torna-se um relevante instrumento para candidatos de concursos públicos.

Livro – Questões – Psicologia: Mais de 500 Questões Com Gabarito Comentado

Autora – Luciana Castro. Editora: Campus

Este trabalho objetiva auxiliar psicólogos e estudantes de Psicologia no preparo para concursos na área de saúde. É composto por exercícios de múltipla escolha simples, com gabarito comentado numa linguagem clara e descomplicada. Seus capítulos foram estruturados de acordo com os principais assuntos solicitados em concursos de Psicologia na área de saúde. Conta com uma exposição isenta de defesa de qualquer abordagem teórico-terapêutica, expressando, simplesmente, a filosofia das principais bancas.

Livro – Políticas Públicas de Saúde Para Concursos 

Autora: Ana Vanessa de Medeiros Neves. Editora Campus

Este livro apresenta um estudo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), contextualizando seu processo de criação, expondo suas bases teóricas e legais, bem como apresentando ferramentas que vem sendo utilizadas para a execução destas propostas. Nos demais capítulos, apresentam as estratégias e políticas públicas de saúde mais exigidas em concursos:Política Nacional de Atenção Primária à Saúde, Política Nacional de Saúde Mental e Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.  Além disso, Os capítulos trazem uma rica seleção de questões gabaritadas de concursos recentes aplicados em diversos estados do país para profissionais de variadas áreas de formação. A obra traz também anexos com a relação de toda legislação federal pertinente aos temas apresentados e um glossário com termos frequentemente utilizados no campo da Saúde Pública.

Destina-se aos candidatos a cargos públicos das áreas de saúde, tanto nas atividades-fim (medicina, psicologia, enfermagem, serviço social, nutrição e outras) quanto nas atividades administrativas, que certamente encontrarão uma visão sistemática da ordenação prática e legislativa das Políticas de Saúde Pública, além de uma ampla coletânea de questões com gabarito, todas extraídas de provas anteriores de concursos públicos. Atende também a estudantes de graduação e pós- graduação.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Vídeos e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade). E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - (12) 3042-0336 - Whatsapp (35) 99167-3191 - Snapchat: psicologiamsn