Olá amigos!

Hoje gostaria de comentar com vocês sobre um conceito muito importante que estudamos na administração e na psicologia, especialmente na psicologia organizacional, na área de Recursos Humanos, enfim, na área que une a administração à psicologia: qual a diferença entre ser eficaz e ser eficiente?

Como as duas palavras são muito parecidas, é muito comum que sejam confundidas. Na prática, a diferença entre elas é muito grande e muito importante para qualquer projeto ligado a administração de um grupo de pessoas ou mesmo a administração pessoal, do nosso próprio tempo e dos nossos recursos.

Diferença entre Eficácia e Eficiência

Eficácia é se comportar a fim de atingir os seus objetivos ou se aproximar cada vez mais de sua realização. Eficiência é realizar um determinado comportamento de forma a diminuir os recursos necessários para que o objetivo seja também atingido.

Em resumo: ser eficaz é ser capaz de, no fim, atingir o seu objetivo, a sua meta. Eficiência é estruturar o caminho para que o objetivo seja atingido em menos tempo ou com menos recursos.

Se você entendeu bem a diferença terá notado que o mais importante para a nossa mudança reside em melhorar a nossa eficiência.

Por exemplo, quando estava na graduação em psicologia, em São João del-Rei, fui convidado para assistir gratuitamente um Curso de Francês, aos sábados. Como eu sempre me interessei por línguas estrangeiras, topei na hora pois, inclusive, já tinha tido uma base antes. Porém, a aula foi muito decepcionante já que o professor não tinha interesse nenhum em ensinar os conteúdos de uma forma rápida ou prática.

Para ele, se ele ensinasse duas frases e um verbo por aula, tudo estaria bem, na medida em que o tempo para ele não importava. Assim, aprender uma língua estrangeira em vinte anos ou em 4 anos para ele tanto fazia.

Nesse sentido, o professor estava sendo eficaz em sua atividade de nos ensinar o francês. O seu objetivo seria atingido – em 20 anos! E isto é ser eficaz, ou seja, ser capaz de atingir um determinado objetivo.

Mas veja que diferença se ele também fosse eficiente! Poderia nos ensinar a nova língua em 4, 5 anos! Afinal, qualquer curso de línguas – no qual pagamos – tem que ser eficiente, senão corre o risco de perder os seus alunos.

Entendem a diferença agora entre ser eficaz e ser eficiente? O professor seria ineficiente se ele não conseguisse ensinar para nós o francês. Ele conseguia, mas de uma forma muito lenta. Com isso ele era eficaz, mas não eficiente. Se ele fosse eficiente poderia atingir o objetivo com menos recursos, ou melhor, em menos tempo.

A importância da eficiência

Eu disse acima que a eficiência deve ser considerada mais relevante que a eficácia. Evidentemente, ser ineficaz não adianta também. Mas o que eu queria frisar é que a chave para a mudança está em alterar a eficiência.

Digamos que alguém esteja escrevendo um livro. O objetivo, portanto, é escrever um livro, por exemplo, de 300 páginas. Se esta pessoa conseguir escrever o livro, será eficaz. Se não conseguir escrever, será ineficaz.

Considerando que o objetivo é alcançado, não fará toda a diferença ter escrito o livro em 1 ano, ao invés de em 10 anos? Claro, podemos pensar que em 10 anos podemos escrever um livro melhor, com mais qualidade e mais técnica. Porém, o perfeccionismo não raro esconde uma grande ineficiência que será talvez ineficaz, com o possível abandono do projeto.

Vou dar um exemplo pessoal. Quando nós entramos em um mestrado ou em um doutorado, é muito comum passarmos por fases em que a escrita fica bloqueada. Tentamos escrever e nada surge. Em um dia, há alguns anos, tive uma experiência muito interessante.

Como de costume, abri um novo arquivo no Word e comecei a escrever. Escrevi cerca de uma página. Achei que não estava indo muito bem e parei. Parei a escrita por uma semana. Depois que voltei a escrever, comecei do zero – nesta parte. Na verdade, nem me lembrava que tinha escrito aquela última página. E o que aconteceu me deixou muito surpreso: quando fui comparar a página de uma semana atrás com a nova página nova, percebi que os parágrafos e mesmo as frases eram muito parecidas! Quase idênticas!

Moral da história: quando comecei a criticar a minha própria escrita e, com este pseudo-perfeccionismo, eu parei por uma semana. Em outras palavras, atrasei uma semana o que poderia ter escrito logo naquele dia ou no dia seguinte.

E isto é muito frequente. Quantas e quantas vezes não deixamos para depois o que verdadeiramente podemos fazer agora?

Se fizermos agora e se fizermos mais rápido, em menos tempo e com menos recursos o que temos que fazer, estaremos sendo não só mais eficazes, como também muito mais eficientes. E, ao ser eficiente, estaremos adiantando a nossa vida.

Se o projeto é escrever um livro em 1 ano, porque não? Porque deixar passar 10 anos? Porque não escrever 10 livros nesses 10 anos?

Enfim, a ideia aqui é de que ao sermos mais eficazes, poderemos fazer mais.

E lembrando que o ativo, a riqueza maior que nós temos é o tempo. Se conseguirmos fazer uma tarefa em menos tempo, estaremos ganhando mais tempo para fazer outras tarefas. Por isso a ideia de que o tempo é dinheiro é equivocada. Não é que o tempo seja dinheiro, mas ter tempo nos faz ter riqueza, não só para ganhar mais dinheiro, como para poder ter mais qualidade de vida e uma vida mais próspera.

Conclusão

Neste texto, falamos a respeito da importante diferença entre eficácia e eficiência. Embora os dois conceitos sejam importantíssimos, dei especial atenção ao conceito de eficiência, na medida em que – quando tentamos e conseguimos ser mais eficientes – ganhamos mais: mais tempo e mais dinheiro abrindo espaço que outras atividades possam ser realizadas, quando ainda poderíamos estar parados e paralisados em alguma atividade por questões irrelevantes, como um ideal de perfeccionismo.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913