Olá amigos!

Gostaria de começar o texto de hoje agradecendo a todos pelo carinho. Tenho recebido diversos emails – e comentários – muito legais, reconhecendo o nosso esforço em divulgar tudo sobre psicologia, em textos que vão das teorias mais abstratas até artigos que são de aplicação prática imediata. Quero começar agradecendo porque fechamos o mês de março com 214.999 leitores e, no total, ultrapassamos 2.000.000 (dois milhões) de visitantes!

Muito obrigado a todos por estarem sempre por aqui e por nos ajudar também na divulgação do site para amigos e familiares!

Bem, o outro motivo para começar falando a respeito destes números incríveis é que sonhar um sonho que parece impossível acaba fazendo dele um sonho possível. Explico melhor: quando comecei o site tinha o sonho de atingir 1.000.000 de pessoas. Quem já iniciou algum projeto online sabe como é complicado o começo. Conseguir mil visitantes já é um grande motivo de alegria. Então, chegar a 1 milhão é como um sonho impossível.

Mas se sonharmos e criarmos um objetivo alto como este, e se tivermos mesmo vontade e determinação, vamos vencendo os obstáculos. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas com o tempo o sonho impossível vai ficando um sonho possível, depois uma realidade mais próxima para, finalmente, se realizar.

O exemplo do número de acessos do site é apenas um exemplo, claro. Mas a ideia que quero compartilhar com vocês é que se vocês forem iniciar um projeto, uma ideia, um objetivo, permitam-se sonhar, sonhar alto, sonhar um sonho que até é impossível de concretizar no momento. Vou explicar o melhor porquê.

Sonhe sempre alto e grande

Amigos, quando falo de sonhos aqui neste texto, não estou falando a respeito dos sonhos que temos à noite, ao dormir e entrar no estado de sono, ok? Neste texto, a palavra sonho faz referência à nossa imaginação criadora, à capacidade de criar, de fantasiar, de trazer à mente – através de imagens e sons – um novo mundo.

E então porque o ideal é sonhar grande, pensar alto?

Porque assim a motivação também fica muito maior. Com a motivação maior, temos mais energia para fazer, para agir e para ir mudando de caminho e corrigindo o percurso a fim de chegarmos na realização final.

Quer dizer, se o sonho é pequeno, se no final, não vamos atingir muita coisa, automaticamente já nos desmotivamos e passamos a pensar: de que adianta?

Por exemplo, imagine alguém que está começando a faculdade agora. Esta pessoa pode pensar que o seu sonho será encontrar um emprego depois da formação. Mas, em minha opinião, este é um sonho pequeno. Porque não sonhar em ser o melhor estudante da classe, da faculdade? Porque não sonhar em ser o melhor profissional da área? Porque não sonhar em grandes realizações? Porque não sonhar em ajudar dezenas, centenas, milhares de pessoas com o próprio trabalho?

Vocês podem perceber a diferença entre sonhar em ser o melhor profissional e apenas uma pessoa procurando emprego? A motivação será outra e dará a energia necessária para realizar o que for preciso.

Voltando ao exemplo aqui do site. Quando sonhei em chegar a 1 milhão de acessos, tive que descobrir formas de atingir o meu objetivo. Tive que ficar horas estudando materiais que nunca pensei que estudaria como programação, WordPress, SEO, email marketing, e a lista continua. Fui percebendo o que estava dando certo e o que estava dando errado e, a partir do momento que consegui passar a minha mensagem de uma forma adequada pela internet começou a ser uma bola de neve, ou seja, foi ficando cada vez mais fácil e rápido.

Se eu tivesse o sonho de atingir apenas 10.000 acessos, teria parado no primeiro ano e teria apenas um blog, pois minha motivação seria baixa. Com o sonho impossível de 1 milhão, minha motivação ficou enorme, o que me ajudou, muitíssimo, portanto a continuar.

Sonhar com um mundo melhor

Há uns dias atrás me lembrei de um filme que vi, no qual um dos personagens comentava que depois de certa idade (ele já tinha setenta e poucos), as pessoas deixam de pensar sobre o que querem e passam a pensar no que vão deixar para os filhos, netos, enfim, para a sociedade. Também já comentei com vocês sobre uma dinâmica que fazíamos na faculdade de psicologia, na qual imaginávamos a nossa própria morte.

Estou dizendo tudo isso porque a perspectiva do que vamos deixar é muito importante para instigar as nossas motivações mais profundas. No final, inexiste orgulho, vaidade, posses, glórias. O que fica é o que vamos deixar para as outras pessoas. Será que vamos deixar um mundo melhor?

Assim, a motivação também se engrandece, fica um grande sonho, porque vamos parar de pensar apenas em nós mesmos, no que precisamos receber, nas contas que precisamos pagar no final do mês, nos problemas pessoais, nos ressentimentos, nas mágoas…

Em minha humilde opinião, sonhar com um mundo melhor (na perspectiva de cada um, na qualidade de cada um) é o maior sonho e a maior possibilidade de realização nesta vida.

Conclusão

Para concluir hoje, gostaria de agradecer novamente o carinho! Será sempre um prazer contar com a sua participação por aqui, portanto, não deixe de comentar, sugerir, criticar. Deste modo, vamos construindo juntos, ok?

Neste texto, o meu objetivo foi dar algumas ideias a respeito de que os sonhos altos e grandes (talvez até impossíveis por hora) são muito necessários. Não só aumentam a motivação como proporcionam ao final, grandes realizações.

Porque não pensar que você pode ser o melhor? Que você pode fazer muito mais? Que você consegue ir até um ponto inimaginável?

Mais uma vez, trago este pensamento de Nelson Mandela: “Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?” Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?…Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo”.

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913